Novidades

[Report] São Tomé 2010 parte 2/2

Mikado

Membro Novo
Olá... é seguro sim, sem problema. O que pode não ser seguro é alugarem um jeep sem motorista... as estradas não são famosas, não existe sinalização. Andar de noite é uma especie de aventura radical...
Pelas fotos e por uns qtos relatos, dá para perceber que as condições da estrada são más...mas se for para pernoitar todas as noites num sítio diferente, torna-se mais difícil ser com guia, não é?
 

jfreitas

Membro Conhecido
eles levam-te e vão-te buscar... mas é recomendavel ou então com muita calma e alguma orientação prévia...
 

Mikado

Membro Novo
(Desculpa estar a bombardear-te com tantas questões...mas é um destino com pouca informação!)

E qual é a diária de um aluguer de jeep com motorista? Tens referência de algum guia?
 

jfreitas

Membro Conhecido
em 2009 paguei 55€ carro mais motorista s/ combustivel (muito barato). Claro que pagava os almoços ao guia..
 

Torgut

Membro Novo
Mikado, por acaso vou fazer o mesmo que tu já em Outubro. Podes sempre comprar o guia Bradt São Tome and Principe. E de resto, olha que até há alguma informação online... está é muito dispersa, nomeadamente por blogues. Mas nada que paciência e Santo Google não resolvam.

Estavas com problemas em serem dois elementos do sexo feminino... aqui está já um bom blog para o teu caso:
http://bichinhodasviagens.blogspot.pt/search/label/S%C3%A3o%20Tom%C3%A9

Confirmo, pelas pesquisas efectuadas, que o preço do aluguer de carros e de guias se mantém no mesmo, podendo mesmo, com muita perícia, conseguir-se por 50 Eur.

Referência de guia:
http://baralhodeideias.wordpress.com/2012/06/28/sao-tome-dez12/
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá José Freitas

Agora que já vi as duas partes, já posso dar a minha opinião.
O Report está simplesmente brutal!
Aquelas praias, aquelas roças, aquelas gentes é tudo muito bom.
Espero ir um dia ver tudo isto com os meus proprios olhos e concerteza que vou atestado de coisas para dar aquelas crianças :).

Cumprimentos
 

pedromsl

Membro Novo
Será que compensa fazer o combinado e perder tempo com deslocações entre ilhas ou é preferivel ficar em são tomé e fazer excursão às rolas???
 

jfreitas

Membro Conhecido
pedromsl disse:
Será que compensa fazer o combinado e perder tempo com deslocações entre ilhas ou é preferivel ficar em são tomé e fazer excursão às rolas???
Boas...
Não é possível, ou pelo menos viável fazer uma excursão ao ilhéu... ir e voltar demorava praticamente o dia todo... anoitece cedo e de noite não se anda na estrada. De S. Tomé (cidade) ao ilhéu demora-se umas 3 horas, sem paragens....
 

Torgut

Membro Novo
Peço desculpa, mas tenho que discordar do post anterior. Quem queira pagar 20 Eur, pode perfeitamente fazer a expedição. Eu passei pelo cais, soube do preço, agradeci e segui para um dia a explorar a costa até ao fim da estrada. Não demorei três horas a lá chegar. Foi cerca de 2 horas. Sai-se de São Tomé às 6, está-se no cais às 8. É que a estrada fmelhorada entretanto. E já agora, mesmo sem necessidade para esta expedição, não tive nenhum problema em conduzir de noite. Fi-lo por duas vezes nos trajectos mais longos: do fim da estrada norte até São Tomé e do fim da estrada sul até São Tomé. Numa dessas deslocações parei mesmo numa comunidade para trás do sol posto para beber uma cerveja e deixar um tipo que conheci e que vivia lá.

P.S. - O que pode complicar o plano é a quantidade de chuva. Com facilidade há um troço que tem que se passar a vau que fica intransitável. Talvez a ponte nova já esteja construida por essa altura.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Com a estrada melhorada (últimos dois anos) é possível. Nem posso discordar disso porque não sei em que estado está a estrada agora. Quanto ao conduzir de noite, num país onde a assistência é o que é... penso que será um risco muito elevado. Lembro-me de quando lá estive (2010) houve um acidente com uma motorizada na estrada sul e pediram ao hotel um jeep para transportar o individuo (duas pernas partidas) recordo-me de o director do hotel comentar que nem o jeep deles saia de noite nem a ambulância ía buscar o ferido antes de amanhecer. No caso de haver um acidente não havia solução (isto em Dezembro de 2010. Se agora está diferente... óptimo! fica sem validade o que escrevi antes :)
 

