Novidades

Brasileiros em Portugal: 22 dias em Maio/2010

Ricardo-M

Membro
Atenção que o caminho para a Régua é um pouco duro, preparem-se para cerca de 1 hora (após auto-estrada) a subir e descer montes sempre às curvas, ainda me lembro da primeira vez que fui para lá :D. Mas depois compensa, é realmente uma cidade muito gira, apesar de pequena.

Quanto ao hotel no Porto, apesar de nunca ter lá estado, a localização é excelente!!! Aconselho numa das manhãs ir até à foz do Porto e fazer um passeio à beira-mar até Matosinhos. De manhã, pela fresquinha não há melhor.

Espero que apanhem bom tempo!
 

PauloBR

Membro Ativo
Ricardo-M disse:
Atenção que o caminho para a Régua é um pouco duro, preparem-se para cerca de 1 hora (após auto-estrada) a subir e descer montes sempre às curvas, ainda me lembro da primeira vez que fui para lá :D. Mas depois compensa, é realmente uma cidade muito gira, apesar de pequena.

Quanto ao hotel no Porto, apesar de nunca ter lá estado, a localização é excelente!!! Aconselho numa das manhãs ir até à foz do Porto e fazer um passeio à beira-mar até Matosinhos. De manhã, pela fresquinha não há melhor.

Espero que apanhem bom tempo!
Pois quero ir para a régua pela N222 e voltar pela A4. Na ida, quero fazer o percurso: Paredes -> Penafiel -> Castelo de Paiva -> Resende -> Lamego - Régua. É para ir com calma mesmo, e apreciar a paisagem. Na volta, Régua -> Amarante e depois a A4 para Paredes.

Um abraço!
 

Car_lota

Membro
Ricardo-M disse:
Atenção que o caminho para a Régua é um pouco duro, preparem-se para cerca de 1 hora (após auto-estrada) a subir e descer montes sempre às curvas, ainda me lembro da primeira vez que fui para lá :D. Mas depois compensa, é realmente uma cidade muito gira, apesar de pequena.

Quanto ao hotel no Porto, apesar de nunca ter lá estado, a localização é excelente!!! Aconselho numa das manhãs ir até à foz do Porto e fazer um passeio à beira-mar até Matosinhos. De manhã, pela fresquinha não há melhor.

Espero que apanhem bom tempo!
Sim, é um pouco duro. Mas aquela zona nem teria o mesmo encanto se não fosse assim.;)
 

Celini

Membro Novo
oi

Eu sou de Loulé - Algarve, fica a 20 Km de Faro ... Como vais ficar 7 noites em Portimão se precisares algum conselho da parte sul podes contar comigo ...

Aconselho fazeres a costa sul toda, tem muita coisa para ver mas a maior parte são práias ... podes incluir nesse teu roteiro Silves, para saires da rotina das práias ... mas tens também o Carvoeiro onde eu às vezes vou comer um gelado fantástico que teem lá ... e Tavira (não me recordo se teens essa cidade no teu roteiro), tens também a ilha de tavira e/ou do farol ...
Lagos e Sagres sim.

Monserraz é uma boa escolha ...

Pena isso da TAP :D

Boa viagem
Alguma dúvida pergunta
 

LuisT_76

Membro Ativo
Paulo: se fores a Vila Real de Santo António, aconselho-te um saltinho a Ayamonte para comer umas gambas e uns chocos fritos :D.

Também aconselho um saltinho a Cacela-a-Velha, uma aldeia engraçada e pitoresca no alto de um penhasco, com uma bela vista sobre o mar e onde podes comer uns belos petiscos regionais (e não só)! ;)
 

gilmalveira

Membro
oi

PauloBR disse:
Olá,

Agora não tem mais jeito, vou ter de viajar mesmo ;) (e minha esposa também, é claro ;))

Hoje eu comprei os bilhetes na TAP: 14.05.10 Porto Alegre - Porto (conexão no Rio) e 05.06.10 Lisboa - Porto Alegre (conexão no Rio). Se a informação interessa para alguém, os bilhetes custaram, por pessoa, o equivalente a US$ 1.268 (valor total, com as taxas). No Brasil, os bilhetes da TAP podem ser pagos em 5 parcelas fixas no cartão de crédito, em Reais. Isto é muito bom, pois quando eu tiver de pagar a pesada fatura dos cartões de crédito em Junho, com as despesas da viagem, pelo menos a parte áerea já estará paga ;)

