Novidades

Evelop nunca mais!

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá amigos.
É com tristeza que estou a escrever este tópico, em férias.
Viajei para Menorca no dia 17 desde mês e uma mala não chegou. Fui ao guichê da companhia no aeroporto de Maó participar da ocorrência. Disseram-me que assim que chegasse, entregavam na recepção do hotel onde estou.
Já telefonei 3 vezes a querer saber da mala.
A primeira disseram que estava em Lisboa e não sabiam quando chegava.
A segunda disseram que chegava dia 24. Esta companhia voa semanalmente de Lisboa para Menorca e não envia malas por outras companhias!!!! Seja ou não este o procedimento "normal", não é de todo o normal para resolverem um problema.
A terceira foi hoje e disseram que a mala chegou ontem e que vão entregar...quando vierem...
Estou sempre a reforçar quando telefono que para além de roupa para um bebé, tem medicamentos, mas o que vejo é que não se estão a importar com isso.
Fez ontem 1 semana e mala...nada. Quando será entregue,não sei,isto se for entregue.

Obviamente tivemos de comprar roupa e os medicamentos que serão pagos...se tudo correr bem, coisa que não está a acontecer agora.

Em 2009 fomos a Praga pela TAP. Houve overbooking. Disseram-nos logo em Lisboa para quando regressássemos, fossemos ao guichê receber os 400€ de indemnização. Na Evelop não só não nos disseram nada, como só disseram que eventualmente teria direito a pagar os gastos que tivéssemos com compras de primeira necessidade,(até 160€) porque eu perguntei.
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
"Não se estão a importar com isso".
@Paulo Leite , vou fazer a participação na Evelop para pagarem os gastos extra que tivemos. Quanto a indemnização, não sei. Também tenho seguro pelo cartão de crédito, mas não sei qual dá melhores condições.
 

basapistas

Membro Conhecido
As companhias charters têm este problema, quando as coisas correm mal é mais difícil de resolver! Verifica junto do handling que trata das malas da evelop, o que se passou, para perceberes quem é que andou a falhar e para desta forma perceberes a que se deveu a esse atraso! Pois não é normal que num voo sem ligações a mala não embarque no voo. E claro vê se tens algum tipo seguro!
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Guerra para a frente. não desistas!
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Espero que tenhas sorte a resolver isso o mais depressa possível.

Esse é o motivo pelo qual evito ao máximo usar voos charter, pois quando algo corre mal a solução é só 1 semanas depois... quando avião regressa a esse destino.

tenta usar a a "Airhelp"
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Fui hoje ao aeroporto buscar a mala, já que eles não traziam. Ao contrário do que disseram por telefone, a mala não chegou!!!
Só me apetecia dizer asneiras a esta gente incompetente! Não sabem quando chega e dizem que têm tido problemas com a Evelop. O gichê é do grupo da Iberia.
Vou esquecer isto porque já vi que não vou ter a mala até acabar as férias, que será domingo.

Alguém foi indemnizado e pagaram os custos com os bens que compraram?
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Espero que tenhas sorte a resolver isso o mais depressa possível.

Esse é o motivo pelo qual evito ao máximo usar voos charter, pois quando algo corre mal a solução é só 1 semanas depois... quando avião regressa a esse destino.

tenta usar a a "Airhelp"
Penso que a AirHelp só serve para atrasos ou cancelamentos de voos! Não para extravio de malas...
 

roller

Membro Conhecido
Não sei... mas acredito que podem saber a quem recorrer nestes casos ;).
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Actualização: a recepcionista está a ajudar-nos nos contactos com a Evelop.
No aeroporto deram-nos um numero de telefone directo para saber das bagagens. Ligamos varias vezes durante 2 dias, está desligado!
Voltou a telefonar para a central de bagagens e agora dizem que a mala "deve" estar em Lisboa. Portanto, mentiram quando disseram que tinha chegado a Menorca no domingo.

Sobre a airhelp, o que vi no site deles é que falam em bagagem perdida, danificada ou atrasada, deduzo que tratem destes casos.
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Então põe ja uma acção na airhelp!

