Novidades

[Report] Tudo sobre méxico - Hotel Bahia Principe, Coba, Tulum, Playa del Carmen, Xcaret, dicas, etc

TeK

Membro Conhecido
Tudo sobre méxico (riviera maia + bahia principe)

REPORT MÉXICO

Agosto 2009

- RIVIERA MAIA
- COMPLEXO GRAN BAHIA PRINCIPE
- PLAYA DEL CARMEN
- XCARET
- COBA
- TULUM
- COCO BONGO
- ETC...

Começando pelo início, viagem para lá, o vôo da White é directo mas se preferirem optem por fazer escala em Madrid e voem para lá com a Air Europa, os aviões são muito melhores para quem gosta de ir mais confortável, o único senão é terem que aturar espanhois.

Clima quentíssimo, muito abafado e no dia da chegada quase insuportável (depois habituamo-nos, mas não deixa de ser muito mais forte que o nosso) devido à humidade.

Cultura: Se conhecem Cuba apenas vos digo uma diferença, os Cubanos são dos povos mais animados do mundo (mesmo vivendo nas condições que vivem), os mexicanos são muito gozões (no mau sentido mesmo), brincalhões (no bom sentido), mas não tenho dúvida que é o povo mais simpático do mundo!


Complexo Gran Bahia Principe
Vão para qualquer um, pois temos acesso aos 3.

Coba - o único afastado da praia, mas o mais recente e com mais luxo. Eu sinceramente aconselho este para quem leva crianças ou queira mesmo descansar bastante (não sair muito do hotel ou complexo).
Akumal - tem a melhor praia e sinceramente a única onde se toma banho (porque a do Tulum é só pedras, só mesmo calçado se entra na água). O melhor buffet, mais variedade e mais bonito esteticamente.
Tulum - o melhor atendimento e o que fica mais próximo da entrada do complexo (onde se podem apanhar os taxis e colectivos) e da Hacienda D. Isabel (zona de animação e lojas). Também o ideal para quem queira ver ninhos ou mesmo tartarugas a desovar. Só existem desta praia para o lado esquerdo da mesma (lado contrário ao Akumal).

Curiosidades do complexo:
- Qualquer dúvida que tenham perguntem na recepção do Tulum, eles respondem a tudo (mesmo ao que supostamente não deveriam LoL)
- Se não tiverem outra hipótese, façam as vossas compras nas barracas que estão à entrada da Hacienda, lá dentro é tudo mais caro mesmo regateando.
- Se forem apanhar o colectivo (carrinha de 9 lugares) pelo preço de 30 pesos por pessoa (1,5€) à porta do complexo do lado esquerdo (já na rua), antes vão passar pelo parque dos Taxis, aproveitem para tentar negociar, se forem 4 pessoas, até pode sair a 2 ou 3€ a cada um e vão directos para onde quiserem, ao contrário do colectivo que pode ir parando em todo o caminho de 100 em 100m.
- Se no último dia tiverem umas horas livres após o Check-out e quiserem aproveitar mais um pouco da praia, podem guardar algumas coisas no cacifo (no ginásio) para depois tomarem um banho e seguirem viagem.
- Podem ir às piscinas ou ao mar à noite. Embora alguns empregados dissessem que não, confirmei junto de supervisores.

Locais:

Playa del carmen - o melhor local para compras (principalmente na 5ª Avenida), circulem por lá sem qualquer receio e regateiem os preços sempre!

Coco Bongo - a melhor discoteca onde já estive, paguei 50€ (inclui: pulseira de entrada, transporte ida e volta em autocarro, saco ou t-shirt alusivo à discoteca, CD, bar aberto a loucura dos SHOW's) e digo-vos vale bem a pena, comprem no hotel porque pagam o mesmo que à porta da mesma (e assim pelo menos têm o transporte incluido), é sem dúvida FENOMENAL (aconselho no entanto a verem uns vídeos no youtube antes, para verem se vos atrai), pois para além de música engloba vários shows alusivos a filmes e artistas conhecidos internacionalmente. (A original é a de Cancun, mas se estiverem mais perto vão à de Playa del Carmen que é igual e pertence à mesma)! Para comprar no hotel, falem com os animadores que estão nas piscinas dos hotéis (do Tulum, o animador chama-se Emir).
Atenção: podem levar máquinas fotográfica (mesmo que filmem) só não podem levar máquinas de filmar, a segurança é bastante apertada.

