Novidades

13 noites na China - Como dividir o tempo entre cidades?

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Tiago,

Espero é que o A380 não tenha avarias mecânicas como teve no caso do rmonteiro. A horas e sem problemas técnicos é o que precisamos :D
Report de uma viagem de duas semanas não é brincadeira, ainda mais eu sou algo preciosista e se não detalhar tudo conforme entendo não fico satisfeita com o produto final. Mas prometo partilhar informação e ajudar em tudo o que souber.
Vai ser uma loucura imprimir os nomes de todos os locais em chinês. Vai ser, sem dúvida, o roteiro mais exigente que já construí até ao momento. Não te preocupes que o Rui vai levar tudo em duplicado, não vá eu perder as folhas :D
Queremos um report!!! Ponto ;) :cool:
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Bom dia.
Antes de mais referir, que rede de telemóvel é zero. Depois há a barreira do Inglês. Enquanto no Camboja (quase) todos sabem falar Inglês em Pequim precisei de 2 informações e foi complicado. Mas acabamos sempre por dar a volta.
Em relação ao voo, o meu como era para Pequim era um 747 (o A380 vai para Shangai), a Lufthansa encaminhou nos para o Hotel Sheraton(fica à saída do aeroporto e tem um túnel que liga os 2) onde tivemos jantar e p.almoço. O voo só podia sair as 13h de Domingo para aterrar as 6h da manha em Pequim, pois antes disso não podia aterrar. As malas ficaram no avião.
Em termos de compensação e etc, não há nada por ser um problema mecânico, e também devido as horas a que podiam aterrar em Pequim.
Ainda houve quem tivesse problemas com a imigração, pois estavam em Frankfurt a fazer escala e não tinham visto para a Alemanha, e o hotel já é espaço Alemão. Mas penso que isso ficou resolvido.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Queremos um report!!! Ponto ;) :cool:
A ver vamos se dou conta de uma tarefa de tal ordem ! :D

Bom dia.
Antes de mais referir, que rede de telemóvel é zero. Depois há a barreira do Inglês. Enquanto no Camboja (quase) todos sabem falar Inglês em Pequim precisei de 2 informações e foi complicado. Mas acabamos sempre por dar a volta.
Em relação ao voo, o meu como era para Pequim era um 747 (o A380 vai para Shangai), a Lufthansa encaminhou nos para o Hotel Sheraton(fica à saída do aeroporto e tem um túnel que liga os 2) onde tivemos jantar e p.almoço. O voo só podia sair as 13h de Domingo para aterrar as 6h da manha em Pequim, pois antes disso não podia aterrar. As malas ficaram no avião.
Em termos de compensação e etc, não há nada por ser um problema mecânico, e também devido as horas a que podiam aterrar em Pequim.
Ainda houve quem tivesse problemas com a imigração, pois estavam em Frankfurt a fazer escala e não tinham visto para a Alemanha, e o hotel já é espaço Alemão. Mas penso que isso ficou resolvido.
rmonteiro,
Já estávamos a pensar ligar para casa via net a partir do tablet. De qualquer forma, ter rede no telemóvel faz sempre falta, mais que não seja para ligar um ao outro, no caso de andarmos perdidos um do outro nalgum local.
Nós vamos para Shanghai e regressamos de Pequim. Tinha a sensação de ter lido algures que o A380 também ia começar a ser utilizado pela Lufthansa para a rota de Pequim, além da de Shanghai, mas pode ter sido confusão minha.
Já tive uma situação mais ou menos semelhante com a Tap quando em 2010 houve uma greve não convocada dos controladores de tráfego aéreo espanhol, e a Tap enviou-nos para o Marriot cobrindo todas as refeições necessárias. Espero que no caso desta viagem à China,que é nada mais nada menos que a nossa lua de mel,não hajam percalços desses.
 

engenheiro82

Membro Novo
Boas .... vivo ha cerca de 1 ano em Fuzhou na provincia de Fujian .... antes vivi em Jakarta na Indonesia.
Qualquer duvida manda pm ok? Abraco ;)

uma coisa que tem que se ter na cabeca quando se vem para a China ..... ESQUECER TUDO O QUE SE APRENDEU E ABRIR A CABECA PARA ABSORVER TUDO O QUE NOS RODEIA !!! AHAHAHAHHAHA
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá engenheiro82.

