Novidades

Cuba de forma independente - Ajuda, Por Favor!!

nmbb

Membro Ativo
Olá a todos :)

Espero que este pedido de ajuda vos encontre, a todos, bem.

Mais uma vez cá venho eu a chatear… Mas vou fazer uma viagem que ainda julgo ser mais complicada de planear que a da Tailândia/cambodja. Não porque o país seja mais difícil que não o é, nem de perto nem de longe. Mas porque não há ainda assim tantas experiências relatadas (de pessoas que tenham ido de forma independente) que me dêem a segurança que nessas viagens.

Mas bem, vamos a coisas mais concretas. Irei fazer Cuba por minha conta e risco. Serão 15 dias, sendo que já tenho 7 dias reservados no Iberostar Playa pilar e os restantes dias seria para conhecer o interior de cuba. Para já a única coisa certa é o voo, que já está comprado, na companhia da air europa.

Então vamos às questões:

1º Aproveito já para perguntar; há por aí alguém que já tenha ido para o iberostar Playa pilar.. é muito recente e ainda não há muitos relatos de portugueses…. Pelo que entendo, o hotel não tem praia? Isso será um problema? Como seria a melhor forma de aproveitar a playa pilar? Há pessoas que alugar uma scooter por lá? Que acham?

2º Bem, mas the first comes first… Condições para entrar em Cuba.. Confirma-se só a ‘tarjeta’ turística, certo? Eu contactei a embaixada para saber informações para fazer o pedido por correio.. A srª, com o seu dialecto espanhol, não me convenceu… engasgou-se um bocadinho e só me aconselhou mandar um email dirigido ao consulado a pedir informações. Portanto, é seguro pedir por correio? Fazem ideia a média de tempo que demora? E é verdade que se for lá presencialmente me dão no dia?

3º Cuidados para Cuba.. Tb não encontro informação coerente… Vacinas? Muito repelente, eu sei..:p Já agora, problemas de maior com o Zika.. não se coloca, certo? Outros cuidados?

4º Roteiro (vejam lá se concordam com este pseudo-roteiro que ando a planear):

Dia 1 – Madrid - Havana
Dia 2 – Havana
Dia 3 – Havana
Dia 4 – Havana (eventualmente ir a Vinales??)
Dia 5 – Havana - Cienfuegos (almoçar, ver praça) – Trinidad
Dia 6 – Trinidad
Dia 7 – Trinidad
Dia 8 – Trinidad – cayo guillermo
Dia 8- 14 – Cayo Guillermo
Dia 14 – Cayo guillermo – Santa Clara
Dia 15 – Santa Clara – Havana – Madrid (Voo as 21h)

Nota: Outra opção seria no dia 14 ir direto para havana… Mas parando em santa clara, no último dia ainda poderia aproveitar um bocadinho a praia e hotel de manhã, porque é consideravelmente mais perto. Também gostava de passar em remédios mas parece-me impossível.

Que me dizem? Consideram mal distribuído? Tirariam um dia de Trinidad para havana? Ou para outro sítio qualquer?

5º Tudo o que foi descrito em cima foi planeado em função dos horários dos autocarros da via azul. Quem já utilizou? Recomendam? Os pouquíssimos relatos que encontrei referem ser minimamente seguro… Aconselham-me a comprar logo os bilhetes todos no primeiro dia, uma vez que levo tudo mais ou menos programado? Aliás, é possível comprar logo para os dias todos? É que pelo que li o maior problema de ir nestes autocarros é mesmo chegar lá e já não haver bilhetes. Também li que além destes autocarros, também há os chamados ‘taxis partilhados’ que ficam praticamente ao mesmo preço que o autocarro e deixam À porta.. mas ainda não percebi muito bem como consigo um táxi partilhado. :(

6º Se na praia não dispenso um resort, nas cidades quero mesmo uma experiência cultural o mais rica possível. Por isso, quero, claro, ficar nas casas particulares, autorizadas pelo governo. Alguém conhece alguma que me aconselhe muito?
Estou a pensar seguir-me pelo tripadvisor.

7º Guia: Sei que há um guia super recomendado (Boris, certo?).. E irei contactá-lo.. e também estou a pensar contactar o taxista Joel, recomendado pelo CruzaMundos, mas só queria saber, se possível, valores praticados por ele, para excursões em havana, por favor. Para ter termo de comparação… E já agora, é verdade que ele arranja deslocação entre cidades? Compensa?

8º Já que falo nisso, alguém sabe a melhor forma de ir de Ciego de Ávila até cayo guillermo? É capaz de ter também táxis partilhados, não? Houve uma agência de viagens, a I go travel, que me aconselhou a alugar um carro… mas não me parece nada boa ideia.