Não podem "brincar" assim com as pessoas... com sorte regressa a Lisboa e a mala vai parar a Menorca...
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Isto quando se perde uma bagagem é um filme de terror. Aceito que se possa extraviar uma mala, mas as informações falsas, dúbias ou a falta delas tira qualquer um do sério.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
A meu ver, só posso tomar alguma decisão após ter a mala nas minhas mãos, avançando com o processo de atraso de bagagem, ou quando a Evelop der a mala como perdida e aí avanço com o processo de bagagem perdida.
EDIT: contactei agora a airhelp. Realmente não tratam casos de bagagem, apenas têm info sobre essa matéria no site deles.
 
Última edição:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Como era de esperar, a mala não chegou até final das férias.
Voltei de férias ontem e dirigi-me pela 3ª vez ao chichê da Iberia para saber da mala. Disseram-me que a mala não estava ali e que não sabiam dela.
Quando cheguei a Lisboa fui aos perdidos e achados da Portway no aeroporto, são eles que tratam da bagagem da Evelop.
O sr. informou que a mala foi para Menorca no dia 24 de Junho no tal voo semanal da Evelop e que no aeroporto de Lisboa não está. Portanto, tudo aponta para que esteja em Menorca, já que foi no voo directo. Em Lisboa não pôde abrir o processo e adicionar alguma informação, como por exemplo, lista do conteúdo da mala, porque o processo estava com o aeroporto de Menorca.
Alguma informação importante que ele me disse:
- Quando se abre o processo, deve-se listar pelo menos 3 objectos que estejam dentro da mala, para além da descrição das características dela. Isto porque, se a mala perdeu a etiqueta da companhia, eles abrem a mala e vêm se o conteúdo coincide com a lista que lá colocamos. A Evelop não me pediu informação nenhuma. Parece que não se estão a preocupar muito...
- A Evelop não usou a informação que temos na etiqueta pessoal da mala, como por exemplo, o contacto pessoal do dono da mala;
- Informei-lhe que a Evelop me disse que pagariam até 160 eur para gastos com bens de primeira necessidade. Ele disse: "até nem é mau porque a Easyjet só dá 50 eur!!!" Pois é, mas a comissão europeia define que vai até cerca de 1200 eur. Portanto, cada companhia paga o que quer, literalmente !
- Só é declarada bagagem perdida ao fim de 6 meses e aí a companhia, por norma, dá 20 USD por kg da mala e não interessa se lá tem jóias ou pijamas.
 

basapistas

Membro Conhecido
Eles ainda vão tentar dizer.... que não fizeste check in de mala lol ! Tens ai um longo processo pela frente... vai em frente!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Tal como solicitado pela Portway, escrevi um e-mail à Evelop a relatar a situação e adicionei uma lista de conteúdos diferenciadores da mala, assim como o contacto que estava na etiqueta. Agora é aguardar a resposta.

Paralelamente enviei e-mail para o seguro do meu cartão de crédito Wizink para saber quais eram as condições quando a mala se atrasa ou é perdida.
Fica aqui a informação, o seguro da Wizink (AIG) cobre até 400€ em bens de primeira necessidade, caso a mala apareça e até 1000€ em caso de perda. Em relação aos 400€, as compras só podem ser feitos nos 4 dias após a chegada.
Seguro de Viagem
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Também tenho esse cartão de crédito, e a informação é interessante.
Como se estão a portar, já mandou a papelada para eles pagarem?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Também tenho esse cartão de crédito, e a informação é interessante.
Como se estão a portar, já mandou a papelada para eles pagarem?
Não posso enviar nada por enquanto. Se pedisse já o reembolso pelos bens essenciais comprados, pagariam até 160€ e era considerada atrasada, fechavam o caso e não procuravam a mala. Eu só posso pedir alguma alguma coisa(monetariamente) a partir do momento que a mala apareça e aí avanço com o processo de atraso de bagagem ou após emitirem o documento de perda de bagagem, assumindo que não a encontram e aí avanço com o processo de perda.
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Fui hoje ao aeroporto buscar a mala, já que eles não traziam. Ao contrário do que disseram por telefone,a mala não chegou!!!
Só me apetecia dizer asneiras a esta gente incompetente! Não sabem quando chega e dizem que têm tido problemas com a Evelop. O gichê é do grupo da Iberia.
Vou esquecer isto porque já vi que não vou ter a mala até acabar as férias, que será domingo.

