Novidades

Dicas para Madeira

badbones

Membro Conhecido
Vou à Madeira passar um fds.
Esta visita surgiu completamente imprevista e não tive/tenho tempo de preparar nada pelo que todas as ajudas para rentabilizar tempo são bem vindas.

Chego numa quinta mas como vou em trabalho a minha cara metade só chega sexta às 18 pelo que só a partir desta hora é que estou em passeio. Regressamos no domingo no voo das 21H.

1- Vou ficar alojado na Quinta de São Gonçalo. Alguem conhece?
2- Sexta vou jantar ao Jambo (acho que é este o nome do restaurante que estava referido noutro post)
3- Vou alugar carro para todos os dias

O resto é uma incognita.

Assim aceito sugestões de locais a visitar e sitios onde comer. Não sou muito de cidade pelo que a minha ideia é passear pelo Funchal na sexta à noite e no sabado/Domingo passear pela ilha.
 

ncoelhone

Membro Novo
boas,

Já lá foste alguma vez?
Conheço a quinta, mas nao no seu interior, fica um pco afastada do centro de funchal... mas com carro é tranquilo e a vista para a cidade compensa :)
Quanto ao restaurante, nao conheço, sei de outros igualmente bons, mas para isso necessito que me digas se é a 1a vez :)

sabado e domingo nao dá para sentir a ilha, mas dá para a conhecê-la em grande parte.
 

badbones

Membro Conhecido
Ola ncoelhone

É a primeira vez que visito a ilha. Isto surgiu porque tenho de ir lá em trabalho e então aproveito para ficar o fds. Não é ideal mas é uma forma muito low cost de visitar a ilha.
 

ncoelhone

Membro Novo
E fazem bem :)

Queres um roteiro? :) simples :)
deixo-te um mapa para te orientares http://www.madeira-web.com/PagesP/map.html

nao vais ter tempo para te perderes no meio da serra, mas podes aproveitar e dar a volta tranquilamente à ilha.

6a feira - saída do aeroporto (apos recepção cara metade), e circulas nessa ponta da ilha, Ponta do castelo (caniçal...vale a pena), Machico, Caniço, Garajau (para ires ver o cristo rei), porto da cruz (dá para dar um mergulho na baía se ainda n for de noite e a água estiver boa :) ), Faial, Santana. Pode nao estar por ordem, mas depois vês no mapa qual a melhor maneira :)
Como deverá ficar a escurecer, desces pela estrada do Faial passando pelo parque das "trutas" (parque natural ribeiro Frio) em direcção ao Monte/S.Roque/Funchal.
No jantar, caso gostem, aconselho o jantar no restaurante A Parreira onde poderás assistir a actuação de rancho folclorico sem custo adicional (restaurante situa-se à saída do Funchal em direcção ao S.Roque.. a mesma estrada por onde vens). Depois de jantar um passeio pela Av do Mar a pé para moer o jantar, beber um cafezito cá em baixo na marina e siga para o hotel..:)

Para o 2º e 3º Dia é a seguir :)
 

ncoelhone

Membro Novo
Sabado - pela manhã visita ao mercado, subida teleferico ao monte, visita ao jardim tropical (se quiserem perder 3h), ou simplesmente andarem nos carros de cesto no Monte. Atenção que depois ou sobem a pé ou apanham o taxi de regresso :) ainda no funchal podem aproveitar para percorrerem a cidade a pé, experimentar o vinho da madeira. Na parte da tarde podem ir ao pico barcelos, e circular até ao cabo girãocamera lobos, ribeira brava parando sempre em todos os miradouros possiveis :)
se for cedo, apanham o tunel (grande obra do sr alberto joao :) ) em direcção a Sao vicente e poderao visitar as grutas.
De regresso, no estreito camera lobos existem varios restaurantes bons, mas como é a ultima noite aconselho a jantarem no centro do funchal e ficarem por lá :)