9º A questão do dinheiro, confesso que também ainda me faz alguma confusão… Em primeiro lugar, o que aconselham, levo logo bastantes euros de cá? Segundo consta não há muitos multibancos.. ?! E é melhor trocar onde.. aeroporto ou lojas em havana? Há algum truque que saibam e queiram partilhar? ;) No méxico por exemplo, o truque em playa del carmen era andar um bocado e levantar dinheiro num multibanco mais distante.. a taxa fazia uma diferença considerável.
E depois os CUP e CUC.. afinal já se pode trocar para os dois agora? E compensa trocar CUP para as ‘lanchonetes’ de rua? Eles aceitam aos turistas? Já agora, li que comer em havana é francamente caro…. Alguma dica? É verdade que não há supermercados?

10º E finalmente, só por curiosidade mesmo (que o tempo não é factor determinante nas minhas viagens), qual a perspetiva do tempo em finais de agosto e início de setembro?

Meu Deus, tanta dúvida… Mil perdões.. :oops: Mas se cada um de vós me brindar com um bocadinho da Vossa experiência, tenho a certeza que terei uma viagem muito mais interessante, barata e com menos percalços..

Desculpem mais uma vez o testamento.. E já sabem o quanto sou grata pela vossa partilha. :D

Muitos beijinhos e obrigada desde já pelo tempo despendido.

N
P.S. Vou já pôr aqui uma cunha :), como foi uma das poucas pessoas que me apercebi que fez cuba de forma independente e pedir ajuda diretamente à @Débora Santos :p

E claro, ao caríssimo @Paulo Leite, pela vasta experiência que o precede :D

OBRIGADA ***
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Olá @nmbb
Estive na semana passada em Havana e Varadero.
Ficamos 2 noites em Havana onde contratamos o Boris que é fantástico..... Ficamos num quarto com ar condicionado perto do Melia Coíba, na casa da Sra. D. Laura que foi aconselhado pro Boris e adoramos.
Em relação às tuas dúvidas, posso informar que fiz a viagem de Havana para Varadero na Via Azul correu bem e os autocarros são aceitáveis...... Compramos o bilhete no dia, mas é sempre bom comprar com antecedência.

Em relação ao dinheiro, levei Euros e troquei no hotel pelos Cuc.... Penso que não é fácil trocar Cuc por Cup, mas os Cuc são aceites em todo o lado e fazem o câmbio de Cup para Cuc

Não te preocupes com o tempo....... Está sempre calor mas por vezes cai uma chuva tropical....

Boas Viagens
 

Débora Santos

Membro Ativo
Olá nmbb

então vamos lá, respondo aos pontos que sei e depois mais dúvidas é só perguntar.

2º - aquilo lá na embaixada (pelo menos em 2013) é assim tudo um bocado manual.... dito isto, eu também não queria ter de faltar ao trabalho para ir lá fazer o visto, mas acabei por ir pois não achei informação concreta então não arrisquei. Foi rápido e viemos para casa com ele no próprio dia.

3º Não fizemos qualquer vacina para este destino, o principal problema lá pode ser eventualmente a dengue e para isso não há. Aconselho no entanto um seguro de saúde nós não fizemos e eu passei muito mal lá, se tivesse efectivamente de ter ido ao hospital nem sei como tinha sido.

4º Fiquei o mesmo número de noites que estás a planear em Havana, mas não fui a Vinales. Há quem diga que Havana vê-se rápido e não é preciso muito tempo dá para dar lá um pulo mas nós achámos que era uma cidade muito interessante e valia a pena explora-la com mais calma. Já em Trinidad, acho que devias tirar um dos dias para ir até à praia (Praia Ancon) ou então fazer um tour. É que a cidade é bonita, mas tem pouco para ver e como está carregada de turistas (eles chegam aos magotes nos autocarros para o tour de dia) perde um bocado daquela autenticidade das cidades cubanas, onde é interessante ficar sentado a ver a vida do dia a dia das pessoas e por isso (na minha opinião claro) aproveitar para ver algo em volta pode ser interessante.

