Novidades

De onde é a foto?

thir13en

Membro Novo
Ok! Entretanto também vou descansar... Vou ver se sonho com o sítio ;)
O Luís continua a pesquisa amanhã; não devo ter oportunidade para cá vir muito cedo ;)

Abraço!

hvm

Membro Novo
Eu era capaz de arriscar que se trata de um castelo numa região junto ao rio Guadiana denominada Juromenha que, em tempos, foi ocupada por Romanos e Muçulmanos, conquistado a estes últimos por D. Afonso Henriques.

Foi reconstruído durante a Guerra da Restauração mas muitas das suas estruturas foram destruídas por uma explosão no paiol e, mais tarde, pelo terramoto de 1755, o que levou a novas obras de recuperação.

Actualmente está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Acertei? ;)

jfreitas

Membro Conhecido
hvm disse:
Eu era capaz de arriscar que se trata de um castelo numa região junto ao rio Guadiana denominada Juromenha que, em tempos, foi ocupada por Romanos e Muçulmanos, conquistado a estes últimos por D. Afonso Henriques.

Foi reconstruído durante a Guerra da Restauração mas muitas das suas estruturas foram destruídas por uma explosão no paiol e, mais tarde, pelo terramoto de 1755, o que levou a novas obras de recuperação.

Actualmente está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Acertei? ;)
Certo helena... é mesmo a fortaleza de juromenha (alandroal)... num estado lastimável e de uma beleza incrivel com a albufeira do alqueva aos pés.

A dica que dei ao Gil retrata essa explosão do paiol quando já se comemorava a resistencia das linhas de Elvas, morreram 100 alunos da universidade de Evora juntamente com o reitor Soares Lusitano. (O chamado batalhão académico)

É um local a não perder... pela história e pela beleza... são 15 km desde Elvas.

deixo duas fotos (como complemento da informação) de uma das igrejas no "complexo" e de um papel colado na porta dessa igreja, a que achei uma piada enorme (e ao mesmo tempo uma grande tristeza) ao ver que a informação disponivel num local onde estão sepultados 100 putos que deram a vida pelo país... seja colocada por... "quem nunca frequentou a escola..."
cordoba0524Large.jpg

cordoba0522Large.jpg

hvm

Membro Novo
É lamentável o estado de degradação deste e outros tantos monumentos.

O autor desse texto, pelo menos, escreveu " já três séculos passados", e não "à" como se vê tanto por aí ;)

Este espaço, para além do jogo, também pode servir para ficarmos a saber mais sobre os diversos locais ;)

Quanto ao jogo, passo a bola a quem quiser ;)

jfreitas

Membro Conhecido
hvm disse:
É lamentável o estado de degradação deste e outros tantos monumentos.

O autor desse texto, pelo menos, escreveu " já três séculos passados", e não "à" como se vê tanto por aí :p

Este espaço, para além do jogo, também pode servir para ficarmos a saber mais sobre os diversos locais ;)

Quanto ao jogo, passo a bola a quem quiser ;)
Como já disse, achei um piadão ao texto e ao facto de ter sido colado na porta da igreja.. apesar de "nunca ter frequentado a escola" escreve melhor que muitos licenciados actualmente...

Aproveito a deixa... e vou postar outra foto...

thir13en

Membro Novo
Parecia-me, pelas janelas do primeiro andar e pelo ar condicionado cá fora ;)
Sendo assim, vou para a hipótese mais lógica: Londres?

jfreitas

Membro Conhecido
thir13en disse:
Parecia-me, pelas janelas do primeiro andar e pelo ar condicionado cá fora ;)
Sendo assim, vou para a hipótese mais lógica: Londres?
Nop... tb não é londres mas isso era o que eu queria que pensassem logo à partida