Novidades

Brasileiros em Portugal: 22 dias em Maio/2010

PauloBR

Membro Ativo
Olá,

Agora não tem mais jeito, vou ter de viajar mesmo :p (e minha esposa também, é claro ;))

Hoje eu comprei os bilhetes na TAP: 14.05.10 Porto Alegre - Porto (conexão no Rio) e 05.06.10 Lisboa - Porto Alegre (conexão no Rio). Se a informação interessa para alguém, os bilhetes custaram, por pessoa, o equivalente a US$ 1.268 (valor total, com as taxas). No Brasil, os bilhetes da TAP podem ser pagos em 5 parcelas fixas no cartão de crédito, em Reais. Isto é muito bom, pois quando eu tiver de pagar a pesada fatura dos cartões de crédito em Junho, com as despesas da viagem, pelo menos a parte áerea já estará paga ;)

As reservas de hotel também já estão feitas. Alguns hotéis eu reservei pelo Booking e outros diretamente nos sites dos hotéis. Ficou assim:

Porto - 3 noites - Hotel HF Fénix Porto

Paredes - 2 noites - Paredes Hotel Apartamento

Montalegre - 2 noites - Quality Inn Estalagem de Montalegre

Covilhã - 2 noites - Hotel Turismo da Covilhã

Évora - 2 noites - Hotel Évora

Portimão - 7 noites - Apartamentos Jardins da Rocha

Lisboa - 3 noites - Hotel Hf Fénix Urban (este ainda não decidi)

No Porto, teremos 3 dias inteiros, pois o voo do Rio chega no Porto às 08 da manhã. Acho que os 3 dias serão suficientes para um conhecimento básico da cidade do Porto, os tradicionais "locais turísticos".

A saída do Porto para Paredes pode parecer estranha, mas na verdade é muito prática. O hotel em Paredes custa bem menos que o do Porto e a garagem para o carro é gratuita ;). Quero alugar um carro no Porto na manhã do 4º dia, fazer o check-in antecipado no hotel em Paredes (ou apenas deixar as malas) e fazer um passeio até a Régua, indo com calma pela rodovia que acompanha o Douro, acho que é a N222. No caminho, quero visitar Penafiel. Na Régua, se der tempo, damos um pulinho até Lamego e no retorno para Paredes, quero visitar Amarante. Antes eu tinha pensado num cruzeiro/comboio até a Régua, mas a opção pelo carro, combinada com a estadia em Paredes, é bem mais economica, menos cansativa e acho que mais agradável.

No 2º dia em Paredes, o plano é fazer um passeio por Guimarães e Braga. No dia seguinte, saímos do hotel em Paredes e vamos para Montalegre. No caminho, podemos visitar Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca.

Em Montalegre, como vamos pasar o dia de chegada viajando desde Paredes, podemos no dia seguinte explorar as aldeias do Gerês próximas a Montalegre.

Em Covilhã, como são 2 noites, teremos na prática um dia inteiro para passeios. A idéia é visitar Belmonte e depois fazer um giro pela Serra: Torre - Seia - Gouveia - Manteigas.

No percurso de Covilhã a Évora, quero passar por

Em Évora, além de conhecer o centro histórico, o plano é no dia seguinte usar fazer um passeio de um dia por Arraiolos, Estremoz e Monsaraz.

Em Portimão, o plano é... ;);):p não fazer nada, pois ninguém é de ferro ;) Quer dizer, como são 7 noites (ou 6 dias inteiros), podemos fazer um passeio a Faro e Albufeira, outro passeio a Lagos e Sagres (se a preguiça permitir, é claro) e nos outros 4 dias ... nada ... :p:cool::p Em Portimão, vamos fazer nossas "férias dentro das férias". As nossas viagens sempre incluem alguns dias de puro ócio ;)

Para o trecho Portimão - Lisboa, o plano é sair de manhã cedo de Portimão e chegar em Lisboa à noite, por volta das 20-21 h e devolver o carro na rent-a-car na manhã seguinte. Assim acho que teremos tempo de visitar várias praias na Costa Vicentina e também na Serra da Arrábida.