Coba - para quem quiser subir a maior pirâmide Maia, ver crocodilos numa lagoa (perto da entrada do Parque de Coba) ali bem perto e conhecer um pouco da selva e ruinas Maias é aqui (nota: para chegar à pirâmide ou alugam uma bicicleta, ou uma bicicleta com guia a conduzir ou andam a pé cerca de 3km para chegar lá e mais 3km para regressar. Foi o que fiz e ainda subi a pirâmide, não custa muito para quem está em forma LoL), mas este local tem muito pouco para ver para além disto, restam uma pequena pirâmide alusiva à fertilidade, e outras que não cheguei a ver que são umas pinturas Maias e outra ruina.
Entrada neste parque - 51 pesos = 2,55€

Tulum - Para comerem verdadeira comida mexicana, vão ao restaurante Charlies na avenida principal. As ruínas na Praia ficam perto e são sem dúvida, espectaculares, a praia que está dentro deste parque onde podem dar uns mergulhos é simplesmente fantástica.
Entrada neste parque - 51 pesos = 2,55€

Xcaret - Podem assustar-se um pouco com os preços (Básico - 65€ | Plus - 80€), mas acreditem que só pelo show nocturno vale qualquer preço, o Básico não dá direito a nada (apenas a entrada no parque e show nocturno), o PLUS é o ideal (inclui: uma refeição em buffet, equipamento de snorkel, cacifo, bebidas e desconto nas actividades extras (mergulho com garrafa, nadar com golfinhos ou tubarões, etc). No parque vão encontrar: animais (macaco, tapir, flamingos, araras, iguanas, tartarugas gingantes e bébés, tubarões, golfinhos, morcegos, crocodilos, peixes, medusas, raias, entre outros), duas praias tipo lagoas, duas piscinas naturais, poças naturais para mergulho, uma zona para mergulhar também própria pra snorkel, espaços prórpios para os animais referidos, restaurantes.
Os famosos rios, sinceramente foi o que mais me desiludiu, pois nem o Rio Maia nem o Subterrâneo tinham aquilo que eu esperava, muitos peixes, apenas consegui ver cerca de 7 ou 8 peixes azuis no fim de ambos os rios (o final é o mesmo para os dois) e pensei que fossem mesmo fechados, nada, vê-se sempre luz. Desta parte esperava melhor.
O Show nocturno como já adientei, foi o melhor espectáculo que já vi na vida, LINDO e só este vale o valor da entrada (ou mais), podem antes deste ver também o espectáculo equestre (fica a caminho do local do show) e também é bastante engraçado (e só dura 20m). Quanto ao show é imperdível e de arrepiar (ao mesmo tempo conta a história maia e a cultura actual dos vários estados mexicanos).
Ninguém vos revista nem proibir de levar qualquer protector, mas não usem nenhum que não seja biológico, não custa nada ajudar a não estragar a natureza linda que eles têm.

Conclusões:

Só lá estive cerca de 8 dias, obviamente que não vi tudo, mas também não me preocupo porque se tudo correr bem, vou lá voltar já muito em breve e muitas vezes mais, era a minha viagem de sonho, só a fiz agora porque houve a promoção de metade do preço e ainda bem. Mas tenho um sonho tornado realidade e como já disse, que irei repetir muitas mais vezes!

Próximas visitas: Chichen Itza, Isla Mujeres, Cozumel, Xel-Ha (talvez, porque depois de conhecer Xcaret não sei não), Xplor (novo parque mas direccionado para a aventura).

E ainda todos os estados e Cidade do México, pois quero conhecer o México todo!

Dicas:

- Regateiem sempre os preços em todo o lado, lojas, taxi, BUS, cafés, vão poupar muito PESO e ficar com mais na carteira! LoL
- Troquem o dinheiro em casas de câmbio nas localidades (existem imensas) e as taxas são maiores que nos hotéis, logo ficam a ganhar, usem pesos sai mais barato quando os comerciantes locais fazem as conversões (no entanto podem pagar sempre em Euros, dolares ou Pesos)
- Não façam excursões pelas agências ou hotéis, organizem-se e se forem por vocês próprios (de taxi, colectivo ou carro alugado) fica a menos de metade do preço!!!
Um exemplo que fiz: Viagem a Coba e Tulum (pela Soltour (90€), de taxi (60€), negociei tanto o taxi que a excursão saíu-me a 20€!) e ganhei um amigo (o taxista, se alguém quiser posso dar-vos o contacto dele, um rapaz muito simples de 22 anos que passou um dia e duas noites comigo e ele próprio adorou)
- Se vos pedirem gorjeta (propinas ou tips) só dão se quiserem (eu sinceramente quando me pediam não dava), há locais onde a gorjeta faz parte da conta (10%) e aí está incluída e não há necessidade de refilar porque faz parte do serviço da casa

