Novidades

Greve TAP Junho e Julho 2011

tezita

Membro
"Pessoal de voo marca greve de 10 dias na TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) decidiu hoje lançar um pré-aviso de greve para 10 dias nos meses de verão: cinco em Junho e outros cinco em Julho. Em declarações à Agência Lusa, Ricardo Andrade, da direcção do SNPVAC, disse, após a assembleia-geral desta noite, que os protestos decorrerão nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de Junho e nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Julho.

A decisão foi tomada «em resposta à deliberação da TAP», que determinou «unilateralmente» retirar um elemento por tripulação, quando o Acordo da Empresa estabelece que a medida tem de ser tomada «com o acordo das duas partes».

A decisão é considerada ainda mais grave no caso dos voos de longo curso porque o elemento dispensado será o chefe de cabine, «o segundo na hierarquia, que tem uma importância elevada mesmo em termos de segurança».

De acordo com Ricardo Tavares, «menos tripulantes com a mesma carga de trabalho significará que os passageiros poderão ver comprometido o atendimento e a segurança», uma vez que «uma pessoa mais cansada tem mais dificuldades em responder da mesma forma a certo tipo de situações».

Os associados do SNPVAC reuniram-se terça-feira em assembleia-geral para analisar a situação laboral na TAP, nomeadamente a redução de um tripulante a bordo."

In: Lusa / Semanário SOL
 

BunnyCat

Membro Ativo
Ai...ai...:unsure:

Eu tenho voo marcado para dia 20 de Junho. Não é com a TAP, mas se eles entram em greve os Aeroportos vão estar um caos e vai afectar todos os voos...:blink:

Espero que cheguem a um acordo rapidamente. Não só por interesse próprio - não me apetece estar horas a fio num Arpt à espera de voo - mas também porque acho a medida de retirar um membro da tripulação um absurdo.

Vamos lá ver no que isto vai dar...
 

Susana150

Membro Novo
"Pessoal de voo marca greve de 10 dias na TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) decidiu hoje lançar um pré-aviso de greve para 10 dias nos meses de verão: cinco em Junho e outros cinco em Julho. Em declarações à Agência Lusa, Ricardo Andrade, da direcção do SNPVAC, disse, após a assembleia-geral desta noite, que os protestos decorrerão nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de Junho e nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Julho.

A decisão foi tomada «em resposta à deliberação da TAP», que determinou «unilateralmente» retirar um elemento por tripulação, quando o Acordo da Empresa estabelece que a medida tem de ser tomada «com o acordo das duas partes».

A decisão é considerada ainda mais grave no caso dos voos de longo curso porque o elemento dispensado será o chefe de cabine, «o segundo na hierarquia, que tem uma importância elevada mesmo em termos de segurança».

De acordo com Ricardo Tavares, «menos tripulantes com a mesma carga de trabalho significará que os passageiros poderão ver comprometido o atendimento e a segurança», uma vez que «uma pessoa mais cansada tem mais dificuldades em responder da mesma forma a certo tipo de situações».

Os associados do SNPVAC reuniram-se terça-feira em assembleia-geral para analisar a situação laboral na TAP, nomeadamente a redução de um tripulante a bordo."

In: Lusa / Semanário SOL
Olá,
Eu ouvi a noticia hoje de manhã e nem queria acreditar... :eek:
Tenho voo marcado com Tap, no dia 18 Junho para Londres - foi uma pesquisa exaustiva entre ir pela Raynair ou Tap, acabamos por escolher a Tap a contar que não teriamos "stresses" e agora esta noticia deixou-me mesmo inquieta :blink: ; só espero que desistam!!!

Cps,
Susana
 

Voyager

Membro
É triste eu pensar assim, mas é por estas sucessivas greves que eu simplesmente já não marco viagens na TAP.

Aqueles sindicatos não têm respeito nenhum pelos clientes. Era bem feito que houvesse uma redução drástica da procura, e em vez de se queixarem por aumentos de ordenado, muitos deles fossem parar ao desemprego.
 

