Novidades

Báltico e São Petersburgo

Zed

Membro Novo
Boa tarde,

Estamos a planear uma viagem de 15 dias pelo Báltico em Setembro, com um saltinho a São Petersburgo e gostaria que me dessem conselhos sobre estes países/cidades. Iremos alugar um carro, por isso mobilidade não será problema.
O que visitar? Locais para turistas, mas principalmente "aqueles" cantinhos especiais?
Onde ficar? O que comer?
E principalmente...na Russia, quais os cuidados a ter?

Obrigado,
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Zed
Infelizmente a experiência que tenho por essas bandas é nula.
No entanto gostava de te deixar um alerta relativo á Rússia pois pelo que li por diversas vezes a história do visto não é fácil pois existem cartas emitidas pelos hotéis ou por outros organismos que são essenciais há emissão do visto.
Tenta saber mais em pormenor esta situação isto se claro já não a souberes.
Boa viagem
J.Paulo
 

Flecha

Membro Conhecido
um conselho sobre São Petersburgo...usa guia.
um amiga veio de lá ha 15 dias e diz que a cidade é uma confusao e está tudo em cirilico, ninguém fala inglês quase...
viu-se aflita por terras czares...
de resto nao te posso ajudar.
 

Mkimm

Membro Ativo
Também está nos meus planos mas para o ano. Ainda não tenho ideias mas espero que gostes.
Vou seguir este tópico para saber mais coisas.

Boas viagens
 

Zed

Membro Novo
No entanto gostava de te deixar um alerta relativo á Rússia pois pelo que li por diversas vezes a história do visto não é fácil pois existem cartas emitidas pelos hotéis ou por outros organismos que são essenciais há emissão do visto.
O visto requer uma reserva num hotel. Essa documentação tem que ser tratada com tempo e cuidado. A Russia ainda não é um país totalmente aberto. E tem muito problemas, tais como burocracias, corrupção na policia (que faz operaçoes stop para extorquir dinheiro), etc...Mas ainda temos muito tempo para tratar de tudo com cuidado :)

um conselho sobre São Petersburgo...usa guia.
Obrigado pelo aviso!
Sim já vamos um pouco a contar com isso, por isso iremos tentar arranjar um GPS com o mapa actualizado da Russia, para nos orientarmos com maior facilidade.
Na viagem por terras Russas temos que ir com as planificaçoes bem organizadas, uma vez que dificilmente conseguiremos obter informações junto das pessoas :\

Também está nos meus planos mas para o ano. Ainda não tenho ideias mas espero que gostes.
Vou seguir este tópico para saber mais coisas.
A viagem está planeada e já estamos a tratar de bilhetes e assim. Quando voltar terei com certeza muitos conselhos e dicas para partilhar :)
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigado pelo aviso!
Sim já vamos um pouco a contar com isso, por isso iremos tentar arranjar um GPS com o mapa actualizado da Russia, para nos orientarmos com maior facilidade.
Na viagem por terras Russas temos que ir com as planificaçoes bem organizadas, uma vez que dificilmente conseguiremos obter informações junto das pessoas :\
Olá,
obter informações junto das pessoas pode ser complicado, poucas falam inglês, usei muita mimica em S. Petersburgo. :)
Se utilizares o carro, não posso dar dicas porque não utlizei. Mas se utilizares o metro, um conselho, leva um mapa da rede e conta as estações até chegares à que pretendes, é que não se percebe o nome da paragem que dizem pelo alta-voz.
Se gostarem de palácios e jardins aconselho a visitarem Peterhof. Podem apanhar o hidrofoil para lá mesmo em frente ao Hermitage.
Se quiserem fazer um percurso de barco pela cidade, posso avisar que os que têm guia a falar em inglês são menos frequentes e ficam mais caros que os outros.
Cerca das 00h as pontes no centro da cidade erguem para a entrada de barcos e navios, tem sempre muita gente a contemplar.
Os passaportes costumam ficar retidos no hotel, a guia disse que era obrigatório naquela altura, não sei se o sistema ainda se mantém. Achei S. Petersburgo uma cidade fascinante (um museu ao ar livre) e segura.
A obtenção de visto é de facto um pouco complicada, por isso paguei por esse serviço numa agência acreditada pela embaixada russa em Portugal. Mesmo depois da obtenção do visto, tem que se preencher mais um formulário ao entrar no país. Eu fui de Comboio de Helsinquia para S. Petersburgo, o formulário foi-nos entregue por uns "inspectores" dentro do comboio, depois de devidamente preenchido, desapareceram com os passaportes e com o formulário durante cerca de 30 minutos e depois regressaram para entregar de novo (se bem me lembro, esse formulário acho que tem que estar em nossa posse até ao último dia no país, mas confirmem).

