Novidades

[Report] Catalonia Playa Maroma - pequeno report

Viky

Membro Novo
Olá!

Muitos reports se têm feito aqui no fórum sobre viagens ao México, mais precisamente á Riviera Maya, o que é muito bom para quem para lá vai a primeira vez.
Assim, decidi também colocar aqui um pequeno resumo da minha viagem que se realizou de 04 a 12 de Outubro e como alojamento escolhi o Catalónia Playa Maroma.

A viagem foi adquirida á Iberoject através da minha agência de viagens, e salvo um pequeno problema no chek-in tanto´em Lisboa como em Cancun, em que os nossos nomes não estavam na lista de embarque, tudo correu bem. Os voos foram efectuados pela Orbest, e não é novidade que o avião ia a abarrotar de gente e o espaço é muito apertado. Para lá foram 9h30, para cá foram menos de 8 horas de viagem (uma ajudinha dada pela tempestade que estava achegar aos Açores e que "empurrou" o avião).

Escolhi o Catalónia Playa Maroma porque detesto resorts gigantes e porque, tanto pelo que li aqui como noutros sites e fóruns, me pareceu muito equilibrado e ter uma boa relação qualidade/preço. Felizmente não me enganei!
Não é o hotel indicado para quem procura luxo e sumptuosidade e nem para quem quer estar num zona central. Fica entre Cancún e Playa del Carmen e não há quase nada á volta, á excepção dos dois outros hotéis localizados na mesma zona. Mas são também hotéis pequenos e quase não se dá por eles. Contudo, na recepção pode-se chamar um taxi e em 20 minutos estamos em Playa del Carmen. E o hotel disponibiliza transporte gratuíto duas vezes ao dia para Playa del Carmen, de manhã e á tarde. É só preciso marcar na recepção.

Ficámos alojados num quarto priviledge cuja decoração é simples mas de muito bom gosto. Posso dizer que foi o quarto mais bonito em que fiquei alojada. Muito espaçoso, uma cama enorme e muito bonita e um colção muito confortável que permitiu boas noites de descanço. O quarto tem tv lcd (sem canais portugueses), mini bar incluído, ar condicionado, ventónia de tecto, secador de cabelo, máquina de café, ferro e tábua de engomar, cofre incluído, enfim...as amenidades do costume neste tipo de resorts, ah... e um guarda chuva no roupeiro, caso fosse necessário, mas felizmente não foi!!!!

O hotel tem pouco mais de 300 quartos divididos em blocos "metidos" no meio da vegetação densa que rodeia o hotel e faz parte dos seus jardins, por sinal muito bem cuidados. Os blocos têm uma arquitectura a imitar a tradicional mexicana e são muito coloridos. Muito agradável!
Na entrada situa-se a recepção e o lobby com um bom bar e onde á noite, após o jantar havia sempre um senhor a tocar música internacional. A decoração é simples mas bonita. Junto situa-se o restaurante buffet onde servem comida internacional e mexicana de muito boa qualidade e variedade. Atenção...nos 8 dias que lá estive nunca vi servirem batatas fritas neste restaurante!!!!! E não é preciso. Os restantes pratos são deliciosos! Os pequenos almoços são bons com bastante variedade. Nesta zona fica também a discoteca e o anfiteatro onde fazem os espectáculos nocturnos, alguns com boa qualidade, mas que confesso, não me espantaram. Houve um dia em que elegeram o Mister Catalónia e aí sim, deu para rir um pouco. E já que falamos da animação, era uma grande equipa de animadores entre mexicanos, franceses, espanhóis e italianos mas os que mais se esforçavam eram os mexicanos e dois italianos mais velhos. Os restantes eram gente muito jovem que mais parecia estar ali para curtir umas belas férias de verão do que para trabalhar. Portanto, não achei a animação grande coisa embora tenha participado em diversas actividades.

(continua)
 

Viky

Membro Novo
(continuação)

Desda a zona de entrada do hotel, estende-se um caminho de mais ou menos 800 m que nos leva á piscina e depois a praia. É ao longo deste passeio que se encontram também os acessos aos blocos de quartos. A vegetação é tão densa que do passeio principal não se vêm os edifícios. Este caminho é bom porque ajuda a manter a linha depois das refeições, e é muito agradável porque tem música ambiente e há sempre a visita dos coatis e das diferentes espécies de pássaros, alguns muito coloridos.

