Novidades

[Report] Catalonia Bavaro (Privileged) - 9-23 de Setembro 2012

gallery_5840_271_147567.jpg


Dizem que não há duas sem três (e provavelmente não terá sido a última), e por isso, este ano a minha escolha acabou por recair pela terceira vez na Republica Dominicana (segunda vez em Punta Cana). Adoro este país, abençoado pelo mar Caribe, com cenários perfeitos de “dolce far niente”, muito sol, rum e o ritmo do merengue e da bachata – musica que passou a fazer parte do meu dia-a-dia desde a primeira vez que o visitei há 10 anos.

Como estamos em tempos difíceis e decidimos levar a nossa filhota de 3 anos, achámos melhor optar por um destino que já conhecêssemos, com boa praia. Procurámos um hotel com criança grátis e como tal, o Iberostar (onde passei a minha lua-de-mel há 10 anos) e que seria a minha escolha número 1, estava fora de questão. Restava o Bahia Principe e o Catalonia Bavaro.

Confesso que este Catalonia inicialmente me repugnou tremendamente e não queria mesmo ir para lá por tudo o que li… Mas, como boas promoções para o BP nem vê-las, acabei por ter de ficar pelo Catalonia. Foi uma opção consciente, e levei as expectativas baixas pois já sabia que o hotel estava mais para 3 ou 4 estrelas do que para 5. E realmente, foi isso que constatei.

Enviei como sempre um mail para o hotel para verificar a reserva e fazer pedidos especiais – pedi para ficar na Villa 1. No Facebook também postei que ia comemorar aniversário e aniversário de casamento e que gostava de ficar bem perto da praia. Responderam-me que iam enviar os meus pedidos para o departamento correspondente.

Reservei os assentos, como sempre, mas desta vez, fila do meio, para irmos os 3. Check-in ok, embarque ok, partimos 3 horas depois de embarcar. Havia uma avaria no software. O avião, segundo nos disseram, até tinha estado na manutenção dois dias antes, por isso não havia razão para avarias… Mas o facto é que foram 3 longas horas sentados nos lugares, incluindo almoço com vista para a pista – Bacalhau à Brás e Arroz Doce. O meu marido até teve direito a vinho gratuito (não sei se se esqueceram de cobrar com aquilo tudo ou se foi um bónus). Além disso, fomos “presenteados” com um berço preso na parede, mesmo em frente à cara do meu marido para um recém-nascido… Já reclamei à Orbest, uma vez que paguei os lugares, não deveria ter sido colocado o referido berço ali, mas ainda não obtive nenhuma resposta. E certamente, não terei…

Acabamos por chegar a Punta Cana com 3 horas de atraso, por isso já era de noite. Mas tive recepção especial! Os meus amigos mosquitos estavam à minha espera. Assim que saí do avião, fui logo mordida na mão!

O transfer para o hotel demora uns 20 minutos, é um dos hotéis mais próximos do aeroporto.

CHECK-IN E QUARTO

DSC04033.jpg

Bebidinha de boas-vindas e quando chegou a nossa vez de fazer o check-in fomos conduzidos para a recepção do Privileged, pois era aí que iríamos ficar ;) Do mal, o menos… Ficamos na Villa 1 - Privileged, avistando a praia, tal como pedi, num quarto triplo bastante grande, com duche e banheira redonda na mesma área, telefone, minibar, cofre incluído, ar condicionado, ventoinha de tecto, secador de cabelo, máquina de café e café, LCD, TV cabo, DVD, balança e chinelos, room service, varanda com mesa, cadeiras e rede, toalhas de praia no quarto, NET funcionava pessimamente no nosso quarto, menu de almofadas, relógio despertador com entrada para MP3, tábua e ferro de engomar, chapéu-de-chuva, ficha de 220V…

