Novidades

Férias na neve

Caracol

Membro
Boas!
Estou a começar a pesquisar algumas possibilidades de ir passar uns dias à neve com a minha namorada.

A nossa pouca experiência de neve resume-se ao ski...duas idas de um dia no ano passado à nossa Estrela (com muita neve) e um dia em Manzaneda (...como somos bem do Norte - Fafe - fica um pouco mais perto que a Estrela e tem melhores condições)...
Fizemos aula de iniciação ao ski na Estrela e já sabemos o básico...manter em pé, travar,
curvar, cair bem, levantar...mas ainda tudo muito lento e com muito trambolhão à mistura...lol
No ano passado alguém me aconselhou Astun ou Candanchu, por terem melhores pistas para iniciantes...
Da minha curta experiência, nem a Estrela nem Manzaneda têm boas pistas para
aprender...mas também não conheço mais nenhuma...lol
Em Manzaneda aventuramo-nos sempre pela pista mais longa, sempre à esquerda e safámo-nos relativamente bem, exceptuando uma descida +/- a meio com inclinação acentuada demais para conseguir descer em pé...aí, descíamos sempre escorregando ou mesmo ás cambalhotas quando tentávamos descer normalmente em pé...

Este Inverno, gostaríamos de visitar uma estância a "sério" com boas pistas para iniciantes como nós...têm alguma sugestão?

No ano passado aconselharam-nos a estância de Astun, que supostamente é boa para iniciantes.

Também me aconselharam Grandvalira e Saint-Lary, mas como não tenho feedback de ninguém que lá tenha ido, não estou muito esclarecido para escolher a estância melhor para nós...

Espero que me consigam ajudar!:)
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá João,

Na Serra da Estrela tens condições muito limitadas para a actividade de ski, começando pelos acessos!

Eu adoro fazer ski e conheço muito bem Grandvalira e Sierra Nevada.
Em Granvalira costumo ficar em Soldeu onde tens bons acessos e parques de estacionamento espaçosos.
Em Sierra Nevada, tens uma zona esquiável de menor dimensão, mas muito agradável, mas complicada para principiantes, pois a zona mais acessível é um caos de gente :)

Em relação a Granvalira, encontras de tudo ... muitas pistas com muitos espaços para principiantes e escolas ou professores privados em abundância.

Não conheço Astun, mas pela localização também deve ser boa, mas com a proximidade de Andorra eu fazia o teste.

Por fim, tens muita actividade para além do ski que te permite ter uns dias muito agradáveis!

Eu vou em Dezembro :D
 

Caracol

Membro
Bom dia!
Obrigado pela resposta rápida.
Neste momento estou indeciso entre Astun e Grandvalira.
Astun costuma ter preços interessantes e é um pouco mais perto para a viagem de carro (+/- 850km), mas ainda não consegui grande feedback de pessoal que já tenha lá ido...
Grandvalira parece-me ser uma estância espetacular, quase toda a gente adora aquilo por lá, mas os preços não serão tão interessantes e também fica um bocado mais longe (+/- 1120 km).
Como tenho alguma flexibilidade de datas, posso ir +/- em qualquer mês, desde que marcado com uns 2 meses de antecedência...

Para Andorra, aconselharam-me ir em Março dado que os dias já são maiores e as temperaturas já são mais agradáveis...em Dezembro ou Janeiro é mais arriscado em termos de dias com as pista fechadas ou condições climatéricas mais agrestes?

Preciso de me decidir isto nas próximas semanas, de preferência com promoções de reserva antecipada...

Caso tenham conhecimento de alguma promoção boa, contactem-me!


Cumprimentos
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

Eu também aconselho vivamente Grandvalira. Iniciei-me a minha experiência na neve no ano passado por la. Tive professores altamente competentes e em 4 dias ja dominava pitas azuis (sinonimo de fazer a pista sem cair :D) e tentei vermelhas mas sem tanto sucesso :D

Fui em Fevereiro e apanhei muito sol e neve de boa qualidade .

