Novidades

Consulta do viajante

Dsanto

Membro Conhecido
Olá viajantes,
Gostava de saber se, tal como nos é sugerido pelas agências e pelos serviços estatais, sempre que vão para fora das UE fazem a consulta do viajante? Quando se trata de vacinação obrigatória obviamente que não há outra opção, mas quando se trata de vacinas aconselhadas, fazem? Por exemplo, para o México a consulta do viajante aconselha, (além da vacina contra o tétano, que faz parte do nosso plano português de vacinação para adultos) as vacinas da hepatite A e B, julgo que faz parte do plano de vacinação em Portugal, mas apenas para crianças... quando lá fui não tomei, nem conheço ninguém que tenha tomado. O mesmo se repete para a República Dominicana... e tantos outros países com bastante adesão.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Nunca levei nenhuma vacina, nem nunca fui a nenhuma consulta do viajante.
Já consultei as recomendações, como tenho uma farmacêutica em casa ajuda, a ir preparado para a maioria dos percalços.
Já visitei a Republica Dominicana, México, Cuba, Estados Unidos, Brasil, Tunísia e Tailândia.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Eu já fui à consulta do viajante e já tomei uma série de vacinas para alguns países em África, ai o melhor é não arriscar.

Para destinos nas caraíbas, apesar de aconselhável, creio que o perigo é mínimo.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Nunca levei nenhuma vacina, nem nunca fui a nenhuma consulta do viajante.
Já consultei as recomendações, como tenho uma farmacêutica em casa ajuda, a ir preparado para a maioria dos percalços.
Já visitei a Republica Dominicana, México, Cuba,Estados Unidos, Brasil, Tunísia e Tailândia.
Obrigada pelo feedback, eu também já estive em vários, e a das hepatites eram quase sempre aconselhadas e não tomei, desta vez o que me "incomoda" é que para a Malásia também recomendam a da febre tifóide, os meios de transmissão da hepatite A e B são no meu caso muito hipotéticos, já a febre tifóide diria que parece bem mais fácil de apanhar.

Olá,

Eu já fui à consulta do viajante e já tomei uma série de vacinas para alguns paises em Africa, ai o melhor é não arriscar.

Para destinos nas caraibas, apesar de aconselhavel, creio que o perigo é minimo.
O meu caso será Malásia... embora vá ficar em centro urbano e em zona costeira, e o perigo maior seja no interior, estou indecisa se devo ou não tomar a da febre tifóide...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Nesse caso convém investigar um pouco melhor, existem aqui no portal várias pessoas que já foram a Malásia.
Porque pelo que já investiguei mesmo dentro do mesmo pais existem zonas com mais risco e outras sem risco praticamente nenhum.
Pelo menos na Tailândia era assim,e penso que li algo semelhante sobre a Malásia, pois era para ser o meu destino agora em Maio.
Mas em caso de duvida é como diz o ploferreira, é melhor não arriscar.
 

ploferreira

Administrador
Staff
No caso da febre tifóide, tendo cuidado com a água e alimentos ingeridos não haverá problemas, no entanto a vacina não é assim tão cara (cerca de 20€), acho que mais vale tomar e não pensas mais nisso.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Nesse caso convém investigar um pouco melhor, existem aqui no portal várias pessoas que já foram a Malásia.
Porque pelo que já investiguei mesmo dentro do mesmo pais existem zonas com mais risco e outras sem risco praticamente nenhum.
Pelo menos na Tailândia era assim,e penso que li algo semelhante sobre a Malásia, pois era para ser o meu destino agora em Maio.
Mas em caso de duvida é como diz o ploferreira, é melhor não arriscar.
Julgo que o meu caso se aplica a zonas de risco pequeno, mas pelo sim pelo não acho realmente que ganho mais se marcar a consulta. Obrigada! :)

No caso da febre tifóide, tendo cuidado com a agua e alimentos ingeridos não haverá problemas, no entanto a vacina não é assim tão cara (cerca de 20€), acho que mais vale tomar e não pensas mais nisso.
Li que fazendo as refeições no hotel não haverá problemas, portanto quanto à zona de praia, não terei que me preocupar, mas em Kuala Lumpur estava tentada em experimentar alguma da tão afamada comida de rua, e aqui reside o meu medo. A questão do preço da vacina não é o que me preocupa, sou só mais aquele tipo de pessoa que evita ao máximo tomar fármacos... mas no caso talvez se justifique. Ainda falta um tempo, ainda vou ponderar ir à consulta e ver o que diz o doctor. Obrigada :)
 

Titos

Membro Conhecido
Só fui à consulta do viajante quando fui para a Amazónia, e tomei a vacina da febre amarela e fiz profilaxia da malária.
De resto para os destinos mais turísticos, onde vão turistas em massa, em hoteis com boas condições, não me parece necessário.
 

Gil Calção

Membro Novo
Vou fazer um cruzeiro pelas caraibas.
Cozumel, george town, ocho rios, nassau, miami.
nao sei se será preciso fazer algum tipo de vacinação.
 

rum

Membro Conhecido
É tudo destinos pacíficos... a única preocupação se houver gravidezes é o Zika.
 

Gil Calção

Membro Novo
Pois foi o que pensei. Quem vai comigo não esta gravida mas há vacinação que se possa fazer em relação a isso?
 

hydra

Membro Conhecido
Vou fazer um cruzeiro pelas caraibas.
Cozumel, george town, ocho rios, nassau, miami.
nao sei se será preciso fazer algum tipo de vacinação.
Fiz um cruzeiro com a mesma rota em junho com duas crianças. Não é preciso qualquer vacina 😉
Não há vacinação, o melhor para evitar a picada do mosquito é usar repelente, mas não é totalmente garantido que funcione
 
Última edição por um moderador:
Top