Novidades

[Report] – Gran Bahia Principe Coba – 16 a 23/06/2012

Paulo Renato

Membro Novo
Olá a todos,
O objetivo principal deste meu reporte não é tanto meter inveja a alguém (talvez um bocadinho :devil: ) mas sim ajudar a preparar a viagem a quem está para ir, dando a conhecer alguns pormenores, de forma a que tirem o máximo proveito das vossas férias.

Hotel: Gran Bahia Principe Coba
Período: 16 de Junho a 23 de Junho (7 noites)
Operadora turística: Soltour
Agência de viagens: Cosmos Viagens e Turismo
1º Dia (Sábado)
Viagem no voo Orbest OBS201 com saída de Lisboa no dia 16-06-2012 ás13:00 horas. O take-off real foi ás 13:10H.
Viagem de cerca de 10 horas e 20 minutos: Que grande seca.
Marcámos antecipadamente os lugares no site da Orbest por 14,99€ cada.
Estes voos têm sempre uma temperatura interior bastante baixa, por isso, e apesar de estarem a viajar para um País de clima tropical, aconselho a levarem vestidas calças e uma camisola de manga comprida (ou a ter à mão para vestir durante a viagem). Depois, as calças também possam servir para irem a alguns restaurantes onde o uso de calças é obrigatório.
Eu fui de calções e manga curta e nem as mantinhas disponíveis no avião me safaram.
Aconselho a, quem marcar ou puder escolher, sentar-se nas filas junto á janela. Não só pela vista mas principalmente porque as saídas do ar condicionado estão viradas para a parte central, fazendo com que esses lugares sejam mais “fustigados”.
Aconselho também a levarem qualquer coisa para comer durante a viagem. Sobreviver mais de 10 horas á custa da alimentação fornecida no voo é um castigo que não desejo a ninguém. :lol:
Filmes passados: “In Time” e “Planeta dos Macacos”.

Chegada ao méxico cerca das 17:30H locais (23:30H em Lisboa):
Logo á saída do aeroporto estava um representante da Soltour que nos encaminhou para o respetivo autocarro. Logo aqui, ao colocarmos as malas na bagageira do autocarro, tivemos conhecimento que iria existir um “cestinho” no interior para colocarmos a famosa “propina”.
O tempo estava encoberto e o chão todo molhado, indicando que tinha chovido á pouco tempo. Aqui percebemos o que “mais de 80% de humidade do ar” quer realmente dizer. :D

Viagem de autocarro muito longa (cerca de uma hora e meia).

Chegada ao Resort cerca das 19:30H locais (1:30H em Lisboa):
Estão muito bem organizados no que respeita ao encaminhamento da bagagem: Antes de deixarem sair as pessoas, todas as malas são tiradas para fora do autocarro. Depois as pessoas saem e identificam aos maleiros quais as suas malas e para que quarto vão.
Depois vamos fazer o check-in e quando chegarmos ao quarto, com um bocado de sorte :), já lá estarão as malas á porta.
O mais provável, porem, é chegarem depois de nós para os "maleiros" se fazerem á propina.
O check-in demorou cerca de 20 minutos, pois forma-se sempre alguma fila. Optámos por alugar um cofre (4 euros por dia) para colocar principalmente dinheiro, documentos e o Ipad.


(1ª foto tirada do Loby do Coba)

1ª Entrada no quarto: Sensação muito negativa (esta sensação passou completamente nos dias seguintes). O dia já se tinha posto, a luz (elétrica) era fraca e, não sei se por ter chovido antes da nossa chegada, tinha um cheiro enorme a “mofo”. A receber-nos, também, duas aranhas de dimensões consideráveis (dois dias mais tarde também tivemos a visita de duas baratas).
De resto o quarto era grande, com uma cama king-size onde cabem á vontade 3 pessoas, com um sofá e uma mesa com 2 cadeiras.
Cabe perfeitamente uma família de 4, no entanto como temos 2 filhos com mais que 12 anos, tivemos que ficar em dois quartos. Não percebo porque não alugam estes quartos a famílias de 4. É um desperdício de espaço e de dinheiro.
Para terminar fomos jantar ao Buffet e fomos diretos para o quarto dormir. Pois apesar de “só” serem 22:30H locais na realidade para nós já eram 4:30 da manhã.