O facto de os dias serem maiores ou não é muito relativo. As pistas fecham sempre as 17h e durante todo o inverno as 17h ainda é dia. Por isso ir mais tarde por causa do tamanho dos dias acho que nao vale a pena.

Conheço quem tenha ido em Março e por falta de nevar a algum tempo já se queixaram de neve mais dura.

Eu apostava sem dúvida em Grandvalira, espero la voltar em Jan ou Fev :).

Boa escolha
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Nem Astun nem Candanchu são especialmente boas para principiantes, como te disseram Grandvalira é uma opção muito melhor, quer em Soldeu quer em El Tarter vais estar à vontade, Pas de la Casa é de evitar.

Em Andorra tens outra boa hipótese, Pal-Arinsal, que deve ser mais barato, ó sector de Pal parece que é óptimo para principiantes (não conheço mas são as indicações que tenho), Arinsal é de evitar (esta conheço).

Outra estância óptima nos Pirinéus para principiantes é Port Ainé, é também mais barata mas também é muito mais isolada, não há nada para além do ski.

Quanto à melhor época para ir, é difícil de dizer, em Janeiro os dias são mais curtos mas isso é um bocado irrelevante, em teoria é mais frio e a neve é melhor, em Fevereiro é supostamente melhor mas é quando há mais gente, em Março o tempo pode ser melhor e pode haver muita neve, mas também há mais risco de apanhares temperaturas mais altas e com isso a qualidade da neve piora.

De qualquer forma, isto é só teoria, são só tendências, o tempo é sempre uma lotaria.
 

Caracol

Membro
Bom dia!
Estou a pensar ir nas semana antes do natal, ou então na semana de 10 de Janeiro ou 14 de Fevereiro.

Encontrei uns apartamentos a muito bom preço e com um feedback relativamente bom, junto a El Tarter, uns 700 metros, com transporte gratuito para a estância de 20 em 20 minutos. 6 noites num estudio para 2 pessoas, com pequeno-almoço incuido, 386€.
Chama-se Aparthotel Deusol.

Ainda estou a ultimar pormenores e em principio irei para lá...mas ainda não escolhi datas...

Cumprimentos

Boas caracol, estas a pensar ir em que altura?
 

xes

Membro
Também estou na minha pesquisa por ferias na neve, mas andorra parece ser um bocado longe, a nivel de viagem de carro é capaz de ser cansativo, e ate mesmo caro
 

Caracol

Membro
Sim, a viagem será sempre cansativa e gasta-se sempre algum em combustível e portagens...mas não há bela sem senão...
Se queres estâncias "a sério" em Espanha tens Serra Nevada ou Grandvalira em Andorra e ficam sensivelmente à mesma distancia...dependendo também do sitio onde te encontras...

Para Andorra, podes sempre apanhar um voo lowcost para Barcelona e depois alugas um carro para ires até Andorra - são uns 200km...mas 5 ou 6 dias de aluguer do carro, mais o combustível para ir e voltar, é capaz de não te ficar muito mais barato...mas perdes menos tempo na viagem!

Já fui 2 vezes a Saragoça de carro e não me custou assim tanto nem gastei assim tanto combustível...mas claro que também depende do carro em que fazes a viagem!
Eu tenho a sorte de ter um carro confortável para viagens grandes, que anda bem e que não é muito guloso...para ir e voltar de Andorra, devo gastar uns 175€ de combustível, mais uns 60€ de portagens...

Ainda não tenho nada decidido, mas estou inclinado a meter-me à estrada para Andorra!

Cumprimentos

Também estou na minha pesquisa por ferias na neve, mas andorra parece ser um bocado longe, a nivel de viagem de carro é capaz de ser cansativo, e ate mesmo caro
 

xes

Membro
Sou de santa Maria da feira (perto do porto) mas tu já deves saber :) se fosse fazer uma viagem agora ia num carro comercial, a gasóleo bem poupadinho aquilo faz mais ou menos 1000km com 55€ de gasóleo, estive a pensar em ir aos picos da europa, mas quem vai aos picos vai a andorra digo eu.