Passamos pela zona de lojas, spa e ginásio e chegamos á piscina. A piscina é bem grande e com diferentes espaços. Há muitas cadeiras e nunca falta espaço. Das poucas vezes que lá fui achei que estava limpa e cuidada. Junto da piscina está o bar que serve a praia e a piscina, a "creperia", a palapa da animação onde decorriam algumas actividades e os restaurantes temáticos que são: mexicano, mediterrâneo, steak house que durante o almoço serve como buffet rápido da praia e piscina com hamburgueres, pizzas e aqui sim havia batatas fritas e o restaurante gourmet La terraza que fica por cima do bar da praia e tem uma varanda espectacular. Fui ao mediterrâneo que achei bom, fui duas vezes ao mexicano que achei divinal e por isso repeti e uma vez ao gourmet que não sendo excepcional é agradável. Não é necessária marcação para os temáticos. Aquando do chek-in, recebemos uma bolsa com duas chaves, mapa e informações do hotel e 4 senhas para os temáticos sendo que uma é exclusivamente para o gourmet e as outras são para os restantes, ou seja, se vos apetecer gastar as 3 senhas apenas num dos temáticos, podem faze-lo.

A praia é muito bonita. A areia é branca e o mar entre azul turquesa e verde esmeralda, como manda a "boa tradição" caribenha! A temperatura do mar oscilava entre 27º e 29º, portanto, um sacrifício para entrar...... É ampla, com muitas cadeiras e dá para fazer boas caminhadas. Contudo, fora das concessões dos hotéis, há muito lixo na areia, uma pena! Na minha opinião, adorei a praia mas....confesso que não tem o encanto exótico das praias de Samaná, onde os coqueiros entram mar adentro. Samaná preencheu o meu imaginário de ilha tropical na plenitude. Mas voltaria já hoje para Playa Maroma, se pudesse.....

Relativamente a excursões, não fiz nenhuma. Primeiro porque não gosto e depois porque achei que a Iberoject pede uma fortuna. Aluguei carro no hotel e 2 dias ficaram em cerca de 150€ sendo que o aluguer foi 70€ e o restante valor foi o seguro total. Paga-se mais do dobro mas é melhor não arriscar. Visitei os principais parques arqueológicos Cobá, Tulum e Chicén Itzá. Muito mais há para visitar mas ficará para uma próxima oportunidade. Conduzir no México é fácil, as estradas são boas, estão bem assinaladas e há muitos postos de gasolina (quase sempre Pemex). Dentro das localidades há que circular devagar porque as lombas são enormes. Os Mexicanos conduzem bem e são educados. Nunca tive qualquer problema. Fizemos cerca de 800 km e gastámos 1 depósito e meio. Cada depósito custou 360 pesos, cerca de 22,50€. A gasolina é mais barata mas mais fraca e por isso os carros consomem bastante. Falámos com vários mexicanos que nos disseram que é seguro conduzir naquela zona, contudo é de evitar Cancún á noite, pois é um dos bastiões do narcotráfico. Eu não fazia ideia!

Relativamente ao dinheiro, optei por trocar algum por pesos mexicanos e o que necessitei mais paguei sempre com Visa. Há um esforço do governo mexicano para retirar os dolares do pais devido ao narcotráfico e o guia da Iberoject aconselhou-nos a trocar sempre euros por pesos e pagar tudo na moeda local. A taxa de saída pela Orbest só pode ser paga em euros (45 €) ou em pesos (750 salvo erro), não aceitam dolares. Aconselho a trocarem o dinheiro cá porque cá 1 €= 18,20 pesos e lá o câmbio melhor foi a 16. Nós já não conseguimos no aeroporto porque os pesos estavam esgotados.

Nunca conseguimos rede nos telemóveis (Optimus) e o que nos salvou foi o Skype para telefonar para casa. O Hotel tem internet wireless gratuita até nos quartos mas perde-se qualidade por isso utilizei o computador sempre na recepção. Nos quartos apenas existe tomada de electricidade europeia na casa de banho. Um adaptador dá jeito porque tinha que pôr tudo a carregar em cima da bancada do lavatório......