2º Dia (Domingo)
Reunião matinal da Soltour (é verdade também nos submetemos ao castigo).
Não demos o tempo totalmente por perdido, pois ficámos a saber coisas que uns “maçaricos” como nós, não sabíamos.
Coisas do tipo: como funciona o Resort, as refeições, horários e locais dos “comboios” internos, etc.
A reunião foi efetuada por um Português o que dá sempre jeito.
Claro que também ficámos a conhecer os vários passeios da Soltour. No entanto optámos por não comprar nenhum na hora.

1ª Ida á praia. Apanhámos o “comboio” que nos deixa mesmo á entrada da praia do Coba (que fica entre a praia do Akumal e do Tulum).

(Na praia do Coba, olhando para a esquerda ou seja para a praia de Tulum)


(Na praia do Coba, olhando para a direita ou seja para a praia de Akumal)


3º Dia (segunda-feira)
Visto não termos comprado as viagens no dia anterior, fomos agora com mais calma ao balcão da Soltour (existe um em cada Loby (Coba, Tulum e Akumal), e com o argumento de sermos 8 e pretendermos fazer 3 passeios, conseguimos um desconto jeitoso e oferta de bilhetes para a festa mexicana. Optámos por:
COBA – TULUM – Praia Paraíso
CHICHEN ITZA – EK-BALAN – CENOTE
XCARET

Resto do dia: Conhecer Bahia Príncipe Tulum e respetiva praia.















 
Última edição por um moderador:

Paulo Renato

Membro Novo
Última edição por um moderador:

Paulo Renato

Membro Novo
5º Dia (quarta-feira)
CHICHEN ITZA – EK-BALAN – CENOTE

CENOTE:
(entrada para o Cenote)





(Almoço no Cenote)

(artigos na famosa pedra obsidiana)



EK-BALAN:





(Sr. Patrício, o nosso guia. Passou vários anos no Brasil e por isso falava um “brasileiro” muito razoável, o que para aqueles que percebiam menos o espanhol, era uma grande vantagem.
Embora não goste de colocar fotos de outras pessoas na internet, penso que o Sr. Patrício, pelo facto de ele próprio ser um personagem relevante, merece ser referido. Como podem ver pelo formato da cabeça, ele é de origem Maia)







 
Última edição por um moderador:

Paulo Renato

Membro Novo
Última edição por um moderador:

Paulo Renato

Membro Novo
(Parte negativa. A área arqueológica está repleta de "barraquinhas" de lembranças)











6º Dia (quinta-feira)
Passeio á Playa del Carmen.
Na ida apanhámos o “Coletivo” a 35 pesos cada pessoa.
No regresso viemos de táxi (27 Euros).

5ª Avenida









(Num bar da praia del Carmen encontrámos uma frase paradigmática na Riviera Maya: “Remember! Good tippers go to heaven”)
 
Última edição por um moderador:

Paulo Renato

Membro Novo
7º Dia (sexta-feira)
XCARET
Em praticamente todas as atividades existem “fotógrafos” da casa a tirarem fotos sem compromisso. Estas fotos podem, depois, ser compradas na área da entrada a 13 dólares cada. Se optarem por não comprar, podem fazê-lo mais tarde (em casa) via portal.
Aqui só podem comprar em formato digital. Se compraram a foto em papel (no Xcaret) o formato digital custa 4 (além dos 13 dólares que já deram) senão custa 15 dólares.
Devem no entanto ter em atenção que as fotos só estão disponíveis para compra no portal, até 15 dias depois da visita. Depois disto são eliminadas.
Na nossa visita choveu o dia todo. Foi pena pois houve coisas que não pudemos ver, mas faz parte do clima e assim que se instala a chuva aparecem logo vendedores de capas de plástico (4 euros cada), tudo pensado!

