Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Lluiz S.

Membro Novo
Tive uma experiencia curiosa pois cheguei a Tenerife pela Ryanair com 2h58m de atraso, mas consegui receber a compensação de 400€ apesar do atraso ser menor que 3h.
Foi graças á Aireclaim.com, uma empresa portuguesa de reclamações muito competente e é um bom exemplo das vantagens de usarmos serviços profissionais.
Contactarmos diretamente a companhia aérea é sugeitarmo-nos ao que eles nos quiserem impingir e ficamos nas mãos deles. A Aireclaim sabe do assunto e vai mesmo para tribunal se for preciso.
Pouca gente sabe, mas o atraso é contado no momento de abertura da porta, não da aterragem. Assim o meu atraso era de 3h02m e recebi o cacau mais outra pessoa, creio.
Graças á "ingnorancia" da malta, a Ryan evitou pagar uns 60 mil€ aos outros cento e tal passageiros
 

Lluiz S.

Membro Novo
Olá
Creio que foi 25%. Mas a Aireclaim só cobra no fim, e só se tiverem êxito.
Eles têm todo o trabalho e pagam tudo incluindo tribunais internacionais. Claro que nesse caso têm muito prejuizo, mas espero que compense pois é bom para os consumidores terem este apoio.
Neste caso beneficiei também do know-how pois nunca iria adivinhar essa coisa da abertura das portas...
 

PP72

Membro
Boas tardes
Estou a voltar de Cuba pela Ibéria. Menos de 24 horas antes recebo um email a alterar o voo Madrid-porto para cerca de 4 horas mais tarde.
tenho direito a alguma indemnização?
Que direitos tenho?
Obrigado
PP
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Salvo melhor interpretação e de acordo com Perguntas frequentes|Direitos dos passageiros dos transportes aéreos - Your Europe

  • A hora de partida do meu voo foi adiada pela companhia aérea. Quais são os meus direitos enquanto passageiro?
    De acordo com as regras da UE, um voo que tenha sido adiado por três horas ou mais deve ser considerado cancelado. Neste caso, os passageiros têm os mesmos direitos que em caso de cancelamento de um voo.
Eu reclamaria à companhia aérea à chegada ao Porto.
 

PP72

Membro
agora ao chegar ao aeroporto de habana é que percebi o porquê de me terem adiado o voo Madrid-Porto. Foi porque o voo de Havana para Madrid está atrasado mais de 2 horas.
neste caso o que se aplica na minha situação.
analiso o atraso no total do trajeto, Havana-Porto?
Ou só no trajeto Madrid-Porto?
 

PP72

Membro
Boas tardes
Estou a voltar de Cuba pela Ibéria. Menos de 24 horas antes recebo um email a alterar o voo Madrid-porto para cerca de 4 horas mais tarde.
tenho direito a alguma indemnização?
Que direitos tenho?
Obrigado
PP
Já tentei reclamar com a Iberia, mas eles respondem que eu não tenho direito a compensação porque a causa do atraso foram circunstâncias fora do controlo da Iberia. Claro que não dizem quais foram essas circunstâncias... e que saiba não houve situações de greve, mau tempo....

Como o voo era Havana-Madrid-Porto deverei reclamar na ANAC ou na entidade equivalente espanhola?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @PP72, Se não tiver resposta no prazo de 6 semanas ou entender que a resposta não foi satisfatória, tem 3 anos, a contar da data do voo, para fazer uma reclamação na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Deve preencher o formulário em Português ou Inglês e enviar por email ([email protected]) ou correio para:
ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil​
Rua B, Edifício 4 - Aeroporto Humberto Delgado​
1749-034 Lisboa​

Mais informação aqui: Como apresentar uma reclamação
 

PP72

Membro
Já tentei reclamar com a Iberia, mas eles respondem que eu não tenho direito a compensação porque a causa do atraso foram circunstâncias fora do controlo da Iberia. Claro que não dizem quais foram essas circunstâncias... e que saiba não houve situações de greve, mau tempo....

Como o voo era Havana-Madrid-Porto deverei reclamar na ANAC ou na entidade equivalente espanhola?
Enviei a reclamação e o formulário á ANAC. Para minha surpresa, passada cerca de uma hora recebo uma resposta da ANAC a dizer que "Em face do exposto e uma vez que o voo e partiu do aeroporto Havana com destino de Madrid, informamos que a presente reclamação deverá ser apresentada à Autoridade de Aviação Civil de Espanha– Agencia Estatal de Seguridad Aérea". Imediatamente respondi para confirmar se era mesmo assim pois o meu destino final era o Porto e era aí que estou a contabilizar o atraso de mais de 4 horas.
Pois já mandei mais 2 emails e passado 3 semanas nunca mais me respoderam...