5º - Viazul. Apesar dos terminais dos autocarros serem um tanto ou quanto inusitados funciona e são bons os autocarros. Mas tem de levar casaco que o ar condicionado sai gelado a viagem toda. Além dos horários que estão no site existem outros autocarros a fazer outros trajectos é só perguntar, é claro depois nem sempre são autocarros, às vezes são carrinhas de 9 lugares sem amortecedores à muitos anos que param para dar boleia a conhecidos pelo caminho :) Para viajar entre cidades o melhor é o autocarro pois se não tiver outro casal para partilhar o táxi não via à procura dele por vocês. Nós de Remédios até Havana não tínhamos autocarro e tivemos que negociar um táxi mas é claro naquela data especifica não encontrei ninguém para partilhar e no nosso hostel bem que o dono tentou ver de alguém mas não havia.... Dentro de Havana é só esticar o braço e uma "máquina" para depois pergunta qual a direcção que vai e se for a sua entra. Ou então os gua gua's mas para isso já tem de ter CUP's e muita paciência para que chegue um que não esteja a rebentar pelas costuras.

6º Na de Havana fiquei numa não oficial por isso não é o que pretende, e na de Trinidad fiquei na Casa Colonial Ramona, muito boa e limpa. Mas se o que procura é uma experiência cultural o mais rica possível não é numa casa particular oficial que vai encontrar, eles só quero os vossos CUC's, se os gastar bem em refeições lá eles adoram-vos, se não gastarem......

9º o dinheiro levei daqui em euros e troquei nas cadecas (casas oficiais) em Havana e depois em Trinidad e depois para CUP's troquei quando comprei comida de rua (umas casas normais no Vedado onde da janela podíamos comprar doses de feijão arroz carne e banana maravilhosas) pois davam-me o troco em CUP's e deu muito jeito para depois comprar outras coisas de rua nomeadamente pizza de rua que era divinal. Vou procurar o nome do sítio onde almocei quase todos os dias em Havana e depois envio bem como os preços, era bom e barato e com um ambiente muito agradável. Nunca levantei no MB.
 

Joana S S

Membro Ativo
Estive no início de Junho em Cuba.. 3 noites em Havana, na casa particular Guillen, a 50 mts do Melia Cohia, também na Avenida Paseo . Em redor tem muitos restaurantes, todo o tipo de transportes, mercados (para abastecer água!) e, caso fosse necessário, teríamos o Meliá Cohiba, com melhores infraestruturas, para nos socorrermos.. 1h de internet era 10CUC aqui! Para mim foi a melhor escolha de localização, mas para quem quer andar a descobrir a parte história por conta própria, acaba por compensar ficar logo hospedado ali... A cidade de Havana é muito grande!
Andei todos os dias com o Boris, tour em Habana (bairros: Jaimanitas, Miramar, Vedado, Habana Vieja..) e também por Viñales (vale MUITO a pena ir!)
Os preços praticados por ele, independente do sítio onde queres ir, são os seguintes:
- táxi com o motorista - 10 CUC/h - estando o táxi à tua espera ou estando sempre na estrada
- guia: 25CUC/casal/dia ou 20CUC/casal/dia quando vão com mais um outro...

Aconselharia no dia 02 fazeres tour por Habana com o Boris; o dia 03 andares por lá à tua conta.. a perdes-te pelas ruas :D; dia 04 ires a Viñales... acho que não mexia em mais nada!
- levei bastante € cá de Portugal que cambiei logo no aeroporto: como ficaria numa casa particular, não queria correr o risco de andar à procura de um MB. Em Viñales, mesmo no centro da vila vi um banco.. vi-o porque a fila de turistas era enorme e não passava despercebida. Não encontrei melhor taxa de cambio do que a do aeroporto..
Andei sempre com CUC, não vi essa opção de poderes levantar CUP.
- Cuidados de saúde: muito repelente, beber muita água engarrafada e levar imodium :D
 

nmbb

Membro Ativo
Olá a todos novamente.. desculpem a demora, mas de facto isto no verão há sempre demasiadas coisas para fazer.

@Jorge Gonçalves :p

Olá @nmbb
Estive na semana passada em Havana e Varadero.
Ficamos 2 noites em Havana onde contratamos o Boris que é fantástico..... Ficamos num quarto com ar condicionado perto do Melia Coíba, na casa da Sra. D. Laura que foi aconselhado pro Boris e adoramos.
Em relação às tuas dúvidas, posso informar que fiz a viagem de Havana para Varadero na Via Azul correu bem e os autocarros são aceitáveis...... Compramos o bilhete no dia, mas é sempre bom comprar com antecedência.

Em relação ao dinheiro, levei Euros e troquei no hotel pelos Cuc.... Penso que não é fácil trocar Cuc por Cup, mas os Cuc são aceites em todo o lado e fazem o câmbio de Cup para Cuc

Não te preocupes com o tempo....... Está sempre calor mas por vezes cai uma chuva tropical....

