Novidades

Riviera Maya

Frederico

Membro
Caríssimos e Caríssimas,

Cheguei ontem do México (Riviera Maya) e ainda estou em modo de "recuperação". Escrevo-vos, em forma de agradecimento pelos conselhos úteis que me deram antes de ter partido, partilhando com vocês a minha viagem, na expectativa que possa ajudar futuros viajantes para este destino turístico. Na realidade, a Riviera Maya é uma combinação perfeita: Sol, Praia, Cultura, Aventura e Natureza (não excluindo o povo mexicano, muito afável, disponível, sempre com um sorriso no rosto e que sabem vender muito bem o seu produto... devíamos aprender algo com eles).
Para começar, a compra da viagem: vejam tudo muito bem, não existe só o Bahia Príncipe na Riviera Maya. Fiquei com a percepção, durante a compra, que nos querem impingir o Bahia Príncipe. Passei por lá à porta 4 vezes e de facto tem muito bom aspecto por fora, com uma entrada, digamos, imponente. O conteúdo, pelo que já li, ouvi e senti de pessoas próximas é que é realmente bom, mas existem outras opções.
Face à indisponibilidade de última hora do Bahia Príncipe, optei pelo Hotel Catalonia Yucatan Beach & Riviera Maya, pois arranjei um preço substancialmente mais barato (no final digo-vos), via Madrid, com tudo incluído. As expectativas não eram grandes, devido à falta de conhecimento do Hotel, mas o resultado final foi surpreendente, pela positiva.

Hotel Catalonia Yucatan Beach & Riviera Maya: Está localizado dentro de um grande resort, chamado "Puerto Aventuras", uma espécie de paraíso dos ricos mexicanos, americanos e canadianos. Podem usar gratuitamente as bicicletas do Hotel e usufruir de todo o espaço, com uma marina, golfinhos, leões marinhos e até um mini-museu. Quanto ao Hotel propriamente dito, o espaço é muito agradável e literalmente "colado" à praia, não é preciso comboios ou transportes para a praia, está a um passo da porta do quarto, o que é realmente uma grande vantagem. As várias piscinas e os 7 espaços de restauração são muito bons. O restaurante italiano é muito bom, dos melhores que já comi. O japonês vale pela decoração e pelo entretainer de serviço, o próprio Sushi Man. Os dois buffets têm muita variedade, e todos com noites temáticas diariamente. O Hotel tem actividades de manhã à noite, com um amplo staff, disponível a deixar qualquer um entretido e divertido. Têm ainda disponível (gratuitamente) ao Vosso dispor, equipamento de snorkeling, cayakes, catamarãs, bicicletas e transporte para a Playa del Carmen (aglomerado mais próximo do Hotel). Podem usufruir, a pagar à parte, do SPA, tem muito bom aspecto, pelo que vi, apesar de não ter usado.
O menos positivo e se calhar para alguns o mais importante, são os quartos, não são maus, nem comprometem a vossa viagem, mas se estão à espera de uma banheira de hidromassagem, esqueçam. Estão equipados com boas camas, ar condicionado, ventoinha (para afugentar mosquitos) e uma casa-de-banho ampla, apesar da decoração estar algo ultrapassada.
Em suma, o Hotel não compromete em nada a Vossa viagem, pelo contrário, até Vos pode surpreender pela positiva.