Torgut

Membro Novo
Todos temos conceitos de risco diferentes, talvez o meu seja acima da média. Mas também, ir a São Tomé e considerar isso um risco será um bocado castrador do que se fará no resto da estadia, penso eu de que. E se quando estiver numa aldeia perdida no Perú descobrir que tenho uma pedra na vísicula que se acaba de alojar no canal que leva ao pâncreas? E se, estando numa Palmira adormecida a passar a noite, tivesse sido mordido por uma cobra... risco, risco... viajar é risco... na realidade cada segundo que passa na nossa vida é risco, viajar só o multiplica umas quantas vezes.
 

joanabastos79

Membro Novo
Boa tarde,

estou a pensar ir a S. Tomé agora em Junho, por cerca de 9 ou 10 dias.
Aconselham algum hotel em particular? E o sistema TI? Vale a pena?
Queria conhecer as roças, as gentes, as praias... a vida S. Tomense.
Não quero cingir-me a um resort, para isso ia para as Caraíbas.

Resumidamente... o que me aconselham?




Torgut disse:
Todos temos conceitos de risco diferentes, talvez o meu seja acima da média. Mas também, ir a São Tomé e considerar isso um risco será um bocado castrador do que se fará no resto da estadia, penso eu de que. E se quando estiver numa aldeia perdida no Perú descobrir que tenho uma pedra na vísicula que se acaba de alojar no canal que leva ao pâncreas? E se, estando numa Palmira adormecida a passar a noite, tivesse sido mordido por uma cobra... risco, risco... viajar é risco... na realidade cada segundo que passa na nossa vida é risco, viajar só o multiplica umas quantas vezes.
 

Torgut

Membro Novo
Joana, quem fala assim não é gago :)

Resumidamente, é essencial passar pelo menos uma noite na roça de São João. Não tenho palavras para a saudade daquela noite que lá passei, apenas uma, que me ficou forjada na memória como se de uma semana se tratasse. Ambiente único, uma autêntica viagem no tempo ao São Tomé do "Equador". Claramente caro para o que oferece, mas se pensarmos em termos de experiência, sinto que vale cada cêntimo.

Para quem tem a coragem, então é imperativo passar uma noite numa das três cabanas do ecolodge, com a água a lamber mansamente os degraus da cabana, que mais não é do que uma tenda de madeira com uma cama lá dentro.





joanabastos79 disse:
Boa tarde,

estou a pensar ir a S. Tomé agora em Junho, por cerca de 9 ou 10 dias.
Aconselham algum hotel em particular? E o sistema TI? Vale a pena?
Queria conhecer as roças, as gentes, as praias... a vida S. Tomense.
Não quero cingir-me a um resort, para isso ia para as Caraíbas.

Resumidamente... o que me aconselham?
 

joanabastos79

Membro Novo
Bom dia Freitas,
vi o seu report de S. Tomé e coincidência.... recebi umas promoções agora para Junho.
Estou confusa no seguinte...qtos dias no Ilheu das Rolas aconselhas e qtos em S. Tome.
Já agora, em S. Tomé, opto por Pestana Miramar ou Pestana S. Tome?
Imagino que no Ilheu das Rolas o ideal seja um TI, mas em S TOme bastará o regime APA?
Com a estrada melhorada (últimos dois anos) é possível. Nem posso discordar disso porque não sei em que estado está a estrada agora. Quanto ao conduzir de noite, num país onde a assistência é o que é... penso que será um risco muito elevado. Lembro-me de quando lá estive (2010) houve um acidente com uma motorizada na estrada sul e pediram ao hotel um jeep para transportar o individuo (duas pernas partidas) recordo-me de o director do hotel comentar que nem o jeep deles saia de noite nem a ambulância ía buscar o ferido antes de amanhecer. No caso de haver um acidente não havia solução (isto em Dezembro de 2010. Se agora está diferente... óptimo! fica sem validade o que escrevi antes :)

Vou ler de fio a pavio!!!
Joana, quem fala assim não é gago :)

Resumidamente, é essencial passar pelo menos uma noite na roça de São João. Não tenho palavras para a saudade daquela noite que lá passei, apenas uma, que me ficou forjada na memória como se de uma semana se tratasse. Ambiente único, uma autêntica viagem no tempo ao São Tomé do "Equador". Claramente caro para o que oferece, mas se pensarmos em termos de experiência, sinto que vale cada cêntimo.

Para quem tem a coragem, então é imperativo passar uma noite numa das três cabanas do ecolodge, com a água a lamber mansamente os degraus da cabana, que mais não é do que uma tenda de madeira com uma cama lá dentro.

