Novidades

[Report] - Vila Galé Alagoas - Abril 2023 - Brasil

JPedro

Membro
Boas,

Este ano o nosso destino de férias de praia foi o novo resort 5 estrelas do Vila Galé, na Barra de Santo Antônio, Estado de Alagoas no Nordeste brasileiro. Optamos por um pacote de férias da Abreu, com saída de Lisboa em voo charter (SATA), 9 noites em regime TI.

O local é muito pouco explorado para o turismo internacional, o aeroporto é minúsculo e sem condições, bem como os acessos viários. Este resort em particular inaugurado o ano passado é o primeiro a ser construído no local, estando um segundo a ser construído ao lado. Acredito que os novos acessos e o novo aeroporto, a serem construídos, vão ajudar imenso a região a desenvolver-se.

É de aproveitar agora pois turismo de massas é inexistente, os areais são virgens e até perder de vista.

ENDEREÇO
Vila Galé Alagoas ★ ★ ★ ★ ★
Sitio Riacho das Varas, SN – Ilha da Croa
Barra Sto António, Alagoas
Vila Galé - Vila Galé Alagoas | All Inclusive Resort em Alagoas
GPS
9º22’04.14”S 35º29’02.24”W
TELEFONE
+55 (82) 3512-5210
EMAIL
Para reservas: [email protected]
Outros assuntos: [email protected]

REPORT

Foi a minha primeira vez a fazer um voo transatlântico num avião tão pequeno como o Airbus 321 Neo LR da SATA, 7h30 de duração entre Lisboa e o aeroporto internacional de Maceió. Foi uma experiência excelente, com duas senhoras extremamente competentes como pilotos. Acho que o uso dos meios da SATA internacional para voos charter é uma excelente maneira de rentabilizar os meios da empresa, e num patamar acima dos restantes charters que viajei até hoje (Sou dos Açores afinal) :D

A entrada no país foi tranquila, não sendo necessário qualquer outro requisito ou formulário para além do passaporte português e certificado de vacinação (ou teste COVID negativo). O uso obrigatório de máscara nos voos e nos aeroportos foi repelido mesmo antes da viagem, o que foi uma benesse (quem é que consegue viajar 7h30 com uma máscara sufocante na cara?).

O transfer para o resort demorou cerca de 1h30, com acessos péssimos na segunda metade do percurso entre Santo António e o resort (com a exceção de um pequeno troço antes de chegar ao resort, financiado pelo mesmo).

Ao chegar ao resort, o check-in foi muito confuso e demorado, sendo aparente que o resort está mais focado no turismo interno que vai chegando a conta-gotas em vez dos grandes charters europeus que trazem turistas às centenas de uma só vez.

mapa.png



Pontos positivos:
  • Resort novo quase por estrear;
  • Piscina enorme, provavelmente das maiores piscinas que já vi num resort. Impecavelmente mantida, servida por um excelente bar na água;
  • Parque aquático para crianças;
  • Imensas atividades para crianças, com uma equipa dedicada que realmente permitiu aos pais estarem descansados;
  • Qualidade das bebidas e cocktails. Pedes uma caipirinha de maracujá e o barman abre um maracujá inteiro à tua frente, raspa o interior para o copo e prepara cuidadosamente a bebida, nada de concentrados;
  • Buffet tinha boa variedade de comida e com excelente preparação e higiene. O staff teve atenção especial com a páscoa, que foi foi celebrada com muito chocolate;
  • Muita comida durante o dia, lanche a meio da manhã e tarde na zona central do resort e piscinas (marisco, peixe e carne grelhada estavam sempre presentes à beira da piscina);
  • Clima estupendo, temperaturas nunca foram inferiores a 30 graus, céu do mais azul que já vi;
  • Praia absolutamente incrível, um areal de muitos quilómetros sem nada á volta;
  • Simpatia e profissionalismo do staff. Recordam-se dos nomes e das preferências do cliente tanto nas bebidas como comida, nunca foram inoportunos ou incomodativos, sempre com um sorriso na cara e sem pediram ou esperaram uma gorjeta. O único sitio em que tive um serviço de qualidade superior foi nas maldivas.
Pontos negativos:
  • Restaurantes à la carte são, no geral, medíocres;
  • Entretenimento noturno não é do género dos espetáculos das caraíbas, o resort nem auditório tinha. O entretenimento era feito no exterior e consistia principalmente em diversões organizadas com os turistas e algumas bandas locais ao vivo;
  • Sem serviço de bebidas a não ser nos bares. Não havia garçons a atender à volta da piscina nem na zona de entretenimento noturna. Foi a primeira vez que vi tal num resort deste género, aliás o bar noturno na zona de entretenimento só servia alguns cocktails básicos e se quiséssemos outras bebidas... só no bar da receção;
  • Zona de praia sem bar;
  • Climatização nos espaços comuns era péssima, sem ar condicionado o calor ás vezes era insuportável. Nos quartos contudo o ar condicionado funcionava bem;
  • Quartos sem comoda de gavetas para arrumar a roupa, sem cadeira ou mesa na varanda e um minibar sem variedade;
  • Internet e wifi no hotel são do pior que já vi num resort e a anos de luz da concorrência da Riu por exemplo, contudo não posso culpar a cobertura do sinal, simplesmente não conseguia aceder online com fiabilidade, levando-me a crer que era um problema de infraestruturas na região;
  • Faz falta uma loja de conveniência mais apetrechada, a que existe é extremamente básica;
  • Não existe muito para ver, em termos de excursões, a uma distância confortável. Podemos ir a Maceió, a capital do estado e a algumas zonas costeiras de baixa maré com recifes e alguma vida selvagem.