Fora de portas, há uma panóplia de sítios para visitarem. Infelizmente não tive tempo para todos, mas deixo um "cheirinho" de cada um:
Tulum: a única cidade Maya à beira-mar, para além dos vestígios da civilização Maya, tem uma praia paradisiaca, da qual podem usufruir a belo prazer. (Preço: 51 Pesos = 3€);
Coba: situado a cerca de 50km de Tulum, tem a maior e única pirâmide Maya da qual podemos subir ao seu topo (42 metros). A súbida até nem é difícil, e tem uma vista espectacular, daquela de ficar sem palavras. O pior mesmo é a descida, mais vale descerem sentados, como eu fiz. É desaconselhável a pessoas com vertigens (Preço: 51 Pesos = 3€);
Chichen Itza: Obrigatório!- situado a quase 200km de Tulum, é uma das 7 Maravilhas do Mundo. O seu estado de conservação é exemplar. Não se pode subir, mas podemos viver todo um espaço que, para além da grande pirâmide (Templo de Kukulkan), tem vestígios da civilização Maya de grande valor histórico e patrimonial (Preço: 116 Pesos = 7€)
Xel-Há: Entre Playa del Carmen e Tulum, é uma das maravilhas naturais do México. E de facto tem tudo para passarem um dia inteiro muito bem passado. Ainda não consegui traduzir em palavras o dia que vivi lá, o melhor é irem e depois ajudarem-me na procura de adjectivos para qualificar Xel-Há...MUITO BOM!- Apenas um conselho... procurem ir num dia com bom tempo (não será difícil!) (Preço: 79 Doláres = 58,50€);
Playa del Carmen: O maior aglomerado urbano entre Cancún e Tulum. Tem um caracter turístico, tem uma rua pedonal com cerca de 3km com lojas para comprarem o que quiserem. Se estão à espera de regatear ou grandes pechinchas, conta-se pelos dedos as lojas que se disponibilizam a isso. Tem vida nocturna, inclusivé o Coco Bongo, que alargou horizontes e expandiu-se de Cancún para a Playa del Carmen.

Se puderem evitar as excursões, tanto melhor, são bem organizadas, de facto, mas estupidamente caras. Aluguei um carro por um dia (45€) e com 25 litros de gasolina (10€!) fazem o vosso roteiro e se tiverem com tempo podem ir descobrindo alguns cenotes ao longo do caminho e parar em Valladollid, a cidade mais próxima de Chichen Itzá, e tipicamente mexicana.
O táxi, para distâncias mais curtas é uma boa opção. Os preços estão tabelados pelo Sindicato dos Taxistas locais, por isso não contem muito com o regatear de preços para algumas viagens. Mas tentem, não custa nada.
Não se esqueçam de contar com mais 45€ para a denominada "Taxa de Saída". Todos temos que a pagar na fila do Check-In do Aeroporto, para podermos fazer o Check-In e, naturalmente, sair do País. Já agora, por falar em fila de Check-In... contem com uma boa fila e 1 horita de fila.

Já me estiquei demasiado no texto, mas conforme prometido, partilho o preço desta espectacular viagem: 740€ ;)

Abraço e Boa Viagem,
Frederico
 

ACMR21

Membro Novo
Olá Frederico

Obrigado pelos teus comentários... eu já reservei a viagem para esse hotel! dia 28 de Junho lá vou eu... tenho lidos os comentários e apesar de estarmos a falar de um 4 estrelas as opiniões parecem ser boas.

Tenho algumas perguntas que gostava de lhe colocar:
- tenho lido em alguns comentários (de americanos no tripadvisor) onde dizem que o melhor a fazer é pedir um upgrade para um quarto superior, acha que se justifica?
- que tal de praia? é necessário os famosos sapatos para entrar na água ou nem por isso? e que tal de piscinas?
- o "clima" do hotel é bom? ou tem muitos americanos e canadianos que acham que são donos de tudo?
- em termos de tomadas levou adaptador?
- eu tenho andado a pensar em alugar carro por dois ou três dias e fazer as seguintes excursões: Chichen Itza, Xcaret, Tulum, Coba. Onde alugou o carro? foi directamente no hotel?
- li no site do hotel a possibilidade de fazer um jantar de marisco, pago à parte, sabe em quanto fica?

Espero que não esteja a chatear com tantas perguntas...

Obrigado
 

LIGIA

Membro
Olá e obrigada pelo report! Também pretendo alugar um carro e conhecer o máximo possivel num dia. Os locais que referiste acima foram visitados todos no mesmo dia? Não ficou apertado? O que aconselhas a visitar primeiro? Tulum ou chichen itza?
 

Solbrilha

Membro
Olá Frederico,


Parabéns pelo post esta fabuloso.
Viou na proxima semana para o México...Qual foi a ideia com que ficaste do parque xcaret ??
Alugaste o carro onde ??
A temperatura estava boa ??