No geral foi uma viagem excelente! Adorei o hotel, a praia, as visitas que fizemos e a simpatia de todos no hotel, á excepção de algum pessoal da animação que olhavam os portugueses como ET's, mas que não servem para estragar a boa imagem do restante staff.

Se aconselharia uma viagem á Riviera Maia e estadia no Catalónia Playa Maroma? Sem qualquer dúvida!!!:D
 

Bee

Membro Conhecido
Olá Viky,

Excelente descrição das tuas férias... agora só faltam as fotos.
Já sabes que se precisares de ajuda estou disponivel :huh:
 

Viky

Membro Novo
ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_02552.jpg

Será que deu?
Parece que sim.
Este é o quarto priviledge em que ficámos!
 

Viky

Membro Novo
ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0018.jpg


Os blocos dos quartos!

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0036.jpg


O passeio entre a recepção e a zona de piscina e praia!


ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0184.jpg


O mar fantástico!
 

Viky

Membro Novo
ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0061.jpg


A bonita Playa Maroma, zona do hotel.

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0078.jpg


A piscina e o bar ao fundo. Por cima fica o restaurante gourmet.

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_04532.jpg


Um dos pratos servidos no restaurante mexicano Tio Pedro! Divinal.......

Quando puder venho colocar mais umas quantas.
Até já!
 

ladym

Membro Conhecido
Oláaa!
Adorei as fotos que partilhas-te...estou até disposta a abdicar de uma estrelinha para poder estar no meio de tanta cor (da outra vez qd estivemos no mexico ficámos fascinados pelas cores vivas do alojamento...coisa que agora vejo muito pouco nos resorts...paranoias...lol)
Quanto ao quarto fiquei agradavelmente surpreendida, já que no tripadvisor aparecem uns quartos que são um pouco "xexes" :huh: (lol)...Pelo que tenho visto em programas portugueses, os quartos prviledge são os que são comercializados cá..mas tambem no site do catalonia não vejo qq outro tipo de quarto, a não ser as suites:huh: por isso suponho que fora as suites e outros superiores, sejam todos priviledge?;) è que esets quartos parecem-me bem mais bonitos que os do catalonia Royal...(duvidas,duvidas,duvidas)

de qq modo fiquei bastante satisfeita com o report+fotos e dado q a praia é a mais bonita que vi pela costa fora...cada vez estou mais baralhada!:(

P.S. vis-te lá alguma realização de casamento?
 

Viky

Membro Novo
Vi um casamento sim! Olha aqui! Armei-me em paparazzo mas tive vergonha de me aproximar mais! O casamento foi na praia, depois seguiram para o restaurante gourmet acompanhados pelos mariachis e á noite estavam todos a jantar no mexicano.

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_03682.jpg


Quanto aos quartos sei que há os básicos que são em tons de azul e depois há os priviledge que ficam nos blocos 4 e 6, mais perto da praia. Eu fiquei no bloco 4, o Tikal. Há ainda o edifício das suites que está mesmo em cima da praia e quem tem acesso privado e loundge na praia. Eu adorei o quarto. É muito simples mas achei muito bonito mas havia um casal português que estava também no meu bloco e a cama era igual á nossa mas sem as traves, ou seja, a minha era muito mais gira.....

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0647.jpg


Aqui está outra vista da praia......

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0652.jpg

Outro pormenor do hotel, na zona das lojas e spa. os blocos priviledge são do lado direito desta foto. Os edifícios são muito coloridos. Eu adorei....

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_06052.jpg


Que saudades..........
 

ladym

Membro Conhecido
Vi um casamento sim! Olha aqui! Armei-me em paparazzo mas tive vergonha de me aproximar mais! O casamento foi na praia, depois seguiram para o restaurante gourmet acompanhados pelos mariachis e á noite estavam todos a jantar no mexicano.



Quanto aos quartos sei que há os básicos que são em tons de azul e depois há os priviledge que ficam nos blocos 4 e 6, mais perto da praia. Eu fiquei no bloco 4, o Tikal. Há ainda o edifício das suites que está mesmo em cima da praia e quem tem acesso privado e loundge na praia. Eu adorei o quarto. É muito simples mas achei muito bonito mas havia um casal português que estava também no meu bloco e a cama era igual á nossa mas sem as traves, ou seja, a minha era muito mais gira.....