Janica

Membro Ativo
Liguei para a TAP, pois o meu director tem viagem dia 1 de Julho para Miami, e a TAP, diz que isto ainda é um pré-aviso.
Mesmo assim aconselha a ligar duas semanas antes, para eles arranjarem uma alternativa sem custos para o passageiro, caso a greve se confirme.
 

Flecha

Membro Conhecido
gente do meu coração...

A tripulaçao minima, por exemplo, dos A321 da TAP é composta por 4 tripulantes

O que a TAP propos em 2008 foi

- manter o numero de tripulantes no A319 (4);
- reduzir o A320 de 5 para 4;
- reduzir o A321 de 6 para 5;
- reduzir de 10 para 9 nos aviões de longo curso.

A legislacao europeia nao obriga a 1 F/A por cada 50 pax mas sim a 1 F/A por cada 50 lugares de pax fisicamente instalados no aviao, estejam ocupados ou nao (se ha um passageiro aplica-se sempre a tripulacao minima como se houvesse em caso de voo lotado). E a legislaçao europeia (EU OPS) é aquela pela qual a TAP se tem de reger.

Agora....não percebo muito bem esta noticia do corte ......... mas o que eu vejo é que a TAP propõe é a diminuição p os mínimos q a lei determina:

A319-3
A320-4
A321-5

ao contrário dos actuais:

A319-4
A320-5
A321-6
 

Aninhas

Membro
Ufff!
já me safei! Tenho voo para Atenas a 23/06.
Mas de qualquer forma espero que as coisas se resolvam da melhor forma, é sempre muito desagradável termos tudo programado e depois termos de perder horas a fio num aeroporto
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Caro Flecha,

efectivamente o que a TAP propõe é adequar-se à legislação actual, pois a TAP de momento é a única companhia "standard" que mantém nos seus voos um numero acima da lei e isso obviamente que acarreta custos (cerca de 15M€).
Ora a TAP já é uma das companhias que mais investe em manutenção e segurança e é óbvio que com todos estes "extra" é difícil competir com as restantes companhias.

Em relação à TAP eu sou um critico afincado, pois acho que é daquelas empresas que sofrem "demasiado" com os sindicatos. Face a outras empresas os seus funcionários recebem bastante mais e já nem comparo com empresas Portuguesas mas sim, Inglesas, Alemãs, etc... só daqui percebo estes grevistas, pois o que eles têm medo não é de perder um "colega" de trabalho, eles têm é medo de perder a sua galinha dos ovos de ouro, pois sabem que não conseguirão encontrar outro emprego com as regalias (ou mordomias) que a TAP lhes oferece.

Muitas das vezes sou compreensivo em relação a greves, mas neste caso sou completamente contra, pois estamos a falar de uma empresa de excelência que se encontra em dificuldades e cujas mordomias de meia dúzia de cidadãos são pagas pelo contribuinte. Assim, não dá...

Estou para ver se estas greves se mantêm (bem como as mordomias) se a empresa for privatizada e for parar às mãos da Iberia e da British Airways, como tudo leva a crer.

Pessoalmente sinto pena de ver esta empresa nas mãos de privados, mas por outro lado vejo que a maioria dos seus funcionários não merece mais que isso... e sinto muito o que acabei de escrever, acreditem...
 

badbones

Membro Conhecido
Eu já só viajo pela TAP quando não tenho outra alternativa. A comida anda uma porcaria, o ultimo avião onde vim estava um nojo e estão sempre em greve. O problema é que quando estas "brincadeiras" acontecem além de perdermos a viagem perdemos tambem o que já pagámos no nosso local de destino.

Até percebo a logica de existir uma companhia aerea nacional uma vez que sem ela dificilmente teriamos voos directos para alguns paises onde as nossas empresas têm negócios (Angola, Moçambique, Brasil) o que não percebo é as mordomias que os seus funcionarios têm. Para não falar que não percebo estas greves.