Obrigada
Filomena
 

Frederico

Membro
Vamos por partes:

ACMR21, em relação às suas perguntas, cá vão as respostas:

- tenho lido em alguns comentários (de americanos no tripadvisor) onde dizem que o melhor a fazer é pedir um upgrade para um quarto superior, acha que se justifica?
R: Os quartos não são nada de especiais, confesso, tirei umas fotos inclusive. Quando achar o cabo da máquina, posso enviar, para tirar a sua própria conclusão. Se pretende o quarto para as necessidades básicas, serve perfeitamente e não compromete. Se pretende apostar numa perspectiva mais "romântica", talvez se justifique o "upgrade". Não sei é se a diferença de preço, assim justifica.
- que tal de praia? é necessário os famosos sapatos para entrar na água ou nem por isso? e que tal de piscinas?
R: A praia é fabulosa, pequena, com algumas pedras é um facto, mas tem uma parte (do lado esquerdo) que se entra perfeitamente e sempre em areia. Eu não precisei dos sapatos, só mesmo os americanos é que os tinham. As piscinas são boas. Não são profundas como estamos habituados, para evitar mergulhos inoportunos. A piscina é para relaxar e beber umas margaritas nos dois bares de piscina que tem o Hotel.
- o "clima" do hotel é bom? ou tem muitos americanos e canadianos que acham que são donos de tudo?
R: O "clima" do Hotel é óptimo, o staff e os entertainers são muito simpáticos e sempre disponíveis. Os americanos e os canadianos não chateiam nada, apenas são "burros". Numa conversa com três canadianos, não sabiam onde era Portugal e estavam "espantados" porque não percebiam como nós, portugueses, passávamos férias no México, visto que estamos "muito perto" do México, na perspectiva geográfica deles.
- em termos de tomadas levou adaptador?
R: Levei adaptador. Custa 5Eur. no Media Markt. Lá tb se vendem, e pelo que ouvi são mais baratos, cerca de 1,50€, mas confesso que não os vi à venda.
- eu tenho andado a pensar em alugar carro por dois ou três dias e fazer as seguintes excursões: Chichen Itza, Xcaret, Tulum, Coba. Onde alugou o carro? foi directamente no hotel?
R: Alugar carro para Xcaret ou Xel-Há não se justifica, pois são demasiado próximos do Hotel. E em cada um, é preciso um dia inteiro para se viver inteiramente esses dois "parques". Uma ida e volta de Táxi, se for dividido com mais gente, sai mais barato para sítios mais próximos.
Aluguei um carro por 1 dia para fazer TULUM-COBA-CHICHEN ITZA, ao todo fez mais de 400km e é um dia inteiro para isso tudo. Se for com guia em cada um destes locais, mesmo com carro, é impossível fazer este roteiro. Nós dispensámos o guia, não nos fez grande diferença, fomos à Aventura e ouvimos algumas explicações de outros guias, e aprende-se sempre alguma coisa com os painéis informativos.
- li no site do hotel a possibilidade de fazer um jantar de marisco, pago à parte, sabe em quanto fica?
R: Sinceramente não vi lá nada com essa possibilidade. No regime de TI, eles oferecem 3 senhas para usarmos nos restaurantes especiais deles: Italiano, Mexicano, Japonês e um Grill. Não me lembro de ter visto marisco à parte, mas é possível. Existem ainda uma "Creparia" para depois do jantar, com bons crepes e café expresso, para os mais viciados. Eu não consegui beber aquele café, mas desejo sorte a quem o consiga.
 

Frederico

Membro
Lígia e Solbrilha,

Fiz, no mesmo dia, o percurso TULUM - COBA - CHICHEN ITZA. Se for sem guia em nenhum destes sítios, dá para fazer perfeitamente, se sairmos cedo. Se pretende fazer algo mais elaborado, com uma explicação exaustiva, presumo que em Chichen Itza seja preciso meio-dia para o fazer.
Não fui ao parque de Xcaret, optei pelo Xel-Há. Dizem que são ambos muito bons. A diferença é que Xel-Há vale pela beleza natural e pelo usufruto que podemos fazer dela. Xcaret prolonga-se até à noite, com um espectáculo tradicional mexicano que, segundo dizem, é muito bom.
Aluguei o carro no próprio hotel, têm junto à recepção uma empresa de aluguer de viaturas, é fácil, barato e eficaz.
Quanto à temperatura, tive uma "sorte" imensa, sempre calor, 25ºC-30ºC (o Sol queima mesmo, levar bons protectores) e só tive que vestir uma camisola mais quente à noite, apenas num dia. De resto, é melhor do que o Verão de cá. Quanto a chuva, a sorte continuou a perseguir-me, só apanhei uma manhã de chuva e, já no transfer de regresso ao Aeroporto de Cancún, outra chuvada.
Preparem-se para a viagem de ida para o México, é sempre de dia, e podem ter o azar do comandante dizer assim no início do voo: "Senhores Passageiros, devido a turbulência a meio do Oceano Atlântico teremos que fazer uma alteração de rota. Faremos Madrid - Canadá e desceremos ao longo da costa leste do continente norte-americano até à Flórida e depois Cancún"- RESULTADO: 10h30m de voo. Para cá é fácil, sempre de noite e a dormir, passa num instante.

