Novidades

Cancelamentos e Reembolsos Voos Covid-19

roller

Membro Conhecido
Compreendo e concordo contigo quando se fala numa cancelamento pontual.
Esta situação é completamente inesperada para todos. Nenhuma companhia terá liquidez para reembolsar todos num curso espaço de tempo.
Pessoalmente acho que todos devemos ser "compreensivos" e não discordo da aplicada de vouchers.
Para esta situação actual, não para tornar uma regra.
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Compreendo e concordo contigo quando se fala numa cancelamento pontual.
Esta situação é completamente inesperada para todos. Nenhuma companhia terá liquidez para reembolsar todos num curso espaço de tempo.
Pessoalmente acho que todos devemos ser "compreensivos" e não discordo da aplicada de vouchers.
Para esta situação actual, não para tornar uma regra.
E acho que estamos todos a ser compreensivos, vivemos tempos difíceis... mas também espero que as condições estipuladas para os clientes igualmente sejam aceitáveis... isto funciona nos dois sentidos!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não esquecer que o contrato é valido para os dois lados, por um lado a companhia áerea não pode fazer os voos, mas por outro nós também não podemos viajar.
Assim sendo, nesta situação ecepcional acho que os vouchers fazem todo o sentido e acaba por ser a forma mais justa para os dois lados.
 

joker

Membro Conhecido
Mas para utilizar estes vouchers durante meses, a diferença do possível aumento de tarifa noutra altura da viagem é suportado por nós, verdade?
Por exemplo quando escolhi o voo da Emirates Lisboa - Dubai - Malé estive semanas a analisar as minhas datas possíveis e preços e marquei na data que obtive melhor condições e se marcar para uns meses depois posso ser penalizado.
Como já referi noutro tópico tenho viagem para as Maldivas para Julho 2020, se não puder nessa data só podei ir este ano em Agosto, ou seja, +/- 1 mês depois e nessa altura os voos podem estar com valor superior.
Também tenho reserva de resort que vai ser outra "luta" ;)

Para que não suscite duvidas, eu compreendo também o lado das companhias aéreas.
 
Última edição por um moderador:

hydra

Membro Conhecido
Acho que essa questão se coloca nos vales, se trocar uma data por outra já definida a maioria das companhias faz a troca sem custos.
Por exemplo a Turkish Airlines aceita trocar a nossa viagem que deveria ter sido na semana passada para setembro sem custos, mesmo havendo um bilhete a mais por causa do bebé vai passar a ser de criança e a ocupar lugar.

Na Brussels Airlines também nos fizeram a troca sem custos, para um voo mais caro e que será operado pela Tap em vez da Brussels como seria o voo que compramos.

A situação das companhias é muito complicada, estou totalmente de acordo com o @roller e acho que devemos tentar compreender e encontrar dentro do possível a melhor solução para todos
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Concordo que devemos compreender a situação das companhias e operadores, eu até compreendo e queria remarcar, mas acho que eles não compreendem a nossa parte, e só veEm os €€, é a minha opInião, pois acho que eles deviam alargar o tempo dos voucheres, a data conta a partir da emissão dos bilhetes, e no meu caso só estão a dar 1 ano, comprando com bastante antecedência fico com um curto de espaço tempo para usufruir até ao verão, o meu marido nesta altura não pode tirar férias é imposto pelo ministério, não pode tirar férias tão cedo, e nem sabe quando pode ter.
Acho que a data dos voucheres devia ser a partir da data da viagem e até 2 anos. Pois também não se sabe como vão estar a nível de economia, não sei se vou ter trabalho ou férias para gozar, isso tudo implica um bola grande num orçamento familiar, pois ainda tem a situação das férias escolares.
Eu tenho a situação de 2 viagens para resolver.
E mais dentro da mesma companhia tem varias políticas para resolver os voucheres, é o caso da Emirates que quem reservou diretamente com a companhia tem 2 anos, e quem marcou com um operador só tem 1 ano.
Desculpem o meu desabafo, mas é o que sinto neste momento, as companhias só veem os lucros €€ e só estão a olhar por elas.
 
