Novidades

Cancelamentos e Reembolsos Voos Covid-19

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Viagens canceladas poderão ser reembolsadas em 2022

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que permite o reembolso de viagens canceladas devido à pandemia.


O Governo aprovou esta sexta-feira um decreto-lei, no âmbito do Estado de Emergência, que permite o reembolso de viagens canceladas devido à pandemia de covid-19.

Na prática, as viagens e reservas de alojamento que estavam previstas até 30 de setembro, e que foram canceladas por causa do surto, poderão ser feitas até 31 de dezembro de 2021. Serão atribuídos vales, cuja data de validade termina no último dia do próximo ano, e só a partir dessa data, já em 2022, é que as viagens não efetuadas poderão ser reembolsadas.

A explicação foi dada esta sexta-feira pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que detalhou ainda que poderão ser reembolsadas mais cedo "as pessoas que as compraram viagens e que estejam em situação de desemprego".

"O decreto-lei prevê a distribuição de vales e o reembolso se as viagens não forem concretizadas. Isto no caso das viagens e reservas canceladas por força de serem proibidas devido ao Estado de Emergência de qualquer país ou ao encerramento de fronteiras", explicitou Mariana Vieira da Silva.

O decreto-lei "define o regime específico dirigido a viagens organizadas por agências de viagens e turismo, aplicável também às viagens de finalistas, relativamente ao cancelamento de reservas em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local e às relações entre agências de viagens e turismo, operadores de animação turística e empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local", declarou a ministra no arranque da conferência.

Fonte - www.jornaldenegocios.pt
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
APAVT CONGRATULA-SE COM LEGISLAÇÃO QUE PERMITE ADOPÇÃO DE VOUCHERS COMO FORMA DE REEMBOLSO

Na sequência do trabalho conjunto entre a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Secretaria de Estado do Turismo, o Governo aprovou hoje um diploma excepcional e temporário que permite que o reembolso de viagens organizadas, e canceladas por causa do COVID-19, seja realizado pelas Agências de Viagens através de um sistema de Vouchers, válidos até 31 de Dezembro de 2021.

Foi, deste modo, dado um importante passo para garantir a consistência de toda a cadeia de valor turística, protegendo consumidores e contribuído para a manutenção do emprego.

A APAVT, por esta razão, gostaria também de agradecer à Senhora Secretária de Estado do Turismo, Eng.ª Rita Marques, pelo trabalho conjunto realizado.

«Foi dado tempo ao sector, e isso representa um passo fundamental na direcção certa, pelo que só podemos estar satisfeitos. Por outro lado, todos sabemos que, exactamente porque as dificuldades se sentem ao longo de toda a cadeia de valor e não apenas no sector das Agências de Viagens, mais cedo do que tarde teremos que legislar sobre reembolsos das companhias aéreas, que é o “elefante” que temos agora dentro da sala», afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

«Foi possível, como sempre defendemos, conciliar os direitos do consumidor, que recebe um voucher garantido pelo Fundo de Viagens e Turismo, que pode trocar por dinheiro no final da validade do título de crédito, com o tempo indispensável à regeneração de todo a cadeia de valor turística», conclui.

Fonte - www.apavtnet.pt
 

basapistas

Membro Conhecido
Concordo e aplaudo!
Já agora já fizeram uma pesquisa para preços de férias de verão no Algarve?
Parece que estão a preparar se para uma enchente! Ridiculamente elevados!
 

roller

Membro Conhecido
Eu sempre defendi esta política. Mas ainda que os reembolsos podessem ser feitos, não se podia esperar que fosse já.

Assim permitem que os vouchers sejam usados permitindo uma maior sustentabilidade do sector que tanto gostamos. 😜

Concordo e aplaudo!
Já agora já fizeram uma pesquisa para preços de férias de verão no Algarve?
Parece que estão a preparar se para uma enchente! Ridiculamente elevados!
Mesmo! Acho que os bons preços só mais lá para a frente. É bom que ajustem os preços a realidade portuguesa e não devem ter uma grande enchente do resto do mundo....
 
