Olá,
Já estive duas vezes na Turquia mas não no sistema "aventura"
.
Não me parece que seja um país inseguro, mas tudo depende do "espírito" de quem viaja. Neste país, principalmente nas zonas do interior a maior dificuldade parece-me a questão da comunicação, pois as pessoas só falam turco. Algumas regiões do interior têm pouca oferta hoteleira ou, pelo menos, não de cadeias internacionais, mas não me parece que no seu caso isso constitua um problema.
A ideia que tenho dos turcos é que são um povo afável, mas com enormes diferenças entre as cidades e o interior. O interior é mais fechado, mas eu diria que se pode fazer esse tipo de viagem em segurança.
Eu viajei pelo país em autocarro de turismo e a condução pareceu-me verdadeiramente alucinante, mas isto é só uma opinião
)). Em Istambul também me pareceu que conduzir é uma espécie de aventura, principalmente nas zonas com muito trânsito e nas paragens dos semáforos.
Quanto às zonas de praia, a Turquia não tem propriamente os típicos resorts das Caraíbas, embora as zonas de Kusadasi e Antalya sejam bastante turísticas. Atenção porque as praias não são propriamente paradisíacas...
Existe uma opçção que é fazer um cruzeiro em veleiro na zona de Bodrum ou mesmo procurar alojamento nessa zona.
Eu não fiz, mas conheço algumas pessoas que estiveram comigo no país e que disseram que foi uma experiência diferente e com passagem por zonas lindissimas que de outra forma não seria possível conhecer. Estes cruzeiros nada têm a ver com os clássicos cruzeiros que transportam milhares de pessoas. Eu não gosto de viajar de barco, mas pelo que vi e li pareceu-me muito interessante e uma possibilidade muito apelativa para quem gosta de viajar pelo mar.
A Turquia é um país a revisitar pois é uma surpresa permanente. Penso regressar talvez este ano no final de Dezembro apenas a Istambul. A cidade é simplesmente fascinante!
Boa viagem!
Teresa