Novidades

Coronavírus! O que fazer?

André Vieira

Membro Conhecido
Acabei por cancelar a viagem que tinha às Maldivas em julho deste ano. Ainda faltam alguns meses mas não acredito que até lá a situação fique resolvida a 100% e como não se vai às Maldivas todos os anos, preferi cancelar e, quando for, ir descansado sem ter este tipo de preocupações.

As reservas que tinha, até agora tenho conseguido cancelar/alterar tudo. Tinha voos com a Emirates e emitiram voucher com validade de 24 meses. Tinha com a Tap e emitiram também de 12 meses. Neste momento falta resolver apenas com a Guna Travel. Eles já fizeram o pedido ao operador para ver se consigo alterar sem qualquer custo. No pior dos cenários o custo de alteração será de 85€.

Boa sorte para quem tem férias marcadas nos próximos tempos. Espero que tudo se resolva pelo melhor.
 

Gustavo Pessoa

Membro Novo
Viva André!

Eu também tenho a viagem através de um combinado Dubai + Maldivas para Julho deste ano, e também já tomei a decisão de adiar a mesma, uma vez que não acredito que a situação esteja normalizada nessa data...

Subscrevi toda a viagem junto de uma agência de viagens aqui em Braga, e já lhes pedi para ver esse reagendamento (para o último trimestre do ano ou a partir de Setembro).

Todos os voos eram Fly Emirates e depois tinha mais a questão dos hotéis (Dubai e Maldivas)... Espero que o adiamento seja possível (não havendo da minha parte restrição quanto a datas) e com o menor prejuízo financeiro para mim e para eles, porque a viagem eu continuo a querer fazer decidindo apenas que "esta tempestade" passe para que possa usufruir a 100%.

Quem já o fez anteriormente (adiamento deste tipo de viagens, com esta antecedência), quais são as expectativas que poderei ter? O processo é fácil? Demorado? O operador em causa a quem a agência comprou a viagem é a SolTrópico.

Obrigado & #StayHome
 
Última edição por um moderador:

joker

Membro Conhecido
@André Vieira vou na mesma altura que ias, com voo pela Emirates e resort pela Guna Travel.
A 3 meses da viagem para já vou deixar estar, pois mesmo que permitam alterações de reserva sem custos ou com custos pequenos, por questões profissionais da família este ano somente poderia ser no mês seguinte ou seja em Agosto 2020.
Se não houver opção obviamente terei que fica em stand-by com vouchers na mão e tentar organizar-me.

Na tua tarifa Emirates se cancelasses em vez de alterares, sabes se o podias fazer com a penalização contratada (por ex menos 200€ bilhete)?
Quando tiveres noticias da Guna Travel por favor informa, pois posso vir a necessitar e fazer o mesmo(espero que não).

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

André Vieira

Membro Conhecido
@Gustavo Pessoa acho que é o mais acertado. Neste momento não acredito que alguém consiga aproveitar as suas férias completamente descansado. No meu caso tinha hotéis em Roma e Dubai reservados mas através do Booking logo não tive qualquer problema em cancelar. Só o hótel nas Maldivas é que foi por agência.

@joker se tens possibilidade de aguardar, acho que fazes bem. Eu tive de tomar esta decisão já porque era lua de mel e também tive de alterar datas do casamento etc. Ficou para Julho do próximo ano. Tenho estado em contacto com a Athanasia da Guna Travel e até agora tem sido impecável. Vamos aguardar pela resposta do operador. Depois partilho.

@Hello Tomorrow é verdade! Quando cancelei a da Tap e vi que tinha 12 meses de validade após a data de emissão do voucher fiquei logo abananado visto que a viagem será em julho do próximo ano. Mas como faço várias viagens com a Tap não há problema. Felizmente a Emirates não brinca em serviço! #somostodosemirates 😅

Off-topic: Alguns podem recordar-se de um post antigo meu. Já é a segunda vez que tenho viagem marcada para as Maldivas e há um imprevisto. Veremos se à terceira é de vez!! :D
 

Gustavo Pessoa

Membro Novo
À 3ª será de vez André! :)

Eu infelizmente para além da viagem que seria a lua de mel de sonho, vejo-me obrigado a alterar a data do casamento para o próximo ano, quando já tinha toda a logística preparada e ao mesmo tempo limitado por datas (em virtude de outros que na mesma situação que eu se viram obrigados a mudar, e ainda os outros que sempre tiveram 2021 como primeira opção).

Mas o importante é que tudo se resolva pelo melhor!
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá André...

A Tap já está a facilitar alterar voos em Julho?? Tenho 2 voos, OPO - EWR e MIA - LIS - OPO em Julho...
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Boa tarde

Eu também tinha voo Emirates para maio e já recebi mensagem que estava cancelado, mas é um pacote de agência de viagens com o Operador Soltropico.
Em relação á Emirates parece que não estão a responder tudo igual, só dão prazo de 1 ano para remarcar e pior desde a data de emissão do atual bilhete, não estou a perceber a diferença, e parece que este tipo proposto não é só a mim, também conheço mais 2 casos assim de agências e operadores diferentes. Mas vou insistir para o reembolso, pois a situação de remarcar férias é muito complicado nesta altura.

@André Vieira já tens o voucher da Emirates? A data conta a partir de que dia?

Em relação á Tap tinha voo marcado para ontem para Paris enviam (não sei quando) voucher com duração de 1 ano.
 