Domingo - Saída em direcção à Ribeira brava para apanharem o tunel em direcção a S. Vicente para depois seguirem para porto moniz, atenção, façam este percurso assim para poderem irem por fora dos tuneis (antiga estrada) mas só é fazivel na direcção S.vicente/Porto Moniz, vale bem a pena.
Em porto moniz podem tomar uma banhoca nas piscinas naturais. à saída vao pela estrada da Santa e sobem até ao miradouro da Santa para ficarem com a vista Porto Moniz. boa foto :)
O regresso poderão fazer pela Achada da Cruz onde poderão ir ver o teleferico (só para os corajosos) seguindo depois para Ponta do Largo (se quiserem ir ao Farol), Paul do Mar, Jardim do Mar, Calheta (praia com areia), ponta do sol, Madalena do Mar...etc etc...ate funchal.

isto é muito resumidamente... mas aproveitem todos os miradouros para curtirem a vista... vale a pena....e parem onde acharem que devem parar :)
 

badbones

Membro Conhecido
Dei uma vista de olhos na tua sugestão e em termos de locais a visitar parece-me bem mas tenho umas alterações a propor que depois envio-te para veres se fica porreiro.

Entretanto tenho uma duvida. Aconselharam-me a não alugar um carro com cilindrada inferior a 1.4. Tendo em conta os locais que aconselhas tenho algum problema com um carro de cilindrada 1.2?
 

ncoelhone

Membro Novo
ah sim, claro, enviei conforme veio à cabeça... é questao de verem +/- as ideias que dei e conciliá-las da melhor maneira. atenção que ao domingo nao há mercado.

eu até vos aconselhava irem ao curral das freiras, pico do areeiro, etc etc...mas se tiver nevoeiro, nao vale a pena é tudo questão de no proprio dia decidirem...

como a bem dizer só têm 2 dias nao percam tempo a subir e a descer a encumeada (vale a pena sim, mas com tempo) pq com o tunel demoram 15/20m e se forem pela serra (curva contra curva) fazem-no em 2h :)

quantas pessoas vao? 2??? nada disso...1.2 até o 1.0 serve... nao vais ter grande tempo para subires as serras :)
 

Asae

Membro Conhecido
Eu estive lá á 2 semanas e dou-te a opinião do que eu faria (porque ainda não tive tempo de fazer report)
Não subas de teleférico é dinheiro deitado fora porque lá em cima podes ver tudo e em miradouros feitos ou inventados vês o mesmo :D (só se nunca andas-te de teleférico e queres curtir a experiência)
Os meus locais favoritos foram: Porto Moniz e Machico até á Ponta de São Lourenço (não fui mesmo até á ponta porque é uma caminhada e nós fomos fazer reconhecimento do terreno :p)
Por muito que tivesse experimentado todas as dicas de restaurantes que li a melhor e de MUITO LONGE carne em pau de louro que comi foi no restaurante da Estalagem da eira do Serrado (tb está aberto ao público) e a poncha deles até arrepia os pelos dos braços!!!! Aliás o responsável apostou comigo que me dava todas as refeições grátis e ele ganhou. Por lei a ASAE proibiu servirem a carne em Pau de Louro porque o mesmo pau servia para várias espetadas, aqui eles servem em ferro mas a carne é especial, natural e do dia (podes comer noutro local mas olha para o pau de louro e vê se ele não está lascado ou corruído de tanta faca ou garfo passar por lá)

eu aluguei um 1.1 e deu perfeitamente, é claro que subia devagar mas pela diferença de preços... e olha eu andei lá perdida pelo meio em estradas que não lembram ao Pai NAtal porque são localidade que nem nos mapas de 12€ aparecem. (porque será? :devil: )

A Ribeira Brava não tem nada para ver, não passa de um buraco no meio das montanhas. Da Eira do Serrado se olhares para baixo vÊs tudo o que há para ver bem ao longe e se tiveres boa câmara fotográfica fica logo tudo visto. Aquilo vale pela história das freiras que fugiram para lá dos piratas mas vestígios disso não existem, existe pobreza e cafés e lojas de souvenirs onde param as camionetas.

Amei também ir ás Grutas de São Vicente, custa 8€ por pessoa mas foi brutal.

O Funchal... é o Funchal não tem nada de espectacular a não ser se quiseres passear no paredão mas atenção que ele vai começando e acabando conforme o espaço em condições que houve para facilitar a construção.

