Novidades

Euros vs. Dollars vs. Pesos

Airpirex

Membro
Olá estive recentemente no México e tenho a dizer que fui artilhado com €, $ e pesos. No entanto pude concluir que, para a grande maioria dos gastos o dolar é suficiente e adequado, para as coisas mais baratas (tipo pagar o colectivo e assim) levem alguns pesos.

Euros só necessitei para pagar a taxa no aeroporto que foi 55€ (podia pagar em € ou pesos).
 

Pedro Azevedo

Membro Novo
Boas, não me agrada muito a ideia de levar muito dinheiro vivo, levantar la dinheiro no multibanco não é a melhor solução?
Se é melhor levar dinheiro vivo, o melhor é pesos ou dólares? e mais ou menos quanto levam? :blush:
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Dólares?
Eu sinceramente não entendo essa teoria dos dólares... A não ser que gostem de perder dinheiro.
A melhor opção a meu ver, é levar € e depois trocar lá por pesos, de preferência numa cidade, onde vão encontrar os melhores câmbios.
O que acontece lá é basicamente isto.
Podem pagar em €,pesos ou dólares, só que o câmbio deles é mau. Por exemplo:
vão a uma loja e a compra é 2000pesos, o que acontece é que se quiserem pagar em dólares, eles vão fazer o conversão a 10pesos/1dólar, quando o valor do dia está a 13.1 e nas lojas de câmbio encontram facilmente a 12.5.
Neste caso, pagam 200 dólares (2000/10=200), quando podiam pagar apenas 160 (2000/12.5=160)
O mesmo caso se aplica a €. Agora em fins de Maio, inicio de Junho, nas lojas a taxa deles era entre os 14/15 e eu trocava a 17.4.
O que eu não entendo, é porque é que algumas pessoas vão perder dinheiro a trocar € por dólares e depois vão trocar esses dólares por pesos ou pagar em dólares com taxas muito mais baixas, perdendo assim dinheiro 2 vezes.
Espero ter-me explicado bem :)
 

Nuno Varanda

Membro Novo
Olá estive no México há 1 mês.

Na minha opinião acho que é melhor levar dinheiro vivo até para pagar excursões e alguma coisa que queiram comprar. De cada vez que levantas dinheiro ou pagas alguma coisa com cartão levas sempre com uma taxa.

A moeda que eu aconselho é o euro, porque é a moeda mais valiosa e assim ficam mais baratas as coisas.

Eu gastei mais ou menos 700 euros lá já contando com as excursões que fiz.

Abraço
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Como é que as coisas ficam mais baratas com €???
Se tu gastas-te 700€ e nos locais onde pagas-te te fizeram uma taxa de 1€/15pesos, equivale a teres gasto 10500pesos, enquanto que se fosses a uma casa de câmbio e trocasses esses 700€ a uma taxa de 1€/17.4pesos, que era o que estava nessa altura, terias ficado com 12180pesos.

12180-10500=1680pesos
1680/17.4=96.55€
A conclusão a que eu chego, é que se tivesses trocado esses 700€ numa casa de câmbio e depois tivesses pago tudo em pesos chegavas ao fim com 1680pesos/96.55€ na carteira...
 

rique

Membro Ativo
Concordo com o Nando, o melhor é levar euros e trocar por pesos.
Vim do Riu Tequila no dia 27/06 e posso desde já dizer que na semana que lá passei troquei cada € a 17.60 pesos na 1ª casa de câmbios que se encontra quando se sai do complexo playacar (cerca de 100 metros depois de passar as barreiras de controle de segurança , mesmo junto ao inicio da 5ª avenida).
Nessa altura a média na 5ª avenida era de 17.50/17.52 pesos por €.
Boas viagens
 

rique

Membro Ativo
Sim , é verdade , quanto mais avançamos pior.
Não aconselho a cambiar dinheiro no hotel (não chega a 16 pesos por €) nem naquela espécie de centro comercial/barraquinhas perto do Riu Tequila (17.10 pesos/€).
Não esquecer de guardar 55€ para a taxa de saída :(.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Muito sinceramente não entendo porque é que trocam € por pesos ou dólares...
Eu levei de cá € e paguei tudo em €.
Durante todas as férias só usei € em todo o lado, com a vantagem de pagar as compras uma taxa de cambio correta, ou seja, sempre que verificava os preços que me eram apresentados nas três moedas para o mesmo produto (nas lojas de Playa) os preços correspondiam-se entre si a uma taxa de cambio bastante correta, pelo que não vi qualquer vantagem em pagar noutra moeda que não o €.
Passeios paguei em € ao José e taxas de saída é mais vantajoso em €, como tal a questão de cambio nunca se pôs.
 

