Novidades

Bolo podre

Leonorb

Moderador
Staff
IMG-20171102-WA0001.jpg


Nota quanto ao processo
Bate-se bem as gemas com o açucar. Junta-se o mel e bate-bem. Depois as especiarias, a aguardente e o azeite e volta-se a bater. A farinha junta-se a seguir e bate-se mas um pouco mais devagar. No fim envolve-se as claras em castelo.
É cozido numa forma untada com banha e polvilhada com farinha. A forma é daquelas dos bolos que ficam com um buraco no meio.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Nunca experimentei.... a aguardente mais usada é mesmo a bagaceira branca que tem sabor forte. A mesma das argolas....
Mas nada como experimentar
 

Leonorb

Moderador
Staff
Disse de propósito :D:D:D
É um frito de Natal (pelo menos entre nós) muito fácil de fazer. É uma massa que se estende e se corta com duas formas redondas para dicar com forma de argola. Depois são fritas e passadas por uma mistura de açucar e canela. Quando se servem são borrifadas com aguardente.
A minha mãe faz sempre no Natal. Não sei a origem, mas ela é alentejana:rolleyes:
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Disse de propósito :D:D:D
É um frito de Natal (pelo menos entre nós) muito fácil de fazer. É uma massa que se estende e se corta com duas formas redondas para dicar com forma de argola. Depois são fritas e passadas por uma mistura de açucar e canela. Quando se servem são borrifadas com aguardente.
A minha mãe faz sempre no Natal. Não sei a origem, mas ela é alentejana:rolleyes:
Deve ser tipo filhoses, não?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Pois é. E só inventa... esse eram dois. O debaixo de noz e o de cima já não me lembro...
 

Leonorb

Moderador
Staff
Afinal temos 3 receitas... esta é a intermédia
IMG-20171102-WA0002.jpg


:D:D:D Aguardente fora... mas é melhor com.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Afinal esta é a transcrição da que não se via bem... são só duas receitas
Esta é aquela cujo o bolo dura (ou durava antigamente) um ano. Deve ser por causa da quantidade de azeite e de mel.
 
Top