Os teleférico da Achada e do Cabo Girão são engraçados para quem nunca andou, chegar lá a baixo ver pedras, água ou ficar na "praia"... vai lá e vê cá de cima o que tens lá em baixo para ver e depois conta!!!!

Um conselho fundamental e para mim de extrema importância: se vais para curtir e relaxar não saias dos sítios turísticos e da costa, podes ver o que não te apetece e surpreender-te pela negativa. eu avisei o meu marido que se voltasse para dentro me ia imediatamente embora porque não estava ali para ver miséria...

Se me perguntares se gostei da Madeira a reposta é NÃO (uma amiga quando viu as mais de 2000 fotos que tirei - além dos locais turísticos - perguntou-me se eu tinha ido passar férias á Madeira ou a algum Morro Brasileiro), uma semana antes tinha estado nos Açores e mal lá cheguei senti a terra, o verde, senti prazer. Pode fazer amor por toda a ilha - a ilha é bruta, natural, fresca.

Se me perguntares de volto á Madeira a resposta é sim mas só a Porto Moniz e Machico, de low coast, sem alugar carro e para ficar especificamente naqueles locais para fazer exactamente o que faço no Algarve, pelo mesmo preço: casa praia - praia casa acrescentando umas caminhadas gratuitas (claro) que nos chamaram a atenção.

Desculpem todos os madeirenses mas tenho a minha opinião.
 

ncoelhone

Membro Novo
ehehehe... ir à madeira depois de ter ido na semana anterior aos açores nao lembra a ninguem.. é como comparar o incomparável...
os açores sao mais brutos, naturais, a madeira mais turistica. são gostos... se eu voltava à madeira? sim...ja lá estive algumas vezes... para quê? essencialmente comer espetadas e bolo do caco com manteiga de alho...
tão bom :)
 

Voyager

Membro
Se me perguntares de volto á Madeira a resposta é sim mas só a Porto Moniz e Machico, de low coast, sem alugar carro e para ficar especificamente naqueles locais
Pelo que li do teu post, estiveste e gostaste dos lugares + banais (grutas de São Vicente, é praticamente unânime que aquilo é banal :-S )... Se gostas de natureza, como referiste dos Açores, devias ter andado pelas inúmeras levadas que lá existem, que estão cercadas de plena natureza...

Badbones,

Como tens pouco tempo, aconselho-te a passar um dia no Funchal: dá umas voltas na baixa; se tiver bom tempo dá uma volta de barco pela costa; vai de teleférico até ao Monte, visita os Jardins do Berardo e aprecia as vistas, visita os jardins do Monte e depois vem para o Funchal naqueles carrinhos; à noite podes ir jantar ao estreito de Câmara de Lobos comer uma excelente espetada (aconselho as vides...convém reservar); Depois do Jantar sabe sempre bem dar uma volta pelo centro do Funchal, e depois vai em direcção à Zona Velha da cidade, e experimenta umas belas ponchas ;-)

Num segundo dia, aluga um carro e dá uma volta pela ilha...

Boa viagem!
 

TeK

Membro Conhecido
Concordo com muita coisa que a sls disse. Por isso apenas resumo a minha ideia:

- Subir de teleférico (acho que são 15€ por pax) e descer nos cestos é estragar dinheiro (acho que são 20€ por pax), é caríssimo.
- Queres passear, passeia pela ilha e foge do Funchal e evita os túneis (usa só para o regresso se já for de noite).
- Grutas de São Vicente, valem bem a pena, foi das coisas que mais gostei quando lá estive.
- Madeira ao pé dos Açores? Açores são a natureza e a Madeira é um buracos (LoL).

Fui duas vezes em 10 anos. Se volto à Madeira? De livre vontade não! Aos Açores, sem dúvida!

Aquilo é tão pequeno, chega lá, arranja um mapa no hotel e faz-te à estrada, é muito simples.

