Novidades

Acabei de chegar do méxico :)

patetinhas

Membro Novo
Olá!!
Cheguei há dias da riviera maia e tenho algumas coisas para vos dizer / aconselhar.

1º Hotel
Eu fiquei no Bahía Príncipe....a sério não vão para este complexo de hotéis!!! Em comparação com outros hotéis deixa MUUUIIIIIITOOOOO a desejar em vários aspectos. Passo a explicar:
- O complexo é enorme e bastante confuso, para se deslocarem de um hotel para outro têm de o fazer de comboio.
- Eu fiquei no Tulum. Já me tinham avisado que a praia era má, mas que a do Akumal era boa...mentira...as praias são pequenas, quase não têm areia, a água tem rochas e ondas e a areia ñ é macia e fininha como pensamos q deve ser a areia do mar das Caraíbas. Eles arranjaram uma solução para as ondas, uma barreira q as "corta", mas como só fizeram isto em determinadas partes da praia, ficas com uma zona de banhos bastante limitada e na areia então nem se fala....parece a caparica num domingo de Agosto.
- Limpeza: a única coisa q tenho a apontar são os lençóis e a sanita. Lençóis: têm aquele cheiro de serem lavados só com água e têm manchas...pedi umas 4 vezes para mos trocarem. Sanita: constantemente entupida!!!!!! impressionante... Nestes aspectos fica muito aquém das 5 estrelas!!
- A piscina principal do Tulum é muito pequena e tem poucas sombras e cadeiras. Como tal, e visto que a praia era tambem uma porcaria tentei trocar para o Akumal. Fui falar com a gerente deste hotel e disse logo que ñ me importava de pagar mais, já que no Akumal os quartos são quase todos junior suite. A senhora foi super arrogante, só sabia dizer q ñ, q ñ tinha quartos (convém explicar q antes de falar com a gerente, falei com uma outra senhora da recepção que me disse q quartos só nos edificíos mais afastados do ed.central....), tratou-nos mal, muito mal. Enfim....
- Comida: tinha variedade e quase todas as noites eram temáticas: espanhol, francês, italiano: ou seja no buffet principal havia um cantinho reservado ao tema.
- Animação: inexistente!! Ou estás na piscina principal no meio dos 500 mil canadianos e americanos ou entao nem sequer dás pela animação! A única animação q vi em 9 dias foi jogo de volley na piscina e aeróbica...MAIS NADA!!! Nos primeiros dias ainda fui consultar o programa de animação afixado, mas depois desisti, porque nunca acontecia nada do que estava programado.

Nos dois últimos dias da minha estadia, fui ter com uns amigos ao Barceló.....e AMEIIIIIIIIIIII!!!! Aquilo sim é um hotel de 5 estrelas...dá 15 a 0 ao bahía!!!!! O meu namorado já la tinha estado há cerca de 7 anos, mas infelizmente quando fomos estava cheio e portanto optámos pelo Bahía...asneira!!! O complexo do Barceló é lindíssimo.......cheio de pequenas piscinas, jardins, estátuas maias....!!! A PRAIA É BRUUTAAAAL!!! LINDA DE MORRER, a água é azul transparente a perder de vista, sem rochas, com areia branca, macia e fininha...aquela sim é uma praia das Caraíbas!! Estavamos na toalha e viamos os animadores na praia a chamar as pessoas para os jogos, houve aeróbica no mar...jogo de volley, petanga, limbo, danças,etc!!! Em termos de actividades na água: catamaran, canoa, gaivotas com umas rodas gigantes que nunca tinha visto em lado nenhum, snorkeling...e ali vale a pena o snorkeling porque andas uns metros no mar em direcção ao horizonte e tens logo corais e peixinhos coloridos q às vezes nos visitam logo quando entras na água!! O buffet é muito variado e de grande qualidade...eu ñ como carne, mas o meu namorado comeu uns bifes em que ele punha a faca e aquilo desfazia-se de tão tenrinha q era a carne, tens uma creperia onde há também uma fonte de chocolate e frutas...enfim 5 estrelas!

