Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

Hybris

Membro Novo
Tenho estado a ver sites sofre furacões e está qualquer coisa a nascer junto à rivera maya.
Não é que eu deseje furacões, mas neste caso esperemos que haja mesmo algo ali que possa limpar naturalmente o sargaço... Qual o nome desse furacão que poderá estar a nascer naquela zona?
 

rum

Membro Conhecido
Ainda não tem nome, porque nem seques chegou à condição de depressão tropical.

Quanto às algas que é o que aqui interessa, parece que com a chegada do Outono as marés e as correntes mudam e com isso espera-se uma diminuição das algas. Volto a lembrar que o sargaço é um fenómeno natural e atípico e por isso não há nem monitorização nem prognósticos precisos.
 
Última edição por um moderador:
Boas pessoal, regressei ontem do Riu Yucatan, foram 14 dias muiiiiito bons :)
Sargaço com fartura na primeira semana, depois na segunda semana (penso que devido a uma noite de trovoadas e chuvas) o mar começou a limpar mais e os últimos 3 dias podia-se já ver o fundo após entrar 3 metros na praia. Limpeza da mesma feita todos os dias, enterram em buracos que fazem na praia...o cheiro torna-se o pior no final disso tudo.

Quanto às ilhas, Cozumel fiz 1 dia. A parte voltada para Playa del Carmen normalmente não sofre de sargaço, a que sofre é a parte do lado de lá....
Do lado de cá a praia é rochosa e tem um coral bom para snorkel mais para a direita com profundidade de 7m. Também aconselho.
Isla Mujeres é muito comercial para mim. Não gostei! Adorei foi a ilha Contoy... aí sim paraíso. (depois faço report de tudo com fotos ;)).
Não fiz mas aconselho porque sei de quem fez: Holbox. Vale mesmo a pena para quem quer ver o paraíso, encontra-se já no golfo do México mas, a areia e agua são muito boas.

O Sargaço é chato, até porque há 8 anos quando lá fui era agua cristalina, mas é algo que hoje pode estar mau como amanhã melhorar.
Vão na mesma e desfrutem. Se puderem fazer uma visita a alguma das 3 opções que falo em cima de ilhas podem aproveitar mais um pouco.
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Ontem parece que choveu e ventou forte em Puerto Morelos em consequência disso os 18 km de costa de Puerto Morelos ficaram limpos de algas.
 
Última edição por um moderador:

Hybris

Membro Novo
Ontem parece que choveu e ventou forte em Puerto Morelos em consequência disso os 18 km de costa de Puerto Morelos ficaram impos de algas.
A sério? Só a Playa del Carmen é que continua igual... Aliás, esta semana até tem sido bastante sargaço.
 

rum

Membro Conhecido
Asegura en un comunicado la empresa Goimar que el retiro de las barreras contra el sargazo en Cancún es sólo como medida preventiva por las condiciones climáticas provocadas por la Tormenta Tropical Isaac pero que siguen con el contrato con el gobierno de Quintana Roo, México
 

Nuno Dias

Membro
Descobri um canal do YouTube que da algumas informações sobre as algas na zona do México...e explica algumas coisas importantes sobre as famosas barreiras . Segue o link

 

Hybris

Membro Novo
Playa del Carmen também me parece estar melhor. Pelo que vejo nas web cams o mar está mais limpo e transparente e já tem mais gente na água.
Esperemos que se mantenha. Alguém por lá, para dar feedback?
 

rum

Membro Conhecido
Estive agora a ler no galucomunicacion.com que as algas continuam a chegar a Quintana Roo e que as barreiras são insuficientes e não são eficazes.
 

Nuno Dias

Membro
Supostamente tinham sido retiradas devido a tempestade que se aproximava. Já foram colocadas novamente?
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Pois, eu li isso mas não sei se já as recolocaram. Pelo que parece estas barreiras não são definitivas, são provisórias, e estão a aguardar que as definitivas sejam entregues. São importadas do EUA e ainda não chegaram. São para 27 Km de costa.... que é muito maior que esses 27 km.
 

Nuno Dias

Membro
Pois, eu li isso mas não sei se já as recolocaram. Pelo que parece estas barreiras não são definitivas, são provisórias, e estão a aguardar que as definitivas sejam entregues. São importadas do EUA e ainda não chegaram. São para 27 Km de costa.... que é muito maior que esses 27 km.

Sinceramente quando vejo as manchas de sargaço pelo seas project esquecemos da dimensão gigante das mesmas . Isso e os indícios de corrupção das empresas responsáveis sobre as barreiras não me parece que resulte sinceramente.
 
Top