Alguém foi indemnizado e pagaram os custos com os bens que compraram?
Ano passado quando cheguei a Bayahibe a minha mala não chegou, ficou em Madrid, apareceu 3 dias depois.... passado 6 meses +/- devolveram-me o dinheiro que eu gastei no hotel para comprar o que me fez falta, insisti, fiz a reclamação no aeroporto e guardei tudo, etiquetas de mala tudo e tratei por mail, simplesmente enviei a documentação por carta registada e passado um tempo tinha o dinheiro na conta, mas respondiam-me sempre tanto aos emails como aos telefonemas... boa sorte...
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Na 6ª feira a Portway enviou-me um e-mail:
"Informo que a sua bagagem encontra-se no aeroporto de Lisboa."
Sem mais nada. E agora ? É suposto eu ir buscar a mala ao aeroporto, pagar transporte ou parqueamento no aeroporto ? Bom, o importante era a mala ter sido encontrada.
Posteriormente telefonaram a dizer a mesma coisa que disseram no e-mail.
Fui ao aeroporto no sábado de manhã. Já agora aproveito para dizer, o aeroporto está um caos autêntico !
Procurei por tudo quanto era sitio e onde está o balcão da Portway ? Não há ! Fui ao balcão da Groundforce e perguntei como é que vou à Portway, ao que o sr. respondeu-me que tenho de lhes telefonar para nos virem buscar às chegadas e poder entrar com alguém da Portway (?!). Telefonei....telefonei....nada. Chamava, mas ninguém atendia.
Perguntei a um segurança que por ali passava no meio da multidão se havia o balcão da Portway, ele disse que havia, na entrada para o Check-in. Boa, fui lá e lá estava o balcão, só que...não era de perdidos e achados e não podiam fazer nada, só vindo alguém lá de dentro para me vir buscar.
Fui às chegadas, onde chegam os passageiros e entrei onde diz "só pessoal autorizado"...Estava ali um segurança e disse que tinha de ir ao balcão da Portway, ao que ele disse, telefone usando este telefone fixo. E lá estava um telefone e a extensão da Portway para nos virem buscar. Mais uns minutos a chamar e nada, o nº é o mesmo do que o nº de telefone externo. Sorte a minha, estava ali um estrangeiro que também tinha perdido a mala e estava já à espera de alguém da Portway. Fiquei à espera...
Lá chegou uma sra. e levou-me com ela para o balcão da Portway, na área após passarmos pela revisão das bagagens...
Chegados lá, estava uma fila enorme para perdidos e achados e ninguém a atender, a única pessoa era a sra. que me foi buscar. Já se sabe, serviços a funcionar sempre nos mínimos, não pode dar outra coisa. Disse-me para entrar na sala onde estavam outras dezenas de malas perdidas a ver se achava a minha. Dei logo com ela, intacta, com a etiqueta do check-in a dizer MAH(Mahon) e com a etiqueta da própria mala com a morada do proprietário e o contacto. Como era óbvio perguntei: A mala nunca saiu de Lisboa, certo ? A sra. não soube ou não quis responder. Estava ali tudo o que precisavam para me contactar, etiqueta de check-in e etiqueta pessoal, mas nunca me contactaram nem enviaram a mala para o destino. E esta hein ?
Demorei uns bons 10 minutos a tentar passar o corredor das chegadas "nada a declarar", os passageiros eram tantos que estava ali um funil enorme para aquela passagem tão estreita de 2 metros.

Voltei a enviar e-mail à Evelop a perguntar da indemnização e/ou pagamento dos custos que tive com bens essenciais. Vamos ver o que respondem.
 
Última edição:
Top