joker disse:
Porque não leem o que foi escrito anteriormente por n utilizadores?
Quanto a Sian Ka'an não há muitos comentários, daí as perguntas. De qualquer das formas agora já posso deixar eu a minha experiência.
Acabei de regressar do México e além de Chichen Itza + Ek Balam, fiz também Sian Ka'an com o Sr. Espinoza.
Só posso dizer que correu tudo bem e adoramos.
Como tinha dito anteriormente, o ano passado fui a Chichen Itza com o Miguel e correu tudo ok. Este ano como estavamos com amigos repetimos o destino, mas fomos com o Sr. Espinoza.
Assim sendo, apesar de não ter razão nenhuma de queixa do Miguel, comparativamente, gostei muito mais de ir com o Sr. José, pois aprendi coisas sobre a cultura e história maia que o ano passado me tinham passado completamente ao lado. Nota-se perfeitamente o seu gosto e conhecimento da cultura maia.
Durante a viagem fez uma pequena introdução à história maia e quando chegamos a Chichen Itza foi explicando o significado de cada uma das ruinas que estavamos a ver e o seu enquadramento histórico. Achei também interessante o facto de referir as diferentes versões dos arqueólogos/historiadores e nunca tomar como certa determinada versão. Neste aspecto distingue-se da maioria dos guias que encontramos, que dão mais ênfase a aspectos mais "turisticos", do que propriamente históricos. Não tivemos tanto tempo para as habituais comprinhas em Chichen Itza, pois o dia é muito longo e o tempo não estica, mas deu para alguma coisa.
De seguida fomos ao cenote Ik Il, almoçamos e fomos para Ek Balam. Trata-se de um local ainda não muito visitado e por isso estava relativamente sossegado. Foi possível subir ao topo da pirâmide principal e a vista é lindissima. Por fim, passamos por uma fábrica de Tequila e regressamos ao hotel (no total foram mais de 12h desde que saimos do hotel até chegar).
Quanto a Sian Ka'an, adorei!!!

É uma viagem espectacular, apesar do percurso de 2h30 para cada lado de jipe numa estrada cheia de buracos. Conseguimos ver golfinhos, tartarugas, crocodilos, fazer snorkeling na 2ª maior barreira de coral e nadar numa piscina natural no meio do oceano.

Quanto a fazer com o Miguel ou o Sr. Epinoza, não me parece que seja muito diferente, pois esta excursão não é feita diretamente com eles, mas sim com uma operadora especializada neste percurso. Acho que é uma questão de tentar ter o melhor preço e no caso de fazerem mais excursões com algum deles, pode ser vantajoso fazer tudo com a mesma pessoa.