Boas Viagens
Obrigada Hugo, pela sua resposta tão pronta e esclarecedora. Vou mesmo contactar com o Boris. Li algures que o câmbio é praticamente igual em todo o lado... Mas uma vez que não vou ficar em nenhum hotel, considera que é melhor deslocar-me a um hotel a trocar ou tenho melhor taxa nas 'cadecas' de rua?
Faz ideia se posso comprar os bilhetes todos da viagem, no via azul, logo no primeiro dia?

Olá nmbb

então vamos lá, respondo aos pontos que sei e depois mais dúvidas é só perguntar.

2º - aquilo lá na embaixada (pelo menos em 2013) é assim tudo um bocado manual.... dito isto, eu também não queria ter de faltar ao trabalho para ir lá fazer o visto, mas acabei por ir pois não achei informação concreta então não arrisquei. Foi rápido e viemos para casa com ele no próprio dia.

3º Não fizemos qualquer vacina para este destino, o principal problema lá pode ser eventualmente a dengue e para isso não há. Aconselho no entanto um seguro de saúde nós não fizemos e eu passei muito mal lá, se tivesse efectivamente de ter ido ao hospital nem sei como tinha sido.

4º Fiquei o mesmo número de noites que estás a planear em Havana, mas não fui a Vinales. Há quem diga que Havana vê-se rápido e não é preciso muito tempo dá para dar lá um pulo mas nós achámos que era uma cidade muito interessante e valia a pena explora-la com mais calma. Já em Trinidad, acho que devias tirar um dos dias para ir até à praia (Praia Ancon) ou então fazer um tour. É que a cidade é bonita, mas tem pouco para ver e como está carregada de turistas (eles chegam aos magotes nos autocarros para o tour de dia) perde um bocado daquela autenticidade das cidades cubanas, onde é interessante ficar sentado a ver a vida do dia a dia das pessoas e por isso (na minha opinião claro) aproveitar para ver algo em volta pode ser interessante.

5º - Viazul. Apesar dos terminais dos autocarros serem um tanto ou quanto inusitados funciona e são bons os autocarros. Mas tem de levar casaco que o ar condicionado sai gelado a viagem toda. Além dos horários que estão no site existem outros autocarros a fazer outros trajectos é só perguntar, é claro depois nem sempre são autocarros, às vezes são carrinhas de 9 lugares sem amortecedores à muitos anos que param para dar boleia a conhecidos pelo caminho :) Para viajar entre cidades o melhor é o autocarro pois se não tiver outro casal para partilhar o táxi não via à procura dele por vocês. Nós de Remédios até Havana não tínhamos autocarro e tivemos que negociar um táxi mas é claro naquela data especifica não encontrei ninguém para partilhar e no nosso hostel bem que o dono tentou ver de alguém mas não havia.... Dentro de Havana é só esticar o braço e uma "máquina" para depois pergunta qual a direcção que vai e se for a sua entra. Ou então os gua gua's mas para isso já tem de ter CUP's e muita paciência para que chegue um que não esteja a rebentar pelas costuras.

6º Na de Havana fiquei numa não oficial por isso não é o que pretende, e na de Trinidad fiquei na Casa Colonial Ramona, muito boa e limpa. Mas se o que procura é uma experiência cultural o mais rica possível não é numa casa particular oficial que vai encontrar, eles só quero os vossos CUC's, se os gastar bem em refeições lá eles adoram-vos, se não gastarem......

9º o dinheiro levei daqui em euros e troquei nas cadecas (casas oficiais) em Havana e depois em Trinidad e depois para CUP's troquei quando comprei comida de rua (umas casas normais no Vedado onde da janela podíamos comprar doses de feijão arroz carne e banana maravilhosas) pois davam-me o troco em CUP's e deu muito jeito para depois comprar outras coisas de rua nomeadamente pizza de rua que era divinal. Vou procurar o nome do sítio onde almocei quase todos os dias em Havana e depois envio bem como os preços, era bom e barato e com um ambiente muito agradável. Nunca levantei no MB.

Mil obrigadas @Débora Santos pela resposta tão pormenorizada que de certo lhe deu muito trabalho. :)

Eu não queria mesmo gastar dinheiro a ir a lisboa, mas se calhar fico mais descansada.
Em relação as excursões, aconselha então vinales? Em trinidad estava a pensar um dia fazer Vale de engenhos.. o que me diz?
Por outro lado, esta a custar-me tanto estar tão perto de uma das consideradas melhores praias do mundo (playa paraiso de cayo largo)..:( Não sei se roube um dia a trinidad e acrescente um a havana e vá so ver com os meus olhinhos essa praia.. o que acha? O problema é que é só um dia, em jeito turista e é caríssimo.. se calhar e uma vez que vou até playa pilar, não compensa certo?
Desculpe estas perguntas tão esquisitas.

