Novidades

Euros vs. Dollars vs. Pesos

Nuno Varanda

Membro Novo
Eu paguei tudo em euros e nas excursões de pagares em pesos ou dólares ficavam mais caras e isso perguntas ao Miguel castelã que ele logo te diz. Agora se calhar se querem ir paramos mercados e comprar um monte de coisas talvez seja melhor os pesos contudo eu paguei em euros e não me deixei enganar faziam-me sempre a taxa de conversão correcta e quando me estavam a enganar ía á loja ao lado. Quando trocas euros por pesos logo à partida tas a perder dinheiro.

Cada um faz o que quer.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Nuno Varanda disse:
Eu paguei tudo em euros e nas excursões de pagares em pesos ou dólares ficavam mais caras e isso perguntas ao Miguel castelã que ele logo te diz. Agora se calhar se querem ir paramos mercados e comprar um monte de coisas talvez seja melhor os pesos contudo eu paguei em euros e não me deixei enganar faziam-me sempre a taxa de conversão correcta e quando me estavam a enganar ía á loja ao lado. Quando trocas euros por pesos logo à partida tas a perder dinheiro...

Cada um faz o que quer.
Essa ideia de que quando trocas euros por Pesos (ou qualquer outra divisa) estás a perder dinheiro é completamente errada. Podes perder ou ganhar, tudo depende da flutuação cambial.

Pagar nas lojas em euros (ou dólares) nunca é bom negócio, isto porque as taxas de cambio por muito boas que sejam são sempre inferiores à taxa de cambio de mercado, o que e compreensível e acontece um pouco por todo o mundo, os lojistas ao aceitarem divisa estrangeira têm um encargo acrescido com a troca da moeda e como é óbvio fazem-se cobrar desse serviço, a não ser que pagues com cartão multibanco ou Visa e nesse caso o banco faz-te a taxa de cambio do dia mas aplica-te taxas.

Um exemplo pratico, eu troquei Euros por pesos à uma taxa de cambio de 16 no Hotel, embora tivesse visto depois outros locais onde a taxa era superior, nas lojas que por norma tinham a taxa de cambio afixada por norma não iam além dos 14.

Ou seja se eu comprar com os pesos que converti no hotel um artigo de 500 pesos fica-me por 31,25€ (500/16) se pagasse na loja com euros e me fizessem o cambio a 14 (500/14) pagaria pelo mesmo artigo 35,71€ não sendo uma diferença abismal, se somarmos todos os gastos acaba por ser um poupança considerável.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Um exemplo pratico, eu troquei Euros por pesos à uma taxa de cambio de 16 no Hotel, embora tivesse visto depois outros locais onde a taxa era superior, nas lojas que por norma tinham a taxa de cambio afixada por norma não iam além dos 14.
Ja agora, lembra-se a como era o cambio do dollar nas lojas?
 

Diamante03

Membro
Rui Araujo disse:
Ja agora, lembra-se a como era o cambio do dollar nas lojas?
Desculpem a minha invasão na vossa conversa, antes demais.

No ano em que tive no méxico 2011, utilizei meramente dolares e nao euros por uma simples razão, automaticamente no cambio estava a ganhar 500€ eram logo 665usd.

E pelo que li nos post de mexico, e que vim a comprovar, um exemplo que valeu a pena era a saida, que eram 25usd ou 25€, claro que pelo valor da moeda nao valia a pena o €.

Relativamente a pesos nunca tive o contacto, até porque sai de portrugal logo com as excursoes planeadas e orçamentadas.

Relativamente se tenho possibilidade de comprar o dolar a 1.30usd = 1€ (na altura) porque haveria de ir pagar no mexico um valor mais baixo. Os valores que te apresentavam em € equivalia a 1,18usd (sensivelmente), quando tempos a possibilidade de trocar cá o dinheiro sem qualuqer custo de comissão e taxas.

Boas viagens que este ano vou para cuba...