As reservas de hotel também já estão feitas. Alguns hotéis eu reservei pelo Booking e outros diretamente nos sites dos hotéis. Ficou assim:

Porto - 3 noites - Hotel HF Fénix Porto

Paredes - 2 noites - Paredes Hotel Apartamento

Montalegre - 2 noites - Quality Inn Estalagem de Montalegre

Covilhã - 2 noites - Hotel Turismo da Covilhã

Évora - 2 noites - Hotel Évora

Portimão - 7 noites - Apartamentos Jardins da Rocha

Lisboa - 3 noites - Hotel Hf Fénix Urban (este ainda não decidi)

No Porto, teremos 3 dias inteiros, pois o voo do Rio chega no Porto às 08 da manhã. Acho que os 3 dias serão suficientes para um conhecimento básico da cidade do Porto, os tradicionais "locais turísticos".

A saída do Porto para Paredes pode parecer estranha, mas na verdade é muito prática. O hotel em Paredes custa bem menos que o do Porto e a garagem para o carro é gratuita :p. Quero alugar um carro no Porto na manhã do 4º dia, fazer o check-in antecipado no hotel em Paredes (ou apenas deixar as malas) e fazer um passeio até a Régua, indo com calma pela rodovia que acompanha o Douro, acho que é a N222. No caminho, quero visitar Penafiel. Na Régua, se der tempo, damos um pulinho até Lamego e no retorno para Paredes, quero visitar Amarante. Antes eu tinha pensado num cruzeiro/comboio até a Régua, mas a opção pelo carro, combinada com a estadia em Paredes, é bem mais economica, menos cansativa e acho que mais agradável.

No 2º dia em Paredes, o plano é fazer um passeio por Guimarães e Braga. No dia seguinte, saímos do hotel em Paredes e vamos para Montalegre. No caminho, podemos visitar Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca.

Em Montalegre, como vamos pasar o dia de chegada viajando desde Paredes, podemos no dia seguinte explorar as aldeias do Gerês próximas a Montalegre.

Em Covilhã, como são 2 noites, teremos na prática um dia inteiro para passeios. A idéia é visitar Belmonte e depois fazer um giro pela Serra: Torre - Seia - Gouveia - Manteigas.

No percurso de Covilhã a Évora, quero passar por

Em Évora, além de conhecer o centro histórico, o plano é no dia seguinte usar fazer um passeio de um dia por Arraiolos, Estremoz e Monsaraz.

Em Portimão, o plano é... ;);):p não fazer nada, pois ninguém é de ferro ;) Quer dizer, como são 7 noites (ou 6 dias inteiros), podemos fazer um passeio a Faro e Albufeira, outro passeio a Lagos e Sagres (se a preguiça permitir, é claro) e nos outros 4 dias ... nada ... ;):D:p Em Portimão, vamos fazer nossas "férias dentro das férias". As nossas viagens sempre incluem alguns dias de puro ócio ;)

Para o trecho Portimão - Lisboa, o plano é sair de manhã cedo de Portimão e chegar em Lisboa à noite, por volta das 20-21 h e devolver o carro na rent-a-car na manhã seguinte. Assim acho que teremos tempo de visitar várias praias na Costa Vicentina e também na Serra da Arrábida.

Em Lisboa, serão 3 dias que acho suficiente para alguns passeios principais e algumas compras. No 3º dia em Lisboa, nosso 22º dia em Portugal, infelizmente teremos de voltar ao Brasil.

Este é o meu "plano maluco" de viagem a Portugal, para o qual os amigos aqui do Portal das Viagens colaboraram com muitas idéias boas. Como serão 22 dias em Portugal, pode parecer que 3 dias no Porto e 3 dias em Lisboa é pouco. Mas o objetivo principal desta viagem é conhecer as regiões mais interessantes do interior de Portugal.

