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Circuito Tunísia Desconhecida

ucipista

Membro Novo
No passado dia 5 de Setembro, fui com a minha mulher realizar o circuito “Tunísia Desconhecida”, que eu achava ser uma viagem de sonho. Contudo, as coisas não correram bem do modo como eu esperava.

Ainda em Portugal vimos o voo ser adiado duas horas, das 20:25 para depois das 22 horas. Tudo bem, pensamos nós, estas coisas acontecem, antes esperar um pouco que ter algum problema de maior. Mesmo com este atraso ouvi pessoas queixarem-se da limpeza do avião, como não andei muitas vezes de avião (e apenas com a TAP, bastante melhor) não me pronuncio. Contudo não deixei de reparar na falta de simpatia da tripulação.

O voo decorreu sem grandes sobressaltos. Tratamos do visto e seguimos no transfer para o primeiro hotel (El Mouradi Cap Mahdia 3*). Chegamos perto das 5 da manhã, o circuito começava às 7:30! Com uma hora e meia de sono a disposição não era a melhor. Fizemos o circuito e andamos de camelo (um extra que comparamos ao guia). Aí, não gostamos que aproveitassem a pausa a meio do passeio para quase obrigarem as pessoas a comprar as bugigangas que tinham para vender.

O hotel dois do circuito (que não tenho a certeza do nome, por isso não coloco aqui, um suposto 3* com nível inferior a muitas pensões nacionais) não agradou à maioria das pessoas. Compreendo que naquele local as condições não sejam óptimas, já com receio fiz questão de me informar previamente com a agência de viagens e esta com a Travelplan, e terão dito que não têm tido queixas, pois então aqui fica a minha (e ouvi mais pessoas dizer que iam fazer o mesmo). Não queríamos luxo, apenas limpeza e um mínimo de simpatia. Ao jantar (atrasado) vi pessoas comerem apenas melancia, não conseguiram comer mais nada… e não era por não terem fome, que o almoço já não tinha sido muito forte. Pior foi quando compramos umas águas para a viagem e não deram a totalidade de troco à minha mulher, ela coitada reclamou que faltava dinheiro e eles em tom agressivo mandaram-na embora… isso é roubar a olhos vistos!

No dia seguinte as coisas correram melhor, não gostamos foi que ter de aturar os vendedores em quase todas as paragens. Do hotel 3 (El Mouradi Tozeur 4*) não há motivos de queixa, foi como se tivéssemos encontrado um oásis. Nessa noite fizemos o jantar tradicional, um dos melhores momentos de todo o circuito. Gostamos muito.
Não gostamos foi de ouvir o guia dizer para dar “recompensa” aos motoristas dos jipes, ao motorista do autocarro, e implicitamente a ele próprio.

Destino final Hotel El Mouradi El Menzah 4*. O primeiro jantar buffet não correu da melhor forma, não tínhamos mesa posta, parecia tudo um pouco caótico. Um empregado lá nos deu uma pequena ajuda, mas como não deitamos nada na mão dele quando ele a deixou ficar para trás, a ajuda ficou por aí, tivemos de nos desenrascar. Ficamos depois aterrorizados quando vimos os empregados deixar cair a loiça e chutar os cacos para debaixo da mesa. Nessa noite ponderamos contactar Portugal para tentar mudar de hotel. Resolvemos dar o benefício da dúvida e ver como corriam as coisas no dia seguinte. Fizemos as refeições mais cedo, demos gorjetas a um outro empregado e tudo correreu melhor.