Abraços
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Nuno Varanda disse:
Eu paguei tudo em euros e nas excursões de pagares em pesos ou dólares ficavam mais caras e isso perguntas ao Miguel castelã que ele logo te diz. Agora se calhar se querem ir paramos mercados e comprar um monte de coisas talvez seja melhor os pesos contudo eu paguei em euros e não me deixei enganar faziam-me sempre a taxa de conversão correcta e quando me estavam a enganar ía á loja ao lado. Quando trocas euros por pesos logo à partida tas a perder dinheiro.
Cada um faz o que quer.
Tenho quase a certeza que nas lojas, se o câmbio do dia estiver a 17 muito dificiLmente te fazem mais que 15.
ploferreira disse:
Essa ideia de que quando trocas euros por Pesos (ou qualquer outra divisa) estás a perder dinheiro é completamente errada. Podes perder ou ganhar, tudo depende da flutuação cambial.

Pagar nas lojas em euros (ou dólares) nunca é bom negócio, isto porque as taxas de cambio por muito boas que sejam são sempre inferiores à taxa de cambio de mercado, o que e compreensível e acontece um pouco por todo o mundo, os lojistas ao aceitarem divisa estrangeira têm um encargo acrescido com a troca da moeda e como é óbvio fazem-se cobrar desse serviço, a não ser que pagues com cartão multibanco ou Visa e nesse caso o banco faz-te a taxa de cambio do dia mas aplica-te taxas.

Um exemplo pratico, eu troquei Euros por pesos à uma taxa de cambio de 16 no Hotel, embora tivesse visto depois outros locais onde a taxa era superior, nas lojas que por norma tinham a taxa de cambio afixada por norma não iam além dos 14.

Ou seja se eu comprar com os pesos que converti no hotel um artigo de 500 pesos fica-me por 31,25€ (500/16) se pagasse na loja com euros e me fizessem o cambio a 14 (500/14) pagaria pelo mesmo artigo 35,71€ não sendo uma diferença abismal, se somarmos todos os gastos acaba por ser um poupança considerável.
Isto que relatar, foi o que se passou comigo e com mais pessoas que conheço e que já expliquei no início do post :)
Houve até uma loja de massagens na praia, que o senhor com quem falei, quando lhe perguntei pelos preços, e na altura perguntei em todas as moedas para ver em qual compensava pagar, me disse logo que a taxa fé câmbio deles era de X, e que para não perder dinheiro, o melhor era ir cambiar primeiro numa lojinha na esquina porque o câmbio era muito mais alto.
Rui Araújo, o câmbio do dólar nas lojas era o mesmo que o euro, mais ou menos entre 2/3 dólares abaixo do que vias nas casas de câmbio.
Exemplo:
Casa de câmbio: 12,5pesos/1dólar
Lojas: 10pesos/1dólar
 

ploferreira

Administrador
Staff
Rui Araujo disse:
Ja agora, lembra-se a como era o cambio do dollar nas lojas?
USD creio que andava pelos 10/11

Diamante03 disse:
Desculpem a minha invasão na vossa conversa, antes demais.

No ano em que tive no méxico 2011, utilizei meramente dolares e nao euros por uma simples razão, automaticamente no cambio estava a ganhar 500€ eram logo 665usd.

E pelo que li nos post de mexico, e que vim a comprovar, um exemplo que valeu a pena era a saida, que eram 25usd ou 25€, claro que pelo valor da moeda nao valia a pena o €.

Relativamente a pesos nunca tive o contacto, até porque sai de portrugal logo com as excursoes planeadas e orçamentadas.

Relativamente se tenho possibilidade de comprar o dolar a 1.30usd = 1€ (na altura) porque haveria de ir pagar no mexico um valor mais baixo. Os valores que te apresentavam em € equivalia a 1,18usd (sensivelmente), quando tempos a possibilidade de trocar cá o dinheiro sem qualuqer custo de comissão e taxas.

Boas viagens que este ano vou para cuba...