Aceito sugestões de passeios nas cidades onde vou me hospedar. Eu fiz todo este "plano maluco", mas não conheço as cidades mencionadas. Eu apenas estive 10 dias em Lisboa em Abril e Setembro de 1978, mas isto não conta muito pois é claro que a cidade mudou bastante nestes 32 anos!

Abraços a todos!

P.S.: aqui no Brasil tá muito complicado comprar bilhetes da TAP. O atendimento por telefone é péssimo: ficar na espera por 40 ou 50 minutos é normal, os atendentes são rudes de de má-vontade. Ontem à noite, um atendente, que nem sequer pesquisou no sistema, afirmou categoricamente que não havia assentos disponíveis de Porto Alegre para o Rio no dia 14 de Maio, mais de 4 meses antes! Claro que não era verdade (ainda não estamos em ano de Copa do Mundo). O site não funciona direito, pois só mostra as opções de conexão no Rio com troca de aeroporto do Galeão para o Santos Dumont. Mesmo assim, não consegui fazer a compra pelo site, que sempre dava erro. Por sorte, a TAP tem um pequeno escritório em Porto Alegre, perto do meu local de trabalho e fui lá comprar os bilhetes. Neste escritório sim, fui muito bem atendido, com o padrão de cortesia e eficiência que se espera da TAP.

então e Lisboa, os seu bairros tipicos, a sua vida e lindas paisagens?? posso orientar algo mais?? Alentejo é lindo...
 

PauloBR

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
Olá Paulo,

Já estive a ver o itenerario e..... :D

prometo que até ao fim da semana deixo ficar aqui umas dicas do que visitar/fazer no Norte do País....

Espero que alguem depois o ajude na parte Centro/Sul

paulo
Olá, Paulo!

Quanto tiveres um tempinho, podes me ajudar com o itinerário na região Norte? Sem pressa, pois falta tempo ainda até a minha viagem em Maio.

- No Porto, vamos ficar 3 noites e 3 dias inteiros, pois o vôo vindo do Rio de Janeiro chega no Porto às 8:00 do sábado 14 de Maio. Acho que 3 dias serão suficientes para visitar com calma os principais atrativos no Porto.

- Na manhã do 4º dia da viagem, a rent-a-car vai entregar o carro no Hotel Fénix Porto. Queremos sair por volta das 10 da manhã e ir direto a Paredes, onde ficaremos 2 noites. O plano é sair de Paredes e fazer um passeio até a Régua, com bastanta calma, pela N-222, para apreciar as paisagens do Douro. Na Régua, conforme o tempo, podemos dar um pulinho até Lamego. No caminho de volta a Paredes, podemos visitar Amarantes.

- No 5º dia da viagem (ainda em Paredes), o plano é fazer um passeio um pouco mais longo: Paredes -> Viana do Castelo -> Caminha -> Valença do Minho -> Ponte de Lima -> Paredes. Como não conheço a região, não sei se este percurso não vai ficar um pouco corrido para fazer num dia só. Se for o caso, por favor, diga-me que cidades eu posso "vitimar" do trajeto. Prefiro visitar com calma poucas cidades que tenham bons atrativos do que visitar um monte de cidades na correria. Neste percurso, um bom local para almoçar acho que é Viana do Castelo ou Caminha. Estou certo?

- No 6º dia de viagem, saímos de Paredes e vamos para o Quality Inn Estalagem de Montalegre, onde ficaremos 2 noites. Como a distância não é grande, acho que no caminho de Paredes a Montalegre, dá perfeitamente pra fazer uma visita de algumas horas a Guimarães (e talvez também Braga) e chegar a Montalegre durante a tarde.

- No 7º dia, o plano é subir o Gerês e visitar algumas das pitorescas aldeias da região. Aqui eu gostaria da tua ajuda pra me indicar o que visitar e onde comer.

- No 8º dia, viajaremos de Montalegre até a Covilhã. Eu quero fazer um percurso um pouco mais longo, mas que acho que vale a pena por passar pelo Parque Internacional do Douro: Montalegre -> Vila Pouca de Aguiar - Murça -> Torre de Moncorvo -> Freixo -> Barca d'Alva -> Figueira de Castelo Rodrigo -> Pinhel -> Covilhã. Conforme o Google Maps, este percurso é de 350 Km e pode ser feito em 5:30 horas. Acho que pode ser feito sem muito cansaço em um dia, com algumas paradas para conhecer cidades no caminho. Que cidades valem a pena uma parada para conhecer ou para almoçar?