Ultimamente a opção de voo tem sempre ido para a KLM.
 

Aviador2011

Membro Novo
Olá, Boa Noite!

É engraçado como encontramos por aqui tanta asneira junta... As pessoas continuam a falar sem saber os factos.

Pode ser verdade que as outras companhias europeias operam com menos tripulantes que a TAP mas, também é verdade que essas companhias estão agora a contratar mais tripulantes porque, chegaram à conclusão que a segurança dos voos está comprometida se assim continuar, veja-se o exemplo da Luftansa.
As outras companhias, quando tiráram o tripulante das suas tripulações alterou a maior parte das suas condições de trabalho, pois sabem, a sobrecarga de trabalho que foi atribuida aos tripulantes que ficaram, ao contrário da administração da TAP que, não percebe isso.

Se a TAP for comprada pela BA, como tudo indica, as greves podem continuar, veja-se o exemplo da mesma, em que os funcionários estiveram em greve 18 meses e ganharam um aumento de 6% e a reatribuição das regalias que a BA tirou aos seus funcionários.

Os trabalhadores da TAP, não querem mais dinheiro, não queres aumentos, querem que as condições de trabalho não piorem, como qualquer português. As negociações com a administração só não avançou porque a mesma não quis.

Mais uma coisa, a inveja é muito feio. Para quem sabe a realidade da TAP, pode confirmar, os ordenados não são assim tão altos como se fala e as regalias não são tantas como se diz. Se queres ser tripulante da TAP concorre, trabalha para isso, não fales do que não sabes.

Comprimentos a todos e procurem saber o que se passa e depois falem.
 

Flecha

Membro Conhecido
como tu...que chegas, postas neste preciso tópico do nada e falas como se tivesses o rei na barriga.
tens a mesma credibilidade que toga gente aqui, tem, eu incluido: ZERIINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

aqui inguém é expert, e da ultima vez que me lembro, não era preciso apresentar certificado de habilitações para dar uma opinião.
mas se mostrares as tuas fontes, posso-te mostrar as minhas, que segundo me parece, vão ser alguns sites da especialidade e amigos comandantes.

tenho dito.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
como tu...que chegas, postas neste preciso tópico do nada e falas como se tivesses o rei na barriga.
tens a mesma credibilidade que toga gente aqui, tem, eu incluido: ZERIINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

aqui inguém é expert, e da ultima vez que me lembro, não era preciso apresentar certificado de habilitações para dar uma opinião.
mas se mostrares as tuas fontes, posso-te mostrar as minhas, que segundo me parece, vão ser alguns sites da especialidade e amigos comandantes.

tenho dito.

eu nem me dei ao trabalho de lhe responder... pois para mim é uma tremenda falta de educação meter-se a meio de uma conversa e nem sequer se apresentar... é o mesmo que eu chegar a um café e meter-me na conversa de alguém só porque me apetece.

Quanto aos dados, é muito fácil falar e principalmente misturar alhos com bugalhos e arranjar os argumentos à forma que se convém. Tal como tu, fico à espera dos dados e das fontes e ai sim, começamos a discutir a sério e até podemos começar pela greve dos pilotos no ano passado com a exigência de um aumento de 6,5%.

Como nota final, gostava só de perceber em que texto é que se fala (ou mesmo se pode interpretar) a palavra INVEJA, pois não vi ninguém invejoso nem ninguém a insinuar que gostaria de ser tripulante da TAP (ou de qualquer outra empresa).
Se são este tipo de argumentos, palavreados e insinuações que levam para as reuniões com a administração da TAP, não me admira o porquê de eles ao fim de 4 minutos os deixarem a falar sozinhos, é que assim não há quem os ouça ou queira ouvir.

 

badbones

Membro Conhecido
Olá, Boa Noite!