Abraços
[SIZE=10.5pt]Acho que estas um pouco confuso...qual é a vantagem que dizes em 500 euros serem 665 USD? isso seria vantajoso apenas e só se a taxa de cambio entre Dólares/pesos e Euros/pesos fosse igual o que não é… [/SIZE]



[SIZE=10.5pt]Por outro lado estamos a comparar realidades diferentes pois pelo que vejo em 2011 podias pagar as taxas de saída com USD e até compensava (se bem que acho estranho essa conversão de 1/1 entre USD e EUR) hoje em dia nem sequer podes pagar as taxas de saída em USD apenas em Euros ou Pesos e muitos sítios (como os hotéis) já não aceitam USD sequer…[/SIZE]
 

Diamante03

Membro
ploferreira disse:
USD creio que andava pelos 10/11


Acho que estas um pouco confuso...qual é a vantagem que dizes em 500 euros serem 665 USD? isso seria vantajoso apenas e só se a taxa de cambio entre Dólares/pesos e Euros/pesos fosse igual o que não é…



Por outro lado estamos a comparar realidades diferentes pois pelo que vejo em 2011 podias pagar as taxas de saída com USD e até compensava (se bem que acho estranho essa conversão de 1/1 entre USD e EUR) hoje em dia nem sequer podes pagar as taxas de saída em USD apenas em Euros ou Pesos e muitos sítios (como os hotéis) já não aceitam USD sequer…
Como comercei por referir fui ao Mexico em 2011 e acredita que era assim, taxa de saida 25€/25usd.

A vantagem é simples faria mais com 665 usd ganhava na moeda do que com 500€
 

ploferreira

Administrador
Staff
Continuo sem perceber... tudo depende das taxas de cambio podias ganhar ou perder.., sem saber as taxas de cambio EUR/USD EUR/pesos e USD/Pesos não é possível afirmar, mas acho muito difícil que compense, hoje em dia não compensa seguramente.
 

Diamante03

Membro
ploferreira disse:
Continuo sem perceber... tudo depende das taxas de cambio podias ganhar ou perder.., sem saber as taxas de cambio EUR/USD EUR/pesos e USD/Pesos não é possível afirmar, mas acho muito difícil que compense, hoje em dia não compensa seguramente.
naquela altura era bom,

dolar = euro para eles
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Existem situações em que acontece o que o Diamante03 referiu.
O percurso Playacar/Playa del Carmen em táxi é 70 pesos/ 7 dólares/ 7 euros.
E mesmo neste caso, o peso é sempre melhor.
Mas pelo que eu e conhecidos meus vimos por lá nestes últimos 2 anos, este tipo de situações é 1 em 100.
 

rique

Membro Ativo
Eu em junho utilizei euros para excursões e taxa saída. Para as compras de recordações e táxis usei pesos. Tive o cuidado de comparar os preços em euros/pesos e compensava mais pagar na moeda local. Só fiquei com 20 pesos de recordação e ainda usei o cartão de crédito no aeroporto (burro, devia ter cambiado mais pesos).
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
A primeira vez que fui ao México em 2004 só levei dollars , paguei todas as viagens (chichen itaza, Xel-ha - Tulum e Capitão Hook) com cash levantado numa atm pois o visa do BCP não funcionou.
Paguei em dollars a noite (fui a todo o lado, estava em Cancun) , um jantar no Perico´s e as gorjetas. Também paguei a taxa de saida em dollar, so usei pesos no bus.

Da segunda vez em 2009 , na Playa levei dollars e euros. Troquei euros por pesos e paguei com pesos os recuerdos , taxi , gasolina , chichen itza. Paguei em dollars as entradas na coco bongo , xcaret , senor frogs . Nesta altura o euro valia quase 1,5 dollars . Taxa de saida tinha que ser em euros 50€

Da terceira vez em 2001 , em Cancun paguei em pesos a viagem a tulum, xel-ha , isla mujeres , aluguer carrinho golfe, bus ,alguma night e recuerdos. Paguei em dollars a noite (coco bongo , cabana beach , hard rock , senor frogs) , gorjetas e um taxi de emergencia (medico) .
Taxa de saida em euros 55€


Porque pagar em dollars o que paguei em vez de pesos? como o peso vale pouco estas entradas são sempre de 650 ou 1300 e picos , ou seja nunca existe um valor certo logo e mais fácil converter em usd e tentar negociar do que tentar negociar em pesos (ainda mais depois de beber uns copos) . Exemplo nunca paguei mais de $50 usd na coco bongo quando o valor normal era 55.
 