CONCLUSÃO

Foram nove dias de muito sol, praia e piscina.
O resort é novo e tem poucos turistas, fica numa zona de areal virgem e o clima permite um relaxamento total para quem gosta de destinos de praia.
Existem lacunas significativas no serviço e infraestruturas do resort que podem/devem ser melhoradas, se calhar está mais virado para o turista brasileiro do que o europeu (penso que fomos apenas o segundo grupo de portugueses a visitar, o primeiro foi na passagem de ano), mas no geral recomendo vivamente.

DICAS
  • Deixei uma gorjeta diária de 2 euros ao staff de limpeza do quarto. De inicio não aceitaram a gorjeta, não sei se por falta de hábito;
  • O areal permite longas caminhadas, sendo que existem bicicletas para aluguer por cerca de 50 reais cada;
  • Vale a pena ir a Maceió para comprar lembranças, existem dois mercados de artesanato na marginal que têm produtos locais a bons preços;
  • Por falar em produtos brasileiros, uma visita ao centro comercial de maceió para comprar Havaianas e produtos de cosmética/cabelo vale a pena tendo em conta a diferença de cambio entre o euro e o real;
  • Se quiserem fazer excursões, recomendo apenas a ida às zonas de maré de São Miguel dos Milagres, bem como a ida à cidade de Maceió. Usei os serviços da Tour Alagoas - Login • Instagram - Foram extremamente prestáveis e pontuais e o preço ficou bem mais em conta do que as excursões do resort;
  • Não são necessários adaptadores de corrente para as tomadas, são compatíveis com o que usamos em Portugal;

PERGUNTAS FREQUENTES

Como se efetuam os transfers?


Neste caso, como foi um pacote da Abreu, o transfer foi tratado por autocarro.

Taxa turística?

Não existe.

Moeda?

Gorjetas, compras e similares, são preferencialmente pagas com cartão de débito, recomendo o uso do revolut. Para comprar em dinheiro como por exemplo o aluguer das bicicletas na praia, aceitam euros.

Visto?

Com passaporte português não é necessário visto de entrada.

Vacinação e teste covid?

Apresentação do certificado de vacinação covid é obrigatória, contudo não é necessário o uso de máscara em qualquer local.

Mosquitos, animais, alergias?

O estado de alagoas tem sido bastante afetado por surtos de Dengue. Pessoalmente não usei repelente, apenas uma pulseira repelente da Ooze Health - Ooze Health | Dispositivo de libertação de odor controlado - Achei a mesma eficaz. Pelo que me foi dito no local, o mosquito da dengue não tem presença à beira-mar e nunca foram reportados casos de infeção no resort.

FOTOS

entrada.jpg


refeições.jpg


hotel 1.jpg


hotel 2.jpg


pascoa 1.jpg


pascoa 2.jpg


refeições 1.jpg


piscina.jpg


piscina 2.jpg


piscina 4.jpg


praia 2.jpg


praia.jpg


praia 4.jpg


praia 3.jpg


bicicleta.jpg


carangejo.jpg


maceió 2.jpg


maceio.jpg
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Que belo Report, com muita informação detalhada, vai certamente ajudar quem tem este destino debaixo de olho.
Gostei muito das fotos. Essa piscina tem muito bom aspecto!

Continuação de boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @JPedro

Parabéns pelo report, lindas fotos.
Acho que não li, Uma dúvida qual era +\- a temperatura da água?

Lindas fotos e obrigada pela partilha.
Continuação de boas viagens.
Cristina
 

JPedro

Membro
Olá @JPedro

Parabéns pelo report, lindas fotos.
Acho que não li, Uma dúvida qual era +\- a temperatura da água?

