Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá, já fiz a reclamação por e-mail e recebi mail da parte da air Europa a dizer que vão iniciar o processo!!
Entretanto simulei na airhelp e diz que posso receber até 600€, será???
 

ladym

Membro Conhecido
Olá, já fiz a reclamação por e-mail e recebi mail da parte da air Europa a dizer que vão iniciar o processo!!
Entretanto simulei na airhelp e diz que posso receber até 600€, será???
Talvez possas, mas tens que lhes pagar uma parte.
Nunca tive situações de atraso, mas já tive situação de perda de mala e recebi indemnização de cerca de 1300 € sem recorrer a nenhuma empresa ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se depois de reclamar pelas outras vias que já lhe foram aconselhadas, não tiver uma resolução do seu agrado, então a AirHelp é uma alternativa atenção que desses 600€, em caso de indemnização são retirados cerca de 150€ (taxas de serviço)e se for para tribunal mais 150€(taxa de acção legal), portanto o valor que pode receber desce para metade.
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Se depois de reclamar pelas outras vias que já lhe foram aconselhadas, não tiver uma resolução do seu agrado, então a AirHelp é uma alternativa atenção que desses 600€, em caso de indemnização são retirados cerca de 150€ (taxas de serviço)e se for para tribunal mais 150€(taxa de acção legal), portanto o valor que pode receber desce para metade.
Sim eu sei que tem esses custos!
Simulei por mera curiosidade, vou aguardar resposta por parte da Air Europa e só depois caso necessário poderei recorrer por outra via! Até porque é uma situação meio estranha, como está referido nas mensagens anteriores... por causa da questão das 4horas de atraso!!
Só me resta aguardar...
 

broka

Membro Conhecido
Olá, já fiz a reclamação por e-mail e recebi mail da parte da air Europa a dizer que vão iniciar o processo!!
Entretanto simulei na airhelp e diz que posso receber até 600€, será???
Claro que pode receber até 600€ de indemnização pelo voo. Isso já foi mais que discutido nos posts anteriores. :confused:
E se receber 600€ de indemnização (recorrendo à AirHelp), a AirHelp depois retirará a comissão deles pode terem ajudado no Processo.

Depois de todos os conselhos que lhe foram dados e links fornecidos, acho que estas duvidas já começam quase a parecer "SPAM" para este tópico :D:eek::p
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Claro que pode receber até 600€ de indemnização pelo voo. Isso já foi mais que discutido nos posts anteriores. :confused:
E se receber 600€ de indemnização (recorrendo à AirHelp), a AirHelp depois retirará a comissão deles pode terem ajudado no Processo.

Depois de todos os conselhos que lhe foram dados e links fornecidos, acho que estas duvidas já começam quase a parecer "SPAM" para este tópico :D:eek::p
Pois, agradeço toda a ajuda mesmo, foram incansáveis! Mas se reparou nas últimas mensagens veio à baila a questão de que para ser indemnizada teria de ser um atraso de 4 horas para voos superiores a 3500km...
E segundo o operador eu não teria direito a nada porque o meu voo atrasou 3h51min...
Em 2013 ainda não se falava muito nestas questões de indemnizações e eu tive um atraso em Lisboa para Punta cana de 6 horas e na altura a agência limitou-se a dizer que não seríamos indemnizados... inexperiência da minha parte, falta de informação, etc... fez com que perdesse o que tinha direito!! Sabendo disso nos dias de hoje é normal que queira receber algo, como é óbvio...
Mas peço desculpa se me tornei chata...
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Sim eu sei que tem esses custos!
Simulei por mera curiosidade, vou aguardar resposta por parte da Air Europa e só depois caso necessário poderei recorrer por outra via! Até porque é uma situação meio estranha, como está referido nas mensagens anteriores... por causa da questão das 4horas de atraso!!
Só me resta aguardar...
Olá Daniela, sim segundo a última informação que pesquisei e coloquei mais acima será mesmo os 600€, uma vez que o atraso de 3 horas é equiparado a um cancelamento sendo este o valor a atribuir segundo a distância do seu voo.