Como és do Norte, não sei se podes me ajudar com a Serra da Estrela. Em todos os casos, na Covilhã, o plano é, no dia seguinte ao da chegada, visitar Belmonte pela manhã. A seguir, um passeio pelo percurso Belmonte -> Torre -> Seia -> Gouveia -> Manteigas -> Covilhã. Podes me indicar um bom local para almoçar, que não seja muito caro?


Um abraço!

P.S.: como nossa visita a Guimarães (e talvez Braga) será durante o percurso de Paredes até Montalegre, há o problema da nossa bagagem, que vai estar no carro, é claro. Eu quero alugar um carro da categoria do Ford Focus ou Opel Astra, que tem espaço na mala para as bagagens. Mesmo com as bagagens fechadas na mala do carro, sem estar à vista, eu não me sentiria seguro em deixar o carro estacionado na rua e sair a passear pela cidade. A pior coisa que pode acontecer ao viajante é o roubo de bagagem, que é o tipo da coisa que pode arruinar uma viagem... Em Guimarães e Braga existem parques de estacionamento seguros e fechados? Eu prefiro estacionamentos onde eu possa fechar o carro à chave e levar a chave comigo.
 

kl1462832

Membro Novo
Paulo,

relativamente a parques para deixares o carro, principalmente quando referes Guimarães (e talvez Braga), não creio que tenhas qualquer problema. Mesmo! Mesmo deixando-o na rua, e não tens necessidade disso pois existem imensos parques com segurança e onde não necessitas de deixar a chave do carro! Ainda me lembro da primeira vez que deixei o meu carro num parque desses: foi na Corunha, Galiza-Espanha, e o homem apercebendo-se da minha renitência lá disse: "... olhe, estacione lá ao fundo e já não precisa de deixar as chaves!" ;-)

Fica bem.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá a todos!

Eu não me esqueci do Portal das Viagens, não... Andei muito ocupado finalizando o planejamento da tão esperada viagem a Portugal, para a qual agora falta pouco tempo, apenas 6 semanas.

Hoje eu entrei aqui no PV para falar o óbvio: recomendar aos portugueses um produto português!

Resolvi comprar, logo ao chegar a Portugal, um aparelho indispensável numa viagem de carro por terras estranhas: um navegador GPS. Pesquisei muito sobre os diversos navegadores GPS disponíveis em Portugal e finalmente me decidi por comprar um produto português, desenvolvido no Porto: o NDrive Touch Light. Na minha pesquisa, eu fiquei na dúvida entre 4 marcas: Garmin, TomTom, Navigon e NDrive.

Numa viagem que fiz ao Chile em 2008 eu utilizei um Garmin Nüvi 200, alugado junto com o carro e gostei por ser um navegador muito fácil de utilizar. Porém, os modelos básicos da Garmin são muito limitados, pois só é possível fazer itinerários entre dois pontos. Não é possível, por exemplo fazer um itinerário assim: sair do Porto, passar por Vila do Conde, Viana do Castelo, Caminha, Valença, Ponte de Lima e retornar para o Porto. Outra grande desvantagem é que os Garmin utilizam um sistema de software fechado. Isto quer dizer que num navegador Garmin não pode ser instalado nenhum sofware adicional.

Quanto aos TomTom, apesar de terem uma boa interface visual, eu li muitas reclamações em outros fórums sobre a desatualização dos mapas do TomTom. Fiquei com a impressão de que os TomTom, por serem franceses, são como os carros: bonitinhos, mas...

Com relação aos navegadores Navigon, achei excelente a interface visual e a facilidade de uso. Porém, a marca Navigator foi descartada, pois eu quero um navegador que possa ser utilizado no Brasil e a Navigator não fornece mapas para o Brasil! Não sabem o mercado que perdem.... (será que os alemães pensam que no Brasil não se usa GPS, ou que não temos dinheiro para comprar um ??? coisas de alemão mesmo, ignorar um mercado imenso como o brasileiro...)