A última noite foi passada na casa de banho, com diarreia. Socorri-me de uma medicação que levava e ao almoço já começava a sentir-me melhor, resolvi comer uma coisa leve no restaurante barbecue para aguentar a viagem de regresso. A minha acompanhante foi-me buscar uma garrafa de água ao bar do restaurante (dada por um empregado) e serviu-me no copo. Cheio de sede (pela abundante perda de líquidos motivada pela diarreia) peguei no copo e bebi. Achei um sabor estranho mas já tinha bebido uma parte. Saí correndo para a casa de banho vomitar, a minha mulher vendo aquilo provou a água e aconteceu-lhe o mesmo. Depois de muito vomitar reclamamos junto dos empregados que minimizaram a situação dizendo inicialmente que era água da torneira, incluído o director do hotel (pelo menos identificou-se como tal) que apareceu quando pedi na recepção o livro de reclamações, que nunca apareceu! A garrafa com o produto já tinha desaparecido quando voltamos ao bar, esqueceram-se de fazer desaparecer o copo onde puderam constatar que pelo cheiro não era água nenhuma, parecia lexívia. Disseram depois que era água com cloro, mas que o cloro era um constituinte da água, que estava tudo bem. Mas não estava, cada vez que vomitava cheirava a lexívia (hipoclorito) e sentia uma queimadura ao longo do trato digestivo superior. Contactei a minha agência de viagens em Portugal e esta a Travelplan, que supostamente iria entrar em contacto comigo para me orientar, o que ainda não aconteceu.

Sem qualquer tipo de apoio da operadora exigi ser visto por um médico. Passado algum tempo aparece um médico (pelo menos identificou-se como tal), que depois de falar com o suposto director do hotel veio com a mesma conversa, passado algum tempo já dizia que as lexívias não faziam mal, que muitas pessoas tentavam-se suicidar com lexívia e não lhes acontecia nada. Eu por outro lado já vi pessoas muito mal, e mesmo morrerem após ingerirem este tipo de produtos, até porque não se chegou a saber o que era aquilo, pelo menos nós não soubemos. O médico sugeriu então que fosse visto por um especialista e que fizesse uma endoscopia digestiva alta, que o hotel pagaria. Com receio de perder o transfer (que era às 15:15), por um lado, e com receio de problemas graves de saúde por outro decidi fazer o exame recomendado. Fomos até à cidade, fui visto por um especialista que lá me enfiou um tubo pela boca a baixo para ver o estado do meu esófago e do meu estômago. Felizmente não parecia nada de grave. Prescreveu-me uma medicação, que aviamos na farmácia em frente e viemos embora.

O médico que nos tinha visto no hotel e levado ao especialista quis levar-nos de volta, embora disséssemos que ainda tínhamos tempo para ir de táxi. Achamos estranho o médico que no hotel tinha dito que teríamos que ser nós a pagar o táxi (o que lucrava ele com isso?) e que depois disse muito chateado que ele próprio pagava do bolso dele, e que depois disse que ele pagava e que depois o hotel lhe restituía tudo, querer levar-nos pessoalmente. Finalmente alguém tem um gesto simpático, pensei. Mas só mais tarde quando paramos para pensar é que percebemos que não foi mais que uma tentativa de ganhar algum dinheiro extra. Durante a viagem repetiu várias vezes que geralmente estes exames eram feitos com marcação, que levava tempo, e no regresso começa a mexer em montes de notas, dinares e euros, dizendo que lhe pagavam em várias moedas, que não tinha nenhum problema com isso. Mais tarde compreendemos a mensagem implícita: mesmo que já não tenham dinares podem dar-me euros, que eu aceito. Já na farmácia tinha ficado com a ideia que iria cobrar um medicamento extra ao hotel (era um protector gástrico, que o especialista disse que podíamos tomar um que levávamos na mala, mas que ele pediu na farmácia e guardou).

Que tristeza de país, de mais pobre ao mais rico, é tudo igual! Nem as autoridades escapam. Já mesmo no aeroporto, quando pensava já estar a salvo, o “policia” que estava a controlar os passaportes, depois de me perguntar se tinha dinares e de dizer várias vezes não sei o quê, pediu-me claramente para pôr 2 euros no passaporte e entregar-lhe. Parecia que lhe estava a pedir para deixar passar alguma ilegalidade, quando a única coisa ilegal era mesmo a sua actuação. Ainda assim, não querendo mais problemas lá lhe dei os euros pedidos, queríamos era sair dali o mais rápido possível e esquecer tudo. Contudo, mais uma vez a pontualidade do voo deixou a desejar, muitas pessoas, eu próprio incluído, perderam os transferes… na espera conversamos com várias pessoas, quase todas se queixavam de situações semelhantes, com a diferença que ninguém tinha bebido lexívia.