Tudo o q disse aqui sobre o bahía também o disse lá, porque houve uma auditoria e eles deram-nos um questionário e eu referi isto tudo e algumas coisas mais, porque acho q só assim é o hotel consegue melhorar. Claro q há sempre quem não concorde comigo em relação ao bahía, mas para quem já foi a alguns destes resorts há coisas q fazem a diferença e acreditem os Barceló fazem muito a diferença!!

Em relação Às excursões não se deixem enganar, façam tudo de colectivo. Os colectivos apanham-se à entrada do hotel custam entre 20 e 25 pesos por pessoa e levam-vos a todo o lado....eu fui a playa del carmen, a tulum , a xcaret, e a alguns cenotes tudo de colectivo, é seguro. Não se deixem enganar, tentem ver quanto pagam os outros passageiros porque das primeiras vezes q andei enganaram-me em 5 pesos, q ñ é nada eu sei, mas ñ há necessidade de nos enganarem...ainda para mais nós levavamos sempre latas de coca cola do mini bar para darmos aos motoristas!!
No outro lado da estrada em frente ao barceló há dois ou três cenotes lindos, penso q perto do bahía também há, mas ficam um pouco mais metidos para dentro, enquanto que nos outros a entrada é mesmo à beira da estrada....
Não se deixem enganar com as excursões dos operadores...pesquisem na net os preços das entradas dos sítios onde querem ir, somem mais 25 pesos e vejam a diferença!!

Pronto acho que já disse tudo, se me lembrar de mais alguma coisa venho cá dizer. Se alguém precisar de ajuda também é só dizer.
AAAHHHHHHH!!!! Muito importante!!! Eu não sabia , mas o inverno de lá coincide com o inverno de cá...eu apanhei sempre 28 a 30 graus, mas ñ estava aquele bafo e tempo húmido q e tanto gosto ..... a água do mar ñ estava quente e à noite era sempre preciso um casaco. A partir das 5 da tarde ficava vento e estava frio. A senhora da soltur disse-nos q em janiero e fevereiro estiveram 8 graus ;) eles nem sabiam o q calçar, nem vestir com tanto frio...felizmente eu apanhei calor e o frio q fazia à noite era igual ao frio q faz aqui no verão...

Agora sim acho q disse tudo!! ;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
olá....

A primeira vez que estive no méxico foi no Tulum... um mês depois da inauguração..

Era um hotel excelente e a praia tb era muito boa. Tenho visto fotos recentes que confirmam o que dizes. Ir para as caríbas com praias protegidas por sacos gigantes de lona não é decididamente o meu conceito de praia.
O hotel que vi numa visita que fiz em 2007 não parecia o hotel onde tinha estado uns anos antes.

Conheço o barceló porque estive no Xpu-ha (antes da destruição) que fica encostado.

A praia nem sequer pode ser comparada com a do bahia tulum e muito menos com a do akumal (que é 100% artificial). Quando estive no tulum, aquela zona do akumal era uma plataforma de rocha muito agreste que nem dava para andar descalso (recife petrificado).

É muito importante que as noticias recentes dos hoteis sejam divulgadas. toda aquela zona está a ser sujeita a uma erosão muito acelerada. Uma boa praia este ano pode ser uma praia horrível no próximo. Só com um constante "update" de informações se podem evitar surpresas com as que tu tiveste.
 

patetinhas

Membro Novo
Olá!
Foi mesmo um choque, cheguei a uma altura que só pensava: "mas como é q toda a gente diz tão bem do méxico???". ainda bem fui ao barceló nos últimos dias, senão tinha vindo de lá com uma ideia muito má daquela zona e daquelas praias! Só queria q alguém me tivesse avisado antes de ter ido...mas pronto estamos sempre a aprender!! ;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
O méxico tem praias fantásticas... é preciso algum cuidado a escolher o hotel porque como disse antes as praias sofrem de uma erosão muito acelerada e o sonho pode rápidamente transformar-se em pesadelo...