DSC04043.jpg



DSC03957.jpg


DSC03832.jpg


O melhor do quarto é sem dúvida a banheira, que era enorme. Dava para tomarmos banho os 3 juntos. Levem sais de banho e espuma, porque a banheira não é jacuzzi e não nos fornecem nada disso. Para os mais românticos, também sugiro umas velinhas ;)

DSC03836.jpg



O quarto era bastante bom e perto da praia, mas bem longe do buffet principal (não se pode ter tudo) e a caminhada é interminável… Nesta passadeira existe uma cobertura com tecto de palha que percorre o caminho todo, abrigando-nos do sol,
DSC04015.jpg

mas fazem falta uns carrinhos. Há alguns de golfe, para transporte de malas, essencialmente. Cheguei a ver turistas ingleses a serem apanhados à hora de jantar à porta do quarto e levados à porta do restaurante… Fruto de gorjetas, certamente…

Para quem gosta de musica caribenha, aconselho o canal HTV, mto bom. Fazíamos grandes parties no quarto. Chegaram a ir bater-nos à porta: “It’s almost midnight”! Malditos ingleses, jantam às 18h, às 21h estão bêbedos, às 23H estão na cama!

Durante a semana houve ainda uma promoção para fazermos upgrade para o Royal Bavaro por 15 dólares/noite, mas para quem tem crianças não dá porque o hotel é ADULTS ONLY.

DSC04479.jpg

Miminhos no meu aniversário




DSC03841.jpg

Miminhos à chegada




DSC03839.jpg



DSC03835.jpg


DSC03834.jpg



PRAIA
A praia é a nível de beleza uma das piores em que já estive por estas bandas. O mar nada tem de deslumbrante ou paradisíaco. Ondas não tem, mas a maior parte dos dias tivemos sempre algas em abundância, tanto na areia como dentro de água. Mas já ia preparada para isto porque toda a gente fala deste problema, que parece que é constante… Os empregados andam sempre a limpar à mão e cheguei a ver um tractor a limpar, mas torna-se impossível.

DSC04023.jpg


Quanto mais algas havia, mais quente estava a água… foi a água mais quente que apanhei até agora. Apanhamos água a 32º, à vontade! Normalmente, à tarde, estava mais frio cá fora do que dentro de água. Parecia MESMO que estávamos a nadar na sopa, mas neste caso, no caldo-verde! Houve também dias em que quase não havia algas, mas como não estou habituada a estes intrusos numa paisagem que costuma ser paradisíaca, confesso que por muito poucas que haja, estragam a magia da paisagem que se quer idílica por estas bandas… A areia também está sempre suja, com folhas secas e outras coisas secas que vão caindo das palmeiras, que são milhares. Acho que tudo isto também tem a ver com esta praia ser um bocado para o “selvagem”. Mas sinceramente, em 7 vezes que já viajei para as Caraíbas, nunca vi nada assim… Mas pronto, ia de férias e como já ia mentalizada para tudo isto, há que desvalorizar…

Havia sempre cadeiras disponíveis, mas para ter as melhores, mais à frente ou com palapa, é necessário ir relativamente cedo. Como tínhamos a miúda, era mesmo necessário conseguir uma palapa e confesso que fui reservar palapa algumas manhãs, antes de ir para o pequeno-almoço. Assim, dava para ficarmos na praia mesmo o dia todo, incluindo fazer a sesta debaixo da palapa ;)

Andámos 2 x de catamarã, muito fixe. Se forem para o lado direito (quem está virado para o hotel) há uma plataforma, onde é o Marinarium, onde se pode avistar golfinhos ;)

CIMG7585.jpg

Vendedores na praia, mais à frente

DSC04021.jpg


DSC04210.jpg


DSC04071.jpg


DSC03993.jpg




DSC03858.jpg




DSC04176.jpg


DSC04024.jpg


DSC03997.jpg




PISCINA
Não sou grande frequentadora de piscinas por estas bandas, mas fui algumas vezes porque a minha filhota gosta muito, tentando sempre minimizá-las ao máximo. Achei limpas, de tamanho suficiente, tem ainda uma para crianças, separada mas na mesma zona. Tem bar dentro de água. É também junto à piscina que se trocam as toalhas. Ao fim do dia nunca há toalhas… Entregamos as nossas e dão-nos cartões.