Em suma, umas férias para esquecer, um país para não voltar e uma operadora que se preocupa exclusivamente em ganhar dinheiro. Espero que com a minha falta de sorte alguma coisa mude e outros possam beneficiar futuramente, mas este é destino que não recomendo a ninguém. Se forem, escolham hoteis 5* e de cadeia internacional.

Boas viagens!
 

Nuno

Administrador
Staff
ucipista ... tenho muita pena de terem tido umas férias muito atribuladas, no mínimo.
Pessoalmente não conheço a Tunísia, mas tenho tidos bons feedbacks quanto ao tipo de ofertas que fazem.
Eu tenho uma preferencia "doentia" para destinos exóticos com mar ... não sei se a Tunísia se enquadra neste tipo de férias.
Quanto às "moedinhas", isso faz-me lembrar à uma década atrás quando visitei Cacun, onde andavam de mão esticada todo o dia e incluiam "propinas" nos talões de pagamento ... enfim ...

Já estive mais tentado para visitar este destino, mas independentemente de tudo, obrigado pelo testemunho ... pode servir para ajudar outros membros aqui no Portal.
 

Yuki

Membro Novo
Olá Ucipista

Eu estive na Tunísia em 2006 e também não gostei muito do país. Tive num hotel de 4* que parecia mais de 3*, na generalidade tudo correu bem, mas é país para não voltar, estão sempre implicitamente a pedir gorjeta a impingir bugigangas, por habito encaminham-nos para as lojas onde têm comissão e ficam desagradados se não mostramos interesse.
É bom que estes reportes sejam publicados para que futuramente quem for para a Tunísia já vá preparado ……..

Espero que com esta má experiência não deixam de viajar
 

ucipista

Membro Novo
Olá!
Vejo que não fui o unico a nao gostar, parece que o defeito não é meu : )
Destino a não voltar, e este circuito, nem que me oferecessem eu o repetia!

Quanto a viajar, perdemos um pouco o entusiasmo. Vai ser mesmo ir para fora cá dentro, gostava de conhecer os açores...

Boas viagens.
 

Célia Reis

Membro Novo
Bem, eu confesso que ia mesmo preparada para o pior, e até cheguei a pensar que não iria gostar da Tunísia. Contudo, essa preparação fez com que as minhas expectativas fosse superadas e acabei por ADORAR tudo! Nunca compro uma viagem sem me preparar minimamente para o que possa vir a acontecer! Mas é também uma questão de sorte, e não vale a pena desistir de viajar por causa disso. A primeira vez que eu fui ao Brasil também tive muitos dissabores, mas na minha segunda viagem a esse país acabei por ser compensada, e tive umas férias maravilhosas. Viajar é como tudo na vida, nem sempre as coisas correm como gostariamos que corressem, mas há que seguir sempre em frente!
 
Ola a todos
Tambem estive na Tunisia e num hotel da cadeia El Mouradi e ... foi um pesadelo. Fiz reclamacao ao Procurador das agencias de viagens e fui indemnizado.
Tenho um artigo aqui no site sobre o mesmo Hotel na Tunisia
Abraco a todos
 

ucipista

Membro Novo
Olá, obrigado pela sua resposta. Diga-me uma coisa, como fazer reclamacao ao Procurador das agencias de viagens? Eu como disse fiz queixa à TRAVELPLAN e até agora nem uma resposta, nem um pedido de desculpas sequer!
Bom ano a todos.
 

sol so

Membro Novo
Pois eu lamento que tenham tido uma má experiência na Tunísia ...
Eu estive la em Setembro de 2007 e ADOREI ...
Fiquei no hotel MAGESTY GOLF HAMMAMET o pessoal foi espectacular a comida tb era mt boa e variada ... nunca tive problemas com com ninguém ... nunca fui enganada nos preços e nos trocos ... o tempo estava excelente enfim gostava de voltar ...
lamento que não tivessem sorte ... comigo foi assim ... um abraço boas viagens ...
 