Agradeço imenso a ajuda, que é sempre bem vinda.
Estou com alguns receios no que toca a andar de comboio, dado que vamos fazer vários trajetos:
- Xangai - Sozhou
- Xangai - Hangzhou
- Xangai - Tianjin
- Tianjin - Datong
- Datong - Pequim

Já li que há procedimentos para entrar nos comboios e há que mostrar o bilhete, o passaporte, o visto e sabe Deus mais o quê.
É relativamente simples ou nem por isso?
 

engenheiro82

Membro Novo
Boas Ines ..... de facto e incrivelmente dificil comprar um mero bilhete de comboio mas isso tem tambem a ver com a mafia que existia antes devido a um ou duas pessoas comprar os bilhetes todos e depois revender a outro preco.
ora bem basta mostrar o passaporte para comprar e depois ai encontra-se outra dificuldade mas como vai estar em xangai nao existe essa dificuldade porque havera sempre algum estrangeiro por perto ou ate algum chines que fale ingles razoavelmente.
Aconselho a ter um tradutor online no smartphone e desde ja aviso que as redes portuguesas nao funcionam ca ou entao tera de pedir roaming para ca. A questao do tradutor tem a ver com as suas viagens para fora de Xangai que desde ja digo vao ser aventurosas :)
Desde ja deixo aqui a minha entrevista nos portugueses pelo mundo na antena 1 :)
http://www.rtp.pt/play/p518/e148383/portugueses-no-mundo

Gostava de lhe aconselhar um sitio para ir ... Hunan maravilhoso sitio que serviu de inspiracao para o filme Avatar!!!! :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Eu em Fevereiro fui de Boeing 747 para Pequim.. Quem sabe se já há o A380 também para Pequim (falando da Lufthansa claro). Em relação à Muralha já sabem qual a parte que vão querer visitar ?
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Boas Ines ..... de facto e incrivelmente dificil comprar um mero bilhete de comboio mas isso tem tambem a ver com a mafia que existia antes devido a um ou duas pessoas comprar os bilhetes todos e depois revender a outro preco.
ora bem basta mostrar o passaporte para comprar e depois ai encontra-se outra dificuldade mas como vai estar em xangai nao existe essa dificuldade porque havera sempre algum estrangeiro por perto ou ate algum chines que fale ingles razoavelmente.
Aconselho a ter um tradutor online no smartphone e desde ja aviso que as redes portuguesas nao funcionam ca ou entao tera de pedir roaming para ca. A questao do tradutor tem a ver com as suas viagens para fora de Xangai que desde ja digo vao ser aventurosas :)
Desde ja deixo aqui a minha entrevista nos portugueses pelo mundo na antena 1 :)
http://www.rtp.pt/play/p518/e148383/portugueses-no-mundo
Gostava de lhe aconselhar um sitio para ir ... Hunan maravilhoso sitio que serviu de inspiracao para o filme Avatar!!!! :)
Li algures que é aconselhável comprar os bilhetes com antecedência, dado que as linhas ferroviárias da China são das mais movimentadas e concorridas do mundo. Não é possível comprar on-line?
Já sei que em Xangai nos vamos safar razoavelmente, o pior será o resto...daí ter interesse em levar , se possível, os bilhetes de comboio todos comprados.
Vou tratar de ouvir a entrevista e pesquisar sobre Hunan para ver se nos calha em rota.
Alguma dúvida já sei a quem perguntar!
Obrigada, desde já, pela ajuda.

Eu em Fevereiro fui de Boeing 747 para Pequim.. Quem sabe se já há o A380 também para Pequim (falando da Lufthansa claro). Em relação à Muralha já sabem qual a parte que vão querer visitar ?
Segundo li foi uma substituição temporária porque os A380 estiveram a ser renovados na classe executiva (pesquisei ontem).
Em setembro, em princípio, já será o A380 na rota de Pequim também.
Em princípio visitaremos a mais badalada - Badaling - por ter o cable car e por termos autocarro a partir de Pequim que demora cerca de hora e meia.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
rmonteiro disse:
Eu em Fevereiro fui de Boeing 747 para Pequim.. Quem sabe se já há o A380 também para Pequim (falando da Lufthansa claro). Em relação à Muralha já sabem qual a parte que vão querer visitar ?
[SIZE=11.818181991577148px]Informação[/SIZE] retirada do site da Lufthansa

Reserve agora o seu voo com o Lufthansa A380 e aprecie o conforto que apenas a viagem no maior avião de passageiros do mundo lhe poderá proporcionar!