(Restaurante Mexicano)

Aquários de recife de coral:



(Zona do “mergulhe com os tubarões”)

(Entrada no espetáculo noturno)






8º Dia (Sábado)

Regresso a Portugal voo OBS202 com partida e chegada a horas. No aeroporto de Cancun, pagámos imposto de saída 55 euros por pessoa (só se paga em dinheiro – euros ou pesos) e as lojas têm recuerdos inclusive sombreros, e esses podem vir ao pé de nós, porque já se passou a alfândega.

Vem-se com a sensação de que as férias foram pouco aproveitadas, mas o facto é que para fazer passeios e desfrutar do resort os dias dos pacotes vendidos não chegam, e por isso é que se vê muitos repetentes nestas viagens. (se calhar é esse o truque!) :D
Como curiosidade, falámos com uma pessoa que foi para lá no mesmo dia do nosso regresso, e tiveram que esperar hora e meia no ar até poderem aterrar, porque havia tempestade. Nesse aspecto os nossos voos correram muito bem, até as zonas de turbulência foram bastantes ligeiras.

BOAS FÉRIAS PARA QUEM VAI !!!!!!! :bye1:
E APROVEITEM AO MÁXIMO :agitado:
 
Última edição por um moderador:

Rui Araujo

Membro Conhecido
Paulo , excelente report . Gostei bastante . Montes de fotos , muito bom mesmo.

E claro que sempre que se chega do Mexico ficamos com a sensação que ficou quase tudo para ver , e é verdade. O turismo esta muito desenvolvido a todos os nivies logo existem tantas actividades e locais a visitar que nem um m~es chegava (para alem da pipa de massa €).

A viagem de autocarro e longa pq escolheu o hotel mais longe de todos :) . Se fosse Cancun eram 15m . hehehe

Quanto ao quarto podia ter mudado, eu fiz isso na ultima viagem. Claro que eles so mudam no dia seguinte (a ver se cola) , pois dizem sempre que estão lotados naquele dia.


Mas o que interessa e a diversao e conhecer novas culturas e dar um mergulho naquele mar fabuloso.
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas Paulo

Excelente report com mtas e boa Fotos de 1 Local Magnifico

Sei de alguem q quando vir este report até se vai :angel:
 

TeK

Membro Conhecido
Obrigado pelo report Paulo, fizeste um bom trabalho.

Começa a pensar no regresso e deixo-te 3 dicas: experimenta outro hotel, não compres nada à Soltour (és sempre roubado, mesmo com descontos e ofertas) e já sabes VOLTA ASSIM QUE PUDERES ;)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
O objetivo principal deste meu report... é... ajudar a preparar a viagem a quem está para ir, dando a conhecer alguns pormenores, de forma a que tirem o máximo proveito das vossas férias.
Reunião matinal da Soltour... Não demos o tempo totalmente por perdido, pois ficámos a saber coisas que uns “maçaricos” como nós, não sabíamos... do tipo: como funciona o Resort, as refeições, horários e locais dos “comboios” internos, etc.
A reunião foi efetuada por um Português o que dá sempre jeito.
...ficámos a conhecer os vários passeios da Soltour... optámos por não comprar nenhum na hora... fomos com mais calma ao balcão da Soltour, e com o argumento de sermos 8 e pretendermos fazer 3 passeios, conseguimos um desconto jeitoso e oferta de bilhetes para a festa mexicana.
Olá Paulo,

Os Reports servem para isso mesmo, ajudar quem planeia as férias (e uma das formas de agradecer a provável ajuda que tiveste aqui do Portal)...
As reuniões da Soltour (ou qualquer outro operador) servem para isso mesmo, para quem está pouco à vontade ou ainda não conhece o funcionamento de tudo e pretende mais informações.