Mas não desistas de ir novamente ao méxico... tens cenotes com grutas onde podes mergulhar e nadar... tens algumas cidades mayas fantásticas, (ek balam, tulum, cobá...) tens uma reseva da biosfera que é fantástica para observar aves, crocodilos, tartarugas...

Da próxima vez vais certamente gostar. Considera esta viagem como aprendizagem para a próxima...;)
 

Misty

Membro
Ola
ja deu para notar algum desagrado da sua parte espero ter uma experiencia mais possitiva.
So uma pergunta qual o valor correcto que se paga a saida, adultos e crianças.
 

patetinhas

Membro Novo
Olá!
A taxa de saída q paguei foram 45€ e é o mesmo para crianças.

Quanto aos rest do Cobá depende qd marcares elas logo te dizem onde é...
 

pabecada

Membro Ativo
Tenho uns amigos que estiveram lá em 2005 e disseram maravilhas do hotel. Tenho outros que foram este ano e tb não gostaram.

Provavelmente tem mesmo a ver com o que o José Freitas diz.
Qd fui ao México fiquei no Iberostar paraíso beach porque já não havia lugar no Bahia Principe, pelos vistos tive sorte, porque o hotel é fantástico e a praia tb.
 

ladym

Membro Conhecido
Olá
Xiii, a minha lua de mel foi no BP-Akumal, em 2002/Fevereiro..e adorei...já estive em praias muito melhores, é verdade...mas na altura foi tudo muito bom, comida, animação....tudo...que pena que tanto tenha mudado em 8 anos ;)
E qt ao tempo apanhei tanto calor lá em Fevereiro como apanhei em Punta Cana em Julho :D

bjokas e obrigada por partilhares!
 

formiga

Membro Novo
Ainda bem que partilharam esta informação... estive no BP Akumal em 2008 e gostei muito do hotel, tanto que estava a pensar repetir. Estas dicas são preciosas.
 

TeK

Membro Conhecido
Sinceramente depois de ter lido tudo custa-me a crer e a parte de ver que alguns mexicanos tenham sido arrogantes menos ainda.

Tive no Bahia Principe este verão e adorei, quanto à praia ser 100% artificial só pode ser para rir, será o coral feito de gesso?!

Hei-de voltar se tudo correr bem mais vezes, mas não será para a zona onde estive porque já conheço, mas se voltasse nem hesitava ou Bahia Principe ou cadeia Riu, Barceló nem pensar.

Para quem estiver com receio, estes casos de desagrado relativamente ao BP não são generalizados acontecem 2 ou 3 em 20, não se preocupem que se tudo for normal vão adorar e querer voltar.

Cumpts

https://www.portaldasviagens.com/forum/f55/tudo-sobre-mexico-riviera-maia-bahia-principe-5161/index5.html#post46054
 

gemini

Membro Novo
bem... fiquei assustado com o que li!! é que eu vou para o Complexo BP em finais de Maio!!
Quer dizer, optei por ir para este porque todas as reviews que vi eram bastante positivas, e porque tenho colegas que j´alá estiveram e não tiveram qualquer problema!
Assim, estou a ver que me vou desiludir... o melhor é ir com as expectativas baixas... é que tinha outras ofertas mais baratas, mas optei pagar mais um pouco e ir para o BP.

vamos ver ocmo corre
 

pabecada

Membro Ativo
Gemini
então era bom que quando voltasse viesse aqui deixar a sua mensagem. Sempre é mais uma opinião.

Vai ver que tudo irá correr muito bem.
 

jfreitas

Membro Conhecido
TeK disse:
Sinceramente depois de ter lido tudo custa-me a crer e a parte de ver que alguns mexicanos tenham sido arrogantes menos ainda.

Tive no Bahia Principe este verão e adorei, quanto à praia ser 100% artificial só pode ser para rir, será o coral feito de gesso?!

Hei-de voltar se tudo correr bem mais vezes, mas não será para a zona onde estive porque já conheço, mas se voltasse nem hesitava ou Bahia Principe ou cadeia Riu, Barceló nem pensar.

Para quem estiver com receio, estes casos de desagrado relativamente ao BP não são generalizados acontecem 2 ou 3 em 20, não se preocupem que se tudo for normal vão adorar e querer voltar.

