Novidades

[INFO] Regras de Utilização da Ryanair

Nika

Membro Conhecido
Olá Filipe Rocha!

Pode transportar uma 2ª pequena mala de mão (mala de senhora ou saco de compras duty-free do aeroporto) que não ultrapasse as dimensões 35 x 20 x 20 cm. Em relação ao tamanho da 1ª mala e rodas não posso comentar, já vi situações em que a mala não passou, mas não sei que dimensão tinham.

Quanto aos lugares, provavelmente atribuirão lugares seguidos sendo a mesma reserva, claro que se o avião estiver praticamente lotado poderá correr esse risco, principalmente se for dos últimos a fazer o check-in.

Cumprimentos
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Nika. disse:
Olá Filipe Rocha!

Pode transportar uma 2ª pequena mala de mão (mala de senhora ou saco de compras duty-free do aeroporto) que não ultrapasse as dimensões 35 x 20 x 20 cm. Em relação ao tamanho da 1ª mala e rodas não posso comentar, já vi situações em que a mala não passou, mas não sei que dimensão tinham.

Quanto aos lugares, provavelmente atribuirão lugares seguidos sendo a mesma reserva, claro que se o avião estiver praticamente lotado poderá correr esse risco, principalmente se for dos últimos a fazer o check-in.

Cumprimentos
Em questão o lugar já resolvi por 30 euros fiz a marcação de lugares assim não corro esse risco de ficarmos
em lugares distantes uns dos outros.
O saco da maquina fotográfica com certeza que não ultrapassa essas medidas 35x20x20. a minha duvida é
se eles complicam por causa desse saco ou deixam passar sem problema pois não e nenhum saco com
roupa ou outra coisa e só mesmo a maquina fotográfica.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Vou viajar em Junho para Palma pela Ryaniar e como e a minha primeira vez em uma companhia
low cost tenho algumas duvidas:

1º viajar com mala de cabine, vi uma mala que queria comprar mas a medida com as rodas ultrapassa
2cm em altura será que tem algum problema e levar essa e um saco tipo mochila da maquina fotográfica
será que o saco vale como uma mala ou posso viajar assim?
2º como vou com o meu filho não gostava de ir num lugar, minha mulher noutro e meu filho em outro
completamente diferentes será melhor por mais 30 euros eu reservar os lugares para irmos os três juntos?
Sim creio que não haverá problema por 2 cm caberá na mesma no molde de bagagem da Ryanair, o saco da máquina fotográfica conta como mais um volume, terá de o colocar dentro da mala (ou esconder debaixo do casaco ;) )

em relação à segunda questão, se bem percebi os outros lugares são atribuídos aleatoriamente pelo que a probabilidade de irem separados é grande...

EDIT: Respondi de acordo com as regras anteriores, já vi que agora se pode levar um segundo volume pelo que a máquina não será problema!


Ora bem, se bem percebi agora temos:

Lugares prioritários para embarque prioritário - 10€
Lugares normais com possibilidade de escolha - 5€
Lugares "Manhosos" e escolhidos aleatoriamente gratuitamente

É impressão minha ou a Ryanair aproveitou esta remodelação para ganhar mais uns Euros?
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Ora bem, se bem percebi agora temos:

Lugares prioritários para embarque prioritário - 10€
Lugares normais com possibilidade de escolha - 5€
Lugares "Manhosos" e escolhidos aleatoriamente gratuitamente

É impressão minha ou a Ryanair aproveitou esta remodelação para ganhar mais uns Euros?
Pois esta e a forma que eles tem de ganhar mais uns euros, mas que vai com uma criança
tem mesmo de gastar mais uns euritos e ir com os lugares já marcados.

Sim creio que não haverá problema por 2 cm caberá na mesma no molde de bagagem da Ryanair, o saco da máquina fotográfica conta como mais um volume, terá de o colocar dentro da mala (ou esconder debaixo do casaco ;) )

em relação à segunda questão, se bem percebi os outros lugares são atribuídos aleatoriamente pelo que a probabilidade de irem separados é grande...

EDIT: Respondi de acordo com as regras anteriores, já vi que agora se pode levar um segundo volume pelo que a máquina não será problema!
Então agora não tenho problema em levar a mochila da maquina?
Em relação a mala se eles começarem a complicar resolvo facilmente tiro as rodas e assim
já fica com as medidas que eles pedem.
 

roller

Membro Conhecido
O meu conselho é fazerem o check in assim que estiver diponível para os lugares "não pagos" não acredito que a ryanair deixe uma criança sozinha a viajar sem companhia dos pais ao lado. A minha questão é... ao fazer check in é mesmo aleatório ou podemos escolher o lugares consoante o que ainda está disponivel?

Quanto a mala o meu conselho levem mochilas de campismo de 30/40L pois são moldavel e com um pouco mais "força" cabem nas caixas metalicas de teste. Eu já vi malas um nadinha maiores serem barradas e as mochilas a não terem qualquer problema e algumas bem maiores!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá roller!

O que eles informam é que a distribuição de lugares é aleatória, mas sei quem já viajou e diz que ao fazer o check a outra pessoa incluida na mesma reserva ficou ao lado. Se foi coincidência não sei ... agora se forem dos últimos a fazer check-in é obvio que há probabilidades de ficaram afastados. Como a medida é recente ainda há pouco feed-back. Esta informação não está explicita nas regras da Ryanair, portanto é apenas a constatação face a uma situação ... não sei se é regra.

Cumprimentos
 

capach

Membro Ativo
Conheço quem tem viajado muito pela ryanair nos últimos tempos, mas como a pessoa vai sempre sozinha não tem muito feedback. Pelo que tem percebido as pessoas têm ficado lado a lado, mas se for grupos maiores já não. Também já assistiu a pessoas a mudarem de lugar.