(Sr. Patrício, o nosso guia. Passou vários anos no Brasil e por isso falava um “brasileiro” muito razoável, o que para aqueles que percebiam menos o espanhol, era uma grande vantagem.
Apesar da opinião de alguns ser contra os guias falarem a lingua 'TUGA', eu também acho uma mais valia o guia falar 'portunhol'...
Imaginem as explicações do guia sobre o que se está a ver e ele aplicar termos em espanhol que não percebes?
Para aprender ou ter contacto com a lingua local, o melhor será com os locais e com os empregados/animadores do hotel.
Portanto a minha opinião é ter guias na nossa língua...
E como diz o Rui,
Um mês deve ser pouco para esse maravilhoso destino... esse facto é que leva a haver muitos repetentes.

Sei de alguem q quando vir este report até se vai :angel:
Será que conheço? :devil:
Não posso concordar totalmente com a opinião do TeK, pois quando se compra em consciência não é roubo, para mais não sabemos quais foram os valores pagos.
Agora que deve ter ficado mais caro que por outros operadores/meios? É certinho direitinho.

Mas o que interessa mesmo é teres gostado das tuas férias

A mim só me resta agradecer a tua partilha e teres enriquecido o Portal
 

Paulo Renato

Membro Novo
Olá,

Percebo um certo tom de "adeus, até á próxima" em algumas respostas.

Pois quem pensa que se vai ver livre de mim pode tirar daí a ideia. :nono:

Faço tenção que continuar por cá.

Além deste, só estou registado noutro forum, que é de fotografia (outra das minhas paixões).

Portanto não tenho habito de me registar em qualquer "coisa" e depois nunca mais voltar. Vi muita qualidade neste forum e quis (e quero) fazer parte dele.


Alem disso ainda só "gozei" 2 semanas de férias. Ainda me falta o resto :D :D

Quem sabe ainda vou criar outro report este ano? :lol:

... Só ainda não sei de onde He He He
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Paulo

Excelente Report :).
Ainda por cima com muitas fotos como a "malta" gosta :).
Eu adoro o México, mesmo. Vou lá voltar concerteza.
Foi bom recordar o México mais uma vez através do teu Report.

Cumprimentos
 

Ricardo Pereira

Membro Novo
Boas Paulo

para quem nunca "inda" foi ao méxico ajuda sempre e com as bastantes fotos que postaste ainda ajuda mais
vou arrancar dia 28 e ja levo outra ideia...
obrigado pelo teu report...
 

Paulo Renato

Membro Novo
Boas Paulo

para quem nunca "inda" foi ao méxico ajuda sempre e com as bastantes fotos que postaste ainda ajuda mais
vou arrancar dia 28 e ja levo outra ideia...
obrigado pelo teu report...
Olá Ricardo,

Ainda bem que o meu report te ajudou de alguma maneira.
Penso que o grande objectivo de quem faz uma viagem destas, em que há sempre pouco tempo para o muito que existe para fazer, é tentar dedicar-se àquilo que nos dá mais prazer, evitando ao máximo o supérfluo (o que não é fácil).

Boa viagem no dia 28 e boas férias!
:bye1:
 

Pena

Membro Ativo
Olá Paulo,

també, eu estou a planear a minha viagem ao México. Será que me podes enviar os preços da soltour para
COBA – TULUM – Praia Paraíso
CHICHEN ITZA – EK-BALAN – CENOTE


Abraço
 

Paulo Renato

Membro Novo
É verdade, mas já li tanta informação que não consigo reter tudo....peço desculpa

Eu também vou para o Bahia Principe em Setembro.

Abraço
Não há problema.
Se necessitares de algum esclarecimento sobre o Bahia Principe (ou outra coisa qualquer) que não conste aqui no report, é só dizeres.

Boas férias
 
Top