Onde poderei então encontrar uma alternativa as casas particulares?

Em relação ao dinheiro, diz-me que nunca chegou a levantar dinheiro... em média então quanto dinheiro me aconselharia a levar para 15 dias, sendo que metade estarei no resort?
Se depois então me conseguisse o nome agradecia-lhe muito.
Obrigada mais uma vez :D

Estive no início de Junho em Cuba.. 3 noites em Havana, na casa particular Guillen, a 50 mts do Melia Cohia, também na Avenida Paseo . Em redor tem muitos restaurantes, todo o tipo de transportes, mercados (para abastecer água!) e, caso fosse necessário, teríamos o Meliá Cohiba, com melhores infraestruturas, para nos socorrermos.. 1h de internet era 10CUC aqui! Para mim foi a melhor escolha de localização, mas para quem quer andar a descobrir a parte história por conta própria, acaba por compensar ficar logo hospedado ali... A cidade de Havana é muito grande!
Andei todos os dias com o Boris, tour em Habana (bairros: Jaimanitas, Miramar, Vedado, Habana Vieja..) e também por Viñales (vale MUITO a pena ir!)
Os preços praticados por ele, independente do sítio onde queres ir, são os seguintes:
- táxi com o motorista - 10 CUC/h - estando o táxi à tua espera ou estando sempre na estrada
- guia: 25CUC/casal/dia ou 20CUC/casal/dia quando vão com mais um outro...

Aconselharia no dia 02 fazeres tour por Habana com o Boris; o dia 03 andares por lá à tua conta.. a perdes-te pelas ruas :D; dia 04 ires a Viñales... acho que não mexia em mais nada!
- levei bastante € cá de Portugal que cambiei logo no aeroporto: como ficaria numa casa particular, não queria correr o risco de andar à procura de um MB. Em Viñales, mesmo no centro da vila vi um banco.. vi-o porque a fila de turistas era enorme e não passava despercebida. Não encontrei melhor taxa de cambio do que a do aeroporto..
Andei sempre com CUC, não vi essa opção de poderes levantar CUP.
- Cuidados de saúde: muito repelente, beber muita água engarrafada e levar imodium :D
Obrigada @Joana S S , pela sua imediata resposta.

Quando refere que aconselha a ficar mais perto da zona histórica isso seria onde? em habana vieja? Centro de havana? É outra coisa que ainda não percebi bem.. onde será melhor ficar.

Em relaçao a excursão que fez a vinales, quanto ficou então? Mas foram vocês que estabeleceram o roteiro?

Obrigada mais uma vez a todos.. confesso que não tem sido uma viagem tão simples de planear como julgaria, mas tudo se faz, sobretudo com a vossa ajuda.

Estou à espera é de mais experiências e partilhas :p ;)

Um beijinho e boas viagens a todos.

N
 

Joana S S

Membro Ativo
Em Habana Vieja.. há muitas em redor da Plaza Vieja!
A excursão a Vinãles tens que pagar o valor do taxi por 10h= 100CUC + guia. O valor do guia é de 25CUC/casal ou 20CUC/casal quando vais com mais casais nesse tour... Num carro podem ir até 2 casais + motorista + guia. Pagámos então 50CUC+20CUC; fizemos com o Boris!
 

Débora Santos

Membro Ativo
Olá a todos novamente.. desculpem a demora, mas de facto isto no verão há sempre demasiadas coisas para fazer.

Mil obrigadas @Débora Santos pela resposta tão pormenorizada que de certo lhe deu muito trabalho. :)

Eu não queria mesmo gastar dinheiro a ir a lisboa, mas se calhar fico mais descansada.
Em relação as excursões, aconselha então vinales? Em trinidad estava a pensar um dia fazer Vale de engenhos.. o que me diz?
Por outro lado, esta a custar-me tanto estar tão perto de uma das consideradas melhores praias do mundo (playa paraiso de cayo largo)..:( Não sei se roube um dia a trinidad e acrescente um a havana e vá so ver com os meus olhinhos essa praia.. o que acha? O problema é que é só um dia, em jeito turista e é caríssimo.. se calhar e uma vez que vou até playa pilar, não compensa certo?
Desculpe estas perguntas tão esquisitas.

Onde poderei então encontrar uma alternativa as casas particulares?