Nuno Varanda

Membro Novo
Como eu digo cada um faz o que quer eu levei euros e não fiquei a perder e quando digo que me fizeram nas lojas taxa de 1euro-17pesos é pk me fizeram a experiência de cada pessoa eu não sei só conto a minha. As excursões já fui orçamentado de Portugal com o Miguel e sem dúvida alguma que ia ficar a perder quer pagasse em dólares ou em pesos aliás houve um casal que tuga que foi connosco e ficou a perder já não me lembro muito bem quando mas penso k foi quase 5euros, isto na Exploratours agora se calhar se forem a outra pode já não ser assim.

Como digo isto é a minha experiência, respeito a vossa e não digo que está errada.

Cada um tem é que pagar Axo que não há borlas. :)

Pesso desculpa mas outro exemplo é a taxa para a saída quando pagas em euros pagas menos quase 5euros que pagando em pesos, em dólares isso não sei. Depois acontece como aconteceu a alguns k foram no meu voo que ficaram muito revoltados porque tiveram que pagar taxas para levantar os pesos e depois ainda perderam dinheiro quando o aeroporto fazia mais barato a quem pagava em euros. Bem sumido essas pessoas perderam algum dinheiro e percebi na altura as suas indignações.

Quem quiser ir ao México fale com o Miguel Castela que é português e vive no México não há melhor que ele para nos aconselhar, foi o k fiz.

Abraço

Outra coisita.

Comprei uma camisola no aeroporto paguei em euros e fizeram-me a taxa de 1euro para 18 pesos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Nuno quando dizes que te faziam 17 nas lojas por curiosidade vistes o cambio no hotel ou lojas de câmbio?
 

Nuno Varanda

Membro Novo
No hotel estavam a fazer 15 e tal quase 16. E nas lojas de câmbio na praia del Carmen 5a avenida estavam a fazer a 17 e pouco.

Mas também fui a lojas que o câmbio era 15 mas tinha sempre o cuidado de perguntar antes e aí não comprava nada e saía.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Das duas uma ou estas muito enganado ou então foste a lojas muito especiais...

Eu não encontrei uma única loja que fizesse um cambio igual, quanto mais superior, nem faz qualquer sentido, neste caso o dono da loja ficava a perder dinheiro!

Edita os posts para adicionar informação, não coloques novos, senão o tópico fica uma confusão ;)
 

Nuno Varanda

Membro Novo
Estás a chamar-me de mentiroso?? Se te digo que comprei no aeroporto 1camisola e gomas e fizeram câmbio de 18 é pk fizeram. Nas lojas como te Diogo câmbio na altura estava a 17e tal e havia lojas k faziam a 17 se quiseres acredita se não quiseres fica na tua que eu fico na minha. E espero k indirectamente não me chames mais mentiroso.

Como já disse cada 1faz o k quer, eu só relato a minha experiência e cada um relata a sua ponto final.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não chamei nada a ninguém, simplesmente as tuas afirmações contrariam qualquer lei da economia mas pronto isso sou eu que digo, que não percebo nada disto ;)

Obrigado pelo teu relato e esperemos que alguém o considere útil.
 

Nuno Varanda

Membro Novo
Eu percebo o k dizes. E como te disse houve lojas onde faziam câmbio a 15 ou 14 mas também encontrei quem fez a 17 e mesmo assim ganhavam dinheiro pk o câmbio estava até 1 pouco mais alto. No aeroporto de facto também achei muito estranho mas foi o que aconteceu. Nas excursões compensava e muito em euros.

Resumindo Axo que o melhor é levar euros e cambiar fora do hotel para ir as compras nas lojas.
 
Top