Boa Viagem,
Frederico
 

ACMR21

Membro Novo
Olá Frederico,

Obrigado pelas suas respostas, foram muito úteis! Não vejo a hora de lá chegar... ;)
Se entretanto tiver mais dúvidas volto a melgar...

Obrigado
 

raquelportugal

Membro Novo
Olá Frederico

Olá Frederico,

Diz-me uma coisa: qtas horas de viagem te disseram que iria ser de madrid-cancun?
É que o operador diz que são entre 7,5h a 8h, mas as pessoas com quem falo dizem que é impossível... no mínimo 10h ou mais?
Demoras-te 10h30 pq fizeste escala, pois secalhar até fazias as 8h ??Não??
 

raquelportugal

Membro Novo
Olá Frederico

Olá Frederico,

Diz-me uma coisa: qtas horas de viagem te disseram que iria ser de madrid-cancun?
É que o operador diz que são entre 7,5h a 8h, mas as pessoas com quem falo dizem que é impossível... no mínimo 10h ou mais?
Demoras-te 10h30 pq fizeste escala, pois secalhar até fazias as 8h ??Não??
 

pabecada

Membro Ativo
Raquel
10 horas são de certeza. Se daqui são 10 horas, de Madrid não devem ser muito menos. Como o Concord já não voa ...;);)
A viagem de volta é que é mais curta.
 

Frederico

Membro
Raquel,

A viagem de ida é sempre mais longa do que a viagem de regresso, por causa dos ventos e dessas coisas.
Supostamente a ida demoraria 9h30m, mas durou 10h30m (Madrid-Cancún), fui passear pelo Canadá e toda a costa Leste dos Estados Unidos.
O regresso foram 8h30m, e sempre de noite, deu para dormir a viagem quase toda.
Via Madrid ou directo de Lisboa, o tempo é praticamente o mesmo, 500km numa viagem de longo curso pouca diferença faz.
 

ACMR21

Membro Novo
Frederico

Cá estou eu com mais umas dúvidas...;)
- os quartos standard tem mini bar?
- em relação a dinheiro, o hotel tem ATM's? Optas-te por levar dólares ou euros? Já li tanta informação em relação a este assunto que fiquei baralhada...:D
Há pessoas que dizem que o ideal é levar dolares outras dizem que o ideal é levar cartão de débito e levantar lá directamente pesos e fazer todos os pagamentos em pesos... como fizeste?

Obrigado mais uma vez... ;)
 

Frederico

Membro
É um prazer poder ajudar...
Os quartos têm cofre e mini-bar, mas o mini-bar não tem nada lá dentro. Apenas estão duas garrafas de água cá fora, oferecidas pelo hotel. Como não são fornecidas bebidas enlatadas no hotel, para ter algo (bebidas ou comida) "fechadas", é preciso comprar fora do hotel.

Quanto a dinheiro, levei €uros e troquei alguns por Pesos Mexicanos. Nunca usei dólares...Porquê?!- eles fazem uma conversão Peso-Dólar estranha, por exemplo:

160 Pesos = 16 Dolares
250 Pesos = 25 Dolares

Ora, na realidade 160 pesos são, aproximadamente, 13 dólares e 250 pesos são 20 dólares.