Tila

Membro Novo
Olá,

No México aceitam dólares americanos? Qd fui para a República levei dólares. E no México, será melhor pagar excursões, recordações na moeda local, em dólares ou em euros?
E as taxas do aeroporto? Paga-se à entrada e à saída como na República? Quanto por pessoa? devemos pagar na moeda local, em euros ou em dólares? Quem foi recentemente se puder responder...
é que andei a pesquisar, e li por aqui que não gostam de dólares. ou que não se deve pagar em dólares no aeroporto. é verdade?
 

Paulo Aelx

Membro Ativo
Tila disse:
Olá,

No México aceitam dólares americanos? Qd fui para a República levei dólares. E no México, será melhor pagar excursões, recordações na moeda local, em dólares ou em euros?
E as taxas do aeroporto? Paga-se à entrada e à saída como na República? Quanto por pessoa? devemos pagar na moeda local, em euros ou em dólares? Quem foi recentemente se puder responder...
é que andei a pesquisar, e li por aqui que não gostam de dólares. ou que não se deve pagar em dólares no aeroporto. é verdade?
As taxas do aeroporto pagam-se à saida, creio que atualmente serão de 60euros por pessoa.
Eu adquiri uma excursão e pedi preços em euros e dolares, portanto aceitam ambas as moedas. Já nas lojinhas o ideal será mesmo em pesos até para lhes facilitar a vida de não terem de cambiar.

Os pagamentos em dolares e o facto de não "gostarem" muito que isso aconteça creio que está relacionado com a lavagem de dinheiro, o que ocorre muito no méxico e que leva a que as autoridades não permitem por ex que se paguem os hoteis em dinheiro, exceptuando os extras..claro!!
 

rum

Membro Conhecido
Euros.

As taxas de saída só podes pagar em Euros ou Pesos, não aceitam dólares. O Euro é bem aceite em todo o lado, não há razão para gastar dinheiro a comprar dólares.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Ao contrario do que muitos possam pensar o Euro não é a moeda do Mundo , o Dollar é que é.
Claro que a moeda local é sempre a moeda a utilizar na maioria dos Países. Em Países onde a economia é fraca e a moeda pouco vale convem sempre usar uma moeda forte. Mas essa moeda forte tem que ser a mais utilizada na região. Ora no México essa moeda é o dollar. Portanto esqueçam o eur. Usem pesos e em ultimo caso o dollar, nunca utilizem o eur.

Taxa cambio hoje:

1 dollar = 13,2684 pesos
1 eur = 17,0642 pesos


Hoje em dia comprar dolars numa qq loja de cambio de rua em Portugal deve ter uma taxa de mais ou menos 10€? por cada $500

Usar o euro só para pagar taxa saída ou então trocar os euros em casas de câmbios na playa del carmen (claro que a taxas não é a que referi , mas procurem a mais aproximada) , não paguem em euros as excursões, taxis , gorjetas, recuerdos , pois vão sair sempre a perder !

Quanto ao dollar não ser usado no México ou nos hotéis , grande treta ! Então os Americanos que são a maioria dos clientes no México pagam como? Até existem caixas MB em Cancun que dão dollars e não pesos , grande combate ao tráfico então! Os operadores turisticos europeus é que tem mais interesse que os clientes europeus paguem em euros pois a sua margem de lucro aumenta ja que muitas vezes fazem 1€ igual a $1 ou então !1.10 e só ai ganha 15% de cada vez.

Alias vejam os sites por exemplo de Xcaret ou Coco Bongo e vejam se aparece lá o Euro.

Aqui como a entrada custa $60 dollars ou 750 pesos a poupança e de $3,5 dollars se pagar em pesos (quase irrelevante e que se pode negociar) . Isto na Coco Bongo

Em Xcaret o bilhete online custa 1533 pesos ou $116 dollars , ora aqui da praticamente ela por ela. Tanto faz pagar com um ou outro mas é mais facil pagar 116 que 1533


​Ah e se não derem o dinheiro certo confiram sempre o troco , esta é uma das formas mais fáceis de enganar os turistas! A mim numa bomba de gasolina tentaram me enganar e iam ficar com quase tanto no bolso como o que paguei de gasolina , eu reclamei e o tipo : ah era para propina . E eu : oh amigo ficar com tanto de propina como eu paguei de gasolina ainda por cima sem pedir é roubo!
 

rum

Membro Conhecido
Ó Rui, ninguém disse que o Dolar não é usado. Claro que é usado só não é aceite em organizações governamentais, que é o caso das taxas de saída.