Extra:
Um aparte e desabafo de revolta (tenho dito a toda a gente que fala no assunto): NÃO EXISTE GRIPE NO MÉXICO, é tudo invenção da comunicação social e dos governo, se querem que vos diga mais, senti-me mais protegido lá do que desde o momento que regressei a Portugal (na Riviera Maia, existiram 7 casos de Gripe A e foram 7 turistas que a levaram para lá!!), existem mais casos na cidade do México mas não é o que se pinta nas notícias. Usaram os mexicanos para propagar este mal e isso revoltou-me bastante!
Fotos

Praia do Hotel Tulum
ai29.tinypic.com_14wyjp4.jpg


Praia do Hotel Akumal
ai28.tinypic.com_o7822d.jpg


Piscina do Hotel Akumal
ai28.tinypic.com_2ajxv00.jpg


Praia do Parque Xcaret
ai28.tinypic.com_2r7lpwg.jpg


Show Nocturno Xcaret
ai25.tinypic.com_2i0aetl.jpg


Praia das Ruínas de Tulum
ai30.tinypic.com_10r30pf.jpg


Ruínas de Tulum
ai31.tinypic.com_10y0yg5.jpg


Ruínas de Coba
ai32.tinypic.com_286xr7.jpg


Discoteca Coco Bongo
ai27.tinypic.com_if3igg.jpg

ai29.tinypic.com_kagqpv.jpg

ai32.tinypic.com_nv1mw8.jpg

Para terminar, apenas tenho a dizer...
Já adorava o México antes de ir, agora posso dizer que AMO o México!


Qualquer dúvida, perguntem que terei o maior prazer em tentar ajudar!

Cumpts

TeK = Tequila (nick que utilizo desde 1998, daí a minha paixão pelo México)
 

heaven2006

Membro Novo
Um espectáculo! Ainda bem que alguém me compreende! Gostei tanto que fui 2 vezes este verão, e se pudesse ia uma terceira! Ficou tanto por ver!

Também amo o méxico =)
 
Também entro neste clube, pois também fiquei apaixonada pelo Mexico e espero voltar (não este ano porque as férias acabaram!)
 

LadyBug

Membro Novo
UAU que descrição excelente :p Estou ansiosa por ir e ja ando a contar os dias...

O que é mais conselhavel levar de moeda? dolars, euros ou pesos?
 

TeK

Membro Conhecido
LadyBug disse:
UAU que descrição excelente :p Estou ansiosa por ir e ja ando a contar os dias...

O que é mais conselhavel levar de moeda? dolars, euros ou pesos?
Aconselho a levares logo alguns Euros de Portugal, depois lá o melhor mesmo é levantares Pesos (mas atenção que no Bahia Principe só a caixa da Hacienda dá pesos) as outras é tudo em dolares.

Porque se pagares as coisas em pesos, pagas o preço original, quando vais pagar noutra moeda cada um faz a conversão ao valor que quer (de acordo com as taxas de câmbio) e perdes sempre algum valor (se forem várias compras, o valor total será significativo).

No aeroporto à saída é que só é possível pagar em Dolares ou Euros (no meu caso a taxa estava a 41€ ou seja 52USD)

Cumpts
 

LadyBug

Membro Novo
Obrigada pelo esclarecimento!

Adorei todas as fotografias, estão perfeitas. Nunca fui ao Mexico nem a nenhum local com este tipo de aguas e ambiente e ao ver estas fotos estou cada vez mais ansiosa e certa que fiz a escolha correcta para passar umas boas ferias :p
 

TeK

Membro Conhecido
Se estás assim é porque gostas do estilo Caraíbas, por isso não te vais desiludir de certeza. Outro conselho, começa já a juntar dinheiro, porque quando voltares, só vais querer voltar rapidamente :p

Eu fui a Cuba em Abril (1º vez às caríbas) e agora em Agosto voltei para o México. Neste momento só já penso, na Jamaica em Dezembro ou no início do próximo ano e voltar ao México também no próximo ano.

Cumpts
 

Asae

Membro Conhecido
Sente-se a tua paixão pelo México no calor que puseste no report.

Obrigada pelo report, é informativo e elucidativo.
 