Em relação ao dinheiro, diz-me que nunca chegou a levantar dinheiro... em média então quanto dinheiro me aconselharia a levar para 15 dias, sendo que metade estarei no resort?
Se depois então me conseguisse o nome agradecia-lhe muito.
Obrigada mais uma vez :D

N
De nada.
Então é assim, o sítio onde almoçávamos chama-se Jardim del Oriente, fica em Havana Velha e comíamos os dois por 8/9 CUC's (total duas refeições)

Relativamente a excursões não sou a melhor pessoa para ajudar pois não costumo fazer muitas. Dito isto, em Trinidad fizemos uma a Cayo Blanco e se fosse hoje não faria, faria sim a Vale de engenhos que deve ser uma zona lindíssima. Por isso sim, acho que se estivesse no seu lugar faria isso. Quanto a Cayo Largo, e isto é apenas a minha opinião, as praias em Cuba são todas lindíssimas se já vai fazer uma semana de resort porque não ver outra coisa. Eu entendo quem gosta de ir para Cuba para a praia, mas Cuba é tão mais do que isso....
O problema de Cuba é que sem excursões pouco se faz neste país, ou melhor pode fazer-se mas os transportes públicos são poucos e alugar táxis por um dia é caro.

As casas particulares que se vê na net são reguladas pelo estado, ou seja, o proprietário para alugar tem de pagar ao estado um x e manter a casa dentro das condições regulamentadas. No entanto, não significa que não haja casas que sejam ilegais só que não as consegue marcar na net tem de ser lá in loco.
Isto não quer dizer que essas que nessas que são ilegais vá encontrar a tal experiência local que procura. Isso não há nem numa nem noutra. Isto é um negócio, e um negócio que cresce a olhos vistos. A nossa experiência em Havana foi diferente. Através do couchsurfing conheci uma Madrilena a viver com os dois filhos em Cuba há muitos anos e ela precisa de alugar quartos na casa dela para ajudar no rendimento (trabalha para o estado recebe uma miséria). Trocámos e-mails durante vários meses e ela recebeu-nos como se fossemos familia. Com ela jantámos todas as noites, bem como com os filhos e amigos que por lá paravam, é que em país que vive em dificuldades permanentes todos se ajudam. Cada um levava algo e na mesa todos comiam de tudo. Além disso levei algumas coisas de Portugal que ela me pediu e claro não deixei pagar, ela também não deixou que eu pagasse os pequenos almoços. Conheci gente interessante, fiquei a conhecer muito da vida dos cubanos e ainda tive o privilégio de lhe entupir a sanita :) Ela ajudou-me a saber que transportes apanhar, onde comprar comida, e até onde imprimir os bilhetes da via azul que me esqueci de imprimir (net em Cuba é uma M"#$da).
É claro numa casa particular isto não acontece, pode haver uma ou outra excepção, mas o normal é funcionar como uma pensão e foi por isso que lhe disse que numa casa particular não vai encontrar essa experiência. Mesmo assim é a melhor alternativa ao hotel, mais barata e serve para conhecer algumas casas por dentro, e muitas são extremamente interessantes. Além disso muitas oferecem jantar caseiro, fazem-se pagar bem (15CUC jantar para dois sem bebidas), mas a comida é por norma boa.
A dona Ramonita parecia uma velhota muito simpática e cheia de amor para dar, até que na noite em que tínhamos solicitado um jantar eu fiquei doente e tive de cancelar, então ai ela nunca mais foi a mesma, deixou de fazer dinheiro comigo e pelos vistos nunca mais me perdoou :eek: Em contrapartida a casa dela era um espectáculo:


ai1172.photobucket.com_albums_r564_debibu_Trinidad_201_20e_202_20dias_IMG_0936_zps109cd39e.jpg


ai1172.photobucket.com_albums_r564_debibu_trinidad_20__20remedios_DSC04204_zps7ae2e83f.jpg



Ora vamos a contas.
Não me recordo mas acho que levei em dinheiro cerca de 700 a 800 €.

Foram 11 noites - 4 havana/4Trinidad/3 remédios

Voos - 1421,18€
Vistos - 44€

Estadia Madrid - 42€ (noite extra de escala não incluída nas 11)
Estadia Havana - 90CUC
Estadia Trinidad - 100CUC
Estadia Remédios - 75CUC

Transportes - 58€ + 219,1CUC
Comida/bebida - 31€ + 208,95CUC
Tour Cayo Blanco - 90CUC
Outros - 97,03CUC

Total € = 1596,18
Total CUC = 880,8 (mais ou menos 677,7€)
 
Última edição por um moderador:

REFM17

Membro
Bom dia,

vou fazer a mesma viagem de forma independente, mas só em Janeiro do próximo ano.
Já tenho a passagem Madrid - Havana - Madrid comprada.