É mais uma duvida a acrescentar as que já tinha.
 

Caracol

Membro
Picos da Europa foi uma hipótese que ainda ninguém me colocou...não conheço essa zona, mas penso que não será a mais indicada para iniciantes, que foi a condição principal que coloquei para escolher o local...
Tens algum feedback dos picos da Europa?

Sou de santa Maria da feira (perto do porto) mas tu já deves saber :) se fosse fazer uma viagem agora ia num carro comercial, a gasóleo bem poupadinho aquilo faz mais ou menos 1000km com 55€ de gasóleo, estive a pensar em ir aos picos da europa, mas quem vai aos picos vai a andorra digo eu.

É mais uma duvida a acrescentar as que já tinha.
 

xes

Membro
Por acaso ainda não vi feedback nenhum para os picos da Europa, também gostava de me iniciar no ski vamos la ver :)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Picos da Europa foi uma hipótese que ainda ninguém me colocou...não conheço essa zona, mas penso que não será a mais indicada para iniciantes, que foi a condição principal que coloquei para escolher o local...
Tens algum feedback dos picos da Europa?

Nos Picos da Europa não há nenhuma estância de esqui, as mais próximas são San Isidro, Pajares e Fuentes de Invierno, mais perto de Portugal, e Alto Campoo, para lá dos Picos, mas são todas estâncias pequenas que não valem a pena para uma semana.

O que não sei é que tal serão para principiantes.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Para Andorra, podes sempre apanhar um voo lowcost para Barcelona e depois alugas um carro para ires até Andorra - são uns 200km...mas 5 ou 6 dias de aluguer do carro, mais o combustível para ir e voltar, é capaz de não te ficar muito mais barato...mas perdes menos tempo na viagem!

Para fazer isso não vale a pena ir para os Pirinéus, com um vôo low cost é melhor ir para os Alpes, em especial para Austria onde há sítios mais baratos e muito melhores do que Andorra para fazer ski,
 

Caracol

Membro
Amigo, Pedro, ajuda-me lá com isso!
Diz-me os nomes das estâncias, para onde é aconselhável voar, etc...estou aberto a sugestões!Mas sempre estâncias com zonas amplas e boas para iniciantes e para nos últimos dias arriscar numas mais complicadas...
Daquilo que vi, em Grandvalira arranja-se alojamento relativamente barato...
Nessas estâncias na Áustria o alojamento não é mais caro?
E relativamente aos forfaits, aluguer de material, aulas?
Tem com aprés-ski e vida fora das pistas?


OBRIGADO


Para fazer isso não vale a pena ir para os Pirinéus, com um vôo low cost é melhor ir para os Alpes, em especial para Austria onde há sítios mais baratos e muito melhores do que Andorra para fazer ski,
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Amigo, Pedro, ajuda-me lá com isso!
Diz-me os nomes das estâncias, para onde é aconselhável voar, etc...estou aberto a sugestões!Mas sempre estâncias com zonas amplas e boas para iniciantes e para nos últimos dias arriscar numas mais complicadas...
Daquilo que vi, em Grandvalira arranja-se alojamento relativamente barato...
Nessas estâncias na Áustria o alojamento não é mais caro?
E relativamente aos forfaits, aluguer de material, aulas?
Tem com aprés-ski e vida fora das pistas?

Tudo depende, em primeiro lugar, dos vôos, só vale a pena se conseguires vôos baratos para perto da Austria, isso terás que ver tu.

A partir daí já te posso dar idéias, em termos gerais na Austria consegue-se alojamento barato, mas também depende do termo de comparação, não qual é o preço que tens para Andorra.

A não ser nas estâncias mais luxuosas, os forfaits na Austria são mais baratos do que em Andorra, o aluguer do material é capaz de ser um pouco mais caro, as aulas são mais caras (as individuais são caríssimas, as aulas em grupo não sei, só vendo) e a comidad em pistas é mais barata na Austria.

Fora das pistas a Austria é conhecida pelo après-ski, eu essa parte costumo passar.
 