Cumpts

https://www.portaldasviagens.com/forum/f55/tudo-sobre-mexico-riviera-maia-bahia-principe-5161/index5.html#post46054
Olá

Não coloco sequer a questão de que não tenhas gostado do bahia principe.

Quando referi que a praia do akumal era 100% artificial não pretendi dar nenhuma informação errada. Volto a repetir: a praia do Akumal é 100% artificial e os corais não são obviamente de gesso. Nem os que podes ver hoje, nem os que foram destruidos para fazer a praia do Akumal.

Estive no Tulum em 2000 e estive posteriormente no Xpu-ha e mais recentemente no grand sirenis. (os dois perto do baia) Fiz a costa toda, a pé, entre o xpu-ha e o tulum (na altura havia apenas o primeiro dos barceló no meio)

A praia do Tulum era utilizavel em 1/3 da extenção do hotel para o lado do Cobá e do Akumal. No final da praia do tulum existia um centro de protecção à tartaruga e depois disso apenas rocha numa extenção consideravel (e atrás da rocha mangais cuja destruição originou uma serie de protestos de ambientalistas). Estes mangais ainda existem atrás dos tres hoteis)

Cheguei inclusivé a fazer varias rondas nocturnas com técnicos do centro á procura de ninhos de tartaruga. Na praia do tulum e numa baia pequena que existia depois da extenção de rocha que falei)

Só queria esclarecer que as informações que aqui coloco, são verdadeiras e tento ao máximo que nem sejam muito opinativas porque o gostar ou não gostar é sempre uma questão pessoal.

Se para muitos, ver sacos de lona gigantes a fazer de barreira artificial às praias não os afecta, para mim (e aqui sim, estou a dar a minha opinião) não é seguramente o meu conceito de praia, muito menos de caraibas, onde ainda existem praias fantásticas.

Muito perto do baia cito tres: a do barceló, a do xpu-ha (do lado de akumal) e a praia pública de akumal. Tenho 45 dias de riviera maia todos passados na mesma zona (Akumal) . Infelizmente sou testemunha da degradação galopante das praias e da proliferação quase selvagem de resorts.

Caso alguém considere necessário posso colocar algumas fotos.
 

sorrisos

Membro Novo
Olá Patetinhas,

Já que regressou agora do México, sabe-me dizer se é possível pagar a taxa de saída com pesos ou há obrigatoriedade de Euros ou Dólares.

Obrigada!
 

DELLY

Membro Novo
jfreitas disse :"Caso alguém considere necessário posso colocar algumas fotos."

Gostaria de ver (fotos e outros relatos) e perceber o tipo destruição que estamos a falar, eu tb sou um pouco "green" como tal aproveitando a minha ida ao BP no dia 11 de Abril gostava de ficar informado para junto deles (BH ou outra entidades), relatar o que se está a acontecer, mesmo de férias podemos ser úteis ao planeta.

Eu estive em 2005, e adorei!, espectacular hotel os sacos de areia, servem também para combate a esta erosão, embora com algum impacto visual.

De certeza que vai haver sempre opiniões a favor e contra, o melhor é mesmo encarar estas opiniões com abertura suficiente, de forma a não prejudicar radicalmente as nossas férias (para alguns um ano de espera), algumas situações aqui relatadas podem ser importantes e castradoras, para outros, passa tudo ao lado.

Viva o méxico!

jfreitas - "Cheguei inclusivé a fazer varias rondas nocturnas com técnicos do centro á procura de ninhos de tartaruga. Na praia do tulum e numa baia pequena que existia depois da extenção de rocha que falei"

Como foi possível fazeres isto? eu tb gostava de ajudar
 

pabecada

Membro Ativo
Realmente ir para as caraíbas e deparar-se com sacos de lona para proteger a praia, não é um conceito de praia que imaginamos nas caraibas.
Gastar o dinheiro que se gasta para chegar a uma praia destas é preferivel ficar cá. Temos prias lindissimas, com água mais fria certo, mas lindissimas.
Não temos resortas àquele preço, mas temos uma praia fabulosa PORTO SANTO. àgua a 22-24º.

