Novidades

[Report] Riu Lupita/México

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Saudades do México e claro da Akumal, para mim a primeira experiência de snorkeling e a que me deixou fan da "coisa".
Boas viagens ;)
 

Minhota80

Membro Ativo
Na minha estadia visitei Akumal....ESPECTACULAR!
Pela "fresquinha" fui ate ao terminal em Playa del Carmen apanhar o colectivo para Akumal, porque quanto mais cedo menos gente. Na entrada da praia somos abordados para contratar um guia ou pelo menos o colete e vão-te explicando as regras. Não sendo fã do colete acabei por alugar (não é barato) porque é obrigatório e realmente vale a pena porque andamos mais vontade na água. Parece que há seguranças na água para fazer cumprir as regras, embora eu não tenha visto nenhum.
Há duas áreas para nadares...a área que só podes ir com guia e a outra! Esqueçam o guia, não vale a pena porque há TARTARUGAS fora daquela área. Foi qualquer coisa de maravilhoso dar de caras com aqueles seres. Mas também sei de casos de pessoas que não tiveram esta sorte. Falei com uma utilizadora do portal, que esteve lá 3 dias antes de mim e não viu nem uma. Vi umas 7 ou 8 tartarugas diferentes, chocos, muitos peixe e entre eles um barrucuda enorme....lindo!!!!
A praia....linda!

Visitei ainda Xel Ha. Comprei o bilhete online com alguns dias de antecedência, o que dá um bom desconto. Novamente colectivo em Playa del Carmen e lá vamos nós! Parque lindíssimo, muito verde, muito azul...um dia não chega para explorar o parque a 100% por isso tem que se dividir bem o tempo, para aproveitar o máximo que se conseguir. Foi a segunda vez que o visitei e vi coisas que não tinha visto na primeira vez, mas de certeza que não vi tudo. Natureza ao máximo!

Bem, isto já vai longo por isso vou ficar por aqui, qualquer duvida é só perguntar....enjoy MÉXICO!!!

Obrigada pelo excelente report.

Da estrada principal (onde nos deixam as vans) até à praia é que distância? Faz-se bem? É à sombra?
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Ainda bem que gostou.
Eu diria que são cerca de 10 minutos a andar e quase sempre ao sol, mas como é plano e numa passada normal, sem pressas, faz-se bem.
TEMOS QUE PAGAR ECO TAXA?
Uma das excursões da Rimain Tours é 1/2 dia em akumal para nadar com as tartatugas mas ao valor tem la o aviso que acresce a taxa...
Já achei caro a excursão e ainda pior quando avisam que se tem de pagar a dita taxa!
 

Marcio Costa

Membro Ativo
TEMOS QUE PAGAR ECO TAXA?
Uma das excursões da Rimain Tours é 1/2 dia em akumal para nadar com as tartatugas mas ao valor tem la o aviso que acresce a taxa...
Já achei caro a excursão e ainda pior quando avisam que se tem de pagar a dita taxa!
Não lhe consigo responder a isso...a unica coisa que paguei foi o aluguer do colete, poderia era estar essa suposta eco taxa incluida no preço, mas não sei.
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Outra coisa é essa taxa ser só imposta a grupos de excursões, mas estou só a especular.

obrigada
existem sempre tartarugas no mar?
é seguro que as vou encontrar?
vou no fim de setembro
indo com guias e dentro da area delimitada por eles, eles garantem que sim.
Como disse no report houve uma utilizadora aqui do portal que esteve 3 dias antes de mim e não viu nenhuma. Mas isto fora dessa zona de observação. Já eu vi bastantes.
Mas creio que com o guia não deve sair da agua sem ver nenhuma....nem que fiquem lá o dia inteiro!!!
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
@Eloisa Loureiro as tartarugas existem sempre, o problema é que o mar é vasto... Não esquecer que são animais selvagens e que têm vida própria, não estão lá tipo bichos amestrados fechados numa redoma. O normal é estarem lá, mas pode acontecer que não as veja, embora não seja difícil de serem vistas. Eu estive lá e vi mas também as vi na praia do hotel.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
@Eloisa Loureiro as tartarugas existem sempre, o problema é que o mar é vasto... Não esquecer que são animais selvagens e que têm vida própria, não estão lá tipo bichos amestrados fechados numa redoma. O normal é estarem lá, mas pode acontecer que não as veja, embora não seja difícil de serem vistas. Eu estive lá e vi mas também as vi na praia do hotel.
Eu sei disso
por isso acho estranho garantirem que se vê sempre muitas tartarugas...
se estão no mar e não estão fechadas não podem garantir que vamos encontrar tartarugas
 