LuisT_76

Membro Ativo
Célia Reis disse:
Bem, eu confesso que ia mesmo preparada para o pior, e até cheguei a pensar que não iria gostar da Tunísia. Contudo, essa preparação fez com que as minhas expectativas fosse superadas e acabei por ADORAR tudo! Nunca compro uma viagem sem me preparar minimamente para o que possa vir a acontecer! Mas é também uma questão de sorte, e não vale a pena desistir de viajar por causa disso. A primeira vez que eu fui ao Brasil também tive muitos dissabores, mas na minha segunda viagem a esse país acabei por ser compensada, e tive umas férias maravilhosas. Viajar é como tudo na vida, nem sempre as coisas correm como gostariamos que corressem, mas há que seguir sempre em frente!
Faço minhas as palavras da Célia. Eu gostei bastante das minha férias na Tunísia, embora não tenha feito a excursão pelo deserto (que inveja tenho Célia... :blush:), resolvi ficar pela praia em Yasmine-Hammamet com ocasionais idas às medinas (nova e velha).

Quanto à agência de viagens nada a dizer, ou melhor, muito a dizer, mas de bom! Achei por e simplemente fabulosa a forma como constatei que tudo o que me tinha sido dito e explicado sobre as férias (hotel, praia, cidade, preços, taxas, etc etc etc) era rigorosamente verdade. O Hotel Iberostar Averroes é muito bom (mesmo) para um 4* (quanto a mim melhor que por exemplo o Iberostar Solaria 5* que fica a 10min a pé). Fica situado junto à praia, com excelentes condições de limpeza, uma equipa de animação razoável e pessoal de modo geral amigável (há´, como é óbvio uma ou outra excepção, mas inclusivamente conhecemos por mero acaso a gerente do hotel que se revelou de uma extrema simpatia e simplicidade - e é inglesa...)

Para quem quer uns dias calminhos de praia, num bom hotel, com uma cultura diferente, comida desde o razoável ao muito bom (consoante os dias e gostos), recomendo vivamente este hotel, bem como a agência - DViagem.
 

Titinha

Membro Novo
vguerra disse:
Alguem tem opinião sobre a operação da
MundoVip?
Olá... Eu já viajei pela Mundo Vip, mas o que vou dizer agora se estiver errada alguém me corrige sff. A Mundo Vip não é uma operadora que trabalho directamente com o público, das 3 vezes que viajei pela agencia Top Atlântico uma foi viajem feita por mim essa não conta, outra pela operadora Soltour (México) que foi excelente e por fim quando fui a Natal (Brasil) foi pela operadora Mundo Vip a qual também não tive qualquer problemas e de certeza que para a minha passagem de ano será irei novamante esta operadora com que irei viajar, nota 5*... :)

Claro sempre com o apoio da Top Atlântico, já que são eles que "dão a cara"... :D
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Provedor do Cliente

ucipista disse:
Olá, obrigado pela sua resposta. Diga-me uma coisa, como fazer reclamacao ao Procurador das agencias de viagens? Eu como disse fiz queixa à TRAVELPLAN e até agora nem uma resposta, nem um pedido de desculpas sequer!
Bom ano a todos.
Ola,

Por norma na ultima pagina dos programas e os que sao aderentes têm o contacto do provedor do cliente... contudo aqui vai

............. é aderente ao Provedo do Cliente das agencias de viagens. Como usufruir deste serviço??
Deve o cidadao apresentar a sua reclamaçao no prazo maximo de 20 dias a contar do fim da viagem a que respeita. As reclamaçoes devem ser apresentadas por escrito para a morada a seguir indicada, sem formalidades especiais, devendo conter o nome e morada do queixoso:
rua Duque de Palmela, 2 1ºDto, 1250-098 Lisboa
As queixas sao objecto de apreciaçao preliminar, podendo nao ser aceitres caso apresentadas manifestamente com má fé ou desprovidas de fundamento. As decisoes ddo Provedor do Cliente sao sempre comunicadas por escrito à agencia em causa, e esta deverá corrigir a situaçao irregular, se ,existir, no prazo de 30 dias, a contar da notificaçao da decisao.
 