Em Lisboa, serão 3 dias que acho suficiente para alguns passeios principais e algumas compras. No 3º dia em Lisboa, nosso 22º dia em Portugal, infelizmente teremos de voltar ao Brasil.

Este é o meu "plano maluco" de viagem a Portugal, para o qual os amigos aqui do Portal das Viagens colaboraram com muitas idéias boas. Como serão 22 dias em Portugal, pode parecer que 3 dias no Porto e 3 dias em Lisboa é pouco. Mas o objetivo principal desta viagem é conhecer as regiões mais interessantes do interior de Portugal.

Aceito sugestões de passeios nas cidades onde vou me hospedar. Eu fiz todo este "plano maluco", mas não conheço as cidades mencionadas. Eu apenas estive 10 dias em Lisboa em Abril e Setembro de 1978, mas isto não conta muito pois é claro que a cidade mudou bastante nestes 32 anos!

Abraços a todos!

P.S.: aqui no Brasil tá muito complicado comprar bilhetes da TAP. O atendimento por telefone é péssimo: ficar na espera por 40 ou 50 minutos é normal, os atendentes são rudes de de má-vontade. Ontem à noite, um atendente, que nem sequer pesquisou no sistema, afirmou categoricamente que não havia assentos disponíveis de Porto Alegre para o Rio no dia 14 de Maio, mais de 4 meses antes! Claro que não era verdade (ainda não estamos em ano de Copa do Mundo). O site não funciona direito, pois só mostra as opções de conexão no Rio com troca de aeroporto do Galeão para o Santos Dumont. Mesmo assim, não consegui fazer a compra pelo site, que sempre dava erro. Por sorte, a TAP tem um pequeno escritório em Porto Alegre, perto do meu local de trabalho e fui lá comprar os bilhetes. Neste escritório sim, fui muito bem atendido, com o padrão de cortesia e eficiência que se espera da TAP.
 

Car_lota

Membro
Régua... excelente opção. Eu ADORO essa bela localidade. Outro local lindíssimo nos arredores é o Pinhão, tem um Miradouro com uma vista fabulosa (Miradouro do Pinhão).
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Paulo,

Já estive a ver o itenerario e..... :p

prometo que até ao fim da semana deixo ficar aqui umas dicas do que visitar/fazer no Norte do País....

Espero que alguem depois o ajude na parte Centro/Sul

paulo
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá Paulo(BR) :p

Que bela viajem .... espero que corra tudo vem e que gostes do itinerário pela costa vicentina ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
Ja tens quem te ajude, o meu conselho era comprares directamente no site da TAP, e imprimires os bilhetes no conforto de tua casa. Basta teres o Cartão de Crédito da rede visa ou mastercard.

Já agora, estudaste a opção TAM com escala em Madrid? Eles voam para cá em A330 iguais aos da TAP (quando a TAP usa os A340 noutras rotas + loges do Brasil). Poderia compensar a escala, porque tens várias companhias a voar para Porto desde Madrid, desde as low-cost Ryanair (com optimos preços), até à TAP e Air Nostrum (subsidiária da Ibéria)
 

PauloBR

Membro Ativo
Flecha disse:
Ja tens quem te ajude, o meu conselho era comprares directamente no site da TAP, e imprimires os bilhetes no conforto de tua casa. Basta teres o Cartão de Crédito da rede visa ou mastercard.

Já agora, estudaste a opção TAM com escala em Madrid? Eles voam para cá em A330 iguais aos da TAP (quando a TAP usa os A340 noutras rotas + loges do Brasil). Poderia compensar a escala, porque tens várias companhias a voar para Porto desde Madrid, desde as low-cost Ryanair (com optimos preços), até à TAP e Air Nostrum (subsidiária da Ibéria)
Obrigado por tua opinião, Flecha, porém eu já comprei os bilhetes, conforme já relatei no início do tópico. Fui obrigado a comprar no escritório da TAP em Porto Alegre, pois pela Internet e telefone foi impossível. Os voos que vou fazer pela TAP, Rio - Porto e Lisboa - Rio são com os A330.