Já andei a googlar e não há muita informação sobre isto.

O vídeo colocado ajuda um bocadinho, mas não menciona este pormenor :X
 

Nika

Membro Conhecido
Olá capach!

Para grupos grandes deve ser mesmo muito complicado ... se não comprarem o lugar o check só pode ser feito 7 dias antes, enquanto quem comprou poderá fazer com 30 dias de antecedência (a partir de Abril) ...
Se bem que antes ou eram dos primeiros na fila ou também corriam esse risco, mas claro que agora ainda é mais complicado.
De facto o video tal como as regras não esclarecem essa questão.
Cumprimentos
 

capach

Membro Ativo
Olá Nika.

Somos apenas duas pessoas a viajar em Abril, acho que vai ser uma questão de sorte.
Adoptaram o sistema de voo silencioso, há que arranjar dinheiro de outra forma, nomeadamente com os lugares marcados.

é uma estupidez. é verdade que antes tínhamos de ir muito mais cedo para sermos os primeiros da fila, mas conseguia-se sempre lugares juntos. Agora vai ser uma questão de sorte.

Nunca viajei pela easyjet mas quando andei a pesquisar isto dos lugares percebi que a easyjet funciona com o mesmo sistema.
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Por causa disso eu preferi gastar mais 30 euros e marca os lugares assim não corro o risco de ficar longe da minha mulher e do meu filho.
Em relação a mala ainda tenho uma dúvida não sei se posso levar a pequena mochila da máquina fotográfica e uma mala de cabine.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Filipe!

Podes levar um 2º volume, coloquei as medidas no outro post.
Ou seja, além da mala que já era permitida podes levar essa outra mais pequena.

Cumprimentos
 

capach

Membro Ativo
De acordo com o que se encontra nos termos e condições no site pode-se levar a mala de cabine + uma mala extra de
35x20x20.

Já andei a ver malas com estas dimensões e dá para levar a máquina e mais qualquer coisa lá dentro. No meu caso pretendemos levar cada um esta mala extra o que já ajuda bastante para os souvenirs.

"Uma bagagem de mão por passageiro* pesando até 10 Kg com as dimensões máximas de 55cm x 40cm x 20cm mais uma bolsa pequena até 35cm x 20cm x 20cm.
Devido a limitação de espaço na cabine apenas 90 bagagens de mão (55cm x 40cm x 20cm) poderão ser transportadas na cabine; as restantes serão transportadas no porão do avião sem custos adicionais."

Confesso que é dificil encontrar com as medidas exactas, para já ainda não há como acontece com as de cabine.
 

Maria86

Membro Novo
Bom dia,
Gostaria que me ajudassem tenho uma duvida em relação a uma viagem que comprei de Tours-Porto Porto-Tours viajo eu e o meu filho de 5 anos os pais são casados é preciso alguma autorização da parte do pai para pudermos viajar? e mesmo a vinda de Tours-Rennes vamos fazer de comboio é preciso alguma autorização do pai ?!
Obrigada desde já.
 

CristinAires

Membro Conhecido
Olá Maria 86.

Fiquei sem saber se a viagem é feita toda de comboio ou se também vai de avião.

Se for viagem de avião é obrigatória uma declaração passada/assinada pelo pai, com reconhecimento de assinatura (pelo menos sempre fiz assim).

Caso vá apenas de comboio, se houver algum controle poderão pedir a declaração.
Penso que o melhor é não facilitar e levar a declaração.

Deixo aqui um link do SEF http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4350, mas julgo que alguém do PV poderá esclarece-la melhor, caso a resposta seja outra.

Boas férias.
Cristina
 

Maria86

Membro Novo
Bom dia Cristina,

A viagem de Rennes ( onde moro) para Tours a ida é de carro, depois Tours-Porto Avião Ryanair, a Vinda Porto-Tours Avião Ryanair e Tours-Rennes Comboio TGV porque compensa mais do que o marido ir buscar ao aeroporto.

Liguei para a Ryanair na qual me indicaram que n precisaria de nenhum papel visto ser a mãe e sermos casados, No comboio igual tb me deram a informação que n precisaria.

Tou na duvida =/
 

isa99

Membro Ativo
Boa tarde

Ontem fiz o check in online de um voo para Madrid e já tenho lugar marcado (não paguei extra, foi o lugar aleatório atribuído).
É a primeira vez que me acontece já ter lugar marcado. Alguém já tinha conhecimento disto?
 

roller

Membro Conhecido
CristinaC disse:
Olá Maria 86.

Fiquei sem saber se a viagem é feita toda de comboio ou se também vai de avião.

Se for viagem de avião é obrigatória uma declaração passada/assinada pelo pai, com reconhecimento de assinatura (pelo menos sempre fiz assim).

Caso vá apenas de comboio, se houver algum controle poderão pedir a declaração.
Penso que o melhor é não facilitar e levar a declaração.

Deixo aqui um link do SEF http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4350, mas julgo que alguém do PV poderá esclarece-la melhor, caso a resposta seja outra.

Boas férias.
Cristina
Caso os pais sejam casados... não é necessario qualquer autorização extra!
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá Boas Tardes

Fiz agora uma reserva de um voo...

Recebi o mail de confirmação normalmente como o costume, mas reparei em uma coisa...

Diz que o chekin pode ser feito até 30 dias antes do voo...
Segue texto:

Tem de efectuar o check-in online e imprimir o seu cartão de embarque numa página A4 individual para apresentar à segurança do aeroporto e na porta de embarque. Pode efectuar o check-in online desde os 30 dias anteriores até 2 horas antes da partida do seu voo reservado

Num era suposto ser 8 dias??
 
Top