Decidi-me, então, por comprar o NDrive Touch Light. Em diversos fórums sobre GPS, é unânime a opinião de que o NDrive é o navegador que tem mais informação sobre Portugal. Eu queria comprovar isto, antes de comprar o NDrive e como sou informático, foi relativamente fácil par mim. A NDrive vende não apenas os navegadores dedicados para automóveis, mas vende também o software para uso em PDAs com Windows Mobile, telemóveis com Symbian (Nokia), telemóveis com Android (da Google) e para o iPhone. Instalei no meu PC o emulador de PDA da Microsoft e fiz o download do NDrive trial de 7 dias para PDA com Windows Mobile.

Deste modo, eu posso utilizar no meu PC o mesmo software NDrive que vou usar navegador para automóvel que quero comprar no Porto. A minha experiência com o software NDrive foi muito boa, excelente mesmo. Eu preparei todos os itinerários que quero fazer em Portugal, o que deu-me um bocado de trabalho, mas valeu a pena. São 13 itineários, num total de 3.050 Km em cerca de 48 horas de viagem, divididos em 12 dias (vou alugar o carro por 9 dias, descansar 4 dias e depois alugar novamente por 3 dias). Os itinerários foram exportados do software NDrive para arquivos .KML (do Google Earth). Quando eu viajar para Portugal, vou levar estes itinerários num pendrive e importar para o navegador NDrive que eu comprar. O mesmo vale para os hotéis onde vou me hospedar, endereços de rent-a-car, etc, que foram salvos nos Favoritos e exportados também.

A base de dados de PDIs (pontos de interesse) do NDrive é impressionante e muito superior aos demais navegadores GPS. Ela contém boa parte do conteúdo das páginas amarelas de Portugal e contém todos os hotéis e restaurantes do guia "Boa Cama e Mesa" do Expresso.

Uma categoria de PDI me chamou a atenção: miradouros. Como boa parte da minha viagem vai ser por regiões de montanhas ou praias, eu incluí uma boa quantidade de miradouros nos meus itinerários.

Outras categorias de PDI muito bem exploradas no NDrive são as de atrações turísticas (monumentos, castelos, etc.), hotéis e restaurantes. Para quase todos estes pontos de interesse, o NDrive disponibiliza muita informação, com textos descritivos, preços, informações de localização e contato, e até mesmo foto do local. Vai ser muito bom poder, a partir do meu quarto de hotel, escolher um bom restaurante para jantar, pois o NDrive informa o tipo de comida, pratos da ementa, preços médios e até foto!

Uma vantagem adicional do navegador dedicado NDrive é que como ele utiliza o sistema Windows Mobile, é possível desbloquer o navegador e instalar software de outros navegadores. Por exemplo, pode-se instalar no NDrive o software TomTom, o Garmin Mobile XT (sistema da Garmin para telemóveis) ou o sofware húngaro iGo8, que tem uma incrível interface visual. No Google pode-se encontrar facilmente como fazer isto.

Além disto, o preço do NDrive Touch Light com o mapa de Portugal é muito bom: apenas 90 €. Se eu alugar um navegador GPS junto com o carro, a rent-a-car vai me cobrar mais ou menos este valor...

Vejam mais detalhes do NDrive aqui:
NDrive | Products | NDrive Touch Light ? Portugal
NDrive | NDrive V9

Se alguém quiser perguntar sobre características ou sobre a utilização do software NDrive, eu posso responder, pois tenho utilizado bastante este software. Já com relação ao navegador para automóvel, só vou saber depois de comprar...


Observação: eu não tenho nada que ver com a empresa portuguesa NDrive, não estou vendendo nada aqui, estou apenas compartilhando informações sobre um produto do qual eu gostei muito.


Abraços a todos!
 