Serviços diários operados pelo A380 de Lisboa e Porto:

- Pequim
- Joanesburgo
- Singapura
- Xangai
- São Francisco
- Tóquio
- Nova Iorque
- Houston
 

engenheiro82

Membro Novo
comprar bilhetes online e possivel ..... mas nunca comprei , foi sempre a minha assistente que comprou porque esta tudo em chines e depois mesmo traduzindo usando o Google nao se consegue pagar porque aqui na China quase so se usa os cartoes Union Pay. Se tiver Union Pay o que duvido muito pode comprar, Visa e Mastercard nao sao aceites (coisas de chineses ahahahhahahah).
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Informação retirada do site da Lufthansa

Reserve agora o seu voo com o Lufthansa A380 e aprecie o conforto que apenas a viagem no maior avião de passageiros do mundo lhe poderá proporcionar!

Serviços diários operados pelo A380 de Lisboa e Porto:

- Pequim
- Joanesburgo
- Singapura
- Xangai
- São Francisco
- Tóquio
- Nova Iorque
- Houston
Tiago,

Foi só uma retirada temporária dos A380 para renovação da classe executiva (pena não ser da económica :D), com substituição do 747. Em setembro já está tudo mais que ok :D

comprar bilhetes online e possivel ..... mas nunca comprei , foi sempre a minha assistente que comprou porque esta tudo em chines e depois mesmo traduzindo usando o Google nao se consegue pagar porque aqui na China quase so se usa os cartoes Union Pay. Se tiver Union Pay o que duvido muito pode comprar, Visa e Mastercard nao sao aceites (coisas de chineses ahahahhahahah).
E não há nenhuma agência que nos possa tratar do assunto?
Visa e Mastercard tenho. Union Pay é que não, naturalmente.
Aproveito para perguntar relativamente a medicação levada no voo, seja na bagagem de cabine ou na de porão, se há alguma restrição. Eu ando sempre com a medicação atrás - anti-histamínicos, analgésicos, anti-diarreicos, protetor gástrico etc etc etc.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Em relação ao avião parece que não tive sorte eheh.. mas foi bom viajar no 747, embora tenha gostado mais do A340.
Eu fui a Badaling por causa daquela história do voo ter sido adiado, isso tirou me 1 dia inteiro em Pequim, a minha intenção não era ir a essa parte. Fomos de bus desde da tiananmen square, no numero 5. Depois trocamos numa estação e apanhamos o que vai para Badaling.
 

engenheiro82

Membro Novo
os bilhetes pode tentar falar no hotel aonde ficar em xangai.
medicamentos nao existe problema porque tambem os trago sempre comigo.
venha com uma mascara bocal para o caso de nao se dar bem com o ar de xangai .... :(
traga ja RMB consigo porque as vezes torna-se dificil de trocar por euros, so no Bank of China e que trocam.
Tenha a atencao que so pode levantar o maximo de 5000RMB por dia com cartao Visa ou Mastercard.
e volto a relembrar sobre o tradutor , arranje uma maneira de ter um tradutor consigo (smartphone normalmente tem o google translate).


para o caso de querer andar de aviao por ca pesquise o site CTRIP.com
uso bastante este website e as vezes e melhor apanhar um aviao que o comboio.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Em relação ao avião parece que não tive sorte eheh.. mas foi bom viajar no 747, embora tenha gostado mais do A340.
Eu fui a Badaling por causa daquela história do voo ter sido adiado, isso tirou me 1 dia inteiro em Pequim, a minha intenção não era ir a essa parte. Fomos de bus desde da tiananmen square, no numero 5. Depois trocamos numa estação e apanhamos o que vai para Badaling.
Já tenho as indicações para lá chegar, fornecidas por um membro aqui do portal. Logo partilho.
Já estávamos mesmo a contar dedicar um dia só à muralha..