Aqui está outra vista da praia......


Outro pormenor do hotel, na zona das lojas e spa. os blocos priviledge são do lado direito desta foto. Os edifícios são muito coloridos. Eu adorei....



Que saudades..........
Obrigada por responderes e por postares a foto do casamento.;) :huh: ..Tb adoro camas de dossel...engraçado q esses outros quartos n aparecem no site deles...estranho!:(
 

Rachelita

Membro
Boas

Também fiquei num privileged, por sorte, porque cá o que me disseram na agência é que ía para um standard, os tais azuis, talvez um pouco inferiores. Ficamos mesmo junto à praia e piscina,e apesar da recepção e o buffet de pequeno almoço serem um pouquinho longe, fazia-se muito bem até lá no meio daquela vegetação toda.

A praia é mesmo muito boa, um sonho....

Às vezes as estrelas não são tudo!!!!E olha que antes de ir pesquisei bastantes hóteis, para que não fosse fora do orçamento, mas que também não fossem uma surpresa desagradável quando lá chegasse. E acertei!!!:huh: Playa Maroma para repetir....:(

Boas viagens
 

ladym

Membro Conhecido
Boas

Também fiquei num privileged, por sorte, porque cá o que me disseram na agência é que ía para um standard, os tais azuis, talvez um pouco inferiores. Ficamos mesmo junto à praia e piscina,e apesar da recepção e o buffet de pequeno almoço serem um pouquinho longe, fazia-se muito bem até lá no meio daquela vegetação toda.

A praia é mesmo muito boa, um sonho....

Às vezes as estrelas não são tudo!!!!E olha que antes de ir pesquisei bastantes hóteis, para que não fosse fora do orçamento, mas que também não fossem uma surpresa desagradável quando lá chegasse. E acertei!!!:huh: Playa Maroma para repetir....:(

Boas viagens
Olá
Obrigada por mais estes esclarecimentos ;)
As estrelas não são tudo...(sei que pareço uma snob a falar com a historia do 5 estrelas até pq normalmente valorizamos mais o conforto e animação e nem tanto as mariquices...eheheheh)...mas há parâmetros de atribuições de estrelas...se tudo correr bem nem damos por isso...mas se qq coisa corre menos bem...Descobri isso da pior maneira num hotel 4 estrelas em Cuba...eles não se responsabilizavam por qq reclamação alegando q era um 4 estrelas e não um 5 estrelas...

Esta viagem tem um objectivo especifico e tenho receio que se algo não correr tão bem, me digam mais uma vez que não podem fazer nada porque o hotel não é de 5 estrelas...me cortem as asas e me impeçam de exigir determinadas coisas (embora eu tenha consciência que os hotéis de cadeias assim de massas raramente são meeeesmo 5 estrelas.)
Mais uma vez obrigada pelas achegas!
(continuo sem encontrar esses tais quartos no site do catalonia...eheheheh ..só la vejo os priviledge e suites...)
 

Viky

Membro Novo
(continuo sem encontrar esses tais quartos no site do catalonia...eheheheh ..só la vejo os priviledge e suites...)
Espreita aqui

http://www.cataloniaplayamaroma.com/

Aparecem logo nas fotografias do lado direito;)!

Só um reparo. As estrelas dos hotéis não têm conotação directa com o luxo do hotel. São atribuídas consoante o nível de conforto, equipamentos e serviços que a unidade oferece. Um familiar meu tem um hotel no centro do país que está conotado como 2 estrelas. No entanto já estive em hotéis de 4 e 5 com quartos menos luxuosos, mas como aquele oferece poucos serviços é apenas 2 estrelas.
 

ladym

Membro Conhecido
Espreita aqui

http://www.cataloniaplayamaroma.com/

Aparecem logo nas fotografias do lado direito;)!

Só um reparo. As estrelas dos hotéis não têm conotação directa com o luxo do hotel. São atribuídas consoante o nível de conforto, equipamentos e serviços que a unidade oferece. Um familiar meu tem um hotel no centro do país que está conotado como 2 estrelas. No entanto já estive em hotéis de 4 e 5 com quartos menos luxuosos, mas como aquele oferece poucos serviços é apenas 2 estrelas.