Cumpts
 

Voyager

Membro
Fui duas vezes em 10 anos. Se volto à Madeira? De livre vontade não! Aos Açores, sem dúvida!
Um dos erros mais comuns é comparar a Madeira com os Açores - não tem nada haver. Se querem fazer um determinado tipo de turismo vão para um lado e não para o outro. São dois excelentes locais que temos para visitar em Portugal, mas são diferentes e incomparáveis.

Relativamente à natureza, que foi algo em que se estavam a focar, se querem um tipo de natureza vão para os Açores, se desejam outro vão para a Madeira.

Nos Açores, a natureza é + visível à primeira vista. Ao darmos umas volta de carro estamos rodeados de verde por todo o lado, que dizem que é fantástico, para além das deslumbrantes lagoas. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de lá ir.

Na Madeira é diferente, se querem estar envolvidos na pura natureza, têm que ir procurá-la. Não é por acaso que os Açores é um destino mais procurado pelos portugueses, e na Madeira há milhares de estrangeiros todo o ano. Algum de vocês já percorreu as levadas? Isto é um tipo de turismo direccionado mais para os amantes do trekking. Isso não se conhece de carro, temos que ser nós a conhecer com os nossos pézinhos! Encontramos naqueles percursos mais estrangeiros a percorre-los do que portugueses. Percursos estes que estão encobertos por uma vegetação deslumbrante e vistas de cortar a respiração, a passar ao lado de árvores seculares, etc etc...

Se a natureza é incomparável, relativamente à gastronomia e animação, a Madeira tem uma oferta muito superior.

Boas viagens!
 

badbones

Membro Conhecido
Um dos erros mais comuns é comparar a Madeira com os Açores - não tem nada haver. Se querem fazer um determinado tipo de turismo vão para um lado e não para o outro. São dois excelentes locais que temos para visitar em Portugal, mas são diferentes e incomparáveis.

Relativamente à natureza, que foi algo em que se estavam a focar, se querem um tipo de natureza vão para os Açores, se desejam outro vão para a Madeira.

Nos Açores, a natureza é + visível à primeira vista. Ao darmos umas volta de carro estamos rodeados de verde por todo o lado, que dizem que é fantástico, para além das deslumbrantes lagoas. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de lá ir.

Na Madeira é diferente, se querem estar envolvidos na pura natureza, têm que ir procurá-la. Não é por acaso que os Açores é um destino mais procurado pelos portugueses, e na Madeira há milhares de estrangeiros todo o ano. Algum de vocês já percorreu as levadas? Isto é um tipo de turismo direccionado mais para os amantes do trekking. Isso não se conhece de carro, temos que ser nós a conhecer com os nossos pézinhos! Encontramos naqueles percursos mais estrangeiros a percorre-los do que portugueses. Percursos estes que estão encobertos por uma vegetação deslumbrante e vistas de cortar a respiração, a passar ao lado de árvores seculares, etc etc...

Se a natureza é incomparável, relativamente à gastronomia e animação, a Madeira tem uma oferta muito superior.

Boas viagens!

Podes complementar isto com um bocadinho mais de informações sobre este trekkings? Percursos, se com guia ou sem guia...?
 

Voyager

Membro
Podes complementar isto com um bocadinho mais de informações sobre este trekkings? Percursos, se com guia ou sem guia...?
Se alugares um carro, podes perfeitamente fazer sem guia. Contudo, como os passeios são em grupo, fazendo com guia também não deve ser nada caro. Basta procurares na internet que devem aparecer alguns sites com informações sobre isso. Na zona + turística do Funchal, também há stands que vendem esses percursos.

