Novidades

Duvida: filha menor

isa rodrigues

Membro Ativo
Bom dia viajantes.... tenho uma duvida, este ano vou ao Mexico com a minha filha de 14anos, vamos so as 2. O que quero saber é : vou levar comigo a autorizaçao do pai para ela poder sair do País mas no Mexico criam algum problema? É preciso ir a algum notario de la para carimbar o papel para a saida? Alguem teve na mesma situaçao?
obg :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Isa,

Não há problema nenhum ;).. os "problemas" são cá... se saiu do país.. é porque estava tudo bem ...

No regresso os "problemas" ainda são menores... pois está a regressar a casa ;)
 

isa rodrigues

Membro Ativo
Bom dia Isa,

Não há problema nenhum ;).. os "problemas" são cá... se saiu do país.. é porque estava tudo bem ...

No regresso os "problemas" ainda são menores... pois está a regressar a casa ;)
Ela ta ansiosa por ir .... obg Paulo

Ola
Mas nao sei se a assinatura do pai tenha que ser reconhecida por um notario ?
Aqui em Portugal tenho de levar ao notario, sim. A ver vamos.... senao fico no Mexico á espera do pai para nos levar p/casa! ahahahah
 

CRS

Membro Ativo
Mais vale prevenir do que remediar.
Já saí nessas condições, via Madrid (para a República Dominicana), e não me pediram a declaração assinada (embora a tivesse).
Por 3 vezes perguntaram-me se era casada com o pai da criança (comprovei apenas de "boca". Se forem pessoas divorciadas, têm obrigatoriamente de ter a declaração.
Sem declaração com assinatura reconhecida pelo notário, podem negar o embarque à saída de Lisboa...e não vale a pena terminar as férias antes de começarem.
No regresso não há problema, o problema sempre à saída de Portugal.
Espero ter ajudado.
 

roller

Membro Conhecido
sim como me disse uma hospedeira da TAP quando mandei um menor sozinho no avião... nenhum pais quer ficar com menores que não são deles... logo problemas no regresso nunca ha... mandam.nos sempre LOL

Na união europeia sendo mãe coma filha nem precisa de qualquer declaração (a não ser que sejam divorciados) fora da UE ja não sei ao certo...
 

isa rodrigues

Membro Ativo
Mais vale prevenir do que remediar.
Já saí nessas condições, via Madrid (para a República Dominicana), e não me pediram a declaração assinada (embora a tivesse).
Por 3 vezes perguntaram-me se era casada com o pai da criança (comprovei apenas de "boca". Se forem pessoas divorciadas, têm obrigatoriamente de ter a declaração.
Sem declaração com assinatura reconhecida pelo notário, podem negar o embarque à saída de Lisboa...e não vale a pena terminar as férias antes de começarem.
No regresso não há problema, o problema sempre à saída de Portugal.
Espero ter ajudado.
Obg CRS.... ajudou sim !

sim como me disse uma hospedeira da TAP quando mandei um menor sozinho no avião... nenhum pais quer ficar com menores que não são deles... logo problemas no regresso nunca ha... mandam.nos sempre LOL

Na união europeia sendo mãe coma filha nem precisa de qualquer declaração (a não ser que sejam divorciados) fora da UE ja não sei ao certo...Ro
Roller, ja fui a Londres e de facto nao pediram a declaraçao, embora a tivesse..... nunca se sabe!
obg a todos pelas informaçoes
 

Copas

Membro Ativo
Aproveitando a boleia do tópico: o meu filho menor vai para Londres, sozinho (viagem de finalistas, nenhum é maior).
Sei que tenho de fazer a declaração reconhecida em notário. A questão é se a mesma tem de ser assinada pelo pai e pela mãe (somos casados) e se é suficiente ser em português (imagino que sim pq é para sair mas é sempre bom confirmar).
Obrigada desde já.
 

roller

Membro Conhecido
basta em português ( se estiver na mesma folha em inglês também não faz mal) mas basta uma folha autenticada e assinada por um dos pais.

de Inglaterra para ca nao ha problemas... os ingleses n querer ficar la com um menor português
 

Copas

Membro Ativo
roller disse:
basta em português ( se estiver na mesma folha em inglês também não faz mal) mas basta uma folha autenticada e assinada por um dos pais.

de Inglaterra para ca nao ha problemas... os ingleses n querer ficar la com um menor português
Obrigado Roller! Isto de ser só uma assinatura se ele for sozinho mas, se sair apenas com um dos pais necessitar da autorização do outro parece ser um nonsence mas pelos vistos é mesmo assim ...
 

roller

Membro Conhecido
se sair com um dos pais não precisa de autorização nenhuma!

Só em caso de serem divorciados...
 

roller

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
e como consegue provar se são ou não???
Se por acaso o aeroporto (policia) estiver alerta para esse embarque ou os nomes não coincidirem, digo eu,... detalhes sinceramente ja não sei.

Sei com certeza que as regras/lei é essa como é controlada já sai fora do meu alcance LOL

 

Tiquiss

Membro Conhecido
roller disse:
Se por acaso o aeroporto (policia) estiver alerta para esse embarque ou os nomes não coincidirem, digo eu,... detalhes sinceramente ja não sei.

Sei com certeza que as regras/lei é essa como é controlada já sai fora do meu alcance LOL
Fiquei baralhado...

Há algum local onde se possa ver essas regras?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
roller disse:
Estão aqui as regras todas!

http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4350

como as aplicam já não sei... não sou do SEF
Menor, filho de pais casados:


- A autorização de saída deve ser emitida e assinada por um dos progenitores, apenas se o menor viajar sem nenhum deles; caso o menor viaje com um dos progenitores não carece de autorização, desde que não haja oposição do outro*,

eu agora pergunto: como é que sabem se há ou não oposição? :p
 
Top