Ah, ok, mas como este site não é oficial, ou seja, pertence à vacation tours e não ao catalonia...não liguei..eheheh..Obrigada!
Sim, eu sei q não tem a ver com luxo ou aspecto (a minha familia trabalha em hotelaria há várias decadas...sei os critérios :) ) por isso eu me referia aos serviços..sabes que em certos sitios das caraíbas eles fazem a coisa um pouco á balda, por isso temos que nos precaver...e tal cm disse lá em cima...gato escaldado!!! :) Tenho que equacionar muita coisa...vamos a ver cm corre ;) Obrigada pela paciencia para explicar tudo ;)
 

Viky

Membro Novo
Aqui vão mais umas fotos dos locais visitados.
ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0444.jpg


As ruínas arqueológicas de Cobá. Esta pirâmide tem 24 metros de altura e pode ainda ser escalada embora eu tenha considerado bastante perigosa, os degraus estão gastos e muito íngremes. Contudo vale a pena subir e perceber a imensidão da floresta lá de cima.
O parque é muito exótico. Foi descoberto há relativamente pouco tempo porque a selva "engoliu" os edifícios. Além do interesse histórico do local, é extraordinário ver que as árvores nascem, literalmente, das ruínas. Mesmo os edifícios que foram parcialmente recuperados estão cobertos pela selva. E são árvores com muitos metros de altura. Aconselho a quem viaje por sua conta a contratar um guia local. Eles estão bem documentados e vale a pena porque de outra forma não se percebe o significado dos edifícios. O parque é grande mas para quem estiver habituado a caminhar, faz-se bem. Há a possibilidade de alugar bicicletas.

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0455.jpg


Perspectiva da descida da pirâmide.

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0524.jpg


As ruínas de Tulum são indescritíveis. O parque está extremamente bem cuidado e o nível de conservação dos edifícios é bom. Embora considere a contratação de um guia importante, em Tulum os edifícios estão documentados e é mais fácil compreender o local. Mas o que impressiona é mesmo a localização . O parque está "empoleirado" num pequeno promontório junto ao mar e o contraste entre a relva bem cuidada, a cor dos edifícios e o azul surreal do mar criam um ambiente único e muito favorável á fotografia.

Detesto répteis mas achei que esta foto valia a pena!


ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0517.jpg


Por fim visitámos Chiché-Itza. Embora sejam muitos kms, as estradas estão muito bem sinalizadas e fazem sempre referência ao parque.
ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_0633.jpg


No dia anterior, uns companheiros de hotel tínham-nos dito que Chichén-Itzá só se visita porque é "maravilha do Mundo", porque mais nada tem para ver. Custou-me a acreditar mas baixei as espectativas quanto ao local. Cada qual tem seus gostos mas eu não consegui caracterizar o local de outra forma senão magnético........
Não fosse o constante incómodo dos vendedores que vendem tudo o que podem, sobretudo artesanato "made in China" e uma espécie "sei lá de quê" que fazia um barulho extremamente irritante, podia-se dizer que o local é mágico. Eu assim o achei. Tive sorte porque como não fui em excursão cheguei bem cedo, muito antes da invasão turística que ocorre pelas 10 da manhã. Pudemos disfrutar de uma visita calma guiada por um excelente guia, parecia saído directamente do National Geographics. Mas não era só estilo... o senhor, já de idade, conhecia muito bem os edifícios e a história do local. Além disso deu-mos uma bela lição sobre a cultura maia e tolteca, nada enfadonha e bem documentada. O jogo de ecos que o local proporciona foi algo de fabuloso. O meu marido só dizia que de certeza que eles estão equipados com algum sistema electrónico que permite aquele jogo de sons......Uma experiência imperdível!

ai1219.photobucket.com_albums_dd427_viky22_Mexico_DSC_00382.jpg

A pirâmide de Kukulkan é mesmo a "estrela da companhia". Não se consegue desviar os olhos dela.

E foram os três parque que visitei. Não fiquei desiludida com nada e qualquer um dos três proporciona sempre uma experiência diferente.
Qualquer dúvida é só perguntar.
 

correia

Membro Conhecido
Parabens VIKY pelo report e fotos fantasticas das tuas ferias ...
FIca a saudade daquele lugar fantastico

OBRIGADO .:D
 
Top