Por isso, aconselho-te a levar €uros (não são aceites em todo o lado, alguns taxistas não aceitam). Em Chichen Itzá, Cobá e Tulum, por exemplo, também só aceitam Dólares e Pesos. Nas compras de Playa del Carmen e Xel-Há aceitam em todo o lado, pode ser em Euros, fazem logo a conversão.
Quanto a levantamentos ATM, não me lembro de ter visto nenhuma caixa no Hotel, mas deve haver de certeza no complexo onde está inserido (Puerto Aventuras). Contudo, lembro que cada levantamento que faças, independentemente do valor, pagas uma comissão de 3€. Será que compensa?!
Em suma, leva €uros e troca uma parte por Pesos Mexicanos, parece-me mais compensador. Não faças a troca no Aeroporto, tem as taxas mais elevadas. O ideal será fazer na Playa del Carmen, tem taxas menores. Se não tiveres essa possibilidade, podes trocar na recepção do Hotel, tem uma taxa aceitável.

Actualmente, só para teres uma noção: 1 Euro = 16,7 Pesos Mexicanos.

Boa Viagem,
Frederico
 

LIGIA

Membro
Já agora esclareçam-me. Ao alugar o carro é-nos fornecido um mapa, não? E um mapa de estradas ou tem os locais turisticos assinalados, por exemplo?
 

ACMR21

Membro Novo
Frederico

Frederico, mais uma vez obrigada! tens sido uma grande ajuda...
Pois se calhar vou optar por levar euros... e o cartão de crédito para conseguir alugar o carro!

Uma pergunta assim mais pessoal: levaste muito dinheiro? É que eu estou a pensar em organizar a minha semana de forma semelhante à tua e por isso queria ter uma noção do valor a levar.

Obrigado:)
 

Frederico

Membro
O mapa que me forneceram é muito ranhoso, digamos assim. Uma fotocópia de uma folha A4, a preto e branco, com os principais pontos turísticos dos Estados de Quintana Roo e Yucatan, somente com as estradas principais, principais cidades e locais com vestígios da civilização Maya.
Eu não senti dificuldades, pois tenho bom sentido de orientação. Para quem não tenha, desejo que encontre um mapa bem melhor do que o meu.

Boa Viagem,
Frederico
 

LIGIA

Membro
A questão é que gostaria de visitar as praias a sul de tulum que tanto falam noutros tópicos e tenho medo de me perder sem um mapa... eu oriento-me bem... mas com um mapa em condições, claro!!!
 

Frederico

Membro
Ana,

O cartão de crédito é essencial para alugares o carro, para além da Carta de Condução. Sem estes nada feito.
Aconselho-te a levares o cartão de débito para alguma emergência, não pesa muito na carteira e pode ser necessário.
Quanto a dinheiro levei apenas 200€ e devo ter trocado 50€ ou 60€ em Pesos Mexicanos. Como os táxis eram a dividir por 4, não foi por aí que senti a desgraça. A gasolina é baratíssima. No Hotel não gastas um tostão (atenção à pulseira verde, é um pecado da gula:) ). Só gastas se comprares acesso à internet ou fizeres chamadas (3€ p/minuto para Portugal!), entre outras pequenas coisas.
Para além disso, investi em Xel-Há (60€uros), Tulum (51 Pesos = 3€), Cobá (51 Pesos = 3€), Chichen Itzá (116 Pesos = 3€) e em alguns "recuerdos" na Playa del Carmen que, diga-se, são caros e nada de especial... nada que já não tenhamos visto numa Feira Internacional do Artesanato na FIL, aqui em Lisboa.
Onde podes realmente poupar é nas excursões, são muito caras (100 dólares p/pessoa em algumas delas). Deves levar na primeira manhã uma lavagem cerebral de um dos tipos das agências de viagens locais, têm um excelente poder argumentativo para que compres excursões, defendendo que é mais seguro e que ficas a conhecer melhor o México, pois tens guia especializado e na tua língua... balelas!

Ao Vosso dispor,
Frederico
 

Frederico

Membro
Lígia,

Para teres acesso a essas praias é com um mapa definitivamente melhor em relação àquele que te dão na agência de viagens.
Aproveita que há uns com a indicação de alguns cenotes perdidos ao longo das estradas. Eu não encontrei, mas que os há... há.
 

ACMR21

Membro Novo
Olá Frederico,

Estive ontem na Worten à procura do bendito adaptador para as tomadas, mas apenas me mostraram umas a 25 ou 30 euros... eu tenho visto aqui no forum pessoas a dizerem que custam cerca de 3 euros... será que ia sendo enganada?
 
Top