LadyBug

Membro Novo
TeK disse:
Se estás assim é porque gostas do estilo Caraíbas, por isso não te vais desiludir de certeza. Outro conselho, começa já a juntar dinheiro, porque quando voltares, só vais querer voltar rapidamente ;)

Eu fui a Cuba em Abril (1º vez às caríbas) e agora em Agosto voltei para o México. Neste momento só já penso, na Jamaica em Dezembro ou no início do próximo ano e voltar ao México também no próximo ano.

Cumpts

Eu ainda nem fui e já ando a pensar na proxima viagem também para os lados das caraibas ;)

Cuba e Jamaica também estão na minha lista, tenho visto fotografias incriveis... um verdadeiro paraiso na terra. Espero então em Dezembro ter a oportunidade de ler um post tão bom como este que foi iniciado e ver fotografias tao incriveis como estas ;)
 

TiagoS

Membro Novo
..

Tek, estive no bahia principe tulum exactamente na mesma altura que tu e posso dizer que também adorei .
É de facto uma viagem para se voltar a fazer e aconselho vivamente as pessoas para la irem, porque vale realmente a pena o dinheiro gasto e as horas de avião ;)
 

TiagoS

Membro Novo
..

Sim, existe WIFI nos 3 hoteis bahia principe, mas so existe na recepção penso eu ! De qualquer das formas, a recepção é um sitio agradavel para se estar, é enorme e existem muitos sofas para as pessoas se sentarem enquanto acedem a net .
 

TeK

Membro Conhecido
Não usei, mas penso já ter visto em algum lado que se paga (ao dia).

Cumpts
 

basapistas

Membro Conhecido
claro que se paga.... lol.. mas não sei o preço....! Sei que se alugar igualmente um pc portatil... fica 6 euros hora..., sem o pc portátil não sei.... mas não é mto caro...! Mas só funciona no lobby!
 

Jan

Membro
TeK disse:

Coco Bongo - a melhor discoteca onde já estive, paguei 50€ (inclui: pulseira de entrada, transporte ida e volta em autocarro, saco ou t-shirt alusivo à discoteca, CD, bar aberto a loucura dos SHOW's) e digo-vos vale bem a pena, comprem no hotel porque pagam o mesmo que à porta da mesma (e assim pelo menos têm o transporte incluido), é sem dúvida FENOMENAL (aconselho no entanto a verem uns vídeos no youtube antes, para verem se vos atrai), pois para além de música engloba vários shows alusivos a filmes e artistas conhecidos internacionalmente. (A original é a de Cancun, mas se estiverem mais perto vão à de Playa del Carmen que é igual e pertence à mesma)! Para comprar no hotel, falem com os animadores que estão nas piscinas dos hotéis (do Tulum, o animador chama-se Emir).
Atenção: podem levar máquinas fotográfica (mesmo que filmem) só não podem levar máquinas de filmar, a segurança é bastante apertada.
Usando esse autocarro de transporte há concerteza uma hora marcada para vir embora, ou não? Vem só quando fecha a discoteca? A que horas +/-?

TeK disse:
Xcaret - Podem assustar-se um pouco com os preços (Básico - 65€ | Plus - 80€), mas acreditem que só pelo show nocturno vale qualquer preço, o Básico não dá direito a nada (apenas a entrada no parque e show nocturno), o PLUS é o ideal (inclui: uma refeição em buffet, equipamento de snorkel, cacifo, bebidas e desconto nas actividades extras (mergulho com garrafa, nadar com golfinhos ou tubarões, etc). No parque vão encontrar: animais (macaco, tapir, flamingos, araras, iguanas, tartarugas gingantes e bébés, tubarões, golfinhos, morcegos, crocodilos, peixes, medusas, raias, entre outros), duas praias tipo lagoas, duas piscinas naturais, poças naturais para mergulho, uma zona para mergulhar também própria pra snorkel, espaços prórpios para os animais referidos, restaurantes.
Os famosos rios, sinceramente foi o que mais me desiludiu, pois nem o Rio Maia nem o Subterrâneo tinham aquilo que eu esperava, muitos peixes, apenas consegui ver cerca de 7 ou 8 peixes azuis no fim de ambos os rios (o final é o mesmo para os dois) e pensei que fossem mesmo fechados, nada, vê-se sempre luz. Desta parte esperava melhor.
O Show nocturno como já adientei, foi o melhor espectáculo que já vi na vida, LINDO e só este vale o valor da entrada (ou mais), podem antes deste ver também o espectáculo equestre (fica a caminho do local do show) e também é bastante engraçado (e só dura 20m). Quanto ao show é imperdível e de arrepiar (ao mesmo tempo conta a história maia e a cultura actual dos vários estados mexicanos).
Ninguém vos revista nem proibir de levar qualquer protector, mas não usem nenhum que não seja biológico, não custa nada ajudar a não estragar a natureza linda que eles têm.
Imagino que não tenhas ido para o Xcaret numa excursão, foste de taxi? Esses preços que indicas são os preços do bilhete de entrada apenas, certo? Compraste na bilheteira ou no hotel?
 