Abraços!
 

Flecha

Membro Conhecido
mas foste obrigado porque?

tentaste no site? comprar em PT ou no BR via online é a mesma coisa, tem de dar! demora-se 5minutos a fazer isso. Depois só tens, como deves saber, levar os papeis e aprensentar no balcão de Check in, que eles atraves do codigo puxam a tua reserva.

Não te esqueças de pedir lugares em filas de emergencia = mais espaço para as pernas.
 

tanya

Membro Novo
PauloBR,
como disse "Lisboa - 3 noites - Hotel Hf Fénix Urban (este ainda não decidi)" parto do principio que tem outras hipóteses... Se quiser ajuda para decidir qual o hotel, posso ajudá-lo. Sou lisboeta!
 

PauloBR

Membro Ativo
Flecha disse:
mas foste obrigado porque?

tentaste no site? comprar em PT ou no BR via online é a mesma coisa, tem de dar! demora-se 5minutos a fazer isso. Depois só tens, como deves saber, levar os papeis e aprensentar no balcão de Check in, que eles atraves do codigo puxam a tua reserva.

Não te esqueças de pedir lugares em filas de emergencia = mais espaço para as pernas.
Não foi possível comprar no site por dois motivos:

1º) Em moro em Porto Alegre, sul do Brasil. O site só mostra as opções de conexão no Rio de Janeiro com troca de aeroporto do Tom Jobim (Galeão) para o Santos Dumont.

2º) Apesar disto, eu tentei fazer a compra pelo site, mesmo com a troca de aeroporto no Rio. Tentei umas 4 ou 5 vezes, e sempre ocorria um erro no site, na última etapa da compra, logo após informar os dados do cartão de crédito. Provavelmente seja uma falha de conexão do sistema da TAP com as empresas administradoras de cartões do Brasil.

Por telefone, foi impossível comprar. Na primeira tentativa, após 40 minutos de espera, um atendente rude e estúpido informou, sem consultar o sistema, que não havia voos disponíveis de Porto Alegre para o Rio no dia 14/05. Completamente impossível e falsa a informação. No dia seguinte, tentei novamente e desisti, depois de ficar 50 minutos na espera (com a tarifa do telefone paga por mim).

No escritório da TAP em Porto Alegre, fui atendido com a cortesia e eficiência habituais da TAP e só então pude comprar os bilhetes, sem troca de aeroporto no Rio E para o dia 14/05, que o atendente do telefone disse ser impossível.

P.S.: eu abri um tópico sobre este assunto, num fórum brasileiro de aviação que eu freqüento. Conforme informações de um funcionário (anônimo) da TAP em Lisboa, a direção da empresa não está satisfeita e tem feito muitas críticas aos serviços de informática que são fornecidos pela Megasis, empresa do próprio grupo TAP! Quem tiver curiosidade, pode ver no endereço a seguir (é preciso se cadastrar para acessar): Mensagem do Fórum
 

PauloBR

Membro Ativo
tanya disse:
PauloBR,
como disse "Lisboa - 3 noites - Hotel Hf Fénix Urban (este ainda não decidi)" parto do principio que tem outras hipóteses... Se quiser ajuda para decidir qual o hotel, posso ajudá-lo. Sou lisboeta!
Antes eu havia escolhido o Hotel SANA Reno, mas desisti quando descobri que a zona da Av. Duque de Ávila continua em obras.

Eu ainda não confirmei o HF Fénix Urban porque estou esperando resposta de e-mail que enviei ao hotel pedindo informações (e talvez um desconto por eu já ter reserva no HF Fénix Porto :p). Eu gostei do hotel, é de boa qualidade, com várias opiniões favoráveis no TripAdvisor. A localização do hotel é boa também, na Av. Antonio Augusto Aguiar 14, perto da estação Parque do metro e também do El Corte Ingles.

Caso eu não confirme o HF Fénix Urban, entrarei em contato aqui para pedir tua ajuda.

