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Greve TAP Junho e Julho 2011

jfreitas

Membro Conhecido
Sem querer aumentar a discussão (desde que em niveís de respeito e educação é bem vinda)...

Deixo aqui um link que dando para rir bem alto, não deixa de dizer muito sobre o assunto...
http://www.lowcostportugal.net/companhias-aereas/ryanair-envia-10-rosas-ao-sindicato-da-tap/2011/06/

Fica o resumo da noticia:

A Ryanair enviou hoje 10 rosas ao ao Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVA). Representam simbolicamente os 10 dias de greve anunciados pelos tripulantes para junho e julho que podem vir a causar o caos aos passageiros da companhia de bandeira nacional.

Com esta iniciativa, a Ryanair “convida” os passageiros TAP a optarem pela sua oferta low cost.

“Enviámos aos dirigentes do SNPVAC 10 rosas em representação dos seus 10 dias de greve e pelo apreço que sentimos por aumentarem o nosso negócio. Claro está que esta greve irá causar muito incómodo aos passageiros da TAP e às suas famílias.

Pensamos que o SNPVAC é um sindicato tristemente equivocado e iludido.“, afirmou Daniel de Carvalho da Ryanair.

acho que não há muitos comentários a fazer...
 

Bee

Membro Conhecido
Greve
"Ryanair envia rosas aos tripulantes da TAP para agradecer greve
A Ryanair enviou 10 rosas ao Sindicato Nacional da Aviação Civil para celebrar os 10 dias de greve da TAP.

A Ryanair vive bem com os problemas da TAP. A companhia irlandesa enviou hoje 10 rosas para o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil. (SNPVAC) para comemorar os 10 dias de greve anunciado pelos tripulantes da TAP.

Assim, a empresa convida os turistas portugueses a proteger as suas férias de Verão, evitando os aviões da TAP.

"Enviámos aos dirigentes do SNPVAC 10 rosas em representação dos seus 10 dias de greve e do apreço que sentimos por eles aumentarem o nosso negócio. Claro está que esta greve irá causar muito incómodo aos passageiros da TAP e às suas famílias", afirmou a Ryanair em comunicado.

Esta semana, o presidente da TAP, Fernando Pinto, considerou que se a greve dos tripulantes não for desconvocada, a transportadora portuguesa corre o risco de fechar."

In: Económico
 

Bee

Membro Conhecido
Ups... dupliquei a noticia...
Só depois de a colocar é que reparei que o Sr. Freitas já tinha feito o mesmo :p

 

goncalo82

Membro Ativo
Eu acho que o problema já nem é os funcionários preocuparem-se com os clientes, é os trabalhadores enterrarem as empresas com greves e mais greves e greves, pondo em causa a totalidade dos postos de trabalho se a empresa tiver de fechar.
Nao falo desto caso da TAP porque nem sequer conheço, apesar de ter a ideia que é uma empresa que dá bastantes milhoes de lucros (pelo menos contabilisticos), mas sei que isto é uma coisa que acontece em muitos sitios..... com desfechos preocupantes para todos.
 

toly

Membro Ativo
Até nem gosto nada da TAP, mas vindo de uma companhia m€rdosa como a Ryanair, as rosas até são um elogio.
 

Nuno

Administrador
Staff
O problema destas greves é a irracionalidade com que as mesmas são feitas. Veja-se o exemplo das falidas CP e Metro que mesmo em período de negociação do governo com a troika, continuavam a semear o caos com reivindicações em contexto de crise.

Não digo com isto que não deve haver greves, deve si de haver racionalidade e uma visão mais alargada do que aquela que estes exemplos nos mostram.
 

goncalo82

Membro Ativo
O problema destas greves é a irracionalidade com que as mesmas são feitas. Veja-se o exemplo das falidas CP e Metro que mesmo em período de negociação do governo com a troika, continuavam a semear o caos com reivindicações em contexto de crise.