Caracol

Membro
Perguntei-te nomes das estâncias mais aconselhadas para "maçaricos" porque estou mesmo a zeros em relação a estâncias no Alpes e mais ainda na Áustria...e em relação aos voos o mesmo, porque não se não sei os nomes das estâncias, não sei que destino de voos procurar...lol

Que estâncias me aconselhas?

OBRIGADO e desculpa tanta pergunta...

Tudo depende, em primeiro lugar, dos vôos, só vale a pena se conseguires vôos baratos para perto da Austria, isso terás que ver tu.

A partir daí já te posso dar idéias, em termos gerais na Austria consegue-se alojamento barato, mas também depende do termo de comparação, não qual é o preço que tens para Andorra.

A não ser nas estâncias mais luxuosas, os forfaits na Austria são mais baratos do que em Andorra, o aluguer do material é capaz de ser um pouco mais caro, as aulas são mais caras (as individuais são caríssimas, as aulas em grupo não sei, só vendo) e a comidad em pistas é mais barata na Austria.

Fora das pistas a Austria é conhecida pelo après-ski, eu essa parte costumo passar.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Perguntei-te nomes das estâncias mais aconselhadas para "maçaricos" porque estou mesmo a zeros em relação a estâncias no Alpes e mais ainda na Áustria...e em relação aos voos o mesmo, porque não se não sei os nomes das estâncias, não sei que destino de voos procurar...lol

Que estâncias me aconselhas?

Os aeroportos que dão acesso às estâncias da Austria são Munique e Memmigen (este também é conhecido como Munique-Oeste, é para onde voa a Ryanair, porque para os aeroportos da Austria não se conseguem vôos directos nem bons preços.

Não te aconselhei nenhuma estância porque na Austria há perto de 300, tenho que ver quais são as melhores para principiantes, pensei que era melhor dar-te idéias só depois de saberes se encontras vôos a bons preços.

De qualquer maneira, uma boa hipótese é o Skiwelt http://www.skiwelt.at/de/, em concreto Ellmau ou Scheffau, com tempo posso dar-te mais idéias.
 

Caracol

Membro
Boas!

Pelo que vi, consigo arranjar voos a bons preços para o aeroporto de Memmingen.
A Áustria tem tantas estâncias que para um novato como eu, é impossivel escolher uma, quer pelo tipo de pistas que podem ter, quer pelos preços dos alojamentos, etc...

Não sou pessoa de desistir à primeira, mas esta época acho que será mais provável dar um salto a Grandvalira...será "mau" para alguém que só conhece a nossa Serra da Estrela e Manzaneda e tem umas 12 horas de experiência de ski?


Cumprimentos

Os aeroportos que dão acesso às estâncias da Austria são Munique e Memmigen (este também é conhecido como Munique-Oeste, é para onde voa a Ryanair, porque para os aeroportos da Austria não se conseguem vôos directos nem bons preços.

Não te aconselhei nenhuma estância porque na Austria há perto de 300, tenho que ver quais são as melhores para principiantes, pensei que era melhor dar-te idéias só depois de saberes se encontras vôos a bons preços.

De qualquer maneira, uma boa hipótese é o Skiwelt http://www.skiwelt.at/de/, em concreto Ellmau ou Scheffau, com tempo posso dar-te mais idéias.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Boas!

Pelo que vi, consigo arranjar voos a bons preços para o aeroporto de Memmingen.
A Áustria tem tantas estâncias que para um novato como eu, é impossivel escolher uma, quer pelo tipo de pistas que podem ter, quer pelos preços dos alojamentos, etc...

Não sou pessoa de desistir à primeira, mas esta época acho que será mais provável dar um salto a Grandvalira...será "mau" para alguém que só conhece a nossa Serra da Estrela e Manzaneda e tem umas 12 horas de experiência de ski?


Cumprimentos

Grandvalira (excepto Pas de la Casa), é das melhores estâncias que conheço para principiantes, porque além de ter zonas de iniciação tem também boas pistas para progredir depois, se for essa a escolha vais ver que não te vais arrepender.
 
Top