Mas continuo a dizer que gostei muito de ir ao Máxico.
Obrigada JFreitas por ser um verdadeiro viajante. Este ano vou a Punta cana, mas depois de ver o seu report sobre Samaná fiquei com vontade de trocar o destino. As cobras marinhas é que......
 

jfreitas

Membro Conhecido
DELLY disse:
jfreitas disse :"Caso alguém considere necessário posso colocar algumas fotos."

Gostaria de ver (fotos e outros relatos) e perceber o tipo destruição que estamos a falar, eu tb sou um pouco "green" como tal aproveitando a minha ida ao BP no dia 11 de Abril gostava de ficar informado para junto deles (BH ou outra entidades), relatar o que se está a acontecer, mesmo de férias podemos ser úteis ao planeta.

jfreitas - "Cheguei inclusivé a fazer varias rondas nocturnas com técnicos do centro á procura de ninhos de tartaruga. Na praia do tulum e numa baia pequena que existia depois da extenção de rocha que falei"

Como foi possível fazeres isto? eu tb gostava de ajudar
Olá

Mal tenha um bocadinho de tempo coloco fotos, mas se vires no google earth ou no tripadvisor encontras muitas fotos.

Segunda questão: Não me acredito que hoje seja possível, pelo menos de um modo natural. Só havia o Tulum com poucos hóspedes (principio de Junho) e não existiam mais hoteis na redondeza. Mesmo o bahia só existia há 1 mês...

Os turistas eram algo de precioso... hoje são mais um no meio das centenas de milhar que ali vão todos os anos.

Hoje sei que existe um programa do próprio hotel para largar tartarugas no mar, como forma de sensibilização.
 

jfreitas

Membro Conhecido
pabecada disse:
Realmente ir para as caraíbas e deparar-se com sacos de lona para proteger a praia, não é um conceito de praia que imaginamos nas caraibas.
Gastar o dinheiro que se gasta para chegar a uma praia destas é preferivel ficar cá. Temos prias lindissimas, com água mais fria certo, mas lindissimas.
Não temos resortas àquele preço, mas temos uma praia fabulosa PORTO SANTO. àgua a 22-24º.

Mas continuo a dizer que gostei muito de ir ao Máxico.
Obrigada JFreitas por ser um verdadeiro viajante. Este ano vou a Punta cana, mas depois de ver o seu report sobre Samaná fiquei com vontade de trocar o destino. As cobras marinhas é que......

Eu gostei tão pouco que fui 3 x 15 dias de cada vez:D
Quanto a Samaná... já me esquecia das cobras e daquele report meio louco:D

Samaná tem praias lindas, num estado perfeitamente natural. Por agora!!! Nos próximos anos, com as potencialidades do local (Las terrenas / el portillo) e com o novo aeroporto, aquelas praias rapidamente se vão transformar numa linha contínua de hoteis em que cada um vai "moldar"´a praia à sua maneira! e depois... será apenas mais um destino massificado!

Eu nem hesitava 1 segundo. Tive algum receio de a água ser mais fria que o sul mas não é (eu não achei)

Quanto às cobras marinhas... existem (felizmente) onde existem corais...! eu vi-as ali... muita gente já as viu em punta cana e noutros locais certamente. Uma coisa é garantida: as cobras terão muito mais medo de ti do que tu delas! portanto só com muito esforço e habilidade consegues tocar numa.

Obrigado pelo teu elogio. Gosto de viajar. Por mais que tentemos conhecer novos paises, culturas e paraísos naturais chegamos a uma conclusão: ainda fica tanto para conhecer...
 

Solbrilha

Membro
Olá,

Obrigada pelo Report é sempre bom ler...
Nós vamos para o Barcelo Maya Beach na próxima semana...pelos vistos foi uma excelente escolha...
Lembraste quanto é que pagaste em Tulum e em Chichen Itza?
A saida do Pais jé vi que se paga 45 Euros mas tens que pagar em dolares/ pesos ou euros ????

Obrigada

Filomena
 
Top