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Membro Conhecido
Caros Colegas,
Em casos de atrasos ou cancelamentos de voos existe muito desconhecimento entre nós, relativamente aos nossos direitos.
A companhia aérea deve informá-lo sobre os seus direitos e o motivo subjacente à recusa de embarque, bem como sobre quaisquer cancelamentos ou atrasos longos (superiores a 2 horas ou a 4 horas no caso de voos com mais de 3500 km).
A primeira coisa a fazer é apresentar reclamação por escrito no balcão de check in ou de apoio, e devem apresentar uma reclamação por passageiro, para desde logo ficar registado a vossa reclamação.
Consoante o atraso do voo, os passageiros têm também direito a bebidas, refeições e serviços de comunicação (chamadas telefónicas gratuitas, por exemplo), bem como, se necessário, a alojamento. Logo desde o momento em que vosso voo apresenta atraso superior a 2 horas ou a 4 horas no caso de voos com mais de 3500 km, devem exigir de imediato bebidas e refeições ou caso não forneçam guardar recibos de qualquer despesa feira. Igualmente são obrigados a possibilitar chamadas telefónicas, algo que muitas vezes não informam.
Indemnização
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo. No entanto não direito a indemnização se o cancelamento se dever a circunstâncias extraordinárias, por exemplo ao mau tempo, ou tiver sido informado do mesmo, pelo menos, 2 semanas antes da data prevista do voo, ou lhe for proposto um voo alternativo com o mesmo trajeto num horário semelhante ao do voo inicial.
Entre aeroportos no interior da UE
Neste sentido, caso estejam perante alguma dessas situações devem contatar a companhia via email e exigir de imediato o pagamento da quantia prevista para indemnização e se assim entenderem apresentarem recibos de gastos extraordinários que tiverem devido ao atraso, como hotéis, rent a car, transportes, etc. Uma vasta maioria das companhias vai entrar num longo processo de negociação, e nesse caso desde logo apresentar nova reclamação junto ao autoridade que gere os aeroportos (Em Portugal a ANA), no sentido de informar que a companhia se recusa a pagar a devida indemnização. Este processo poderá longo visto que certas companhia vão tentar dizer-vos que nada têm direito, depois oferecer alguma coisa, para vos levar a aceitar ou vencer pela exaustão.
Por isso devem ser persistentes e este contacto pode ser realizado via email e por cada passageiro lesado individualmente.
Existem sites que gerem isto por vocês, a quem podem entregar o processo de reclamação gratuitamente, mas cobram 25% da totalidade da indemnização caso sejam ressarcidos.
Tive um caso de atraso de 3h30 numa viagem em Espanha sem justificação, em que a companhia inicialmente se recusava a pagar seja o que for, depois de trocas de muitos mails e reclamações pagou 250 euros por passageiro, tendo sido a minha pessoa a gerir todo o processo. A companhia acabou igualmente por nos oferecer 200 euros de viagens por ter reclamado das condições do avião, entre outras situações.
Reclamem!
Os vossos Direitos:
UE - Direitos dos passageiros aéreos - A sua Europa
Em casos de atrasos ou cancelamentos de voos existe muito desconhecimento entre nós, relativamente aos nossos direitos.
A companhia aérea deve informá-lo sobre os seus direitos e o motivo subjacente à recusa de embarque, bem como sobre quaisquer cancelamentos ou atrasos longos (superiores a 2 horas ou a 4 horas no caso de voos com mais de 3500 km).
A primeira coisa a fazer é apresentar reclamação por escrito no balcão de check in ou de apoio, e devem apresentar uma reclamação por passageiro, para desde logo ficar registado a vossa reclamação.
Consoante o atraso do voo, os passageiros têm também direito a bebidas, refeições e serviços de comunicação (chamadas telefónicas gratuitas, por exemplo), bem como, se necessário, a alojamento. Logo desde o momento em que vosso voo apresenta atraso superior a 2 horas ou a 4 horas no caso de voos com mais de 3500 km, devem exigir de imediato bebidas e refeições ou caso não forneçam guardar recibos de qualquer despesa feira. Igualmente são obrigados a possibilitar chamadas telefónicas, algo que muitas vezes não informam.
Indemnização
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo. No entanto não direito a indemnização se o cancelamento se dever a circunstâncias extraordinárias, por exemplo ao mau tempo, ou tiver sido informado do mesmo, pelo menos, 2 semanas antes da data prevista do voo, ou lhe for proposto um voo alternativo com o mesmo trajeto num horário semelhante ao do voo inicial.
Entre aeroportos no interior da UE
- até 1500 km: 250 euros
- mais de 1500 km: 400 euros
- até 1500 km: 250 euros
- entre 1500 e 3500 km: 400 euros
- mais de 3500 km: 600 euros
Neste sentido, caso estejam perante alguma dessas situações devem contatar a companhia via email e exigir de imediato o pagamento da quantia prevista para indemnização e se assim entenderem apresentarem recibos de gastos extraordinários que tiverem devido ao atraso, como hotéis, rent a car, transportes, etc. Uma vasta maioria das companhias vai entrar num longo processo de negociação, e nesse caso desde logo apresentar nova reclamação junto ao autoridade que gere os aeroportos (Em Portugal a ANA), no sentido de informar que a companhia se recusa a pagar a devida indemnização. Este processo poderá longo visto que certas companhia vão tentar dizer-vos que nada têm direito, depois oferecer alguma coisa, para vos levar a aceitar ou vencer pela exaustão.
Por isso devem ser persistentes e este contacto pode ser realizado via email e por cada passageiro lesado individualmente.
Existem sites que gerem isto por vocês, a quem podem entregar o processo de reclamação gratuitamente, mas cobram 25% da totalidade da indemnização caso sejam ressarcidos.
Tive um caso de atraso de 3h30 numa viagem em Espanha sem justificação, em que a companhia inicialmente se recusava a pagar seja o que for, depois de trocas de muitos mails e reclamações pagou 250 euros por passageiro, tendo sido a minha pessoa a gerir todo o processo. A companhia acabou igualmente por nos oferecer 200 euros de viagens por ter reclamado das condições do avião, entre outras situações.
Reclamem!
Os vossos Direitos:
UE - Direitos dos passageiros aéreos - A sua Europa
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