O que sei sobre o visto de turista foi o que me enviaram por email do consulado, passo-te em seguida:

Boa tarde,
Há essa possibilidade, pode adquirir o visto de turismo por correio postal, mas deve esperar a que esteja mais próxima a data da viagem.

1.Tramite Pessoal:Para obter um visto turístico a pessoa interessada deve dirigir-se a Embaixada de Cuba trazendo com ela o passaporte e vinte e dois euros (22,00€) por pessoa.
2.Tramite Não Pessoal por Correio Postal (somente para Portugal): Se pretende fazer por Correio Postal, basta enviar a fotocópia do passaporte e cinquenta e dois euros (22,00 + 30,00= 52,00€) por pessoa. Esses 30,00 € é referente ao trámite não pessoal (25 euros) que é quando a pessoa interessada não vem aqui pessoalmente, mais (5 euros) o envio do correio postal. O dinheiro é enviado através de um vale postal que é adquirido no Correio (ctt) e enviado à Embaixada de Cuba com a nossa morada abaixo indicada.
3.Tramite Não Pessoal por outra pessoa:Se uma outra pessoa vier buscar o visto em nome da pessoa interessada, traz o passaporte ou a fotocópia do passaporte e quarenta e sete euros (22,00 + 25,00= 47,00€) por pessoa. Esses 25,00 € é referente ao trâmite não pessoal.

Emitimos o visto no momento. Não é preciso ter a viagem marcada.
O visto tem a duração de 30 dias a partir do momento em que entre em Cuba. O visto tem vigência de 6 meses.

Nossa morada é: Rua Pero da Covilhã, nº 14, 1400-297, Restelo, Lisboa (Perto do Estádio do Belenenses)Estamos abertos de 2ª a 5ª feira das 09h30 às 12h00.
Não temos multibanco.

Existem várias seguradoras, entre elas: onlinetours,asistur.cu, etc. O seguro pode ser um básico desde que cubra as despesas médicas e hospitalares em Cuba

Espero ter ajudado.
Saludos,
Sección Consular
Embajada de Cuba en Portugal

 
Última edição por um moderador:

nmbb

Membro Ativo
Mil obrigadas pela sua resposta @REFM17..
É que me poupa outro contacto com a embaixada. :) E compensa muito, no meu caso, ir lá buscá-los pessoalmente.

Mas contínuo com demasiadas dúvidas e sem tempo para planear esta viagem... :(
Acho que estou prestes a arrepender-me ter comprado já os bilhetes.. é que pensei que houvesse muito mais informação... Nem em sites estrangeiros nem nada...

Alguém que possa dar mais um contributo, por favor?
:(

HELP ME!!!!
 

REFM17

Membro
Olá @nmbb

calma que tudo se resolve e vais ter umas férias incriveis :) que dúvidas tens em concreto, as mesmas do post inicial?

Acho que a maior parte das dúvidas e receios que tens só desaparecerão quando lá estiveres e perceberes como funciona Cuba :)
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo
Obrigada de coração @REFM17 , pelo seu apoio :)
Mas as principais dúvidas prendem-se com, sobretudo, em termos de plano... não sei se está bem distribuído...
E a questão dos transportes... dos autocarros via azul e se alguém já conseguiu táxis partilhados junto dos autocarros... que supostamente serão melhores (?!). Dicas sobre isso.
Do dinheiro.. que também ainda me faz alguma confusão.. e dicas sobre como conseguir e onde utilizar os CUP's sobretudo em refeições ligeiras, fruta, etc..
As casas esperava também ter mais feedback de alguém que tivesse lá estado. mas irei pelo tripadvisor e assim... e depois só mesmo para ter uma opinião de portugueses no hotel para onde vou.. mas é recente.. não sei..

Confesso que esperava encontrar muuuito mais informação e partilha de portugueses que já tivessem ido sem agência de viagens. Está difícil.. mas tudo há-de correr bem..

Boas viagens a todos.

N
 

Débora Santos

Membro Ativo
Obrigada de coração @REFM17 , pelo seu apoio :)
Mas as principais dúvidas prendem-se com, sobretudo, em termos de plano... não sei se está bem distribuído...
E a questão dos transportes... dos autocarros via azul e se alguém já conseguiu táxis partilhados junto dos autocarros... que supostamente serão melhores (?!). Dicas sobre isso.
Do dinheiro.. que também ainda me faz alguma confusão.. e dicas sobre como conseguir e onde utilizar os CUP's sobretudo em refeições ligeiras, fruta, etc..
As casas esperava também ter mais feedback de alguém que tivesse lá estado. mas irei pelo tripadvisor e assim... e depois só mesmo para ter uma opinião de portugueses no hotel para onde vou.. mas é recente.. não sei..