Não digo com isto que não deve haver greves, deve si de haver racionalidade e uma visão mais alargada do que aquela que estes exemplos nos mostram.
Ora nem mais, é exactamente isso.... !
 

Aviador2011

Membro Novo
Parece que o Sr. já passou a criticar, não só a TAP, como também todas as companhias aéreas, Visto que pilotos existem em todas e pelas suas contas, contribuimos para todas elas... Bom saber!
Não sou defensor dos pilotos mas, também sei que a maior parte deles contraem dividas de 63 mil euros nos bancos para pagar os seus cursos. Também sei que a formação que a TAP dá aos seus pilotos dura aprimadamente 7 meses, fora os 2 anos nas escolas. Não é pouco trabalho!

Quanto à compra de aviões e visto já ter dito que o estado não contribui com nada para a TAP, os últimos avões comprados por esta companhia, foram comprados pelo dono dos nossos casinos do Estoril e de Lisboa, ficando escrito que na privatização da mesma 20% das cotas seriam dele.

Quanto à cota destinada aos pilotos, ainda não está decidido a percentagem... Porerão ser os 20% falados como poderam ser 0,1% ou até mesmo nada. Ainda não se sabe, visto a privatização e as suas negociações não teram começado.

Só mais uma coisa, Deveriam estar mais indignados com o que os Sres pagam para as low cost... Isso mesmo, o nosso estádo paga as low cost 50 euros por cada passageiro que transportam... E nem são companhias portuguesas. Isso sim é muito mau, o nosso dinheiro a encher os bolsos de estrangeiros e a concorrerem deslialmente com as portuguesas.

Viagem nas low cost, pode ser que da prossima vez seja pior do que aconteceu com a Raynair...
 

jfreitas

Membro Conhecido
Parece que o Sr. já passou a criticar, não só a TAP, como também todas as companhias aéreas, Visto que pilotos existem em todas e pelas suas contas, contribuimos para todas elas... Bom saber!
Não sou defensor dos pilotos mas, também sei que a maior parte deles contraem dividas de 63 mil euros nos bancos para pagar os seus cursos. Também sei que a formação que a TAP dá aos seus pilotos dura aprimadamente 7 meses, fora os 2 anos nas escolas. Não é pouco trabalho!

Quanto à compra de aviões e visto já ter dito que o estado não contribui com nada para a TAP, os últimos avões comprados por esta companhia, foram comprados pelo dono dos nossos casinos do Estoril e de Lisboa, ficando escrito que na privatização da mesma 20% das cotas seriam dele.

Quanto à cota destinada aos pilotos, ainda não está decidido a percentagem... Porerão ser os 20% falados como poderam ser 0,1% ou até mesmo nada. Ainda não se sabe, visto a privatização e as suas negociações não teram começado.

Só mais uma coisa, Deveriam estar mais indignados com o que os Sres pagam para as low cost... Isso mesmo, o nosso estádo paga as low cost 50 euros por cada passageiro que transportam... E nem são companhias portuguesas. Isso sim é muito mau, o nosso dinheiro a encher os bolsos de estrangeiros e a concorrerem deslialmente com as portuguesas.

Viagem nas low cost, pode ser que da prossima vez seja pior do que aconteceu com a Raynair...

Olá...
Gostava que explicasse como é que alguém pode garantir previamente 20% da empresa numa privatização que nem sequer está decidida, autorizada e aprovada.. quanto mais os moldes em que vai ser concretizada. Será o stanley ho tão estupido como isso? só pode ser para rir... agora vamos concluir que pediram ao homem para comprar aviões e "sacaram-lhe" o dinheiro...

Quanto à situação dos pilotos da Tap é um facto público que muitos provêm das FAP. num passado recente houve inclusivé escândalos com as artimanhas destes pilotos para sairem das fap e ingressarem na TAP... caso dos pseudo candidatos a juntas de freguesia no alentejo onde existiam listas com 5 pilotos...

É obvio que sai muito mais barato à tap recrutar estes profissionais pré formados do que outros sem experiência.

