Novidades

Portuguesa de 70 anos detida por posse de droga em Punta Cana

Estado
Não está aberto para novas respostas.

lfdm

Membro Conhecido
Bom dia,

Com este tópico queria alertar, para quem vai para estes destinos o cuidado que deverá ter com as malas. Nunca deixem as malas sem supervisão, antes de realizar o check in voltem a verificar se a mala é mesmo a vossa e se não foi colocado nada sem terem reparado.

Quem chega a Punta Cana pensa que não existe controlo nenhum, mas a saída, fruto de acordos com os EUA, a segurança é muito apertada.

Quantos de nós deixamos as malas sem supervisão, no hotel, no aeroporto etc.

Reflitam no artigo em baixo e não deixem umas férias de sonho transformarem-se em pesadelo.


"Uma idosa de 77 anos foi detida no aeroporto de Punta Cana, na República Dominicana, por posse de droga. As autoridades encontraram 55 embalagens de cocaína, numa mala que foi interceptada pelos elementos de controlo de drogas no aeroporto. A idosa garante que a mala não lhe pertence nem fazia parte da bagagem da família nas férias, que entretanto teve de voltar para Portugal. A Secretaria de Estado das Comunidades está a acompanhar a situação e espera informações."

SicNoticias 21:45 06.05.2014

lfdm
 

roller

Membro Conhecido
Esse é o meu maior medo... quando viajo para fora da europa.

Eu que uso grande parte das vezes mochila e é impossivel impedir que seja adicionado o que quer que seja depois do check in. Fora da UE não conseguimos controlar quem ve mexe e leva as nossas malas... isso sempre que "preocupou"...

Mesmo com malas não há cadeado que resista quando o querem partir para abrir a mala.

Na UE não é 100% segura mas nós cidadãoes temos condições diferentes e é sempre mais seguro que fora daqui....
 

lfdm

Membro Conhecido
Pois é, depois do check in é dificil controlar, mas antes temos de ter muito cuidado.

A titulo de exemplo, em Punta Cana no Bahia Pincipe, as malas depois do check out no hotel, ficam ao monte no lobby durante horas. Não é prático andar com elas atrás de nós, mas devemos ter sempre a preocupação de antes de chegarmos ao aeroporto voltar a verifica-las.

Não é 100% seguro, mas pode evitar problemas.

lfdm
 

roller

Membro Conhecido
é mesmo... precavermo-nos reduz a probabilidade...mas corremos sempre o risco.

Ha que continuar a ter cuidado!

Eeu também já deixei malas o dia todo em luggage rooms. alias na Tailandia deixei mais de24h no hotel em BKK mas depois tive que retirar coisas da mala pois nao fui logo para o aeroporto... felizmente nunca tive as minhas malas remechidas.

O que me assusta mais é as escalas pois nós despchamos a mala em Lisboa e 2 ou 3 escalas depois é que vemos a mala novamente e nessas transfegas de aviões/aeroportos (em geral fora da UE) não sabemos quem movimenta as bagagens...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Mesmo com malas fechadas com cadeado, corremos esse risco? Quer dizer, quem quebrar o cadeado, é difícil voltar a coloca-lo corretamente...
 

roller

Membro Conhecido
claro que corremos... como provas tu que a tua mala tinha cadeado mesmo que tenha sido violada?

Nos tapetes pegas na mala e por sinal tem o autocolante do teu voo independentemente de ser sido mexida, perante por exemplo a policia a mala é tua... o cadeado não serve de grande coisa... apenas para dar um "pouquinho" mais trabalho a quem queira mexer nas tuas coisas.
 

lfdm

Membro Conhecido
Não há soluções perfeitas, há tempos vi na net como abrir uma mala com cadeado utilizando apenas uma caneta... :no:

O segredo é ter muito cuidado e estar atento, o resto é uma sorte/azar
 

NJBC

Membro Ativo
Eu acho que estas situações são mesmo questões de sorte, se estamos de férias, tentamos deixar problemas e preocupações de lado, o que leva a não estar preocupados nem lembramo-nos disto.

É espera sempre por ter sorte.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Também já vi esse vídeo e confirmo que é possível abrir e fechar uma mala com a ajuda de uma caneta, sem sequer tocar no aloquete.
Continuo a usar o aloquete em todas as malas, mas estou consciente que em termos de segurança, o aloquete não é garantia de nada.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Supondo que tiramos a nossa mala do tapete e verificamos que a mala foi mexida... não é preferível chamar logo a policia e comunicar que a mala foi mexida, logo não temos culpa do que lá possa estar?
 

roller

Membro Conhecido
Sim... mas como provas à polica que a mala foi mexida?! As vezes nem com as malas rasgadas e maltradas é facil provar que foi culpa do handling no que toda depois a seguros.