Confesso que esperava encontrar muuuito mais informação e partilha de portugueses que já tivessem ido sem agência de viagens. Está difícil.. mas tudo há-de correr bem..

Boas viagens a todos.

N
Olá. Não stresses estás nervosa com coisas que mesmo que não corram a 100% resolvem-se sempre. Efectivamente não há muitas pessoas em Portugal que tenham feito esta viagem de forma independente mas está a mudar, agora assim que lá chegares vais perceber que há muitas pessoas de outros países que o fazem. Estou com dificuldades em perceber ao certo as tuas dúvidas pois acho que já tinham sido mais ou menos respondidas, por isso se quiseres faz o seguinte numa mensagem privada podemos trocar números e eu falo contigo tiro te as dúvidas que conseguir e conto te mais ou menos o que experiênciei por lá. Acho que te deixaria menos nervosa.
 

nmbb

Membro Ativo
Muito obrigada mesmo @Débora Santos .. :)
Mas não quero incomodá-la tanto :(

Se não for então demasiado incómodo, falamos por mensagem privada pode ser?

Sabe o que é, quando fui para a tailândia houve muita gente aqui que já tinha ido, me ajudou imenso e isso contribuiu para que a minha viagem fosse muito fácil de organizar.. Eu fiquei com a esperança que agora ia acontecer o mesmo.... que iam acabar por aparecer várias pessoas a partilhar a sua experiência para depois eu filtrar a informação... Mas a verdade é que apareceram mais pessoas que estão na mesma fase que eu... Mas isto tudo deve ser porque tenho muito menos tempo para pesquisar.. deve ser isso. Não tenho folga há demasiados dias.. é por isso o stresse :D

Um beijinho e até já..
Quando conseguir já lhe exponho então as minhas questões em privado.. :p Se estiver tudo bem por si :oops:

N
 

Débora Santos

Membro Ativo
Muito obrigada mesmo @Débora Santos .. :)
Mas não quero incomodá-la tanto :(

Se não for então demasiado incómodo, falamos por mensagem privada pode ser?

Sabe o que é, quando fui para a tailândia houve muita gente aqui que já tinha ido, me ajudou imenso e isso contribuiu para que a minha viagem fosse muito fácil de organizar.. Eu fiquei com a esperança que agora ia acontecer o mesmo.... que iam acabar por aparecer várias pessoas a partilhar a sua experiência para depois eu filtrar a informação... Mas a verdade é que apareceram mais pessoas que estão na mesma fase que eu... Mas isto tudo deve ser porque tenho muito menos tempo para pesquisar.. deve ser isso. Não tenho folga há demasiados dias.. é por isso o stresse :D

Um beijinho e até já..
Quando conseguir já lhe exponho então as minhas questões em privado.. :p Se estiver tudo bem por si :oops:

N
Sim claro, quando quiser diga qualquer coisa.
 

nmbb

Membro Ativo
Muito obrigada @Lady_R :) Já começo a orientar-me mais...

Tenho é pouco tempo :( Mas brevemente vou chateá-la @Débora Santos :p

Só mais uma coisa, se me poderem ajudar por favor.

Agora que já me começo a orientar mais na minha viagem a cuba, comecei a pedir preços e a reservar guias. Mas é impressão minha ou é bastante caro cuba? Tendo em consideração que o ordenado médio deles é 14 euros (?!), pedirem-me 60 CUC por um dia em carro clássico e 25 CUC por casal de guia.. parece-me bastante. Tenho amigos que foram lá há uns anos e chegaram a pagar a um guia que encontraram lá no centro na hora, 3 euros.. :(

Mas bem a dúvida é, se me poderem ajudar.. este preço é razoável? Excursão a Havana velha e nova, média de 6h, num carro clássico, 60 CUC mais Guia 25 CUC por casal? Eu acredito que haja quem pagou mais numa viagem privada, mas parece-me que se estão a aproveitar demais. E sem ser privada.. quanto se paga indo lá a uma agência de turismo e indo num grupo maior?

Já agora, também estou a tentar reservar um dia a vinales... a pessoa que me parece mais qualificada pede-me 150 CUC (?!?) ir e vir a havana mais 40 CUC de guia??? Quase 200 euros...? é razoável? Quanto pagaram e compensou?

Mil obrigadas desde já.

Fico a aguardar a vossa resposta.

Nélia
 
Top