Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá @Daniela Carvalho

Se chegar ao destino final com um atraso superior a três horas, tem direito a uma indemnização, a menos que o atraso se deva a circunstâncias extraordinárias.

Deve efetuar uma reclamação junto da compania aérea, neste caso a Air Europa.

Pode consultar a legislação aplicável aqui: Direitos dos passageiros aéreos
Ok, era essa ideia que eu tinha, sinceramente não entendo a resposta dada pelo Juan! O atraso foi devido a problemas técnicos!
Muito obrigada ;)
 

broka

Membro Conhecido
Ok, era essa ideia que eu tinha, sinceramente não entendo a resposta dada pelo Juan! O atraso foi devido a problemas técnicos!
Muito obrigada ;)
A AirEuropa recusou um atraso de minha parte. Veio com a justificação que tinha sido atraso por "condições extraordinárias", não englobando indeminização.

Contactei a AESA:
Reclamaciones por cancelaciones y retrasos-Particulares-AESA-Agencia Estatal de Seguridad Aérea - Ministerio de Fomento

Preenchi o formulário, etc...

Conclusão:
A AirEuropa teve que me pagar 600€.

Outra opção que me ofereceram foi 2 bilhetes ida/volta para qualquer destino europeu (mas tinha que pagar as taxas à parte, o que acabava por não compensar, pois as taxas eram superiores a 200€/pessoa para os destinos que queria).
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
@Daniela Carvalho deveria ter questionado no balcão da Air Europa o motivo do atraso, se for por circunstâncias extraordinárias eles não têm de pagar nenhuma indemnização.
Eles vão sempre alegar "circunstâncias extraordinárias" para evitarem pagar.
Foi o que aconteceu comigo... Até que fiz reclamação na AESA.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Isso é muito vago, é necessário perguntar qual o problema, se problema mecânico, eléctrico, greves controladores, descanso tripulação... Se forem vagos na resposta sem dúvida avançar com pedido indemnização. O melhor é mesmo nas autoridades de aviação do país, aí não existem dúvidas.
 

broka

Membro Conhecido
Isso é muito vago, é necessário perguntar qual o problema, se problema mecânico, eléctrico, greves controladores, descanso tripulação... Se forem vagos na resposta sem dúvida avançar com pedido indemnização. O melhor é mesmo nas autoridades de aviação do país, aí não existem dúvidas.
Mas isto já não é a primeira vez que acontece comigo... Já me aconteceu com a TAP e ignoraram os meus e-mails e cartas, até que pedi ajuda à AirHelp e a TAP inicialmente alegou com a AirHelp "circunstâncias extraordinárias", a AirHelp decidiu avancar com o processo judicialmente e a TAP deu-me 600€ (dos quais 150€ foram para a AirHelp de comissão).

Agora quando me acontece algum atraso (superior a 3h), faço reclamação à Companhia, se ignorarem o pedido ou disserem que foi por "circunstâncias extraordinárias" , preencho o formulario da autoridade de aviação do país da companhia. Caso isto tudo não resulte, vou ao site da AirHelp.
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
A AirEuropa recusou um atraso de minha parte. Veio cpm a justificação que tinha sido atraso por "condições extraordinarias", não englobando indeminização


Contactei a AESA:
Reclamaciones por cancelaciones y retrasos-Particulares-AESA-Agencia Estatal de Seguridad Aérea - Ministerio de Fomento

Preenchi o formulario, etc...

Conclusão:
A AirEuropa teve que me pagar 600€.

Outra opção que me ofereceram foi 2 bilhetes ida/volta para qualquer destino europeu (mas tinha que pagar as taxas à parte, o que acabava por não compensar, pois as taxas eram superiores a 200€/pessoa para os destinos que queria).
Obrigada pela ajuda, vou fazer a reclamação e ver no que dá!!

@Daniela Carvalho deveria ter questionado no balcão da Air Europa o motivo do atraso, se for por circunstâncias extraordinárias eles não têm de pagar nenhuma indemnização.
Olá Nuno, eu não questionei no balcão, aliás não tinha tempo para isso, pois tinha voo com a Ryanair para o Porto e o tempo muito limitado para ainda ir ao balcão... mas dentro do avião informaram as pessoas que tinha sido um problema hidráulico...
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
@ploferreira
Até pode não ir ao balcão, mas os balcões das companhias existem é para alguma coisa, em vários sites de aconselhamento sobre estes casos de atraso ou cancelamentos é referido para tentas saber o máximo de informação sobre os motivos da ocorrência.
Agora claro que não é obrigatório, mas sim aconselhável, mas isto é a minha opinião.
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Nuno Gomes vale o que vale, uma informação verbal prestada ao balcão da companhia para mim não vale nada.