Concordo que devemos compreender a situação das companhias e operadores, eu até compreendo e queria remarcar, mas acho que eles não compreendem a nossa parte, e só veEm os €€, é a minha opInião, pois acho que eles deviam alargar o tempo dos voucheres, a data conta a partir da emissão dos bilhetes, e no meu caso só estão a dar 1 ano, comprando com bastante antecedência fico com um curto de espaço tempo para usufruir até ao verão, o meu marido nesta altura não pode tirar férias é imposto pelo ministério, não pode tirar férias tão cedo, e nem sabe quando pode ter.
Acho que a data dos voucheres devia ser a partir da data da viagem e até 2 anos. Pois também não se sabe como vão estar a nível de economia, não sei se vou ter trabalho ou férias para gozar, isso tudo implica um bola grande num orçamento familiar, pois ainda tem a situação das férias escolares.
Eu tenho a situação de 2 viagens para resolver.
E mais dentro da mesma companhia tem varias políticas para resolver os voucheres, é o caso da Emirates que quem reservou diretamente com a companhia tem 2 anos, e quem marcou com um operador só tem 1 ano.
Desculpem o meu desabafo, mas é o que sinto neste momento, as companhias só veem os lucros €€ e só estão a olhar por elas.

No caso da Tap, eu tinha reserva para Maio que cancelei e já recebi os respectivos vouchers, com validade de 1 ano ou seja posso reservar até Abril do próximo ano uma viagem a realizar dentro de 2021 ou 2022. Dá portanto quase dois anos.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Vou dar a minha opinião.. vale o que vale...

É muito básico, deixa de fora os tubarões ... (companhias aéreas)...

Parece o supermercado de Varadero, é grande, está com as prateleiras cheias mas sempre só com 1 produto...

Por isso ao almoço temos sopa de voucher, arroz com voucher, mousse de voucher e cafevoucher...

Sim, sou a favor do voucher, mas voucher é pouco...


É a minha opinião... que não vale nada :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@Paulo Leite , é verdade em lado nenhum fala em companhias aereas....
No mínimo é um pouco estranho e sendo assim não abrange todo o sector.
Contudo será que decreto de lei não abrange a aviação porque teria que ser um decreto internacional?
A "única" companhia aérea Portuguesa é a TAP, mas mesmo essa vende bilhetes a pessoas de vários países, e não seria justo existir uma regra para Portugueses e outra para passageiros de outros países.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Sem me querer alongar muito ..

@joker , ao fim de 1 semana a comer sempre voucher vou enjoar... não será o dar +.. mas sim dar a escolher...
@Hello Tomorrow , temos de ser justos ;) 1=1..
@PauloNev , olha a Sata , pah... :D já para não falar da EuroAtlantic.... ..
As companhias aéreas está tudo corrido a voucher (se possível) ou €€€€€€ (tas a ver a diferença)???? ;)
 

PP72

Membro
Boa tarde a todos,

No meu caso tenho uma reserva de um voo Madrid-Zanzibar para Agosto pela Ethiopian Airlines.
Entretanto a companhia aérea já cancelou os voos.
Como alternativa tenho:
- Ficar com o bilhete em aberto até Dezembro de 2021. Mas quando reservar a nova data terei que pagar a diferença...e isso dificilmente vai interessar pois comprei os bilhetes a um preço muito baixo
- Receber um voucher com a validade de um ano, o que também não me interessa muito.

A pergunta que faço é se poderei ter o direito ao reembolso do dinheiro no final do período de um ano do voucher se não o usar?
Na companhia aérea não me responderam a isto, dizem apenas que tenho as 2 opções acima.

Desde já obrigado pela vossa atenção

Cumprimentos
PP
 

ALTF4

Membro Conhecido
Pelo que entendi, essa lei do reembolso do voucher após a não utilização do voucher no final do prazo aplica-se à União Europiea, terá que ver junto do país a qual pertence a companhia e ver se existe alguma lei acerca dessa situação...
 

roller

Membro Conhecido
Eu acho que se não derem essa hipótese terão que dar! Vê tambem com o seguro de viagem ou do cartão de crédito. Pois um cancelamento para agosto de todo tem o covid como justificação... Eu batia o pé!!! Boa sorte!
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Boa tarde!
Gostava de apresentar-vos a minha situação e ver qual a vossa opinião sobre o assunto ou se também têm em mãos algum problema idêntico.
Tinha reservado viagem para o Funchal em que o voo de ida era com a tap e o regresso com a easyjet.
O voo da tap foi cancelado e foram emitidos vouchers. O problema agora é o voo de regresso com a easyjet. Não foi cancelado, e como não já não vou, também não poderei usar esse voo. A Easyjet da a possibilidade de remarcar, mas... com apenas um sentido! Ou seja, eu tenho saldo que me permite reagendar uma viagem de ida e volta para outro local, mas não posso porque só me deixar reservar um voo.
aconteceu isto a alguém? Vou acabar por perder o dinheiro? Em que condições posso exigir a emissão de um voucher?
Alguém com problemas com a easyjet?
Obrigada
 
Top