Há percursos com níves de risco distinto, isto por causa das condições do percurso, e também pela distância... Posso te aconselhar alguns:
  • Vereda do Pico Ruivo - é um percurso que vai até ao ponto mais alto da Madeira - Pico Ruivo. A distância é reduzida e tens umas vistas muito boas. Contudo, isto não é um daqueles percursos em que andas a meio das árvores, porque estás mesmo no cimo da ilha. Este percurso fica para os lados de Santana, pelo que dava para fazer na parte da manhã e, há tarde, aconselhava-te a ires almoçar ao Cantinho da Serra (convém reservar);
  • Também para os lados de Santana tens o Caldeirão Verde, mas este já é um percurso com um grau de dificuldade + elevado, até porque há determinadas zonas do percurso + apertadas. Este percurso inicia-se nas Queimadas, onde também há outra percurso que começa aqui, que denomina-se por Pico das Pedras. Este sim bem acessível;
  • Levada das 25 fontes ou levada do risco - são 2 percursos diferentes que se iniciam no mesmo local - Rabaçal -, que se encontra no Paul da Serra. Depois do percurso, nesta zona da ilha dá para dar umas voltas engraçadas de carro, tanto no Paul da Serra, como depois descer e a possibilidade de andar por diversos locais, como os Prazeres, Paul do Mar ou então Santa e Porto Moniz, Seixal, etc, etc. Na vinda para o Funchal é obrigatório parar para tomar uma poncha na Ribeira Brava ;-)
Podes ver neste site diversas informações http://www.turismomadeira.pt/?section=menu&extravars=/eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3/a5bfc9e07964f8dddeb95fc584cd965d
bem como procurar outros sites no Google...

Boa viagem!
 

TeK

Membro Conhecido
Em termos gastronómicos, prefiro também os Açores, a carne é incomparável e o peixe muito mais variado, para trekking as levadas são um ponto forte na Madeira mas prefiro o Gerês e até mesmo as caminhadas em circuito entre as lagoas dos Açores.

São ilhas diferentes, Natureza como disse prefiro Açores... O resto prefiro as Canárias e só conheço ainda Tenerife.
 

ncoelhone

Membro Novo
Se alugares um carro, podes perfeitamente fazer sem guia. Contudo, como os passeios são em grupo, fazendo com guia também não deve ser nada caro. Basta procurares na internet que devem aparecer alguns sites com informações sobre isso. Na zona + turística do Funchal, também há stands que vendem esses percursos.

Há percursos com níves de risco distinto, isto por causa das condições do percurso, e também pela distância... Posso te aconselhar alguns:
  • Vereda do Pico Ruivo - é um percurso que vai até ao ponto mais alto da Madeira - Pico Ruivo. A distância é reduzida e tens umas vistas muito boas. Contudo, isto não é um daqueles percursos em que andas a meio das árvores, porque estás mesmo no cimo da ilha. Este percurso fica para os lados de Santana, pelo que dava para fazer na parte da manhã e, há tarde, aconselhava-te a ires almoçar ao Cantinho da Serra (convém reservar);
  • Também para os lados de Santana tens o Caldeirão Verde, mas este já é um percurso com um grau de dificuldade + elevado, até porque há determinadas zonas do percurso + apertadas. Este percurso inicia-se nas Queimadas, onde também há outra percurso que começa aqui, que denomina-se por Pico das Pedras. Este sim bem acessível;
  • Levada das 25 fontes ou levada do risco - são 2 percursos diferentes que se iniciam no mesmo local - Rabaçal -, que se encontra no Paul da Serra. Depois do percurso, nesta zona da ilha dá para dar umas voltas engraçadas de carro, tanto no Paul da Serra, como depois descer e a possibilidade de andar por diversos locais, como os Prazeres, Paul do Mar ou então Santa e Porto Moniz, Seixal, etc, etc. Na vinda para o Funchal é obrigatório parar para tomar uma poncha na Ribeira Brava ;-)
Podes ver neste site diversas informações http://www.turismoma...eb95fc584cd965d

bem como procurar outros sites no Google...

Boa viagem!
boas,

se vai 2 dias...nao ha tempo para "levadas" :)
 

PauloBR

Membro Ativo
A Ribeira Brava não tem nada para ver, não passa de um buraco no meio das montanhas. Da Eira do Serrado se olhares para baixo vÊs tudo o que há para ver bem ao longe e se tiveres boa câmara fotográfica fica logo tudo visto. Aquilo vale pela história das freiras que fugiram para lá dos piratas mas vestígios disso não existem, existe pobreza e cafés e lojas de souvenirs onde param as camionetas.
Acho que te referes ao Curral das Freiras, não é? Se é verdade, acho difícil imaginar alguém visitar o Curral das Freiras e não se sentir tocado pela imensidão e profundidade do lugar. Ali, o homem sente-se muito pequenino diante da Natureza.