Quanto às restantes cidades do Báltico, aconselho a visitarem Estocolmo e Tallinn. Helsinquia considero dispensável, mas se optarem por ir não deixem de visitar a fortaleza de Suommenlinna. Há barcos a ligar Estocolmo a Tallinn e ferrys de Tallinn para Helsinquia.
Eu ainda não conheço Riga e Vilnius, mas já me disseram que são cidades pequenas mas muito bonitas, se o tempo sobrar ...

Se achares que posso ajudar em mais alguma coisa, está à vontade para perguntar.
Cumpr.
 
  • Gostar
Reações: Zed

Zed

Membro Novo
Olá!

Antes de mais muito obrigado pelos seus conselhos! Já me abriram os olhos para muitas coisas.
Já que posso contar com alguem que tenha ido a S. Petersburgo iria-lhe pedir, se não fosse muito transtorno, que me indicasse "o que não podemos perder" :)
Peterhof está já planeado, até por que temos carro e vamos de Tallin para São Petersburgo e fica em caminho :)
O nosso perfil de viajantes, não se prende tanto com a procura de museus. Preferimos locais de beleza natural, sem claro deixar de visitar os principais "landmarks". Agora Hermitage e muitos outros museus, não sao necessáriamente os "alvos" principais.
Já temos um guia da american express e já assaltamos o google earth para verificar onde se encontram as principais referencias. Mas claro que dicas como a que me deu, das pontes, é exactamente o que procuramos!

A viagem concentra-se mais nos tres países do Báltico. Estónia, Letónia e Lituania. Uma vez que temos carro iremos tentar "correr" os países, em busca dos locais mais atractivos. E não só ficarmo-nos pelas capitais. Dado que sao países de "pequena" dimensão, umas horas de carro chegam para atravessar a quase totalidade do territorio.

Agradeço qualquer dica sobre estes países que alguem me possa dar.

Muito obrigado ;)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá,
eu também prefiro belas paisagens naturais aos museus. Da Estónia só conheço Tallinn, quanto à Letónia e a Lituania ainda não conheço mas já andei a fazer algumas pesquisas porque também pretendo visitar. Parece-me que Trakai é um lugar com uma paisagem natural que talvez apreciem. Kaunas e Sigulda também poderão ser locais interessantes ... não sei se já pensaste nisso.
 

Nando1143

Membro Novo
Bom dia.

No verão de 2011 fiz Helsinkia (apenas aterrei, fiquei umas horas e segui) - St. Petersburgo - Moscovo - Minsk - Vilnius - Palanga - Riga - Tallin - Helsinkia.

O Báltico é fantástico, com cidades pequenas, que se podem ver em pouco tempo, e de uma beleza arquitetonica maravilhosa.
St. Petersburgo também é muito interessante, mas é uma cidade um bocado maior. No entanto, alguns dos pontos de maior interessa encontram-se a distancias que se podem percorrer a pé, ou de metro sem enganos. A Avenida Nevsky, a igreja do Sangue derramado, o Hermitage, a catedral de S. Isaac, a fortaleza e a vista de lá para a outra margem do rio são tudo imagens fantásticas. O inglês, na Russia pode ser um problema, pela falta de conhecimento, ou pela relutância/falta de vontade dos russos em falá-lo (Não sei até que ponto pode e é seguro levar carro para a Russia. Veja se a agência de rent-a-car o permite. Eu alugo sempre carro nas minhas viagens e nesta não o fiz). Em relação ao visto, custa aaproximadamente 100 euros e tem de facto de ter hotel já reservado. Eu tratei com a agencia lusitanasol. Não é hábito meu, já que costumo tratar de tudo, mas não quis arriscar.
Depois há Minsk, na Bielorrussia. O encanto desta cidade e deste país está na diferença. É tudo calmo, arrumado, sem trânsito (apesar dos 1, milhoes da habitantes), em estado bruto, barato e com uma beleza feminina ainda maior que no báltico, que já é enorme (aqui o visto é com o mm sistema da russia).

Abraço e boa viagem
 

Zed

Membro Novo
Olá!

Obrigado pela resposta.
Temos um bocado de receio do carro sim. Em principio com a papelada toda em ordem na fronteira não implicarão muito conosco. Mas a policia russa é conhecida pela sua corrupção e costuma fazer operaçoes stop em que exigem "multas fantasma" aos estrangeiros. A Bielorrusia não está nos planos, pois tambem so temos 12/15 dias...mas de qualquer forma obrigado pela chamada de atenção!
Bem tá visto que ir à Russia é algo que tem que ser bem pensado...para não haver confusoes :\

E se em vez de irmos de carro para São Petersburgo fosse-mos de comboio Tallin-S.Petersburgo? (ida e volta) Se calhar teriamos menos problemas...