os bilhetes pode tentar falar no hotel aonde ficar em xangai.
medicamentos nao existe problema porque tambem os trago sempre comigo.
venha com uma mascara bocal para o caso de nao se dar bem com o ar de xangai .... :(
traga ja RMB consigo porque as vezes torna-se dificil de trocar por euros, so no Bank of China e que trocam.
Tenha a atencao que so pode levantar o maximo de 5000RMB por dia com cartao Visa ou Mastercard.
e volto a relembrar sobre o tradutor , arranje uma maneira de ter um tradutor consigo (smartphone normalmente tem o google translate).
Também nos tínhamos lembrado das máscaras, tal o nível de poluição.
Vou mandar mail ao hotel em xangai, a saber se eles tratam disso.
Em princípio encomendamos RMB na CGD e já levamos o que pretendemos gastar. Evitamos taxas de cartão de crédito.
Vou ver o que o meu smartphone que não é assim tão smart tem sobre o assunto e a mesma coisa com o do meu namorado.
De qualquer forma, vamos levar impressos em mandarim os nomes das visitas e dos hoteís, estações etc, para ser mais fácil procurar e perguntar quando necessário.
Quanto a aviões já considerámos a hipótese, mas os preços que vi são mais do dobro dos bilhetes de comboio que encontrei. Além disso, o meu futuro marido nunca me iria perdoar se deixasse de viajar no comboio bala...
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Em relação ao dinheiro, eu troquei no Rossio. Foi só aproveitar que tinha de ir aqueles lados de Lisboa e troquei. Compensou me mais do que ir ao meu banco.
Em Badaling leva alguma agua ou assim, vais andar bastante pela Muralha ;)
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Este é o copy paste do que o João Paulo que faz os vídeo-reports do Diário das Viagens me enviou por facebook, em relação a apanhar autocarro direto para Badaling:
"apanhas o metro até a estaçao de Jishuitan,sais da estacao e andas a pé cerca de 500 mtrs até a gare de Bus de Deshengmen...é desse local que partem os autocarros para a grande muralha... Apanhas o 919 para Badaling (demora cerca de 1:30 a la chegar e circulam entre as 5:00 e as 18:00)...Quando chegares aconcelhamos-te o "cable-car" e em menos de 5 minutos já esta la em cima).Para regressares a Pequim fazes o trajeto até Jishuitan onde apanhas o metro para Tian'anmen west que fica mesmo pertinho da cidede proibida (Fecha as 16:30) "
Casa de câmbios mais barata que bancos? Diz-me onde rmonteiro, que eu quero lá ir.
Eu ando sempre de lanche aviado, não te preocupes. Lanche e medicamentos andam sempre comigo.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Eu da Tiananmen Square apanhei o autocarro 5 para Deshengmen, e ai sim apanhei o 919 para Badaling. Esse autocarro deixa te numa zona, em que ai tu apanhas um outro bus que te leva até ao sitio onde se passa a acção toda. Este autocarro é gratuito. Na volta para pequim vim de comboio. Não usei o Cable car, subi e desci sempre pelas "escadinhas".
Em relação ao cambio, na altura andei a ver e compensava me na NovaCâmbios. Com o cambio acho que vária muito tanto da altura em que fazes como onde o fazes. Talvez na CGD compense tens de ver. Ou o que gastas até ir a uma casa de cambio não compense a diferença com o banco. A mim valeu a pena.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Vou ver isso dos câmbios mais próximo da data, para ver o que compensa mais.
Vamos usar o "cable car". Sempre nos poupa uma parte do percurso :D

para o caso de querer andar de aviao por ca pesquise o site CTRIP.com
uso bastante este website e as vezes e melhor apanhar um aviao que o comboio.
Já estive a consultar o site, apercebi-me que já o tinha utilizado para pesquisar hotéis em Datong.
Para as datas que pretendemos os bilhetes ainda não se encontram à venda. Contudo, na ligação Pequim-Datong poupa-se bastante tempo de avião e noutras datas há bilhetes a partir de 450RMB.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Fazem bem. Se poder ajudar em mais alguma coisa, cá estarei. Devo meter um report da minha viagem pela Àsia, mas pouco fala da China, pois foi muito de passagem.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
rmonteiro,

As dúvidas vão surgindo ao longo do planeamento. De qualquer forma, agradeço desde já a ajuda e a disponibilidade.
Na net não conseguimos saber as condições do roaming contratual, dado que não existe roaming automático na China para telemóveis com tarifário pré-pago como os nossos. Vamos mesmo ter de ir à Meo informarmo-nos devidamente.
 
Top