Novidades

Duvida: filha menor

roller

Membro Conhecido
deduzo num cenário tipo " mãe vai com o miúdo para fora e o pai não quer" o pai comunica ao SEF que a mãe e o miúdo vão no voo X ha hora H e o SEF vai a lista de embarque e actua...

Estou meramente a especular... pois não me parece que sejam a malta do raio x ou que está a fazer o embarque que se vao dar a tal trabalho...
 

Copas

Membro Ativo
Isto das assinaturas e autorizações é realmente estranho ... já houve uma vez, no controle de passaportes do aeroporto de Lisboa, quando viajamos os 3 para fora da europa que pediram o BI do meu filho para confirmar a filiação(sim, pq o passaporte, pelo menos os antigos, não tinham a filiação ...). A sorte é que eu já estava alertada para isso senão teríamos ficado em terra!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Copas disse:
Isto das assinaturas e autorizações é realmente estranho ... já houve uma vez, no controle de passaportes do aeroporto de Lisboa, quando viajamos os 3 para fora da europa que pediram o BI do meu filho para confirmar a filiação(sim, pq o passaporte, pelo menos os antigos, não tinham a filiação ...). A sorte é que eu já estava alertada para isso senão teríamos ficado em terra!
E com razão, nestas coisas todo o cuidado é pouco ;)
 

roller

Membro Conhecido
Copas disse:
Isto das assinaturas e autorizações é realmente estranho ... já houve uma vez, no controle de passaportes do aeroporto de Lisboa, quando viajamos os 3 para fora da europa que pediram o BI do meu filho para confirmar a filiação(sim, pq o passaporte, pelo menos os antigos, não tinham a filiação ...). A sorte é que eu já estava alertada para isso senão teríamos ficado em terra!
como referes controlo de passaporte deves referir a um voo fora da UE ou do espaço shengan logo é provável que seja procedimento comum pois ja se trata da policia/SEF

Num voo dentro do espaço shengan não há controlo nenhum do SEF... a não ser que estejam alertados para algo...
 

Copas

Membro Ativo
Creio que para o Reino Unido (não é shengan)passam no controle de passaportes (SEF), pelo menos do que me recordo. A porta de embarque em Lisboa, T1, é bem lá no fundo juntamente com as dos países fora da UE.
 

Sílvia78

Membro Ativo
Bom dia!

Comigo vai acontecer igual, Vou para punta Cana com a minha filha menor. Sou divorciada e ela está a minha guarda, exercendo eu as responsabilidades parentais.

Sendo assim tb necessito da autorização do pai??

Vou sair de madrid,

Já ouvi tantas coisas que estou confusa :no:
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Raquel,
Por uma questão de cautela, acho que devia levar a declaração do pai.
Até porque na alfandega, eles não devem ter maneira de verificar quem tem a guarda da menor, ou quem exerce as responsabilidades parentais. Apesar de sair via Madrid, e desconhecendo eu o procedimento lá, não arriscaria.
Acho preferível ir prevenida e não ser necessário qualquer documento, a exigirem-lho e não o ter, e ficar em terra. :(
Boa viagem.
 

Pedro R.

Membro Ativo
Eu vou para Samaná com a minha mulher e minha enteada e já temos a declaração do pai. O ano passado fomos para a Grécia e não pediram nada, mas levamos sempre a autorização do pai com assinatura devidamente reconhecida por notário. Tenho conhecimento de um caso de u a mãe com guarda do filho que ficou em terra num voo para Paris nas ferias da Pascoa por falta do papelinho.
 

Sílvia78

Membro Ativo
Obrigada :)

Já falei com o meu ex marido e pelo sim, pelo não, ele vai comigo ao notário. Embora no SEF me digam que não é necessário visto estar unicamente à minha guarda não vou arriscar.

Na declaração quem precisou, colocou o País de Destino?
 

rique

Membro Ativo
Boa noite
Também viajo sempre com a minha filha (fez agora 15 anos) e costumo levar a carta com a sentença judicial que comprova que detenho o poder paternal (apresentei uma ou duas vezes na porta de embarque).
Como precaução levo sempre também uma declaração assinada pela mãe, embora nunca tenha sido necessária.
Como a minha esposa também vai, normalmente só me preguntam se sou o pai e se sou casado.
Boas viagens
 

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
rique disse:
Boa noite
Também viajo sempre com a minha filha (fez agora 15 anos) e costumo levar a carta com a sentença judicial que comprova que detenho o poder paternal (apresentei uma ou duas vezes na porta de embarque).
Como precaução levo sempre também uma declaração assinada pela mãe, embora nunca tenha sido necessária.
Como a minha esposa também vai, normalmente só me preguntam se sou o pai e se sou casado.
Boas viagens
nem mais, basta 1 documento que indique ter a responsabilidade parental

eles pedirem o documento é tipo 1 num milhão
 

cmsp

Membro
Boa noite, as regras para sair de Lisboa (ou qualquer aeroporto português) são iguais seja qual for o destino, de Lisboa para o Funchal já tive que apresentar a declaração muitas vezes, é pedida no balcão do check-in,assim como para idas a Madrid e outros lugares da Europa.
Saidas para fora da Europa, os procedimentos foram os mesmos, solicitaram o papel no balcão do check-in.
Se os pais forem casados, um deles pode viajar com os menores e não é preciso declaração, antes a confirmação era pelo BI, agora perguntam se somos casados e se dizemos que sim não pedem (depende de quem faz o check in).
Se a guarda é só de um dos pais,desde que apresente a declaração em como tem a guarda total, pode viajar.