Das vezes em que tive atrasos nunca fui ao balcão e não foi por isso que deixei de receber a indemnização.
 

broka

Membro Conhecido
Obrigada, irei fazer reclamação à companhia! Achas que reclame também com o operador?
Esquece o Operador...
Tens que fazer reclamação na companhia AirEuropa:
Atención Cliente

Caso não te respondam em 6 semanas ou caso te digam que surgiram "circunstâncias extraordinárias", deves preencher o formulário de reclamação da AESA (a AirEuropa "pertence" à AESA).
Reclamaciones por cancelaciones y retrasos-Particulares-AESA-Agencia Estatal de Seguridad Aérea - Ministerio de Fomento
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Esquece o Operador...
Tens que fazer reclamação na companhia AirEuropa:
Atención Cliente

Caso não te respondam em 6 semanas ou caso te digam que surgiram "circunstancias extraordinárias" , deves preencher o formulário de reclamação da AESA (a AirEuropa "pertence" à AESA).
Ok, ainda bem que mandas-te este link porque não estava a conseguir entrar no site deles!!
Obrigada pelas informações...

Outra questão, em relação ao meu acompanhante, no formulário só pede os dados de uma pessoa... nesta fase não é importante referir um acompanhante??
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Ok, ainda bem que mandas-te este link porque não estava a conseguir entrar no site deles!!
Obrigada pelas informações...

Outra questão, em relação ao meu acompanhante, no formulário só pede os dados de uma pessoa... nesta fase não é importante referir um acompanhante??
Cada pessoa tem que fazer a sua própria reclamação.

É só preencher o formulário... E aguardar resposta.
 

SEDA

Membro Conhecido
@Daniela Carvalho eu fiz uma reclamação junto da AESA, éramos duas pessoas na mesma reserva e fizemos apenas uma reclamação. O formulário tem um campo onde incluir os acompanhantes. A menos que tenha códigos de reserva diferentes, penso que não seja necessário fazer uma reclamação por cada pessoa.

O formulário também fala nesse aspeto:
"4) Los pasajeros que se incluyan en el presente formulario como acompañantes, serán considerados también como pasajeros reclamantes. / Passengers included in this form as accompanying wil be also considered as complainant passengers."
 

broka

Membro Conhecido
@Daniela Carvalho eu fiz uma reclamação junto da AESA, éramos duas pessoas na mesma reserva e fizemos apenas uma reclamação. O formulário tem um campo onde incluir os acompanhantes. A menos que tenha códigos de reserva diferentes, penso que não seja necessário fazer uma reclamação por cada pessoa.

O formulário também fala nesse aspeto:
"4) Los pasajeros que se incluyan en el presente formulario como acompañantes, serán considerados también como pasajeros reclamantes. / Passengers included in this form as accompanying wil be also considered as complainant passengers."
No meu caso, éramos também 2 pessoas e fizemos as reclamações em separado. Pelos vistos, dá para fazer em conjunto... :D
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
@Daniela Carvalho eu fiz uma reclamação junto da AESA, éramos duas pessoas na mesma reserva e fizemos apenas uma reclamação. O formulário tem um campo onde incluir os acompanhantes. A menos que tenha códigos de reserva diferentes, penso que não seja necessário fazer uma reclamação por cada pessoa.

O formulário também fala nesse aspeto:
"4) Los pasajeros que se incluyan en el presente formulario como acompañantes, serán considerados también como pasajeros reclamantes. / Passengers included in this form as accompanying wil be also considered as complainant passengers."
Pois, mas fez na AESA e eu estou ainda a fazer na Air Europa...

No meu caso, éramos também 2 pessoas e fizemos as reclamações em separado. Pelos vistos, dá para fazer em conjunto... :D
Bem, nova questão...
Não está fácil :confused:
Então, onde pede o número do bilhete não me deixa colocar tudo diz apenas 13 dígitos e eu tenho 15...
O número do bilhete é o ETKT certo??
 
Última edição por um moderador:

SEDA

Membro Conhecido
No meu caso, éramos também 2 pessoas e fizemos as reclamações em separado. Pelos vistos, dá para fazer em conjunto... :D
Nós, quando começámos a fazer a reclamação, também ficámos na dúvida mas como estava este ponto no formulário e o nosso número de reserva era o mesmo seguimos com o pedido. Entretanto recebemos resposta deles a dizer que temos direito a indemnização e a carta vem dirigida a quem fez a reclamação e outros :)
Se calhar dão a hipótese de cada um fazer como quiser :p
 
Última edição por um moderador:
Top