Última edição por um moderador:

joker

Membro Conhecido
Estou mais ou menos na mesma situação que tu, falta de disponibilidade e em complemento a conjugação familiar de vários factores para realização de viagens.

Quando falas em "conta a partir da emissão dos bilhetes" o que queres dizer?
A minha reserva foi efectuada em Out 2019 para viajar em Jul 2020 e quando a contratei sabia que se desejasse cancelar totalmente de minha iniciativa teria um penalização de 200€ por bilhete emitido ao valor total cobrado.
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
As companhias aéreas estão desesperadas e a retoma das viagens (aos niveis de Fevereiro) vai demorar meses ou até anos, dependendo da evolução da pandemia!
A maioria só irá sobreviver com o apoio o Estado e o Turismo vai entrar numa profunda crise, pois acredito que a procura irá demorar a voltar ao normal!

Outra situação hipotética, com a retoma dos voos prende-se com a possibilidade das companhias áreas serem obrigadas, a fazer só uso de parte dos lugares disponiveis, de forma assegurar o afastamento dos passageiros! Nessa situação, obviamente que os custos das viagens para os passageiros serão muito maiores e os vouchers de pouco serviram!

Exitem mais dúvidas do que certezas, quanto ao futuro!
Há um mês seria considerado disparatado afirmar que hoje os aeroportos estariam vazios e não haveriam praticamente voos!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
@joker cada caso parece ser diferente, eu fiz a minha compra e o os bilhetes foram emitidos passado +/_ 2 semanas, e como comprei com muito tempo de antecedência, agora tenho muito pouco prazo. Mas a minha agência ainda está conversações com o operador.
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Um amigo meu que trabalha na TAP diz que para os 94 aviões levantarem todos no ar, são precisos cerca de 40 dias só pela manutenção. Portanto vejamos quantos dias demorarão pelas vertentes todas.
 

roller

Membro Conhecido
Quem não aceita os voucheres ou não tem hipótese de gozar viagem faça valer os seus direitos e peça o respectivo reembolso mas isso só se aplica a voos cancelados... voos ainda não cancelados e ja confirmados se puderem ficar com voucher considerem um "bónus" da situação que estamos a viver.

Eu aqui não defendo ninguém, muito menos as companhias mas lembremos-nos que se por acaso caírem algumas... a nossa capacidade de voar cai por terra pois o preço das viagens poderá voltar a preços de há muitos anos em que era apenas "para ricos".

E tal como já foi dito há companhias a permitir alterar datas mando o preço que se tinha. Eu também vivi essa situação. A Level permitiu mudar a data de viagem de amigos meus (eu fiz a gestão da reserva) para datas caras (Natal) sem nenhum custo. Se eu simula-se um bilhete independente o preço seria bem mais caro.
 
Última edição:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Bom dia,

Tenho um voucher emitido pela Iberia para voar até 31 de Março 2021, mas parece que a Ibéria voltou a alterar a data de validade do Voucher.

A minha duvida é: Será que nós também temos até esta nova data para viajar, ou nós que já temos os vouchers temos que nos limitar a data que refere no voucher???

É que se for até 30 de Junho de 2021 é bem melhor.

Se você tiver um bilhete para voar de 1º de março até 30 de junho, nós lhe oferecemos a possibilidade de solicitar um bônus no valor do bilhete ou de trocar a ata do seu voo.

Os bônus lhe oferecem a mais alta flexibilidade, porque são válidos para voos até o dia 30 de junho de 2021, sem restrições de datas, e você poderá usá-lo para um ou mais bilhetes, até esgotar todo o seu montante. Para solicitar o bônus, preencha agora este formulário online.