Um conselho fundamental e para mim de extrema importância: se vais para curtir e relaxar não saias dos sítios turísticos e da costa, podes ver o que não te apetece e surpreender-te pela negativa. eu avisei o meu marido que se voltasse para dentro me ia imediatamente embora porque não estava ali para ver miséria...

Se me perguntares se gostei da Madeira a reposta é NÃO (uma amiga quando viu as mais de 2000 fotos que tirei - além dos locais turísticos - perguntou-me se eu tinha ido passar férias á Madeira ou a algum Morro Brasileiro), uma semana antes tinha estado nos Açores e mal lá cheguei senti a terra, o verde, senti prazer. Pode fazer amor por toda a ilha - a ilha é bruta, natural, fresca.

Se me perguntares de volto á Madeira a resposta é sim mas só a Porto Moniz e Machico, de low coast, sem alugar carro e para ficar especificamente naqueles locais para fazer exactamente o que faço no Algarve, pelo mesmo preço: casa praia - praia casa acrescentando umas caminhadas gratuitas (claro) que nos chamaram a atenção.

Desculpem todos os madeirenses mas tenho a minha opinião.
Lendo o teu post, me deu a impressão que já tinhas um forte preconcento em relação à Madeira, mesmo antes da viagem. Desculpa, mas devo discordar. Em Junho deste ano eu e a minha esposa passamos nove magníficos dias na Madeira, gostamos de tudo o que vimos, gostamos das gentes da Madeira, gostamos da excelente infra-estrutura de turismo. E confesso que não vi a tal de pobreza e miséria que tanto falas. Fizemos passeios de carro durante 4 dias, boa parte por estradas secundárias, por tudo que é canto da Madeira. O interior da ilha tem lugares encantadores, onde a Natureza é abundante e bela.

Já agora, me senti de certa forma ofendido com outro preconceito, a comparação com "morro brasileiro". Claro que o Brasil tem miséria (assim como inúmeros outros países do mundo), mas o Brasil não se resume às favelas do Rio de Janeiro, assim como o Rio de Janeiro não representa todo o Brasil. Por acaso, no Rio Grande do Sul, a região mais rica do Estado fica nos "morros" (na Serra Gaúcha).

Desculpa se me excedi, mas é que achei a tua opinião sobre a Madeira (e sobre o Brasil) preconceituosa e este tópico é para ajudar um membro do fórum com informações úteis para um fim de semana na ilha.

Um abraço.
 

PauloBR

Membro Ativo
...
Domingo - Saída em direcção à Ribeira brava para apanharem o tunel em direcção a S. Vicente para depois seguirem para porto moniz, atenção, façam este percurso assim para poderem irem por fora dos tuneis (antiga estrada) mas só é fazivel na direcção S.vicente/Porto Moniz, vale bem a pena.
Em porto moniz podem tomar uma banhoca nas piscinas naturais. à saída vao pela estrada da Santa e sobem até ao miradouro da Santa para ficarem com a vista Porto Moniz. boa foto :)
...
No percurso para São Vicente, eu recomendo não subir pela via rápida/túnel. Um passeio muito bonito é sair em Serra de Água e seguir a antiga estrada, que passa pela Pousada dos Vinháticos. Além de ser um bom local para um café/lanche/almoço, a vista é muito bonita. Logo acima do parque de estacionamento da Pousada há um miradouro do qual se avista todo o vale, é muito bonito. Mais acima, seguindo a mesma estrada, podem parar no Miradouro da Eira do Serrado e depois ir direto para São Vicente.

Mapa: http://nka.fi/WtJuH

Uma dica: o Nokia Maps é excelente para fazer percursos na Madeira. O Google Maps é inútil neste caso, pois não sabe calcular percursos na Madeira.

Um abraço e boa viagem!
 

rodrigolopes

Membro Novo
sls: sem ressentimentos.
PauloBR: fico contente que tenha gostado da minha ilha.
Efectivamente comparar a Madeira com os Açores é impossível.
 
Top