Lindas fotos e obrigada pela partilha.
Continuação de boas viagens.
Cristina
A sensação térmica do ar quando me lembrava de ir ver ao telemóvel andava sempre perto dos 34, a água cerca de 30. Não refrescava muito, isso ficava á conta das bebidas :)

De resto, o nascer do sol era por volta das 5 da manhã e às 18h00 já era noite escura.
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Ótimo report bem detalhado e com belas fotos.

Não é o típico estilo de férias para mim, mas via-me a passear uns dias nessas praias e piscinas 😊
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Deu vontade de apanhar o avião e ir desfrutar do destino.
Bela descrição da sua estadia.
Boas viagens 😉
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá!

Obrigado pela partilha! Apesar de não ser um destino que me chame a atenção, gostei do que vi. O hotel parece ter ótimas condições e a praia também tem um ar agradável :)

Boas viagens ;)
 

Cristina Carvalho

Membro Ativo
Excelente report, obrigada!

Em relação ao mar, permitia banhos ou era muito agitado.

Estou indecisa entre esse hotel ou ir mais para cima, para a regiao de maragogi...
 

JPedro

Membro
Excelente report, obrigada!

Em relação ao mar, permitia banhos ou era muito agitado.

Estou indecisa entre esse hotel ou ir mais para cima, para a regiao de maragogi...
O mar esteve sempre como nas fotos, sem correntes ou marés fortes. O único condicionante foram as águas vivas de vez em quando, o salva vidas colocava bandeira roxa nessas ocasiões.
 

JPedro

Membro
Desculpe, mais umas dúvidas:

- Aconselha a trocar euros por reais no aeroporto?
- Cartão de dados para internet, comprou?
Os brasileiros usam cartão de débito em quase todo o lado, por isso usei principalmente o Revolut, e paguei em euros as compras que fiz nos vendedores de praia. Contudo aconselho a levar reais para essas compras de rua. Eu levei já reais de Portugal, não sei se compensa mais comprar no aeroporto ou não.

Não comprei cartão de dados, a net no hotel era mediocre mas dava para fazer o essential (especialmente nos quartos do hotel onde funcionava melhor). Se for para andar por vossa conta fora do hotel, por exemplo alugar carro, recomendo o cartão de dados para emergências, etc.
 

Cristina Carvalho

Membro Ativo
Os brasileiros usam cartão de débito em quase todo o lado, por isso usei principalmente o Revolut, e paguei em euros as compras que fiz nos vendedores de praia. Contudo aconselho a levar reais para essas compras de rua. Eu levei já reais de Portugal, não sei se compensa mais comprar no aeroporto ou não.

Não comprei cartão de dados, a net no hotel era mediocre mas dava para fazer o essential (especialmente nos quartos do hotel onde funcionava melhor). Se for para andar por vossa conta fora do hotel, por exemplo alugar carro, recomendo o cartão de dados para emergências, etc.
Obrigada!
 

Nin

Membro Conhecido
Parabéns pelo report! Aguçou-me a vontade de voltar. Saudades dessas bandas... Maceió ficou-me no coração.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Olá,
obrigada pela partilha. Fiquei ainda mais ansiosa 😅
Na viagem que fez a Maceió sentiu alguma insegurança?
Obrigada
 

JPedro

Membro
Olá,
obrigada pela partilha. Fiquei ainda mais ansiosa 😅
Na viagem que fez a Maceió sentiu alguma insegurança?
Obrigada
Olá, desculpa pela demora em responder. Não senti qualquer insegurança, aliás tivemos por nossa conta durante a maior parte da excursão lá, a tirar fotos com telemóveis á vista, bolsas e mochilas, tudo muito tranquilo e as pessoas atenciosas.

Aliás, estão tão pouco habituados a ver e lidar com portugueses que pensavam que éramos argentinos :)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Olá, desculpa pela demora em responder. Não senti qualquer insegurança, aliás tivemos por nossa conta durante a maior parte da excursão lá, a tirar fotos com telemóveis á vista, bolsas e mochilas, tudo muito tranquilo e as pessoas atenciosas.

Aliás, estão tão pouco habituados a ver e lidar com portugueses que pensavam que éramos argentinos :)
Obrigada. Ainda bem. Infelizmente o Brasil desperta-me sempre esse estigma, embora seja de conhecimento geral que as cidades "grandes" são as mais problemáticas fico sempre com receio de fazer um passeio e estar sempre a olhar por cima do ombro, assim pelo menos vou com o testemunho de quem lá esteve há pouco tempo.
Acho que pelo menos este verão continuarão sem grande quantidade de portugueses, o voo charter de Lisboa foi cancelado, imagino que longe de encher, a ligação direta de lisboa vai fazer-se apenas com os regulates da tap como no resto do ano...
 
Top