DSC04119.jpg


DSC04019.jpg


DSC04018.jpg


RESTAURANTES
Buffets Gran Caribe e La Palapa (não climatizados)

Quando entramos nestes buffets há sempre uma empregada que nos entrega desinfectante de mãos. É obrigatório usar.
Estes dois buffets servem pequenos-almoços e almoços. O Gran Caribe é mto mais completo, tem a comida numa zona com ar condicionado, mas as mesas onde depois comemos, não…

Buffetprincipal.jpg
Buffetprincipalareadacomids.jpg


É um calor insuportável. Muitas vezes optei por ter menos variedade, mas andar menos e apanhar menos calor durante a refeição e comer no La Palapa…
À noite, apenas está aberto o principal, o La Palapa abre apenas na noite da festa da praia, com churrascada. Gostei mto dessas noites.

DSC04116.jpg

Vista do buffet de praia

Ao fim-de-semana, o hotel é literalmente invadido por dominicanos da classe média/alta, que se comportam de forma um pouco selvagem… Jacuzzis cheios de famílias com crianças, boias, e pratos de comida durante tardes inteiras; snack-bar parece uma roulotte no fim de um concerto, em que todos se acotovelam para obter o próximo hambúrguer…

Havia também um chorrilho de russos que nunca tinha visto em lado nenhum. Outra coisa que constatei é que existem mtos homossexuais (especialmente mulheres) neste hotel. Não sou homofóbica nem nada que se pareça (o amor é lindo em todas as suas formas), é apenas uma indicação a quem possa interessar de que este hotel é gay-friendly. Já tinha notado no Catalonia Playa Maroma, no México, mas afinal deve ter a ver mesmo com a cadeia. Não posso no entanto deixar de salientar comportamentos um bocado explícitos demais, que é de lamentar, nomeadamente inadequados para um hotel tão virado para crianças…

Creperia Bretonne : das 16H00 às 23H00
Tem uns bons crepes (mas nada que se compare com a creperia do Catalonia Playa Maroma), mas tem o handicap de ser junto à recepção. Ou seja, super longe. Só me dei ao trabalho de lá ir 2 vezes.
Ao lado existe uma gelataria, mas é tudo pago à parte. Gelados incluídos só no buffet e só havia 2 sabores de cada vez (Morango e Baunilha ou Chocolate e Baunilha).

Pizzaria Sorrento: das 12H00 às 18H00
Pizzas óptimas, mto concorrido.

4 restaurantes à la carte climatizados
Nestes restaurantes não servem café depois da refeição
A nível de decoração, são mto básicos, mto mesmo. Nada de luxuoso ou memorável.

- Mariachi – mexicano – Nota 0
Mexicano.jpg

O pior de todos e o pior restaurante onde já estive na minha vida. Atendimento = 0. Os empregados parece que estão a fazer um frete. Pedimos as coisas e eles não ouvem, fazem uma cara de desdém e acabam por não trazer nada do que pedimos e quando pedimos os pratos, ficamos tempos infindos à espera. As toalhas têm buracos, as almofadas das cadeiras têm nódoas… É mau demais. Sinceramente, pensei que tivesse tido azar da primeira vez e ainda fomos outra vez na segunda semana, mas ainda correu pior…
Mais incrível ainda é pedir uma Margarita num restaurante Mexicano e olharem para nós como se estivéssemos a pedir sardinhas assadas! Não havia Margaritas no Mexicano! Como pode ser isto?????