LIGIA

Membro
Eu sou de Penafiel e fiquei muito contente por teres escolhido o Vale do Sousa para passar uns dias. Modéstia a parte é um local muito bonito, com excelente gastronomia e com monumentos e locai bonitos para visitar. Aconselho um passeio por Penafiel até ao Sameiro e apreciar as vistas, o Mosteiro de Paço de Sousa que pertence á rota do Românico, a aldeia de Xisto da Quintandona que fica próximo de Lagares. A Régua e toda a zona do Rio Douro é obrigatória. Na Régua existe um restaurante na margem sul mesmo na encosta que é muito bom (mas não me lembro do nome). Não te esqueças de provar os famosos rebuçados da Régua! Nessa zona aproveita também para comeres as cerejas (ou em qualquer zona de Penafiel até entre-os-rios) que se vendem na berma da estrada. Em Maio se as chuvas acalmarem um pouco as cerejas já devem estar maduras e são deliciosas. Em Resende podes apreciar as cerejeiras que se estendem ao longo das estradas.
Aprecia o vinho verde (em Penafiel existe a quinta da Aveleda onde se fabrica vinhos famosos com o mesmo nome e o casal garcia), os enchidos, o queijo, o anho assado em forno a lenha, enfim... espero que gostes e que te sintas bem-vindo!
 

PauloBR

Membro Ativo
LIGIA disse:
Eu sou de Penafiel e fiquei muito contente por teres escolhido o Vale do Sousa para passar uns dias. Modéstia a parte é um local muito bonito, com excelente gastronomia e com monumentos e locai bonitos para visitar. Aconselho um passeio por Penafiel até ao Sameiro e apreciar as vistas, o Mosteiro de Paço de Sousa que pertence á rota do Românico, a aldeia de Xisto da Quintandona que fica próximo de Lagares. A Régua e toda a zona do Rio Douro é obrigatória. Na Régua existe um restaurante na margem sul mesmo na encosta que é muito bom (mas não me lembro do nome). Não te esqueças de provar os famosos rebuçados da Régua! Nessa zona aproveita também para comeres as cerejas (ou em qualquer zona de Penafiel até entre-os-rios) que se vendem na berma da estrada. Em Maio se as chuvas acalmarem um pouco as cerejas já devem estar maduras e são deliciosas. Em Resende podes apreciar as cerejeiras que se estendem ao longo das estradas.
Aprecia o vinho verde (em Penafiel existe a quinta da Aveleda onde se fabrica vinhos famosos com o mesmo nome e o casal garcia), os enchidos, o queijo, o anho assado em forno a lenha, enfim... espero que gostes e que te sintas bem-vindo!
Olá, Lígia. Obrigado pelas sugestões, vou incluí-las no meu itinerário.

Sou um apreciador do vinho verde, mas não o bebo com frequencia pois no Brasil os vinhos Casal Garcia são caros, custam cerca de 13 a 15 Euros. Aliás, eu aprecio os vinhos portugueses de modo geral. No inverno costumamos tomar muito vinho da Aliança. Nos hipermercados de Porto Alegre, estes vinhos custam cerca entre 5 e 6 Euros. Há pouco tempo atrás eu e a minha esposa tomamos um vinho da Aliança que não está mais no catálogo: Aliança Tagra -Vinho Regional Terras do Sado - Colheita 2003, um excelente vinho. Gostamos muito também do Aliança Douro e Aliança Dão.

Um abraço!
 

Car_lota

Membro
Olha Paulo eu comprei um Tom Tom e pouco depois de o ter comprado avariou. Avariou quando eu mais precisava dele. Quando regressei de viagem levei-o à loja e como estava na garantia deram-me outro. Passado pouco tempo fui até à vizinha Espanha, conhecer a Andaluzia e o segundo Tom Tom avariou no meio de Granada. Mais uma vez quando mais precisava dele. Por isso, ainda bem que não escolheste essa marca. Eu não recomendo a ninguém. Ainda lá em Espanha comprei um da Vexia, muito mais cómodo de usar, mais compacto, com excelente visor. Só tem um senão.. fala espanhol (ou inglês), mas é impecável. Nunca me falhou. Esse que compraste não conheço mas espero que não tenhas problemas. Aconselho que venhas bem munido com mapas, ou computador portátil com internet, pois nunca se sabe. Já agora, não gastes dinheiro com Casal Garcia, isso é água tingida a que chamam de vinho verde. No Norte consegues facilmente vinho verde como deve ser. E tb Alvarinho, que é o nosso melhor vinho verde, produzido em Melgaço e Monção.
 