ucipista

Membro Novo
Obrigado pela informação.
Penso que será um pouco tarde para reclamar, tendo em conta que já passaram 6 meses. Quando soube da existência do provedor ainda fiz uma perquisa e cheguei mesmo a enviar um mail para o dito provedor, mas sem resposta.
Obrigado.

ucipista
 

Rosa

Membro Novo
Monastir

Eu vou á Tunisia em Maio e confesso que fiquei assustada com tudo o que li aqui, alguem já esteve em Monastir? E no hotel Kuriat Palace?

Obrigada

Boas Viagens
 

sol so

Membro Novo
A Tunísia e um destino que as pessoas ou amam ou odeiam ... é engraçado ... como há pessoas com opiniões tão diferentes sobre os mesmos sítios e sobre ate os mesmos hotéis ... eu acho que cada um deve ir e construir a sua propia opinião .... eu adorei ... mas já ouvi pessoas dizer horrores....enfim ... no mesmo hotel que eu fiquei e que amei(tudo) houve pessoas que estando la comigo odiaram tudo ...:) enfim ... boa viagem ....
 

Rosa

Membro Novo
Célia Reis disse:
Olá Rosa!
Vai descansada, eu adorei a Tunísia!
Se quiseres espreita o meu relatório de viagem aqui no fórum:


Olá Célia,

Adorei o teu relatório da viagem, será que me podes adiantar algumas informações?
Quantas horas são de avião e em média quanto custa as excursões que podemos fazer. Isto só para ir prevenida. Já agora se me puderes dar mais algumas dicas agradeço.
 

andre

Membro
ola, estive na tunísia em setembro de 2005,a minha primeira viagem a um país africano.para começar posso dizer que adorei aquele fantástico país.adorei o povo que é alegre,simpático e bem disposto,mesmo sabendo que grande parte dele vive com grandes dificuldades financeiras.para resumir,viajei na tuniser ,o avião era pequeno mas limpo e seguro (o mais importante para mim)!:D fiquei em yasmine hammamet no hotel iberostar averroes (4*)o qual adorei,desde a simpatia dos funcionários até ao quarto (enorme para (4*)e com limpeza exelente e não esquecendo também a exelente comida que sempre nos foi colocada e em grandes variedades.fomos super bem atendidos no hotel durante toda a estadia.fiz algumas visitas,tanto em excursão como pessoalmente e de todas só posso dizer bem e que adorei:). em relação a vendedores e angariadores,nunca tive problema algum,bem pelo contrário,adorava fazer compras nos souks ...e nas situações em que nos convidavam a entrar em casa deles,ainda gostava mais :)gostava de deixar uma nota...nos países de africa é aconselhável ficar em hotéis no mínimo 4*,mas não necessariamente em cadeias internacionais . para terminar,não podemos pensar que por correr mal uma vez,vai correr sempre assim(ou vice versa), e o mais importante de tudo....é importante saber que por uma pessoa gostar muito,não implica que outras também possam gostar de igual modo.gostos não se discutem e todos nós somos diferentes.boas viagens a todos ;)
 

Dionisio

Membro Novo
Tunisia

:p Viva

Fui a Tunisia com a Familia (esposa, filhota e filho) em 2006 e gostamos.
Ficamos num 4 star Hotel Fatimi) em Mahdia e fizemos um circuito, passando por Mate-mata (Berberes), Sfax, Deserto (andar de Camelo), Porta do Desert, Zeferen, Tibili, Shott (lago salgado), Jerid, Tozeur (Oasis), Chebika (Cordilheiras do Atlas), Karoan (Cidade Santa), regrersso por Monastir.
Depois visitamos Tunes,....
Tudo isto aliado a hoteis razoaveis e bons, com TI, mar maravilhoso, o meu filho chamava-lhe o meu SPA, cultura diferente, mesquitas, feiras, ...gostamos muito.
Se alguém precisar de informação detalhada, tenho apontamentos (diários de viagem).

Dionisio
 
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