Caro colega viajante, estive na semana passada no Occidental Punta Cana (vou abreviar para OPC).
Eu ainda há pouco mais de meio ano, estive no México no Grand Bahia Principe, e por esse motivo queria desta vez um hotel mais barato, mesmo que fosse mais fraco. A minha primeira (e boa) escolha, foi o Sirenis Punta Cana, mas como já não havia quartos disponíveis recomendaram-me o OPC que estava no mesmo valor, é de 5 estrelas e "igualmente bom" apesar de mais velho. Não averiguei muito, porque para mim o que interessava era a proximidade da praia (é na primeira linha), o preço e pouco mais, confiando que 5 estrelas seria um bom hotel. Mas fui bem enganado! Vi pessoas a falarem mal do OPC, e vi pessoas a falarem bem do OPC. Mais tarde digo a razão disto.
Resumindo: recomendaria o OPC a algum amigo? NÃO, NUNCA NA VIDA!
Poderia caracterizar o OPC como um razoável/bom hotel de 3*, fraco 4* e péssimo 5*.
Falei com alguns portugueses que estiveram lá na mesma semana, e nenhum gostou do hotel. Ao longo da estadia, também falei com outros turistas de outras nacionalidades, e... a mesma opinião. Hotel muito mau! Imaginem, que até um vendedor de praia que me abordou e reparou que eu estava no OPC me disse que este hotel não era grande coisa! Um outro vendedor, mas esse de uma feira de artesanato que fazem dentro do Hotel, me disse que no OPC não é comum haver portugueses, pois eles costumam preferir hotéis melhores.
No lobby, a caixa das sugestões era transparente e lá conseguias ler nos folhetos preenchidos por hóspedes realidades muito más sobre este hotel!
Se quiseres posso-te enviar algumas fotos que tirei para fazer aqui um report, de modo a elucidar os portugueses sobre este hotel.
Este hotel, não era totalmente fraco, obviamente tinha alguns pontos bons. No entanto, esses pontos bons eram ofuscados pelos pontos fracos. Os funcionários, alguns deles eram muito simpáticos, mas... eram igualmente ofuscados pelos incompetentes e preguiçosos.
Vamos a factos:
1) Às 5h da manhã já estava eu a caminho do Porto para ir até Madrid, e de lá para Punta Cana. No avião não consegui dormir muito, pois tinha duas crianças à minha frente muito mal comportadas, e ao meu lado a avó sempre aos berros com eles. Como imaginam, cheguei muito cansado. Após o checkin não havia ninguém para levar as malas ao quarto. São 5 estrelas! Tem de haver esta cortesia... Lá fui para o quarto, com as minhas malas... quarto velho, tipo anos 80.... mas muito degradado. A melhor parte do quarto era a vista, para o resort ao lado! Quando regressei ao quarto após jantar para dormir um pouco, verifiquei que o ar condicionado estava avariado. Estava imenso frio e o comando (fixo na parede), estava partido e não conseguia regular nem a temperatura, nem desligar o AC. O AC era tão velho que fazia um barulho ensurdecedor e não deixava ninguém dormir. Além disso, pingava água no chão. Telefonei para o apoio do cliente e quando começava a falar, desligavam-me a chamada. (Fizeram-me isso 3 vezes seguidas) - impecável, não?! Fui pessoalmente ao apoio do cliente para mudar de quarto. Indicaram-me para esperar que iam arranjar o problema. Esperei 1 hora. Nada... Fui lá novamente e expliquei que estava acordado há muito tempo e queria dormir. Disseram para esperar 30 minutos. Lá esperei... problema resolvido? Não! Fui novamente... igual... Fui novamente... igual... Era já meia noite em Punta Cana, 5h da manhã em Portugal, portanto já tinha atingido o limite. Estava de férias, não me queria chatear, mas lá teve de ser... Arranjei um quarto novo (mas igualmente velho) a muito custo. Desta vez, vá... tive alguém para me levar as malas. Parece que no hotel não havia quartos disponíveis, e funcionário não conseguia arranjar o AC porque precisava de uma peça nova.... e, insistiam comigo para tentar dormir com o barulho! 5 estrelas? Acho que isto são 5 estrelas, mas negativas!