Pedros

Membro Ativo
Boa tarde.
Actualmente a Emirates está a permitir o pedido de um voucher com validade de 1 ano a partir da data da emissão do mesmo e com a possibilidade de extensão por mais 12 meses. Segundo eles passado um ano existe a possibilidade do pedido de reembolso e aí é que já não sei em que pé ficamos, pois quando solicitei o meu voucher diziam ser possível, passado esse período obter o dinheiro sem qualquer penalização. Neste momento a informação que aparece é que estará sujeito às condições da tarifa.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
@André Vieira quando receberes podes informar?

@Pedros já tem o voucher?

A mim também me disseram isso está sujeito às condições de tarifa e com validade de 1 ano a partir da data de emissão do mesmo.
Peço desculpa, não percebo uma coisa, a emissão do bilhete é logo na compra da viagem? Desculpem esta minha ignorância....mas tenho essa duvida.
 

Pedros

Membro Ativo
@André Vieira quando receberes podes informar?

@Pedros já tem o voucher?

A mim também me disseram isso está sujeito às condições de tarifa e com validade de 1 ano a partir da data de emissão do mesmo.
Peço desculpa, não percebo uma coisa, a emissão do bilhete é logo na compra da viagem? Desculpem esta minha ignorância....mas tenho essa duvida.
Ainda não tenho o voucher. Efectuei o pedido no domingo passado e segundo eles pode demorar até 14 dias
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Boas!!

Tinha viagem marcada de 14 a 31 de Março, voos principais comprados directamente à Qatar, 4 voos internos (AirAsia, Malaysia Airlines e Malindo Air), hotéis reservados e tudo pago. No dia 11 comecei a cancelar tudo. Muitos emails, muitos telefonemas...

Hotéis: tudo reservado no booking, dois dos quais sem cancelamento gratuito - após contacto, cancelaram-me imediatamente tudo. Num dos casos devolveram-me o dinheiro, no outro caso, e uma vez que o hotel se mostrou inflexível no estorno, o próprio booking compensou-me 25% do valor pago. Foram impecáveis e o atendimento 5 estrelas!

Voos internos : o contacto com as companhias aéreas dos voos internos não foi fácil... sites em baixo, emails sem resposta, falar com robôts que não resolviam nada (no caso da AirAsia e logo com 2 voos marcados) e voos que continuavam a ser alterados pelas companhias mas nunca cancelados. A primeira resposta positiva foi da Malaysia Airlines, crédito em voucher. Logo depois a Malindo no mesmo sistema. Esta semana recebi feedback da AirAsia para um dos voos (já tinha dado esta como perdida) agora aguardo sobre o segundo voo...

Voo internacional: após 20 dias a aguardar resposta da Qatar, recebi finalmente, há 2 dias, o tão esperado voucher (afinal, era aqui que estava o maior investimento). Tenho 12 meses para o usar numa nova marcação e em viagens até 24 meses. Para além disso ainda me compensaram em mais 150€ (incluídos no voucher) 😁

Isto tudo para dizer para não perderem a esperança e continuar a insistir. Inicialmente previa um prejuízo de cerca de 1000€, neste momento acho que vai ser 0€. Não me importo que fique tudo em "crédito ", pois assim que tudo isto passar, quero remarcar a viagem novamente 😊
 

joker

Membro Conhecido
Isto tudo para dizer para não perderem a esperança e continuar a insistir. Inicialmente previa um prejuízo de cerca de 1000€, neste momento acho que vai ser 0€. Não me importo que fique tudo em "crédito ", pois assim que tudo isto passar, quero remarcar a viagem novamente 😊
Para a minha viagem ainda faltam 3 meses, com voo comprado no site Emirates e resort/transfer pela Guna Travel(só liquidei 30% que não serão devolvidos se cancelar antes de 1 mês do check-in).
A minha dificuldade prende-se com a falta de disponibilidade para remarcar a viagem, mas contra o que se está a passar pouco ou nada podemos fazer a não se esperar e se não houver outra hipótese como dizes "insistir" para obter as melhores condições :) .

Ainda não tomei nenhuma posição e não recebi qualquer comunicação directa da Emirates ou agência.
 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Bom dia @Maria Artur ;)

Parece que a Ibéria voltou a alterar a data de validade do Voucher:

A minha duvida é: Será que nós também temos até esta nova data para viajar, ou nós que já temos os vouchers temos que nos limitar a data que refere no voucher???

É que se for até 30 de Junho de 2021 é bem melhor.

Se você tiver um bilhete para voar de 1º de março até 30 de junho, nós lhe oferecemos a possibilidade de solicitar um bônus no valor do bilhete ou de trocar a ata do seu voo.

Os bônus lhe oferecem a mais alta flexibilidade, porque são válidos para voos até o dia 30 de junho de 2021, sem restrições de datas, e você poderá usá-lo para um ou mais bilhetes, até esgotar todo o seu montante. Para solicitar o bônus, preencha agora este formulário online.

Vantagens do pedido de bônus:


  • Sem esperas. Basta solicitá-lo online.
  • O bônus pode ser usado uma ou mais vezes, até que seu montante seja esgotado.
  • Poderá ser utilizado quando desejar até o dia 30 de junho de 2021.
  • Válido para voos diretos ou de conexão nos quais pelo menos um dos trechos seja operado pela Iberia, Iberia Express ou Air Nostrum.
  • Você pode voar quando desejar até 30 de junho de 2021.

Vi agora no Twitter da Ibéria:

If you have a forthcoming flight, you have the ability to change the dates or request a voucher for the amount of the ticket, valid through June 30th, 2021 (also valid for vouchers already issued).

Está respondida a minha dúvida...
 
Top