No que se refere aos empréstimos que possam ou não fazer para tirarem o curso... aceito que alguns o façam.. não tenho a minima informação sobre isso mas se estamos a falar de 63.000€ isso é um investimento altamente rentável... se dividirmos por 14 meses... temos 4500€/mês o que significa que ao fim de um ano já estão a ganhar bom dinheiro... a não ser que sejam tão mal pagos que não recebam 4500€/mês o que seria uma incrível surpresa...

Não acredito também que o estado pague 50 / passageiro. Só com provas muito claras aceito que isso possa ser verdade.


Relativamente à greve em si... concordo totalmente com o que disse o Nuno. há limites para tudo e estamos perante um desses limites.. O da decência e bom censo! não é tolerável que na situação económica que vivemos se façam greves desta natureza e com estes fundamentos. Há classes "elitistas" que de uma vez por todas têm de descer à terra e pensar que têm de assumir a parte que lhes cabe nos sacrifícios que, de uma forma ou de outra, todos estamos a fazer...
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boa noite novamente,Vou apenas comentar uma ou duas coisas:

1: Eu não sou contra a TAP, tal como disse no meu 1º post, no entanto estou 100% contra esta (e muitas) das greves que têm ocorrido na TAP;

2: O que são 63.000€ quando o vencimento médio foi de 8.600€, isto já em 2009?

3: Essa "negociata" dos aviões está tão mal explicada como está longe da verdade. Como no seu 1º post aconselhou a "informarem-se" antes de falar, aconselho-o a ler o seu próprio post.

4: o pagamento das low cost não é o que o sr. indicou. Por exemplo as low cost que voam da Grã-Bretanha para Faro recebem 5€/passageiro, bem longe dos 50€ que o Sr. publicita. Além disso vamos ser verdadeiros, não é só as low-cost que recebem, as companhias "generalistas" também recebem incentivos de rotas. Basta ver este ano quantas rotas a TAP já abriu e quantas estão a ser subsidiadas. E a TAP sim, recebe bem, pelas rotas de longo curso, não os 5€ por aviões que vêm de Londres ou Frankfurt.

5: Devia ter vergonha de vir falar no que se passou com a Ryanair. Então eles têm um problema mecânico e resolvem-no sem qualquer problema para os passageiros e ainda vem falar disso? Quantos acidentes graves que envolvessem vidas humanas ou ferimentos graves é que a Ryanair já teve desde 1985, ou melhor, desde o inicio das low-cost diga lá quantos acidentes é que já estiveram associados a estas companhias em todo o mundo (*) ????? Diga lá sff... e depois vá ver quantos já tiveram as companhias pertencentes à Star Aliance e coloque aqui também.

Uma vez mais afirmo que não sou anti-TAP, mas também não sou "parvo" a fim de aceitar todo o peixe que me querem vender. Quanto ao Sr. Aviador2011, se quiser continuar com esta troca de ideias, sugiro que o faça com factos verdadeiros, pois só assim poderemos atingir conclusões correctas.
Num dos seus post's disse a um membro que os foruns da especialidade e os pilotos não são boas fontes de informação, no entanto com o desenrolar da conversa percebe-se que as suas fontes é que são totalmente descabidas e sinceramente parecem argumentos de "conversa de café".

Cumps
RR

(*) como curiosidade posso dizer que das companhias consideradas low-cost apenas existe registo de 1 acidente que envolva vitimas mortais. Tratou-se da companhia norte americana ValuJet. Nesse acidente morreram 10 pessoas. A companhia agora chama-se Airtran.
 

badbones

Membro Conhecido
"A paralisação de dez dias dos tripulantes de cabina da TAP, marcada para junho e julho, foi desconvocada na sexta-feira devido a um entendimento alcançado entre sindicato do setor e empresa, com a mediação do Ministério do Trabalho, anunciou em declarações à agência Lusa, Ricardo Andrade, dirigente do sindicato.