É engraçado como encontramos por aqui tanta asneira junta... As pessoas continuam a falar sem saber os factos.

Pode ser verdade que as outras companhias europeias operam com menos tripulantes que a TAP mas, também é verdade que essas companhias estão agora a contratar mais tripulantes porque, chegaram à conclusão que a segurança dos voos está comprometida se assim continuar, veja-se o exemplo da Luftansa.
As outras companhias, quando tiráram o tripulante das suas tripulações alterou a maior parte das suas condições de trabalho, pois sabem, a sobrecarga de trabalho que foi atribuida aos tripulantes que ficaram, ao contrário da administração da TAP que, não percebe isso.

Se a TAP for comprada pela BA, como tudo indica, as greves podem continuar, veja-se o exemplo da mesma, em que os funcionários estiveram em greve 18 meses e ganharam um aumento de 6% e a reatribuição das regalias que a BA tirou aos seus funcionários.

Os trabalhadores da TAP, não querem mais dinheiro, não queres aumentos, querem que as condições de trabalho não piorem, como qualquer português. As negociações com a administração só não avançou porque a mesma não quis.

Mais uma coisa, a inveja é muito feio. Para quem sabe a realidade da TAP, pode confirmar, os ordenados não são assim tão altos como se fala e as regalias não são tantas como se diz. Se queres ser tripulante da TAP concorre, trabalha para isso, não fales do que não sabes.

Comprimentos a todos e procurem saber o que se passa e depois falem.
Tu caiste de algum avião e ainda não te apercebeste que todos vamos ver as nossas condições de trabalho e de vida a piorarem? Ou achas que pela TAP ser financiada, em parte por impostos, vais ser diferente? Como é possivel serem feitas as exigencias que têm sido feitas (sim, porque não é só esta) numa empresa que tem prejuizos e para a qual todos os portugueses são obrigados a contribuir?

Asneira junta são todas as greves que têm sido feitas na TAP. Com isso só perdem clientes (e não é com insultos que os recuperam). Como disse antes só viajo pela TAP se não tiver alternativa.
 

Aviador2011

Membro Novo
Boa noite a todos!

Não sei onde foram buscar essa ideia de que os nossos impostos pagam os ordenados da TAP... Desde 1997 que por lei declarada pela União Europeia que o estado português não dá um tostão à TAP. Todo o dinheiro que a TAP poupa, não vai para lado nenhum senão para os cofres da mesma. Para quem pensa que esse dinheiro vai para o estado, está muito enganado.

Continuo a dizer, procurem saber antes de falar e... Os sites da especialidade e os pilotos nunca são nem nunca foram fontes seguras.
 

Aviador2011

Membro Novo
Outra coisa...

A TAP, caso não saibam, bateu o record de passageiros no 1ª trimestre deste ano, ganhou o 4º lugar como melhor companhia do mundo, ganhou o premio de melhor catering da Europa...

Estes são uma pequena parte dos prémios que a TAP ganha todos os dias.

Peder "clientes", não parece...
 

Flecha

Membro Conhecido
editado: o sr Maravedi mandou-me uma mp a esclarecer o post dele, no qual, eu percebi mal e já nos esclarecemos, pois partilhadmos a mesma opnião. Obrigado a ele pela MP. cumps
 

BunnyCat

Membro Ativo
Boas...

Parece-me a mim que nos estamos a desviar um pouco do real intuito deste post que é o de partilhar informação sobre a possível greve dos funcionários da TAP agendada para Junho e Julho, e assim tentar ajudar quem tem viagens marcadas para estas datas. (Que infelizmente é o meu caso)
Todos nós temos direito à nossa opinião.
Há que saber ouvir e respeitar todos os pontos de vista sem recorrer a "ofensas" e / ou insinuações.
Afinal estamos todos aqui para nos divertir...;)
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boa noite a todos!