- Mikado – japonês – Nota 3
DSC04431.jpg

Fomos 2 vezes. Gostei francamente mais da primeira vez, não a nível de comida, porque foi igual das duas vezes, mas a nível do cozinheiro que nos calhou. O primeiro interagiu mto mais connosco. Atenção que para quem gosta de sushi, aqui não vai encontrar grande coisa. Ficarão com certeza mais bem servidos na noite Oriental do buffet. Aqui também não há saké :nono:

- Rodeo – steak house – Nota 3
Este costuma ser o restaurante que menos gosto dos restaurantes temáticos, sabem lá eles o que é boa carne?! Mas no Catalonia Bavaro foi um dos que mais gostei. Foi uma lufada de ar fresco a nível de simpatia dos empregados e da comida. Acabei por comer aqui 3 vezes. Mas ainda assim, já comi carne melhor, claro.

- La Toscana – italiano – Nota 4
Italiano.jpg

Este era o mais requintado dos três a nível de decoração (mas ainda assim básico quando comparado com outros em que estive anteriormente). A comida foi a que mais gostei, mas sou suspeita porque adoro comida italiana. Fomos 4 vezes a este restaurante, duas das quais, comemos lagosta, contratada com o Pirata que anda a divulgar este serviço nos buffets, ao pequeno-almoço. São 19 dólares por pessoa, mas as lagostas são mto grandes. Da primeira vez inclusive, tivemos direito a uma lagosta e meia cada um!

DSC04097.jpg



Os empregados e o atendimento em geral, foi o melhor. Aqui trabalha o Ruben, um português de Torres Vedras, impecável!

O único sítio para lanchar é o snack-bar junto à piscina, que inclui a pizzaria, onde apenas se pode comer pizzas, frango, entrecosto, hambúrgueres e cachorros. Não há fruta, não há leite, não há chá, não há pão, ou bolos. Ou seja, não há NADA do que seja comido tradicionalmente ao lanche. Também há a hipótese da creperia, mas como já disse, fica na entrada do hotel, far, far awaaayyyyyyyyyyyy… Faz realmente falta outro tipo de lanche, até por causa das crianças…

Costuma haver uma vez semana o cocktail da gerência, às 19h00, junto ao Teatro. Põem um papel debaixo da porta do quarto a avisar. Confesso que nunca fui por pura preguiça, mas os meus cunhados foram e ganharam um jantar de lagosta para os 2 ;) Eles oferecem vários prémios, aleatoriamente, a quem está sentado nas mesas.

Junto ao restaurante japonês há um bar de Martinis mto bom, aconselho. É um espaço mto agradável por cima do lago e calminho.

ENTRETENIMENTO
O entretenimento é bom, mas senti um bocado o que se sente no outro Catalonia, está mto virado para franceses e italianos. Têm também aqui o Club Lookea (representante da Operadora), com entertainers específicos e uma área distinta para membros deste clube. Não entendo este conceito… Parece-me mto discriminatório. Ainda assim, há outros entertainers dedicados aos outros vulgares mortais, no Maroma sente-se mais indiferença…

Há voleibol, setas, ferraduras, tiro com arco, ping-pong, step, stretching, aulas de aeróbica na água e aulas de Merengue e Bachata.
Outra coisa que achei mto estranho é fazerem a dança do hotel e não virem buscar as pessoas ou chamarem para o palco, para dançarem com eles…

Os espectáculos são engraçados, bons para passar um bom bocado, mas nenhum deslumbre. Já vi bem melhor. Sem dúvida que aqueles em que o público participa são os melhores, porque dão para umas boas risadas! O que mais gostei foi sem dúvida o Mr Catalonia em que Portugal venceu com distinção, com um belo espécime, o Mr. Frodo, como lhe chamavam por ser um velhote mto pequenino!

DSC03986.jpg

Mr Frodo de calções vermelhos

Muito por aqui se tem falado do espectáculo do Mickael Jackson, esqueçam, acredito que seja bom para quem não está farto de ver espectáculos destes, sem dúvida o melhor que já vi foi na Jamaica, nunca vi nada assim. Parecia que estava num concerto, com fãs aos gritos e montes de pessoas em volta dele, a pedir autógrafos no fim.
A maior parte do teatro está descoberto, pelo que se chove e está mta gente, não dá para ficar toda a gente por baixo do pequeno telheiro.
Depois do espectáculo há sempre uma banda com musica ao vivo, junto ao bar principal. É aqui onde se bebe as melhores bebidas. Para quem gosta dos cocktails típicos das Caraíbas, este é o lugar!