Mas peço desculpa se me tornei chata...
Não tem nada que pedir desculpa, estamos cá para ajudar :)

Depois de todos os conselhos que lhe foram dados e links fornecidos, acho que estas duvidas já começam quase a parecer "SPAM" para este tópico :D:eek::p
Broka,

O Portal existe para tirar dúvidas e se há membros que mais facilmente dominam esta questão, é normal que existam outros que devido a nunca terem lidado com um tema destes continuem com dúvidas.

Quem não quiser ou não souber ajudar não é obrigado a responder, comparar uma dúvida de um membro com spam é que não é aceitavel ;)
 
Última edição:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá Daniela, sim segundo a última informação que pesquisei e coloquei mais acima será mesmo os 600€, uma vez que o atraso de 300 horas é equiparado a um cancelamento sendo este o valor a atribuir segundo a distância do seu voo.



Não tem nada que pedir desculpa, estamos cá para ajudar :)



Broka,

O Portal existe para tirar dúvidas e se há membros que mais facilmente dominam esta questão, é normal que existam outros que devido a nunca terem lidado com um tema destes continuem com dúvidas.

Quem não quiser ou não souber ajudar não é obrigado a responder, comparar uma dúvida de um membro com spam é que não é aceitável ;)
Ah Ok, eu não tinha entendido essa questão de uma coisa ser equiparada à outra! Lol muito obrigada mesmo ;)
É verdade que isto é confuso para mim daí tantas questões e dúvidas e uma vez que o portal serve para isto mesmo... não deixarei de as colocar...
Muito obrigada por tudo :D
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá pessoal, recebi hoje a resposta da Air Europa à minha reclamação!
Aqui fica a resposta:

Acusamos o recebimento da sua exposição do dia 11 de Outubro de 2017 sobre o voo UX 064 Cancun - Madri data 08 de Outubro de 2017. Para sua informação, o atraso que sofreu o voo indicado em sua saída, foi devido à necessidade de realizar uma mudança de avião devido a uma deficiência inesperada para a segurança do voo, sendo uma circunstância extraordinária.

Air Europa se esforçou em minimizar o efeito do atraso, fazendo todo o possível por efetuar a saída com a máxima brevidade, mantendo informado o passageiro em todo momento através dos mecanismos habituais do aeroporto.

Informamos que nesses casos a comp anhia aérea oferece assistência aos passageiros durante a espera até a partida do voo, dependendo dos km do voo e do, país de partida em questão em conformidade com os regulamentos aplicáveis em cada caso.

Nesse caso, se aplica o regulamento do país de partida México-Capítulo 11 da Lei de Aviação Civil, de 12 de maio de 1995, última reforma publicada no dia 28 de dezembro de 2001, Capítulo 13 do Regulamento da Lei de Aviação Civil, do 7 de dezembro de 1998, última reforma publicada no dia 24 de junho de 2004.

Em último lugar, confirmamos que o regulamento não prevê reembolso do bilhete caso tenha sido utilizado e não estabelece direito a compensação.

Posto isto, peço ajudada aos entendidos ;)
Desde já agradeço... :)
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Olá pessoal, recebi hj a resposta da Air Europa à minha reclamação!
Aqui fica a resposta:

Acusamos o recebimento da sua exposição do dia 11 de Outubro de 2017 sobre o voo UX 064 Cancun - Madri data 08 de Outubro de 2017. Para sua informação, o atraso que sofreu o voo indicado em sua saída, foi devido à necessidade de realizar uma mudança de avião devido a uma deficiência inesperada para a segurança do voo, sendo uma circunstância extraordinária.

Air Europa se esforçou em minimizar o efeito do atraso, fazendo todo o possível por efetuar a saída com a máxima brevidade, mantendo informado o passageiro em todo momento através dos mecanismos habituais do aeroporto.

Informamos que nesses casos a comp anhia aérea oferece assistência aos passageiros durante a espera até a partida do voo, dependendo dos km do voo e do, país de partida em questão em conformidade com os regulamentos aplicáveis em cada caso.

Nesse caso, se aplica o regulamento do país de partida México-Capítulo 11 da Lei de Aviação Civil, de 12 de maio de 1995, última reforma publicada no dia 28 de dezembro de 2001, Capítulo 13 do Regulamento da Lei de Aviação Civil, do 7 de dezembro de 1998, última reforma publicada no dia 24 de junho de 2004.

Em último lugar, confirmamos que o regulamento não prevê reembolso do bilhete caso tenha sido utilizado e não estabelece direito a compensação.