Vantagens do pedido de bônus:


  • Sem esperas. Basta solicitá-lo online.
  • O bônus pode ser usado uma ou mais vezes, até que seu montante seja esgotado.
  • Poderá ser utilizado quando desejar até o dia 30 de junho de 2021.
  • Válido para voos diretos ou de conexão nos quais pelo menos um dos trechos seja operado pela Iberia, Iberia Express ou Air Nostrum.
  • Você pode voar quando desejar até 30 de junho de 2021.

Sei que posso esclarecer esta dúvida pelo apoio ao cliente da Ibéria, mas as linhas devem estar "entupidas" e também como não é urgente, posso telefonar mais tarde. Esta minha dúvida deve ser a de outras pessoas também, assim é preferível deixar aqui a informação.

Vi agora no Twitter da Ibéria:

If you have a forthcoming flight, you have the ability to change the dates or request a voucher for the amount of the ticket, valid through June 30th, 2021 (also valid for vouchers already issued).

Está respondida a minha dúvida... :)
 
Última edição:

roller

Membro Conhecido
Olá

Do que vejo é que tens usar um voucher num voo que parta ou regresse ate dia 30 Junho de 2021.

Se não tivesse essa ultima frase ai já diria que tinhas que emitir um bilhete com esse valor ate dia 30 Junho 2021 (logo podias voar mais tarde) mas essa ultima frase já afirma que tens que voar ate final de Junho.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Sim roller, os voos tem de ser até 30 de Junho de 2021. Menos mal, porque o meu voucher era para usar/voar até 31 de Março 2021. Era curto, e podia não conseguir férias logo no inicio do ano de 2021. Sendo assim, perece-me bem melhor. Outra alteração que me parece importante referir:

Válido para voos diretos ou de conexão nos quais pelo menos um dos trechos seja operado pela Iberia, Iberia Express ou Air Nostrum

Agora eles deixam usar também em voos que sejam da mesma Aliança. Isso é bom. Como sou do Porto, sou obrigado a fazer OPO - MAD (pela Iberia) - Destino Final, e muitos voos desde Madrid são operados por outras companhias.**

**(Acho que não estou a dizer nenhuma asneira, se estiver alguém que me corrija por favor)
 
Última edição:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
TAP ESTÁ A DAR VOUCHERS COM PRAZO DE DOIS ANOS A CLIENTES COM VOOS ATÉ 31 DE MAIO

O chairman da TAP, Miguel Frasquilho, disse hoje que a companhia aérea está a reembolsar os clientes com voos cancelados “maioritariamente ou apenas em vouchers”, para os quais alargou o período de utilização para dois anos e acrescentou 20% ao valor pago.

“Estamos a fazer maioritariamente o reembolso em vouchers, mas alargámos o período de utilização de um para dois anos e efectuámos uma majoração do valor do voucher em 20%”, afirmou Miguel Frasquilho, que falava na Comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

A emissão de um voucher com valor adicional de 20% é aplicável a bilhetes com data original de viagem até 31 de Maio, para pedidos feitos a partir do dia 9 de Abril, segundo uma informação no website da TAP.
A transportadora indica que “o voucher será válido para a pagamento de viagens e/ou serviços TAP” e “poderá ser utilizado numa compra online em flytap.com”. O valor do voucher, acrescenta a TAP, “não necessita ser utilizado de uma só vez, poderá ser descontado até ser utilizado o valor total do mesmo”.

A TAP, como todas as companhias aéreas, reduziu fortemente a sua operação devido à quebra da procura provocada pela pandemia de covid-19.

A companhia tinha planeado no início de Março “estar nesta altura com mais de 400 voos por dia” e está a operar sete voos por semana, afirmou Miguel Frasquilho.

Fonte: www.presstur.com
 

roller

Membro Conhecido
A TAP sempre teve a postura de uma valor bem acima nos voucher face a pagar em dinheiro nos overbookings. Confesso que estranhei não tomarem agora a mesma iniciativa... Afinal vão fazê-lo. Nem tudo e mau na TAP 💪
 
Top