PauloBR

Membro Ativo
Car_lota disse:
Olha Paulo eu comprei um Tom Tom e pouco depois de o ter comprado avariou. Avariou quando eu mais precisava dele. Quando regressei de viagem levei-o à loja e como estava na garantia deram-me outro. Passado pouco tempo fui até à vizinha Espanha, conhecer a Andaluzia e o segundo Tom Tom avariou no meio de Granada. Mais uma vez quando mais precisava dele. Por isso, ainda bem que não escolheste essa marca. Eu não recomendo a ninguém. Ainda lá em Espanha comprei um da Vexia, muito mais cómodo de usar, mais compacto, com excelente visor. Só tem um senão.. fala espanhol (ou inglês), mas é impecável. Nunca me falhou. Esse que compraste não conheço mas espero que não tenhas problemas. Aconselho que venhas bem munido com mapas, ou computador portátil com internet, pois nunca se sabe. beijocas
Olá, Car_lota!

O que me dizes sobre os navegadores TomTom parece confirmar o meu palpite: assim como os carros franceses, são bonitinhos mas...

Não conheço este navegador Vexia que compraste na Espanha. Dei uma olhada no site do fabricante e me pareceu um bom navegador. Os modelos da Vexia com tela de 3,5" tem mesmo peso e dimensões do NDrive Touch Light que quero comprar.

Mas como é que não conheces os navegadores da NDrive? A empresa NDrive tem sede no Porto. Em diversos fórums sobre GPS que pesquisei, o NDrive é indicado como o mais completo para quem quer viajar por Portugal, pois tem 100% de cobertura do território português, continental e insular.

Podes deixar que vou viajar "prevenido". Não tenho notebook e mesmo se tivesse um, não o levaria numa viagem. Mas vou levar mapas do Google Maps com os itinerários que quero fazer e também um mapa rodoviário completo de Portugal da rent-a-car Hertz, que um colega de trabalho trouxe de uma viagem que fez a Portugal. Além disto, todos os itinerários que preparei na versão trial do navegador NDrive, eu vou levar no meu pendrive, em arquivos KML, do Google Earth. Deste modo, terei o apoio necessário para prosseguir viagem caso eu naõ possa contar com o navegador GPS.

Um abraço!
 

Car_lota

Membro
PauloBR disse:
Olá, Car_lota!

O que me dizes sobre os navegadores TomTom parece confirmar o meu palpite: assim como os carros franceses, são bonitinhos mas...

Não conheço este navegador Vexia que compraste na Espanha. Dei uma olhada no site do fabricante e me pareceu um bom navegador. Os modelos da Vexia com tela de 3,5" tem mesmo peso e dimensões do NDrive Touch Light que quero comprar.

Mas como é que não conheces os navegadores da NDrive? A empresa NDrive tem sede no Porto. Em diversos fórums sobre GPS que pesquisei, o NDrive é indicado como o mais completo para quem quer viajar por Portugal, pois tem 100% de cobertura do território português, continental e insular.

Podes deixar que vou viajar "prevenido". Não tenho notebook e mesmo se tivesse um, não o levaria numa viagem. Mas vou levar mapas do Google Maps com os itinerários que quero fazer e também um mapa rodoviário completo de Portugal da rent-a-car Hertz, que um colega de trabalho trouxe de uma viagem que fez a Portugal. Além disto, todos os itinerários que preparei na versão trial do navegador NDrive, eu vou levar no meu pendrive, em arquivos KML, do Google Earth. Deste modo, terei o apoio necessário para prosseguir viagem caso eu naõ possa contar com o navegador GPS.

Um abraço!
Nesse tipo de tecnologias sou quase uma analfabeta.. :cool: Comprei Tom Tom pois é um dos mais publicitados. Quanto ao Vexia pareceu-me bom e estava lá no meio da terra dos nuestros hermanos mesmo a precisar de um e sujeitei-me, mas logo à partida gostei dele. De qualquer forma já tinha ouvido falar que havia um gps português muito bom. Se o Vexia algum dia avariar (esperemos que não!!) experimento esse. :)
 

Ricardo-M

Membro
Olá Paulo, o NDrive está de facto cada vez melhor, no início falhava em alguns pontos fulcrais, mas foram corrigindo ao longo dos anos e neste momento considero-o dos melhores do mercado e provavelmente o melhor, de origem, para viajar em Portugal. Como deve saber, é muito fácil arranjar na net pdi's para as outras marcas.