Posto isto, peço ajudada aos entendidos ;)
Desde já agradeço... :)
Recorre à AirHelp.
http://www.airhelp.pt/
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Daniela Carvalho :)
Antes de recorrer à AirHelp envie reclamação para a AESA. Eles pedem informações à companhia aérea sobre os motivos que levaram ao atraso do voo e depois informam (ao mesmo tempo que nos informam a nós) se temos ou não direito à indemnização.
 

broka

Membro Conhecido
Na altura falou-me na AESA... não vale a pena?
No meu caso valeu a pena... Como tinha referido anteriormente, os passos a seguir seriam:

1) Contactar a companhia aérea.
2) Contactar a AESA.
3) Contactar a AirHelp.

Mas por vezes, mais vale a pena simplificar e contactar directamente a AirHelp que eles resolvem a situação toda e não se chateia muito mais com isto...
 

ladym

Membro Conhecido
Só por curiosidade, que passos dá a AirHelp que não podem dar as pessoas particulares?
 

broka

Membro Conhecido
Só por curiosidade, que passos dá a AirHelp que não podem dar as pessoas particulares?
Podem abrir um processo legal com advogado. Daí ficarem com % de comissão (em caso de receberem a indemnização).
Fica bem mais barato do que contratares por iniciativa própria um advogado.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
@ladym, a resposta é simples: nenhum.

A questão é que esgotando as possibilidades, entre contratar um advogado para abrir uma acção em tribunal, fica mais rentável contactar uma empresa como a AirHelp.
 

ladym

Membro Conhecido
@ladym, a resposta é simples: nenhum.

A questão é que esgotando as possibilidades, entre contratar um advogado para abrir uma acção em tribunal, fica mais rentável contactar uma empresa como a AirHelp.
Então eles funcionam como se fossem advogados? Pergunto isto porque quando foi a situação de me perderem as malas também me disseram para contatar a AirHelp mas fiz tudo sozinha sem ajuda de ninguém e recebi a indemnização máxima permitida por lei; não vejo onde a intervenção deles poderia adiantar no meu caso particular.
Pensei que eles entrassem numa situação previa à de um advogado, que seria numa fase não contencioso, daí ter questionado que passos dariam eles que eu não poderia dar sozinha, tipo, para quê pagar comissão quando o posso fazer sozinha... Assim já percebo ;)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
@ladym,

Basicamente eles dão os passos todos e caso seja necessário chegar abrir uma acção têm advogados que tratam do processo. A questão é que mesmo que o caso se resolva nos primeiros contactos com a companhia aérea a Airhelp cobra sempre uma comissão.

Assim aconselho sempre a tratar da reclamação e apenas recorrer a estas empresas se a situação chegar a um impasse em que a única alternativa é uma acção em tribunal, ai obviamente que a AirHelp poupa dinheiro e sobretudo tempo ;)
 

ladym

Membro Conhecido
@ladym,

Basicamente eles dão os passos todos e caso seja necessário chegar abrir uma acção têm advogados que tratam do processo. A questão é que mesmo que o caso se resolva nos primeiros contactos com a companhia aérea a Airhelp cobra sempre uma comissão.

Assim aconselho sempre a tratar da reclamação e apenas recorrer a estas empresas se a situação chegar a um impasse em que a única alternativa é uma acção em tribunal, ai obviamente que a AirHelp poupa dinheiro e sobretudo tempo ;)
Obrigada pelos esclarecimentos. Eu sou jurista (na verdade sou advogada, mas atualmente não estou a exercer nessa área por isso pedi para suspender a minha inscrição na OA), talvez por isso me seja mais fácil mexer-me na área das leis (quando foi da mala desaparecida, passadas 72h já eles tinham um email meu, o descritivo do conteúdo das malas e uma porrada de referencia a legislação... LOLOLOL). No entanto com algum trabalho pressuponho que qualquer pessoa conseguiria obter a indemnização... sim, andei em cima deles um mês, a atirar com jurisprudência e direitos e blah,blah,blah (uma autentica melga) mas tudo o que fiz foi com base em algumas horas a pesquisar na net. Recebi 1300 e qualquer coisa euros, custava-me um pouco abdicar de uma percentagem, que ainda seria qualquer coisa :D
 
Top