Para quem já tenha passado por uma situação semelhante, voos com escala, com que entidade reclamaram? A da escala ou a do destino final?

Obrigado
PP
 

SEDA

Membro Conhecido
Bom dia @PP72

Faça a reclamação com a Autoridade de Aviação Civil de Espanha. Tivemos uma situação em 2015 com um voo de Lanzarote para Lisboa, que ter atrasado à saída de Lanzarote, obrigou-nos a ir dormir a Madrid, sem nunca nos terem informado desta situação quando embarcamos. Ou seja, um voo que devia ser Lanzarote-Lisboa foi Lanzarote-Madrid-Lisboa. Reclamamos com a "nossa" ANAC e também com a ANAC Espanhola e foi daqui que obtivemos resposta. E foi com essa resposta que conseguimos indemnização sobre o atraso do voo na chegada a Lisboa (de quase 24h).

Qualquer outra questão, disponha!

Boas viagens ✈
 

ploferreira

Administrador
Staff
Enviei a reclamação e o formulário á ANAC. Para minha surpresa, passada cerca de uma hora recebo uma resposta da ANAC a dizer que "Em face do exposto e uma vez que o voo e partiu do aeroporto Havana com destino de Madrid, informamos que a presente reclamação deverá ser apresentada à Autoridade de Aviação Civil de Espanha– Agencia Estatal de Seguridad Aérea". Imediatamente respondi para confirmar se era mesmo assim pois o meu destino final era o Porto e era aí que estou a contabilizar o atraso de mais de 4 horas.
Pois já mandei mais 2 emails e passado 3 semanas nunca mais me respoderam...

Para quem já tenha passado por uma situação semelhante, voos com escala, com que entidade reclamaram? A da escala ou a do destino final?

Obrigado
PP
Olá,

Parece-me muito estranho, por norma o que deveria interessar é sempre o destino final, uma vez que já tem a reclamação feita não custa nada apresentar também na AESA, mas eu continuaria a insistir com a ANAC
 

rosinha

Membro Ativo
Boa tarde

Ontem saí do faial com destino ao Porto, fazendo escala em Ponta Delgada em voos sata. O voo saiu atrasado do faial, mas nada que afetasse o voo para o Porto. Entretanto ficamos a saber que o voo previsto para as 15h, locais, iria sair mais tarde. Entretanto já em Ponta Delgada fomos avisados que o voo seria por volta das 18,45. Finalmente saímos de Ponta Delgada com um atraso de 4h15m de atraso.
Onde me aconselham reclamar?
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

euzinha

Membro Ativo
Ontem saí do faial com destino ao Porto, fazendo escala em Ponta Delgada em voos sata. O voo saiu atrasado do faial, mas nada que afetasse o voo para o Porto. Entretanto ficamos a saber que o voo previsto para as 15h, locais, iria sair mais tarde. Entretanto já em Ponta Delgada fomos avisados que o voo seria por volta das 18,45. Finalmente saímos de Ponta Delgada com um atraso de 4h15m de atraso.
Onde me aconselham reclamar?
Obrigada
Na companhia aérea!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @rosinha,

Como a @euzinha referiu deve em primeiro lugar apresentar a reclamação junto da companhia aérea.

Se não tiver resposta no prazo de 6 semanas ou entender que a resposta não foi satisfatória, pode escalar para a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Deve preencher o formulário em Português ou Inglês e enviar por email ([email protected]) ou correio para:
ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil
Rua B, Edifício 4 - Aeroporto Humberto Delgado
1749-034 Lisboa

Mais informação aqui: Como apresentar uma reclamação

Atenção que o que conta não é o atraso à saída mas sim o atraso à chegada, poderá ter direito a uma compensação caso tenha sido superior a 3 horas.
 

rosinha

Membro Ativo
Olá @rosinha,

Como a @euzinha referiu deve em primeiro lugar apresentar a reclamação junto da companhia aérea.

Se não tiver resposta no prazo de 6 semanas ou entender que a resposta não foi satisfatória, pode escalar para a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Deve preencher o formulário em Português ou Inglês e enviar por email ([email protected]) ou correio para:
ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil
Rua B, Edifício 4 - Aeroporto Humberto Delgado
1749-034 Lisboa

Mais informação aqui: Como apresentar uma reclamação

Atenção que o que conta não é o atraso à saída mas sim o atraso à chegada, poderá ter direito a uma compensação caso tenha sido superior a 3 horas.
Obrigada
O atraso foi 4h15m chegada
 

ploferreira

Administrador
Staff
@rosinha nesse caso terá direito à indemnização (valor a definir de acordo com a distância do voo) excepto se o atraso se dever a circunstâncias extraordinárias, tipicamente mau tempo, agitação política ou greve.
 