Tem só atenção à assistência técnica, não sei se têm representação no Brasil.

Boa viagem
 

PauloBR

Membro Ativo
Ricardo-M disse:
Olá Paulo, o NDrive está de facto cada vez melhor, no início falhava em alguns pontos fulcrais, mas foram corrigindo ao longo dos anos e neste momento considero-o dos melhores do mercado e provavelmente o melhor, de origem, para viajar em Portugal. Como deve saber, é muito fácil arranjar na net pdi's para as outras marcas.

Tem só atenção à assistência técnica, não sei se têm representação no Brasil.

Boa viagem
Olá, Ricardo. O NDrive é vendido no Brasil e a lei brasileira exige que qualquer produto aqui vendido tenha assistência técnica. De qualquer maneira, na hipótese de não haver assistência técnica para o NDrive, mesmo assim vale a pena eu comprar o NDrive, pois o seu preço é similar ao valor de um aluguer de um navegador.

Porém, apesar de o NDrive ser vendido no Brasil, vou comprá-lo no Porto, é claro, para ter a última versão do hardware.

Um abraço!
 

LIGIA

Membro
Eu não percebo muito desta tecnologia mas o meu marido está muito satisfeito com o TomTom sempre nos levou ao sítio certo e nunca nos deixou ficar mal.
 

Asae

Membro Conhecido
Eu acho que o PauloBR ainda nos vai é lições e dicas sobre Portugal no report que ele depois vai fazer para nos mostrar, ai vai vai :cool::)
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá,

Estou com uma dúvida com relação ao percurso de Montalegre até a Covilhã, pois quero passar pelo Freixo de Espada à Cinta e visitar o Penedo Durão, o Salto de Saucelle e outros miradouros da região.

Do Freixo até a Covilhã eu não tenho dúvida quanto ao percurso. Porém, de Montalegre até o Freixo, preparei 2 itinerários e estou na dúvida sobre qual é o melhor:

1) Montalegre -> EN103 -> Chaves -> EN213 -> Valpaços -> Mirandela -> EN102 -> Torre de Moncorvo -> Freixo. Segundo o navegador NDrive, este itinerário é de 187 Km, 2:50 de viagem.

2) Montalegre -> A24 -> IP4 (antes de Vila Real) -> Mirandela -> EN102 -> Torre de Moncorvo -> Freixo. Este itinerário é de 271 Km, 3:20 de viagem.

Analisando o primeiro itinerário no Google Earth, me pareceu que o trecho que o trecho Montalegre _> Valpaços -> Mirandela é de estradas com muitas e muitas curvas, por ser uma região de montanhas. Isto é claro que torna a viagem mais cansativa e com maior risco. Resta saber se a beleza natural da região compensa estes fatores...

Pergunto aos especialistas em Trás-os-Montes e Alto Douro: qual o melhor itinerário? Como esta viagem desde Montalegre até a Covilhã é um pouco longa, quero reservar um bom espaço de tempo para apreciar as paisagens do Douro na região do Freixo e Barca de Alva.

Outro assunto é que o tempo de viagem previsto pelo NDrive me pareceu muito otimista. Sem conhecer a região, eu acho que na realidade o tempo de viagem é maior do que o navegador prevê. O que me dizem disto?

Abraços,
 

Ricardo-M

Membro
Olá Paulo, nessa zona não vais conseguir fugir muito às estradas com curvas e pelo Google Maps a pior parte é depois de Mirandela, tens de ir lá de qualquer forma.

A distância que vais fazer de A24+IP4 acho que não compensa as curvas de Chaves até Mirandela.

No entanto vou tentar confundir mais um pouco e sugerir a passagem por Vila Flor, vens na altura ideal para ver as suas paisagens, é um desvio que não foge muito a esse percurso, segundo o google maps é apenas mais 1km.

Quanto ao tempo sugerido pelo gps parece real numa condução directa entre as duas (ou 3) localidades.
 
Top