Para regressar não é preciso nenhuma declaração, mas como já tenho a da ida também não seria problema.

As declarações são validas por 6 meses, se não referir o destino, pode usar a mesma várias vezes.
No notário existe um template da declaração.

Levo sempre a autorização assinada pelo pai e reconhecida em cartório e uma fotocópia do cartão do cidadão do pai (não devia ser preciso,mas já me pediram) e com o que se gasta em viagens não gosto de arriscar.

O meu conselho é que façam sempre a declaração, muitas vezes não pedem, mas assim garantem que não há problemas. Uma das vezes que viajei para o Funchal, o pai estava no aeroporto no balcão de check-in e mesmo com a presença dele não queriam autorizar porque não havia o papel, acabamos por fazer um na hora e fizeram o "favor" de deixar passar mesmo sem a assinatura estar reconhecida em cartório...
 

Sílvia78

Membro Ativo
Muito obrigada pelos vossos comentários!

Não vou arriscar e vou levar a dita declaração, o que na minha opinião esta errado, porque desde o momento em que somos nós que temos a guarda dos nossos filhos não deveriam pedir a autorização do outro progenitor.

A minha advogada assim como o SEF dizem que não é necessário, mas ouvi dizer que existem companhias aéreas que o exigem. Ou seja, todos mandam.....

Por isso, para evitar stresses com a viagem e ficar com as férias estragadas levo o papelinho assinado :)
 

LEODAN

Membro Ativo
ola amigos

deixo aqui a minha opinião baseada na minha experiencia .

pelo sim pelo não devem levar sempre a declaração de autorização do pai ou doa pais que não viajam , so tem de dizer que o senhor/a X autoriza o seu filho de nome Y a viajar para o locar W com a sua MÃE / AMIGA / AVO / PROFESSOR , ETC ETC , nas datas de X a X , em viajem de ferias .

e essa declaração não tem de ser obrigatoriamente reconhecida a assinatura no notario, se tiverem algum advogado amigo, ou não , esse mesmo advogado tem poderes para fazer o reconhecimento .

arriscar a não levar a declaração mesmo sendo casados é um perigo , alem de que se forem para um pais para onde seja obrigatorio levar passaporte , o mesmo passaporte não diz se A é filho de B , ou se C é casado com D.

MUITO CUIDADO COM ISTO , DECLARAÇÃO SEMPRE
por uma miseria de 20€ +- podem comprometer uma viajem
 

Sílvia78

Membro Ativo
LEODAN disse:
ola amigos

deixo aqui a minha opinião baseada na minha experiencia .

pelo sim pelo não devem levar sempre a declaração de autorização do pai ou doa pais que não viajam , so tem de dizer que o senhor/a X autoriza o seu filho de nome Y a viajar para o locar W com a sua MÃE / AMIGA / AVO / PROFESSOR , ETC ETC , nas datas de X a X , em viajem de ferias .

e essa declaração não tem de ser obrigatoriamente reconhecida a assinatura no notario, se tiverem algum advogado amigo, ou não , esse mesmo advogado tem poderes para fazer o reconhecimento .

arriscar a não levar a declaração mesmo sendo casados é um perigo , alem de que se forem para um pais para onde seja obrigatorio levar passaporte , o mesmo passaporte não diz se A é filho de B , ou se C é casado com D.

MUITO CUIDADO COM ISTO , DECLARAÇÃO SEMPRE
por uma miseria de 20€ +- podem comprometer uma viajem
Olá!

Já tenho a minha. Ficou por 12€ na conservatória. No entanto, pedi uma cópia do assento de nascimento onde consta que eu tenho o poder paternal e essa apenas por 2€. pelo sim, pelo não vou levar as duas coisas.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Isa, o documento pode ser feito na hora ou pode ser já levado minutado, com todos os elementos necessários.
O importante é ser assinado na presença de quem vai reconhecer.
 

Sílvia78

Membro Ativo
Cristina Sousa disse:
Isa, o documento pode ser feito na hora ou pode ser já levado minutado, com todos os elementos necessários.
O importante é ser assinado na presença de quem vai reconhecer.
olá Isa,

Eu fiz o meu , coloquei as nossas identificações, o destino e o mês da viagem e entreguei ao pai da minha filha para ir reconhecer a assinatura. (se quiseres posso envia-te o exemplar do meu).
Atenção que os valores da conservatórias são diferentes do que num cartório. Na conservatória ficou por 12€ e se for num cartório fica por 20€.
 
Top