Um abraço!
 

tanya

Membro Novo
Ok!! Realmente a localização é óptima, tem uma vasta rede de transportes à disposição.
Qualquer coisa...:p
 

PauloBR

Membro Ativo
tanya disse:
Ok!! Realmente a localização é óptima, tem uma vasta rede de transportes à disposição.
Qualquer coisa...:p
Tanya, fiquei curioso em saber o que é que tem no início da Av. Antonio Augusto Aguiar, entre as duas vias para automóveis. Fiz um passeio com a "vista da rua" do Google e me pareceu ser uma saída de túnel que não foi completado. É isto mesmo?

Estou um pouco confuso com a numeração dos prédios nas ruas. Parece que não tem nada a ver com a distância em metros desde o início da rua? É isto mesmo?

Abraço!
 

PauloBR

Membro Ativo
tanya disse:
PauloBR,
como disse "Lisboa - 3 noites - Hotel Hf Fénix Urban (este ainda não decidi)" parto do principio que tem outras hipóteses... Se quiser ajuda para decidir qual o hotel, posso ajudá-lo. Sou lisboeta!
O Google disse que o grupo HF Fénix assumiu o controle do HF Fénix Urban em Novembro/2009. O hotel pertencia ao grupo NH e se chamava NH Parque Lisboa.
 

tanya

Membro Novo
Neste momento, é somente um passeio para peões, de divisória de vias.
Quanto ao nº das portas... que posso dizer... num dos lados são os nºpares, no outro os impares...
 

PauloBR

Membro Ativo
tanya disse:
Quanto ao nº das portas... que posso dizer... num dos lados são os nºpares, no outro os impares...
Sim, eu sei disto. Eu quis dizer outra coisa. No Brasil, os números dos prédios nas ruas correspondem à distância em metros desde o início da rua. Por exemplo, o nro. 500 de uma rua está sempre a cerca de 500 metros do início da rua, o nro. 1.000 está a 1.000 metros e assim por diante.

Ao procurar hotéis no Google verifiquei que em Lisboa parece que a numeração não segue este padrão e os nros. das portas não tem nada a ver com a distância.

Abraço!
 

tanya

Membro Novo
Eu sei que no Brasil tb por isso escrevi que não sabia o que dizer... Aqui ninguem se preocupou em medir as ruas :p
 

garfield

Membro Novo
ola, grande escolha passar em Amarante. Uma cidade muito bonita, com uma grande oferta turistica, desde monumentos, rio, serra, docaria. Além da visita à igreja de s. gonçalo, podem ir almoçar ao restaurante da casa da calçada (unico no norte com estrela michelin), ou pelo menos tomar um café com vistas para s. gonçalo e o rio tamega. Ou então ao restaurante amaranto que tem uma boa oferta de comida regional, num ambiente muito acolhedor.
O museu amadeo de souza cardoso também tem sempre uma boa programação. e a serra do marão e da aboboreira são espectaculares. então agora com neve.
Alguma coisa é só perguntar aqui.
 

Aoliveira

Membro Novo
Passagem por Braga...

Olá Paulo BR!

Antes demais parabéns pelo "plano de viagem", muito bem elaborado! :p

Como sou de Braga, aconselho te a minha linda Cidade como é lógico.... conhecida como a cidade dos Arcebispos.

Um passeio a pé pelo Centro Histórico, comer uma Frigideira (um folhado tipíco de Braga) nas Frigideiras do Cantinho (pastelaria) , tomar um café (de saco) n'A Brasileira, conhecer a imponente Sé de Braga, o nosso "revolucionário" Estádio de Futebol, além do Bom Jesus de Braga e o Sameiro.
Qualquer pessoa indicará todos estes locais por mim referidos.

Boa Viagem!

André
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá, André!

Muito obrigado pelas dicas de Braga.

Quanto ao plano de viagem, faço questão de salientar que os amigos aqui do Portal das Viagens contribuíram muito com idéias, opiniões e dicas sobre várias regiões de Portugal. Sem esta ajuda, provavelmente o plano de viagem teria sido, digamos, mais "normal", se me entendes :p. Quero dizer que o plano, sem esta ajuda, teria sido mais do tipo "turista padrão" :p.

Um abraço!
 
Top