Se gostarem de palácios e jardins aconselho a visitarem Peterhof. Podem apanhar o hidrofoil para lá mesmo em frente ao Hermitage.
quanto custou a viagem em Hidrofoil?
 

Nika

Membro Conhecido
Vou ver se ainda tenho o bilhete e se consigo perceber se é o correcto, porque estavam escritos em cirilico. :)
 

Nando1143

Membro Novo
Olá!

Obrigado pela resposta.
Temos um bocado de receio do carro sim. Em principio com a papelada toda em ordem na fronteira não implicarão muito conosco. Mas a policia russa é conhecida pela sua corrupção e costuma fazer operaçoes stop em que exigem "multas fantasma" aos estrangeiros. A Bielorrusia não está nos planos, pois tambem so temos 12/15 dias...mas de qualquer forma obrigado pela chamada de atenção!
Bem tá visto que ir à Russia é algo que tem que ser bem pensado...para não haver confusoes :\

E se em vez de irmos de carro para São Petersburgo fosse-mos de comboio Tallin-S.Petersburgo? (ida e volta) Se calhar teriamos menos problemas...


quanto custou a viagem em Hidrofoil?
O comboio (ou autocarro para St. Petersburgo) não é má ideia, apesar de, provavelmente, demorarem mais tempo, principalmente na fronteira. No entanto, se a ideia é não seguir, para Moscovo, talvez seja mesmo o melhor. Alugam carro depois para descer. Há sempre a hipótese de trocarem St. Petersburgo por Minsk... A nível de beleza arquitetonica, riqueza e dimensão da cidade, "burburinho", St. Petersburgo é superior, mas Minsk fascinou-me!! Talvez por ser menos conhecido, muito menos explorado, mais calmo, em estado mais bruto, mas com muitos encantos. Não quero de todo ser responsável por influenciar a vossa decisão, mas até posso sugerir outra coisa. Se estiverem só nas capitais e fazendo as contas a 15 noites podem fazer da seguinte forma (que dá bem para conhecer as cidades):
St Petersburgo - 3 noites (sendo que ficam com os 2 dias entre essas 3 noites para passear;
Tallin - 3 noites
Riga - 3 noites
Vilnius - 3 noites
Minsk - 3 noites
ISto de uma forma mais simples, mas se quiserem conhecer outra cidade (Kaunas, por exemplo), digo-vos que 2 noites em qualquer capital do Báltico dá bem para conhecer o mais interessante e importante.
 

Zed

Membro Novo
O comboio (ou autocarro para St. Petersburgo) não é má ideia, apesar de, provavelmente, demorarem mais tempo, principalmente na fronteira. No entanto, se a ideia é não seguir, para Moscovo, talvez seja mesmo o melhor. Alugam carro depois para descer. Há sempre a hipótese de trocarem St. Petersburgo por Minsk... A nível de beleza arquitetonica, riqueza e dimensão da cidade, "burburinho", St. Petersburgo é superior, mas Minsk fascinou-me!! Talvez por ser menos conhecido, muito menos explorado, mais calmo, em estado mais bruto, mas com muitos encantos. Não quero de todo ser responsável por influenciar a vossa decisão, mas até posso sugerir outra coisa. Se estiverem só nas capitais e fazendo as contas a 15 noites podem fazer da seguinte forma (que dá bem para conhecer as cidades):
St Petersburgo - 3 noites (sendo que ficam com os 2 dias entre essas 3 noites para passear;
Tallin - 3 noites
Riga - 3 noites
Vilnius - 3 noites
Minsk - 3 noites
ISto de uma forma mais simples, mas se quiserem conhecer outra cidade (Kaunas, por exemplo), digo-vos que 2 noites em qualquer capital do Báltico dá bem para conhecer o mais interessante e importante.
Boas!

Já investigamos e ponderamos tambem o comboio ou autocarro...porque se fomos a ver vamos alugar um carro em Tallin, para estar 2/3 dias parado em São Petersburgo :\
A distribuição dos dias será essa que tens ai apontada, mas São Petersburgo em vez de Minsk :) A ideia é assentar arraiais na capital (pela facilidade em arranjar hoteis e por ser os principais pontos turisticos) e durante o dia deslocarmo-nos aos locais que mais nos interessa...por exemplo o P.N. Gauja, o teleférico de Sigulda, etc... Como estamos a falar de países pequenos, é possivel sair de manha...fazer 300/400km, fazendo uma entre locais a visitar e regressar à capital.
 

Zed

Membro Novo
Boas Zed.
Tambem estou a pensar fazer uma viagem ao paises balticos.
Vais em que companhia area?
Boas!