TeK

Membro Conhecido
Jan, respondendo às tuas dúvidas...

Em relação ao Coco Bongo, a hora de partida é às: 21:15 (Akumal) e 22:30 (Tulum), o regresso é às 3:30, podes no entanto ficar até fechar e depois vires de Taxi (mas aqui pagas o valor do mesmo e a essas horas para o Bahia Principe, que é o hotel mais afastado de Playa del Carmen, não deves conseguir grande desconto, conta com uns 300 pesos). De qualquer modo, vale a pena a excursão (65€ com transporte incluído, bar aberto, oferta de T-shirt ou mala da discoteca e zona vip na discoteca), porque fica mais barato que se fores por tua conta (50€ de entrada + taxi).
Para além disto, ficas a conhecer os animadores que são muito fixes, se quiseres fala com o Emir do Tulum, é cinco estrelas.

Quanto ao Xcaret, esses preços são da entrada no parque, eu fui de colectivo (paguei 2€) e regressei de taxi por 3€ mas com uma aldrabice que fizemos pois já conhecia o taxista, é obrigatório comprar bilhete de taxi na bilheteira do parque e para o Bahia Principe são 230 pesos, mas nós comprámos o bilhete pra Playa Del Carmen (é o mais barato de todos) e depois ele levou-nos ao hotel. Mas atenção que já o conhecia-mos e já tinha-mos combinado com ele para o dia seguinte a viagem a Coba e Tulum. De qualquer modo, à hora que acaba o show ainda há colectivo.
E assim fica:

Por nossa conta - 80€ + 2€ +2€ = 84€
Em excursão (Soltour) - 139€

E cuidado a comprarem excursões em Playa Del Carmen, alguns postos de venda desaparecem após alguns minutos e no dia seguinte não têm autocarro nenhum à vossa espera. Se comprarem lá, comprem nas lojas (agências certificadas).

Cumpts
 

Jan

Membro
Tek, obrigada pelos esclarecimentos!
Quero ver se vou mesmo à Coco Bongo, pelas imagens pareceu-me espectacular.

Consegues dizer-me +/- o tempo das viagens em Colectivo para o Xcaret? Esse colectivo deve ser idêntico aos que há no Egipto, mas no Egipto o que acontece é que nós queremos ir de X para Y e pelo meio eles vão fazendo desvios por W, Z, A, B, com direito a viajarmos com galinhas e tudo!.... nunca mais chegamos ao destino :D Desculpa lá a insistência, mas compraste os bilhetes do Xcaret onde? no próprio Xcaret?
 

TeK

Membro Conhecido
Estou aqui para ajudar e no que trata especialmente a este destino só quero que aproveitem ao máximo, pois adoro aquele povo e não quero que venham de lá a dizer nada de mal sobre eles eheh

Os bilhetes comprei nas bilheteiras do Xcaret, metade em pesos e a outra metade em euros LoL (andei a ver em Playa del Carmen mas era tanta gente a vender que desconfiei e os preços são no mínimo iguais aos do parque, alguns depois ainda acrescentam comissões).

É assim, óbvio que o Taxi é mais rápido (demora +- 20m) porque vai directo ao destino, mas na Riviera Maya o colectivo vale a pena (demora +- 30m), porque aquilo é uma recta de Cancun a Tulum, ele vai parando sempre que tenha alguém pra apanhar e lugar disponível, mas não faz desvios, pára sempre à beira da estrada à porta dos hotéis.

Outra coisa, não te assustes se por acaso, algum taxista te disser que o colectivo te deixa muito longe do Xcaret (eles vão-te abordar quando fores apanhar o colectivo), é verdade que ficas a cerca de 2 ou 3km do parque, mas depois andas 10 passos e apanhas um transporte do próprio parque que te leva até à porta do mesmo e é gratuito.

Mais dúvidas é só perguntares :D

Cumpts
 
Top