Mas o 'Jornal de Notícias', na sua edição de ontem, revela que a greve de dez dias foi desconvocada para garantir um prémio de assiduidade que consiste em quatro viagens a preço de "saldo" para acompanhantes.

O acordo com a companhia aérea prevê o aumento das viagens com desconto de quatro para oito, adianta o jornal, acrescentando que o sindicato e administração da TAP voltam a reunir-se na próxima terça feira para ultimar os detalhes do acordo. " in Expresso


A ser verdade esta noticia gostava de ver o que algumas pessoas têm a dizer sobre o assunto. Pelos visto a segurança dos passageiros e as melhores condições de trabalho foram rapidamente esquecidas a troco de mais viagens para a famelga.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Caro badbones,

por acaso tive acesso à noticia logo no minuto em que foi divulgada pelos meios de comunicação. Ainda estive para cá vir comentar mais esta fantochada, mas como o tema estava quente preferi nem o fazer.
Só sei é que isto abre portas a outros avisos de greve, pois agora todos vão querer ver aumentadas as suas regalias antes da privatização, pois após a privatização já se sabe que nem vale a pena tentar. Acredito que entretanto vão ser os pilotos com "a desculpa" que querem ver esclarecida a sua situação participativa em caso de privatização (o que envolves milhões de euros para os seus bolsos).

Só tenho pena que ninguém fale dos milhões que a TAP perdeu com este pré-aviso... basta visitar a pagina do facebook para ver a quantidade de solicitações de cancelamento que a TAP teve (só por essa via), fora o trabalho de back-office que obviamente teve de ser reforçado para os milhares de pedidos de alteração de voo.

Por falar nisso e porque eu também sei ver as coisas boas da TAP, gostava de saber que empresa (outsorsing??) está por trás da manutenção da página no facebook, é que efectivamente o atendimento lá é hiper-rápido e não fica nada por resolver... os elogios lá são gigantescos. Sem duvida que deve ser a melhor equipa de front-office que a TAP tem de momento... o trabalho deles é soberbo... mesmo a nivel de outras empresas eles estão muito superiores. Já sabem, se tiverem questões e/ou problemas (por enquanto) compensa passar pelo facebook, que está anos luz à frente do atendimento do call-center.
 
Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre as greves da TAP, do estrito ponto de vista de passageiro...
As greves da TAP, na minha humilde ignorância, são como aquela mancha de bolor que a gente tem lá na parede do WC, e que ano após ano, se lava com lixívia, na esperança de erradicar para sempre os nefastos fungos.
Porem, por um motivo aparentemente inexplicavel, passados uns tempos, lá está a mancha outra vez...
Desde que me conheço, que a TAP assola os clientes com greves após greves. Ou são os pilotos, ou são as hospedeiras, enfim...acho que já todos os funcionários desta companhia aérea fizeram greve.
A greve é um direito do trabalhador, e longe de mim ser contra tal acto - acho que todos nós devemos procurar os nossos direitos !
Contudo, a partir do momento que, ao entrar em greve, os funcionários colocam em causa a imagem, serviço e a postura da empresa em que trabalham, tudo o resto deixa de fazer sentido !
Os clientes não têm culpa que a TAP pague mal (???) aos pilotos, nem de nenhuma das outras questões reivindicadas ao longo deste infernal ciclo de balda.
Se querem fazer greve, façam-no de modo a prejudicar a entidade patronal, e não o passageiro, que na maior parte das vezes até já pagou o seu bilhete.
Nos bons velhos tempos, quando a Carris fazia greve em Lisboa, os funcionários não ficavam em casa, a dormir e a dar lucro à empresa, que, com o dinheiro dos passes já no bolso, se regojizaria por não gastar gasóleo nem dar desgaste às viaturas nesse dia...
Os funcionários IAM TRABALHAR e não cobravam bilhetes aos passgeiros !
Isto sim, é uma forma de protesto perfeitamente admissível: os clientes viram o serviço garantido, e o patrão é que ficou "a arder".
Velhos tempos...
 
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