Mas aconselho mesmo é a ler os 15 artigos no meu blog, um por cada dia que lá passei. Pode parecer extenso mas será ideal para retirar ideias:
https://papaleguas.wordpress.com/category/sao-tome-e-principe/
 

Torgut

Membro Novo
"Estou confusa no seguinte...qtos dias no Ilheu das Rolas aconselhas e qtos em S. Tome."

Fogo pá, um é demais. Aquilo é uma prisão. Bom para dar uma volta se se puder, senão, paciência. Isto para quem como eu viaja para conhecer mundo e não para estar de papo para o ar. Tu sabes que o resort correu com os poucos habitantes naturais de lá, que existiam num pequeno povoado? Agora é uma espécie de espaço séptico para europeu ver.
 

joanabastos79

Membro Novo
Naturalmente que a ideia é explorar S. Tomé, mas quem vai à procura de algum descanso.. o ideal deve ser 3 dias no Ilheu e 4 em S. Tome... Isto para se aproveitar boas promoções, senão a viagem fica mto cara e nem todos se podem dar ao luxo de gdes viagens.

Joana



"Estou confusa no seguinte...qtos dias no Ilheu das Rolas aconselhas e qtos em S. Tome."

Fogo pá, um é demais. Aquilo é uma prisão. Bom para dar uma volta se se puder, senão, paciência. Isto para quem como eu viaja para conhecer mundo e não para estar de papo para o ar. Tu sabes que o resort correu com os poucos habitantes naturais de lá, que existiam num pequeno povoado? Agora é uma espécie de espaço séptico para europeu ver.
 

Torgut

Membro Novo
Isso é desperdiçar uma oportunidade única, mas não é o meu dinheiro nem o meu tempo. Se eu precisasse de algum descanso, descansava em Portugal e depois viajava, lá está, para conhecer mundo. Mas isso sou eu. Não percebi a parte do custo da viagem... mas o cliente não pode optar por ficar todo o tempo na cidade de São Tomé?

P.S. - A mim, 15 dias souberam-me a pouco para exlorar São Tomé... o que faria se fossem 4 :)
 

joanabastos79

Membro Novo
Podes ter razão. Já lá foste e sabes do que falas...
Qto ao custo da viagem... eu tenho uma oferta de pacote de ferias exactamente para a altura que estou de ferias, por cerca de 800€ pessoa.. mas tem que ser combinado. No mínimo uma noite em Ilhéus de Rolas é obrigatório.

Visto lá teres estado... o que aconselhas a ver sendo que estaremos apenas 7 dias por lá?

Joana
Torgut disse:
Isso é desperdiçar uma oportunidade única, mas não é o meu dinheiro nem o meu tempo. Se eu precisasse de algum descanso, descansava em Portugal e depois viajava, lá está, para conhecer mundo. Mas isso sou eu. Não percebi a parte do custo da viagem... mas o cliente não pode optar por ficar todo o tempo na cidade de São Tomé?

P.S. - A mim, 15 dias souberam-me a pouco para exlorar São Tomé... o que faria se fossem 4 :)
 

Torgut

Membro Novo
Ah lá está... uma noite, pronto, porreiro. Na tua posição parece-me a solução ideal. Porque esse dia será de facto para esse descanso de que sentes necessidade. E aquilo parece ser bonito, tem talvez as únicas praias adequadas para fazer praia como nós concebemos... as outras, são muito bonitas mas o mar é traiçoeiro, é preciso ter cuidado. Mas acima de tudo aquilo é um ilhéu, anda-se 15 min e está atravessado.

Quanto aos meus conselhos, não é para ser antipático, mas como cada pessoa tem um enquadramente de interesses diferentes, volto a sugerir a leitura do meu diário de viagem, que, descritivo e acompanhado de imagem, poderá funcionar como um catálogo de onde cada um retirará o que mais lhe apela.

E estava aqui a escrever este tópico e a tentar arranjar alguns pontos altos... mas não consigo mesmo, não é má vontade. É mesmo melhor leres a narrativa completa e anotares o que mais te atraiu... depois sobre esses pontos, se tiveres dúvidas, está à vontade para perguntar detalhes e isso.

P.S. - Acho que a única coisa de menção que não fiz, logo não está no meu blog, é a subida ao pico, que leva um dia e meio, implica pernoita em tenda e é impensável sem um guia. Fisicamente puxado e com algum grau de risco.

800 Eur? Pfiu! O ano passado estavam a vender o pacote por 650 Eur. Eu fui independente, paguei 499 Eur (arranjei malta porreira que me deu guarida e por isso só paguei mesmo a noite na roça de São João e no ecolodge).
 
Top