Olá Carla,
Eu tive lá este ano. E claro que tudo depende do teu grau de exigência.
Em relação às questões que colocas aqui vai:
1.Existe animação lá todas as noites, os animadores costumam inclusivé sair à noite com os clientes para 1 disco em Playa del Carmen. Não achei má a animação, mas tu quando voltares dirás
.
2.Se levares alguns Dolares não fazes mal nenhum.
Podes levantar Pesos em Playa del Carmen nas caixas ATM, usas a opção CAIXA DE AHORRO, o max dia é 5000 pesos.
Basicamente quem tem apenas euros é mais enganado pois eles em determinados sitios fazem a paridade euro dolar.
3.Carro Aluguei em Playa del Carmen , tens várias companhias (Payless foi onde aluguei e tinha preços em conta).
Na rua principal perguntas que toda a gente sabe onde é."Alquiller de coches"
O Corsa por dia por exemplo é 60 USD em EUR é menos de 50 Eur. A gasolina é barata.
4.Em termos de excursões em Playa del Carmen saem-te mais em conta, em média 10 a 20 USD por excursão mais baratas do que o operador te vai propor.
5.chichen-iza, Xel há , Coba, Tulum.
Para chichen-iza recomendo de camioneta pois ainda é longe.
Xel Há do Lupita fica a 50 km, aluguei o tal carro e fui mais 4 PAX, a entrada para Xel Há é 72 USD. As excursões costumam ser 92 USD (vao-te buscar e levar de camioneta)
A vantagem de ires a Xel Ha de carro é que vais logo que abre e sais mesmo as 19, caso contrario a camioneta leva-te 1 pco mais tarde e tras-te um pco mais cedo.
Se tiveres carro podes tambem ir a Tulum ver as ruínas, é pouco depois de Xel Há.
Xcaret é um parque dentro do mesmo genero de Xel Ha mas artificial, eu preferi Xel Ha que é 1 parque natural.
Mais qualquer dúvida diz.
Boa viagem.