_cardoso_

Membro Ativo
Em outubro eu e a minha esposa fizemos um voo entre Lisboa e Dar Es Salam (Tanzânia), o voo foi operado pela Turkish Airlines, com uma escala realizada pela companhia, em Istambul, de uma hora.
O voo inicial atrasou-se 39 minutos, por isso quando chegamos a Istambul a porta de embarque já estava fechada.
A solução da companhia foi arranjarem-nos um novo voo para o Dubai e daí para Dar Es Salam, o que acedemos para conseguirmos chegar ao destino final, contudo, chegamos a Dar Es Salam com 14 horas de atraso perante a hora prevista inicialmente.
Fiz uma reclamação para a companhia, à qual os mesmo desculparam-se e sugeriram oferecer 30.000 milhas, informando que o voo atrasou-se 39 minutos, sendo que 8 minutos foi devido a um problema na porta de embarque e mais 6 minutos foi devido ao controlo de trafego aéreo (8+6=14 e não aos 39 minutos de atraso).
Eu em resposta disse que não tinha interesse nas milhas e voltei a reclamar, solicitando a indeminização conforme o estipulado no regulamento (CE) 261 de 2004, pois além do atraso tive despesas extras pois perdemos um voo interno, etc, em resposta disseram que os motivos do atraso foram fatores alheiros à companhia, e que segundo o regulamento as companhias nestes caso não são obrigadas a pagar indemnizações.
A minha questão é, os fatores que eles indicaram, 8 minutos por problema na porta de embarque e 6 minutos no controlo de trafego aéreo, são motivos para excluírem as indeminizações? E o facto de que 6 minutos + 8 minutos darem um total de 14 minutos, faltando assim explicar os 25 minutos que faltam para o atraso total de 39 minutos, que originou com que perdêssemos o voo de ligação, não dá direito a indeminização?
Eu voltei a reclamar, mas ando assim à semanas, pois eles demoram a responder e não têm um canal direto para resolver estas situações, tem de ser sempre através do feedback disponível no site deles.
Será melhor reclamar já para a ANAC?
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, nesse caso eu avançaria já para a ANAC.

Uma vez que a resposta não foi satisfatória é motivo suficiente para escalar para o regulador.

Apesar das companhias aéreas tentarem muitas vezes fugir à responsabilidade alegando fatores alheios, a lei é clara: mau tempo, agitação política ou greve.
Se o atraso não se dever a um dos motivos acima, têm de indemnizar. Ao regulador eles terão de provar qual o motivo do atraso e ai não basta alegar "motivos alheios"

Aliás, se não fossem obrigados a indemnizar não vejo por que motivo ofereciam 30K milhas em primeiro lugar....
 
Última edição por um moderador:

rosinha

Membro Ativo
@rosinha nesse caso terá direito à indemnização (valor a definir de acordo com a distância do voo) excepto se o atraso se dever a circunstâncias extraordinárias, tipicamente mau tempo, agitação política ou greve.
Boa noite
Reclamei diretamente com a companhia e responderam assim:
"
A SATA compreende o seu natural descontentamento e insatisfação sempre que se verifica a impossibilidade de viajar nos horários programados. Asseguramos-lhe que uma das nossas prioridades é garantir que as viagens dos nossos clientes sejam uma experiência positiva e agradável. Contudo, por razões imprevisíveis e que não podemos evitar, somos, por vezes, obrigados a alterar os nossos planos de voo e proceder a reajustes na nossa operação.

Compreendendo os transtornos causados vimos fazer a oferta, a título compensatório, de um voucher de 100% de desconto, por passageiro, a utilizar numa futura viagem doméstica operada pela SATA - Azores Airlines, em classe económica, válido por 2 anos (taxas não incluídas).

Por favor informe se aceita a nossa oferta para que possamos enviar os dados da credencial e informações relativamente ao seu uso. "

Devo aceitar ou não?

Obrigada
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva @rosinha,

Do Faial ao Porto são 1733km, assim a indemnização deverá ser de 400€ por passageiro, sendo que deverá ser paga em dinheiro, salvo se o cliente concordar receber em voucher, nesse caso exigiria sempre um valor superior.

A título de exemplo já tive situações com a TAP onde a indemnização seria de 250€ e a TAP propôs 370€ em Voucher.

Para oferecerem os 100% claramente estão em situação de terem de pagar a indemnização, portanto acho que é uma questão de fazer contas ao valor pago para ver se está acima ou não dos 400€/ passageiro.
 
Última edição:
Top