Não deixo de dormir ou viajar por isso mas é algo que tens consicente cada vez que viajo de aviao.
 

Joana.Gomes

Membro Ativo
Por acaso sempre foi uma coisa que tive medo. Não sei se resolve mas quando comprei as minhas malas comprei destas rígidas com código, não sei se é possível abrir sem ser com código mas deve ser mais difícil do que aquelas de tecido.

 

lfdm

Membro Conhecido
Na minha opinião o problema está no periodo de tempo entre o check in e o controlo que é feito antes de colocar a mala no avião. Durante este periodo não temos qualquer contacto com as malas e não sabemos o que esta para lá das paredes.... Aqui efectivamente fico apreensivo e é dificil provar que o que lá está (malas)não é nosso.

Os sistemas judiciais destes paises deixam muito a desejar e mesmo provando que não temos responsabilidade, a ideia de passar uns dias naquelas prisões, deixa-me sempre muito preocupado.

Nas outras situações e periodos, depende de nós e é aqui que temos o dever e obrigação de zelar pelas nossas coisas.
 

Snm

Membro Ativo
Esta situação é um bocado estranha, sem querer estar a mexer muito mas 50 kilos de droga numa mala? como é que a idosa de 77 anos não percebeu o peso?
As malas são facilmente violáveis pelo que a única coisa que me descansa mais é quando as envolvo com aqueles sacos de plástico que existem nos aeroportos (alguns) se os marcarmos de forma distinta não ha forma de abrirem a mala sem sabermos, creio eu.

No meio disto tudo... não queria ter apanhado aquele... voo 20 horas de atraso ...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Sim, talvez uma forma de evitar este tipo de situações, é mesmo envolver as malas nesse tal plástico.

Já agora, mais ou menos quanto custa esse tipo de serviço?
 

lfdm

Membro Conhecido
Snm disse:
Esta situação é um bocado estranha, sem querer estar a mexer muito mas 50 kilos de droga numa mala? como é que a idosa de 77 anos não percebeu o peso?
As malas são facilmente violáveis pelo que a única coisa que me descansa mais é quando as envolvo com aqueles sacos de plástico que existem nos aeroportos (alguns) se os marcarmos de forma distinta não ha forma de abrirem a mala sem sabermos, creio eu.

No meio disto tudo... não queria ter apanhado aquele... voo 20 horas de atraso ...
Nesta situação em concreto existem muitas coisas estranhas, a idade da senhora, a quantidade de droga etc...

Ainda não percebi, mas gostava de saber em que altura é que foi descoberta a droga, assim poderíamos perceber melhor ondem se encontra o problema.

A dois anos em Punta Cana vi vários agentes com cães a volta das malas na fila de check in, por isso se a droga for descoberta nesta altura a única responsabilidade será do dono da mala, por culpa efectiva ou por negligência. Apartir do check in é uma nova história....
 

Snm

Membro Ativo
Tiquiss disse:
Sim, talvez uma forma de evitar este tipo de situações, é mesmo envolver as malas nesse tal plástico.

Já agora, mais ou menos quanto custa esse tipo de serviço?
Acho que são 8 euros ou coisa parecida, não é barato mas...
Mais info tens por exemplo em http://www.safe-bag.com/ que trabalha nos Aeroportos Portugueses.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Snm disse:
Acho que são 8 euros ou coisa parecida, não é barato mas...
Mais info tens por exemplo em http://www.safe-bag.com/ que trabalha nos Aeroportos Portugueses.
Após ter colocado a hipótese do plástico, lembrei-me que quem for mal intencionado, pode perfeitamente tirar o plástico e meter lá o que quiser... Depois no destino a pessoa está em pé de igualdade com as outras malas...
 

Snm

Membro Ativo
Tiquiss disse:
Após ter colocado a hipótese do plástico, lembrei-me que quem for mal intencionado, pode perfeitamente tirar o plástico e meter lá o que quiser... Depois no destino a pessoa está em pé de igualdade com as outras malas...
Esse plastificar é associado a um codigo que essa empresa dá em caso de extravio podes localizar a mala por esse codigo e que garante que tinhas a mala fechada, logo podes comprovar que foi aberta depois do check in e pedir responsabilidades, claro que no 3º Mundo vale o que vale.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top