O ponto interessante aqui é perceber que se compras cá dólares pagas um valor pelo serviço lá se pagas em dólares ou compras pesos também pagas uma taxa de serviço (estás a pagar 2 vezes). Se pagares em Euros ou comprares pesos só pagas uma vez.

Quanto ao fazerem um 1 dólar = a 1 euro... só aceita quem quer.

Por três vezes que fui ao México nunca levei dólares.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
rum disse:
Ó Rui, ninguém disse que o Dolar não é usado. Claro que é usado só não é aceite em organizações governamentais, que é o caso das taxas de saída.

O ponto interessante aqui é perceber que se compras cá dólares pagas um valor pelo serviço lá se pagas em dólares ou compras pesos também pagas uma taxa de serviço (estás a pagar 2 vezes). Se pagares em Euros ou comprares pesos só pagas uma vez.

Quanto ao fazerem um 1 dólar = a 1 euro... só aceita quem quer.

Por três vezes que fui ao México nunca levei dólares.
Pois , mas mais uma vez isso é errado pois os Americanos pagam a taxa de saída também, só que a deles já esta incluída nos bilhetes de avião, coisa que por cá também se deveria fazer e evitar perder tempo e andar a guardar 55 ou 60€ .

Certo, mas se pago 10€ ca para comprar $500 dollars , e depois pagar tudo em dollars ( ou seja xcaret , coco bongo , propina , ) mesmo que traga dollars para casa eles nunca perder valor (o euro ate anda em queda) . Se pago em euros , vou pagar sempre uma comissão extra pois não é uma moeda utilizado pelos Mexicanos (quantos vem a Europa?) e por cada comissão extra vale mais pagar os 10€ ca para comprar $500 . Mas trocar Euros lá por pessos sim , vale a pena, só que é preciso ter quase a certeza de quanto se vai gastar , pois se cmbiar varias vezes pago varias comissões e se trouxer pesos estou entalado pois comissões para cambio de pessos são enormes (chegam a ser de 30%)

rum, aqui em Portugal por exemplo no Algarve aceitam euros como é obvio mas aceitam também Libras , dollars e etc, mas as taxas ja sabes , deve ser tipo uma libra um euro
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Rui, se leres o tópico desde o início, penso que vais concluir que isso de pagar em dólares não é tão simples assim como tu dizes no que toca a perder dinheiro. No México onde eu estive, para além de perder dinheiro ao trocar euro por dólares, depois perde-se no câmbio que as lojas fazem. Mas isto foi no México onde eu estive...
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Nando Parente disse:
Rui, se leres o tópico desde o início, penso que vais concluir que isso de pagar em dólares não é tão simples assim como tu dizes no que toca a perder dinheiro. No México onde eu estive, para além de perder dinheiro ao trocar euro por dólares, depois perde-se no câmbio que as lojas fazem. Mas isto foi no México onde eu estive...
Nando, se leres o que eu disse eu também não falei nas lojas de comércio , falei em Coco Bongo , Xcaret e propinas,... obvio que no comércio tradicional compensa pagar em pesos, alias mais vale ir ao walmart ou algo assim.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Reafirmo o que postei anteriormente.

Em todos os pagamentos que efetuei, ou seja, passeios e compras em Playa del Carmen, os preços foram-me apresentados nas três moedas, e dei-me ao trabalho de os comparar, tendo como referencia as taxa de cambio que já levava de cá após consultar sites da especialidade. Não vi vantagem nenhuma em pagar em pesos ou dólares, o cambio aplicado nos preços apresentados era o correto, como tal não vi vantagem em cambiar euros por qualquer outra moeda, alias, se o fizesse estaria a perder dinheiro.

No que toca às taxas de saída o mais vantajoso era mesmo o euro.

Poderá haver as diferenças que o Rui mencionou nos parques e cocobongo (não fui), aí é uma questão de fazer as contas e optar pela situação mais vantajosa, para tudo o resto euros sem dúvida, até porque se sobrarem, não se estragam, nem temos de voltar a cambiar e perder dinheiro uma segunda vez.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sinceramente, não percebo a relevância de levar Dolares para o México, eu não levei e não acho minimamente vantajoso.

Para começar em muitos sítios a começar pelo Hotel não aceitam Dólares e aeroporto para taxas de saída não aceitam dólares de todo.

As excursões acertei o valor já em Euros, se quisesse pagar em Dólares ou Pesos o Câmbio era inverso, logo não tinha qualquer vantagem.

Basicamente só gastei dinheiro em euros para as excursões e para o resto (recuerdos, bebidas nas excursões etc.) utilizei pesos que converti a partir de euros.

Logo, qual é a vantagem de trocar Euros por Dólares para depois trocar por Pesos? A meu ver nenhuma.
 
Top