Consulta do viajante

Dsanto

Membro Conhecido
Olá viajantes,
Gostava de saber se, tal como nos é sugerido pelas agências e pelos serviços estatais, sempre que vão para fora das UE fazem a consulta do viajante? Quando se trata de vacinação obrigatória obviamente que não há outra opção, mas quando se trata de vacinas aconselhadas, fazem? Por exemplo, para o México a consulta do viajante aconselha, (além da vacina contra o tétano, que faz parte do nosso plano português de vacinação para adultos) as vacinas da hepatite A e B, julgo que faz parte do plano de vacinação em Portugal, mas apenas para crianças... quando lá fui não tomei, nem conheço ninguém que tenha tomado. O mesmo se repete para a República Dominicana... e tantos outros países com bastante adesão.

PauloNev

Moderador Sénior
Staff
Nunca levei nenhuma vacina, nem nunca fui a nenhuma consulta do viajante.
Já consultei as recomendações, como tenho uma farmacêutica em casa ajuda, a ir preparado para a maioria dos percalços.
Já visitei a Republica Dominicana, México, Cuba, Estados Unidos, Brasil, Tunísia e Tailândia.

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
Olá,

Eu já fui à consulta do viajante e já tomei uma série de vacinas para alguns países em África, ai o melhor é não arriscar.

Para destinos nas caraíbas, apesar de aconselhável, creio que o perigo é mínimo.

Dsanto

Membro Conhecido
Nunca levei nenhuma vacina, nem nunca fui a nenhuma consulta do viajante.
Já consultei as recomendações, como tenho uma farmacêutica em casa ajuda, a ir preparado para a maioria dos percalços.
Já visitei a Republica Dominicana, México, Cuba,Estados Unidos, Brasil, Tunísia e Tailândia.
Obrigada pelo feedback, eu também já estive em vários, e a das hepatites eram quase sempre aconselhadas e não tomei, desta vez o que me "incomoda" é que para a Malásia também recomendam a da febre tifóide, os meios de transmissão da hepatite A e B são no meu caso muito hipotéticos, já a febre tifóide diria que parece bem mais fácil de apanhar.

Olá,

Eu já fui à consulta do viajante e já tomei uma série de vacinas para alguns paises em Africa, ai o melhor é não arriscar.

Para destinos nas caraibas, apesar de aconselhavel, creio que o perigo é minimo.
O meu caso será Malásia... embora vá ficar em centro urbano e em zona costeira, e o perigo maior seja no interior, estou indecisa se devo ou não tomar a da febre tifóide...

PauloNev

Moderador Sénior
Staff
Nesse caso convém investigar um pouco melhor, existem aqui no portal várias pessoas que já foram a Malásia.
Porque pelo que já investiguei mesmo dentro do mesmo pais existem zonas com mais risco e outras sem risco praticamente nenhum.
Pelo menos na Tailândia era assim,e penso que li algo semelhante sobre a Malásia, pois era para ser o meu destino agora em Maio.
Mas em caso de duvida é como diz o ploferreira, é melhor não arriscar.

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
No caso da febre tifóide, tendo cuidado com a água e alimentos ingeridos não haverá problemas, no entanto a vacina não é assim tão cara (cerca de 20€), acho que mais vale tomar e não pensas mais nisso.

Dsanto

Membro Conhecido
Nesse caso convém investigar um pouco melhor, existem aqui no portal várias pessoas que já foram a Malásia.
Porque pelo que já investiguei mesmo dentro do mesmo pais existem zonas com mais risco e outras sem risco praticamente nenhum.
Pelo menos na Tailândia era assim,e penso que li algo semelhante sobre a Malásia, pois era para ser o meu destino agora em Maio.
Mas em caso de duvida é como diz o ploferreira, é melhor não arriscar.
Julgo que o meu caso se aplica a zonas de risco pequeno, mas pelo sim pelo não acho realmente que ganho mais se marcar a consulta. Obrigada! :)

No caso da febre tifóide, tendo cuidado com a agua e alimentos ingeridos não haverá problemas, no entanto a vacina não é assim tão cara (cerca de 20€), acho que mais vale tomar e não pensas mais nisso.
Li que fazendo as refeições no hotel não haverá problemas, portanto quanto à zona de praia, não terei que me preocupar, mas em Kuala Lumpur estava tentada em experimentar alguma da tão afamada comida de rua, e aqui reside o meu medo. A questão do preço da vacina não é o que me preocupa, sou só mais aquele tipo de pessoa que evita ao máximo tomar fármacos... mas no caso talvez se justifique. Ainda falta um tempo, ainda vou ponderar ir à consulta e ver o que diz o doctor. Obrigada :)

Titos

Membro Conhecido
Só fui à consulta do viajante quando fui para a Amazónia, e tomei a vacina da febre amarela e fiz profilaxia da malária.
De resto para os destinos mais turísticos, onde vão turistas em massa, em hoteis com boas condições, não me parece necessário.