2) Limpeza! Ora, as mulheres da limpeza, pelo menos as que limpavam o meu quarto, gostavam de ligar a televisão enquanto limpavam.... conclusão... demoravam imenso tempo. Até meio da semana, quando chegava do pequeno almoço já tinha o quarto limpo. Depois, simplesmente não limpavam o quarto. Sim, verdade! Devia ser das 5 estrelas... Nos últimos 3 dias (já excluindo o último dia), tive de pedir sempre para me limparem o quarto. No primeiro dia destes últimos 3 dias de "sujidade", deixei às 8h30 na porta o indicador para me limparem o quarto. Só foi limpo às 16h.... No dia seguinte, fiz o mesmo... às 13h ainda estava por limpar. Será que quando colocamos o indicador para limpar o quarto elas não limpam? Tive de ir ao porteiro reclamar... No outro dia, foi a mesma coisa... E só tive o quarto limpo depois das 14h.
3) Buffet! Haviam dois restaurantes, um ao pé do lobby e aqui, até digo que os empregados (na sua maioria), eram muito simpáticos e prestáveis (devem ter vindo de outro hotel), e um outro ao pé da praia. A diferença entre ambos, é que, no primeiro havia dress code, e no segundo - ao pé da praia, até de calções molhados se podia estar! Isto é vantajoso. As bebidas em ambos os restaurantes, eram servidos pelos funcionários, portanto estávamos dependentes deles para beber qualquer coisa. Acontece que, no único e última vez que fui ao restaurante ao pé da praia, e ainda com poucos clientes estive com o copo no ar a pedir ao funcionário para me servir e fui totalmente ignorado. Ele olhou, e... ignorou! Comportamento 5 estrelas, certo? Nem me importei... levantei-me e fui ao outro restaurante. Mas que abuso! Ao que parece, os funcionários preguiçosos, incompetentes e sem formação, são totalmente prestáveis quando vêm um par de notas de gorjeta.
4) Piscinas! Estavam sujas, cheias de copos a boiar... tinham lanternas soltas, zonas sem azulejo, etc. Tenho aqui uma foto de umas manchas amarelas que apareciam sempre numa das piscinas. A água só era limpa de manhã por umas máquinas, depois não era reciclada.
5) Lotação! Parece que os dominicanos e a família dos empregados podem frequentar o hotel durante o fim de semana (e não só). Não tenho nada contra eles, até são simpáticos e os pequenotes bem educados (no geral). Mas quando vi isto pela primeira vez, logo mal cheguei ao hotel fiquei chocado! A piscina principal estava completamente cheia.... compreensível... estava calor, mas aqui o problema, era uma boa parte dessas pessoas estarem na piscina com roupa! Sim... com a roupa, o que dá muito mau aspecto, parecia um tanque num bairro social. Depois estava lá a polícia, porque eles iam a comer para o meio da piscina e não podiam. E também estava lá um empregado feito árbitro sempre a apitar para controlar as crianças, sempre que estas faziam asneiras ou iam para uma zona mais funda. E... depois, eram copos pelo ar, comida a boiar... enfim... extremamente desagradável para as suas 5 estrelas.
Um outro problema da lotação, é que este hotel é um dos poucos ali da zona que recebem estudantes da "Student-TRIP"... centenas de jovens de 17 a 19 anos de férias, todos juntos... Confusão. Vi de tudo, bem comportados, civilizados, a... autênticos terroristas embriagados.
Agora, porque é que há pessoas que gostaram do hotel?! Por exemplo, se calhares no edifício 13, os quartos já estão restaurados... E se a lotação for razoável, contribuirá para um clima de mais calma. Depois existe lá um par de clubes de férias, o Royal e o Travel, estes têm serviços exclusivos de melhor qualidade. Não sei se valerá o que pagam!
Quanto à comida, a variedade não é muita, mas a qualidade, em parte não é má. As carnes são duras, parecem borracha, mas as saladas, massas, pizza... são boas.
Portanto, Hugo, e... outros interessados no Occidental Grand Punta Cana... não paguem mais por este, em relação ao Riu, pois estas 5 estrelas não são dignas deste hotel.
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas. Quanto ao Riu não te posso dizer, pois não estive lá, mas há uma grande probabilidade de, apesar das suas 4 estrelas, ser bem melhor que o Occidental de 5 estrelas.