A seguir, discoteca. Menores de 18 anos não entram. É especialmente boa ao fim-de-semana, com todos os dominicanos. Dá mta bachata, reggaeton, merengue e podemos ver “como se mueven”!!!

Ao lado do bar principal há uma zona de snooker, ginásio e outros jogos. Há ainda spa, multibanco, discoteca, lojas, campo de tenis, casino e muitos jardins e lagos (com patos, tartarugas, peixinhos).

DSC04536.jpg


DSC04418.jpg


DSC04182.jpg


DSC04003.jpg


DSC04001.jpg


DSC03874.jpg


RECUERDOS
O Aeroporto parece-me um sítio completamente desapropriado para isto. Para além de as lojas serem pouquíssimas, é tudo caríssimo. A título de exemplo, uma t-shirt de criança (feiosa) custava 30 dólares!!!
No hotel há coisas mto giras a nível de artesanato e para o lado esquerdo da praia (para quem está virado para o hotel) há imensas barraquinhas com coisas em conta. Confesso que não fui lá, mas vi mta gente que foi e aconselhou…

CONCLUSÃO
Fui de facto com as espectativas em baixo porque esta foi a minha terceira vez na RD e nas outras duas vezes fiquei em Iberostars… Por isso, já sabia que ia notar uma ENORMMMEEE diferença e fui disposta a aproveitar o máximo, não ligando a coisas menos positivas e consegui fazê-lo.
Tive a sorte de ter o upgrade e isso foi certamente uma mais-valia para aumentar um pouco as expectativas iniciais. O tempo esteve sempre excelente durante os 15 dias.
Tendo em conta o preço que paguei, que não foi pechincha nenhuma, deveria ser melhor. Se tivesse apanhado os preços que saíram em Maio, certamente era uma boa qualidade/preço. Mas certamente se levarem boa disposição, disfrutarão aqui de uns dias bastante bem passados. Voltaria? Ainda que não conheça o BP, se tivesse os dois pelo mesmo preço, decerto optaria pelo Bahia Principe, mas se a diferença de preços fosse considerável, voltava a optar por este, claro.

DSC04304.jpg
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Excelente report
Assim ficamos com uma ideia do que é bom e menos bom neste Hotel! Parece-me um bom hotel na relação qualidade/preço!
Eu também estive para ir para este Hotel no final de Setembro, mas depois saiu uma boa promoção para os Bahia Principe em Punta Cana e optei por estes por já conhecer a cadeia e como levava a minha filhota não arrisquei o desconhecido!
Agora posso dizer que se para o ano o orçamento para férias for pequenino e não der para mais, coloco como opção (se houver boas promoções) este Hotel!!
 
E eu quero experimentar o BP! Nunca estive em nenhum, mas ultimamente, também tenho ouvido falar mais mal do que bem...
Mas experimenta o Catalonia Playa Maroma, no México, é bem melhor do que este, em tudo!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Carla

Que dizer! Muito bom mesmo :).
Eu aqui quase a "bater o dente", e a ver estas fotos daquela praia com água quentinha não é justo :nono:.