rum

Membro Conhecido
Eles "garantem" porque conhecem os hábitos dos bichos, porque por norma estão por ali (pelo que percebi para se alimentarem). Mas pode acontecer não estarem, há casos de pessoas que não as conseguiram ver. Eu fui lá sem qualquer guia, entrei na água e após nadar umas dezenas de metros esbarrei nelas.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Eles "garantem" porque conhecem os hábitos dos bichos, porque por norma estão por ali (pelo que percebi para se alimentarem). Mas pode acontecer não estarem, há casos de pessoas que não as conseguiram ver. Eu fui lá sem qualquer guia, entrei na água e após nadar umas dezenas de metros esbarrei nelas.
Obrigada
Eu acho que vou arriscar ir sem guia
Vou apanhar o dito autocarro e tentar vê-las
Vamos levar as novas mascaras de snorkel, por isso vou arriscar
Obrigada mais uma vez
 

rum

Membro Conhecido
E fazes muito bem. Arriscar é ficar no hotel. Apanhar o colectivo é muito fácil, é só informar onde queres sair.
Só um pormenor, a máscara claro que é importante mas barbatanas ajudam e muito. Eu para onde vou levo sempre as minhas de cá.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
E fazes muito bem. Arriscar é ficar no hotel. Apanhar o colectivo é muito fácil, é só informar onde queres sair.
Só um pormenor, a máscara claro que é importante mas barbatanas ajudam e muito. Eu para onde vou levo sempre as minhas de cá.
Obrigada pela dica!
Barbatanas não ia levar...
 

Lady_R

Membro Conhecido
Já não é permitido usar barbatanas, supostamente...
The DIY Guide to Snorkeling with Endangered Sea Turtles in Akumal Mexico

"It appears that the government is a little wary of the number of tourists that are getting a little too friendly with the animals. They’ve changed it so that people now need to wear a life jacket while snorkeling to prevent people from diving down and harassing the sea turtles. There has also been reports that people are no longer allowed to use flippers anymore. There has even been days when everyone was prohibited from swimming past the close buoys due to turtle laying (February is typically green sea turtle laying month)."
"
 

lfdm

Membro Conhecido
Na semana passada fui a Akumal de colectivo. O percurso da estrada principal até a praia é curto e seguro e demora poucos minutos.
Fui com uma criança e acho que não cheguei a demorar 10 minutos.
Aquilo (como quase tudo na Riviera Maya) está muito comercial, tentam vender tudo. Não comprei nada, nem paguei qualquer taxa ou imposto. As praias nas Riviera Maya são de acesso público. Por isso, a menos que tenham vontade de adquirir qualquer coisa, não aceitem nem paguem nada...;)
Logo na entrada da praia existe uma área supostamente concessionada, só quem paga é que pode mergulhar lá. A minha mulher foi para lá mergulhar e foi chamada atenção duas vezes, depois de "discutir" com um dos guias de lá sobre o porquê de não poder nadar lá, sendo que o praia e o mar é público, foi-lhe pedido para se deslocar mais para a direita na praia para fora da zona concessionada. Assim fizemos e vimos tartarugas.
Por isso, quem quiser não pagar e ver tartarugas, ao entrar na praia, virem para a direita até chegarem ao hotel (não me recordo do nome). Eu e a minha mulher conseguimos ver lá tartarugas e não pagamos nada :)

PS - Não necessitam de barbatanas nem colete, o mar é muito salgado e flutuam muito bem sem auxilio...
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Na semana passada fui a Akumal de colectivo. O percurso da estrada principal até a praia é curto e seguro e demora poucos minutos.
Fui com uma criança e acho que não cheguei a demorar 10 minutos.
Aquilo (como quase tudo na Riviera Maya) está muito comercial, tentam vender tudo. Não comprei nada, nem paguei qualquer taxa ou imposto. As praias nas Riviera Maya são de acesso público. Por isso, a menos que tenham vontade de adquirir qualquer coisa, não aceitem nem paguem nada...;)
Logo na entrada da praia existe uma área supostamente concessionada, só quem paga é que pode mergulhar lá. A minha mulher foi para lá mergulhar e foi chamada atenção duas vezes, depois de "discutir" com um dos guias de lá sobre o porquê de não poder nadar lá, sendo que o praia e o mar é público, foi-lhe pedido para se deslocar mais para a direita na praia para fora da zona concessionada. Assim fizemos e vimos tartarugas.
Por isso, quem quiser não pagar e ver tartarugas, ao entrar na praia, virem para a direita até chegarem ao hotel (não me recordo do nome). Eu e a minha mulher conseguimos ver lá tartarugas e não pagamos nada :)

PS - Não necessitam de barbatanas nem colete, o mar é muito salgado e flutuam muito bem sem auxilio...
Ficou em que hotel?
 
Top