Não sei onde foram buscar essa ideia de que os nossos impostos pagam os ordenados da TAP... Desde 1997 que por lei declarada pela União Europeia que o estado português não dá um tostão à TAP. Todo o dinheiro que a TAP poupa, não vai para lado nenhum senão para os cofres da mesma. Para quem pensa que esse dinheiro vai para o estado, está muito enganado.

Continuo a dizer, procurem saber antes de falar e... Os sites da especialidade e os pilotos nunca são nem nunca foram fontes seguras.
Uma vez mais o Sr. parece querer ir buscar razões onde elas não existe.
Mas alguém neste Topico referiu que os ordenados da TAP estavam a ser pagos com impostos? Apenas o Sr. o fez.

Pessoalmente quando falo em mordomias pagas com impostos refiro-me a várias circunstâncias, mas em especial ao facto do aproveitamento que existe por parte dos pilotos.
Como é sabido os pilotos da TAP são ex. FAP e as FAP que eu saiba são pagas pelo contribuinte. Ora, se cada piloto custa em média 2 milhões de euros em formação ao estado e se ao fim dos 5 anos de formação os pilotos vão para a TAP (ou outras companhias), então parece-me lógico dizer que o estado está a investir de forma indirecta na TAP, pois a TAP não gasta dinheiro a formar pilotos (como a maioria das companhias aéreas).
Para dar um exemplo, seria o mesmo que eu ter uma empresa de transportes e ser o estado que andasse a pagar a carta de condução aos meus condutores... seria isso lógico e/ou aceitável pela sociedade?

Um outro facto, que me leva a crer que não percebe nada de economia e/ou finanças, é que o estado pode não meter dinheiro directamente na TAP, mas coloca de muitas outras formas. Por exemplo, o estado como único detentor da TAP ao dar garantia/aval sobre um determinado negócio financeiro da TAP (por exemplo a compra de um avião), está a aumentar a sua exposição de divida publica implícita e isso ajuda por exemplo a que exista aumento de taxa de juro na colocação de OT's no mercado, e quem paga essa diferença? o contribuinte pois claro.

Quanto ao facto de dizer que os pilotos não são boa fonte de informação, então esclareça-nos quem é o Sr. para verificar a sua real credibilidade. Custa-me a crer que um piloto não esteja bem informado, tendo em consideração que se a TAP for privatizada eles ganham uma boa fatia das acções de mão beijada, graças a um acordo estupidamente redigido. É como ganhar o Euromilhões, mas sem investir os 2€.



 

Voyager

Membro
Quem participa nesta greve não tem o mínimo de respeito pelos clientes, que na verdade lhes pagam o ordenado. Muitos de nós passamos o ano a programar uma viagem, e de um momento para o outro vemos tudo ir por água abaixo. Ficamo sem as férias que tinhamos programado, bem como muitas despesas que já possam ter sido assumidas!

Digo o mesmo para as greves da CP, que trazem prejuízos elevados para os seus clientes! Mas, neste caso, não há concorrência - só temos aquela linha de comboio e ponto final. E os sindicatos sabem bem disso, e abusam da greve. Todos nós sabemos que se a CP fosse uma empresa que estivesse num mercado com concorrência, dificilmente os trabalhadores fariam tantas greves, porque simplesmente os clientes mudavam para outra empresa.

Felizmente, a TAP já tem concorrência (exceptuando as ligações Porto/Lisboa/Faro, que não utilizo), e os clientes podem optar por outra companhia. Eu, como já tinha referido anteriormente, já não marco viagens na TAP, mesmo que por vezes estas sejam mais baratas. Só marco em situações extremas, quando já não há alternativa.

Quando hoje em dia há milhares de portugueses no desemprego, estes trabalhadores que sistematicamente fazem greve deviam ter vergonha. Por mim não me importava nada que muitos deles também fossem para o desemprego, para ver se começavam a dar + valor ao trabalho que têm e, também, respeitassem mais os clientes.
 
Top