Cumprimentos
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Gostei do report, é sempre bom rever um hotel onde já estive a alguns anos,e que existe mais alguem que partilha da minha opnião sobre a praia e mar do hotel. Com algumas alterações o hotel tá muito semelhante ao que era.
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
E eu quero experimentar o BP! Nunca estive em nenhum, mas ultimamente, também tenho ouvido falar mais mal do que bem...
Mas experimenta o Catalonia Playa Maroma, no México, é bem melhor do que este, em tudo!
O problema é que o México é sempre mais caro que a RD :(
No que diz respeito aos BP, já estive em 3 e confesso que o de Punta Cana foi o mais fracote. Estava lá pessoal que era repetente naquele Hotel e dizia que o serviço tem vindo a decair ao longo dos anos. É verdade que não tenho criticas que considere relevantes para dar uma opinião negativa, mas nota-se que a variedade de comida não é tão grande e os pratos são dos mais baratinhos: vê-se pouca carne de vaca, pratos com marisco nem vê-los, muita pouca variedade de frutas e sobremesas mutio repetitivas... e nos outros Hoteis encontrei tudo isso. deve ser da crise!!!
 

Tasca de Palmeira

Membro Novo
O problema é que o México é sempre mais caro que a RD :(
No que diz respeito aos BP, já estive em 3 e confesso que o de Punta Cana foi o mais fracote. Estava lá pessoal que era repetente naquele Hotel e dizia que o serviço tem vindo a decair ao longo dos anos. É verdade que não tenho criticas que considere relevantes para dar uma opinião negativa, mas nota-se que a variedade de comida não é tão grande e os pratos são dos mais baratinhos: vê-se pouca carne de vaca, pratos com marisco nem vê-los, muita pouca variedade de frutas e sobremesas mutio repetitivas... e nos outros Hoteis encontrei tudo isso. deve ser da crise!!!
Eu estive no BP em Punta Cana e confesso que não tive a mesma opinião...para mim foi tudo muito bom...mas lá está...talvez porque já lá estiveste em mais BP, talvez os outros tivessem melhor impressão para ti :)
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Eu estive no BP em Punta Cana e confesso que não tive a mesma opinião...para mim foi tudo muito bom...mas lá está...talvez porque já lá estiveste em mais BP, talvez os outros tivessem melhor impressão para ti :)
Sim, quando conheces mais do que um Hotel da mesma cadeia e do mesmo Pais tens sempre a tendência para fazer comparações :)
 
O que é essencial para não termos as férias estragadas (e este forum é fundamental para isso ) é irmos a saber com o que contamos para que não levemos as expectativas demasiado altas e depois é um balde de água fria e tudo nos irrita! Se formos sem saber nada do hotel e ele não for grande coisa, é meio caminho andado para a coisa não correr nada bem...
 

baguera

Membro Conhecido
Parabéns, excelente report. :)

Aqui temos uma opinião diferente da minha sobre este hotel.
Eu estive aí em 2010 e ADOREI, mas gostos não se discutem.
È com reports como este e com opinioes diferentes que se mantem este portal um excelente guia de apoio as nossa viagens.

Abraço
 

HMCM

Membro Novo
Bom report. Também estive lá nessa altura, e participei no passatempo que mencionas ai. Quem ganhou foi esse senhor de calções vermelhos. Ele e português. Conversei varias vezes com ele. Eu fui logo eliminado na primeira fase lol. Já tenho saudades desse hotel...
 

HMCM

Membro Novo
Estas a dizer dia 26 de Novembro certo
Já estou a ver que é isso... Eu não posso ir porque estou a trabalhar, só tenho férias de dia 22 de Dezembro a dia 7 de Janeiro e além do mais, a minha mulher não tem férias e também não tenho dinheiro (tive que gastar 1200 euros no arranjo do meu carro e também ainda tenho que pagar o álbum do meu casamento, como já te disse eu fui a RD de lua-de-mel..)
 
Para que conste, relativamente à situação do berço, obtive resposta à minha reclamação e a SOLPLAN devolveu-me o dinheiro das 3 reservas da viagem de ida.
 

HMCM

Membro Novo
Carla (AKA Cagm) disse:
Para que conste, relativamente à situação do berço, obtive resposta à minha reclamação e a SOLPLAN devolveu-me o dinheiro das 3 reservas da viagem de ida.
boas. Mas estas a referir te a quê do berço? ainda não entendi a tua reclamação podes explicar melhor por favor?
 
Top