Estivemos a fazer uma simulação no site da TAP e obtivemos estas informações:
1. TP 1981 09 Setembro Porto/ Lisboa 20h25 21h20
2. TP 796 09 Setembro Lisboa/ Helsinquia 2210 # 04h50
3. OV 618 10 Setembro Helsinquia/ Tallin 06h35 07h05

TP=TAP
OV=? não me recordo, mas deverá ser a companhia de aviação da estónia :)

Se simulares para Setembro verás que os preços não sao nada exorbitantes...estamos a falar de cerca de 400€/pessoa. Hoteis, etc sao relativamente acessiveis, portanto (ainda!) não estamos a falar num destino turistico caro.
Por exemplo quando fomos à Croácia em 2010, o país estava a surgir na cena turistica internacional, começava a ganhar fama e portanto ainda estava acessivel...Agora qualquer viagem de 7 dias a Dubrovnik fica por um dinheirão!
 

Nika

Membro Conhecido
A distribuição dos dias será essa que tens ai apontada, mas São Petersburgo em vez de Minsk :)
Olá, acho que não precisas de tanto tempo em Tallinn, num dia vez perfeitamente a cidade. Claro que se fores visitar os arredores já precisas de mais tempo.

Não encontro o bilhete com o preço do hidrofoil, mas pelo que li, parece que neste momento ronda os 800 rublos ida e volta. Atenção que ao utilizares hidrofoil tens que obrigatoriamente pagar entrada para os "low gardens" para dar acesso a Peterhof, mas vale a pena. Eu na altura (2009) paguei cerca de 150 rublos, mas não sei como está o preço agora; e a entrada para o interior do palácio ficou por 520 rublos (agora parece que está a 550).

Outro conselho, atenção aos hóteis, as estrelas deixam muito a desejar.

Cumpr.
 

websantos

Membro Novo
Se simulares para Setembro verás que os preços não sao nada exorbitantes...estamos a falar de cerca de 400€/pessoa. Hoteis, etc sao relativamente acessiveis, portanto (ainda!) não estamos a falar num destino turistico caro.
Obrigado.
Eu estou a pensar fazer esta viagem ou no mes de Setembro ou na primeira quinzena de Outubro porque depois disso aquela zona é muito fria.
No meu caso a viagem ainda vai sair mais barata porque moro em Lisboa...Mas depois faço a simulacao dos voos. Em alternativa ao voo de Helsinquia para Tallin tens o Ferry (nao sei é se é mais barato)...

Uma amiga minha que mora em Tallin quando veio a Portugal fez o seguinte trajeto:
Tallin - Helsinquia via Ferry
Helsinquia - Frankfurt via Ryannair
Frankfurt - Porto via Ryannair

Lembro-me de ela dizer que a viagem ficou barata (fez viagem em LowCost) nao sei é precisar o preço...

Abraço:)
 

Zed

Membro Novo
Olá!

Sei que há low costs até para Tallin. Quanto ao ferry para Helsinkia, o principal problema é a perda de tempo... E não fica muito barato, cerca de 40€/pessoa (uma viagem só)...
Em principio iremos viajar pela TAP, pois temos milhas para trocar. Agora se vais sozinho ve mesmo essas lowcost...Simulei em 2 mins no site da Ryanair: Porto-Londres-Vilnius - E no dia 9/9 dá para ir Porto-Londres de manha e Londres - Vilnius à tarde...Por +/-120€ (ida e volta) o que não ficaria muito mais barato que na TAP.
Mas uma vez que és de Lisboa, terás de pesquisar outras companhias lowcost.
 

Nando1143

Membro Novo
Olá, acho que não precisas de tanto tempo em Tallinn, num dia vez perfeitamente a cidade. Claro que se fores visitar os arredores já precisas de mais tempo.

Não encontro o bilhete com o preço do hidrofoil, mas pelo que li, parece que neste momento ronda os 800 rublos ida e volta. Atenção que ao utilizares hidrofoil tens que obrigatoriamente pagar entrada para os "low gardens" para dar acesso a Peterhof, mas vale a pena. Eu na altura (2009) paguei cerca de 150 rublos, mas não sei como está o preço agora; e a entrada para o interior do palácio ficou por 520 rublos (agora parece que está a 550).

Outro conselho, atenção aos hóteis, as estrelas deixam muito a desejar.

Cumpr.
Boas

O que dizes em relação aTallin aplica-se, como eu disse, a qualquer capital do Báltico (Tallin, Riga e Vilnius). Eu fiquei 2 noites em cada uma e aproveitei bem!
 

Zed

Membro Novo
Obrigado a todos pelas resposta e pela ajuda que me teem dado :)

Gostaria de colocar uma questão relativamente a S.Petersburgo. Na cidade é facil a gente orientar-se? Dizem me que é tudo em cirilico e que o ingles é coisa rara...Em principio já não vamos de carro para a Russia (obrigado pelo conselho Nanndo1143 ;) )...iremos de comboio, por ser mais cómodo e para evitar questoes com o carro :\
 
Top