Novidades

Viajando pela 1ª vez. Destino Madrid

afc

Membro
Olá uma vez mais.

Como falei na apresentação, apesar de ser um "rookie" nestas andanças, queria viajar independentemente do destino, e pelo que pude ler, Madrid estava em boa conta, pelo preço (poderia ser sempre melhor, claro), pela proximidade dos locais a visitar, pela língua, etc. Daí ter-me decidido com apenas uma semana de antecedencia a marcar viagem para Madrid de 3dias(menos uma manhã do 1º dia)/2 noites, assim como marcar alojamento num hostel num quarto com 6 pessoas.

Acontece que decidi tudo isto sozinho e vou assim "à aventura" nesta minha primeira viagem.

Deverei ter algum tipo especial de cuidados nas ruas de Madrid ou no hostel? Apesar de ser um risco ir sozinho e arriscar-me a não disfrutar tanto da viagem como se fosse acompanhado, gostava de poder ter apenas como preocupaçao a eventual presença da chuva e do frio.

Já agora, como são os preços em termos de alimentação? É que apesar de tudo, como disse, a viagem podia ter sido mais barata e estou a tentar marcar como limite de gastos em Madrid entre os 50-100€.

Cumprimentos
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Boas, para mim sozinho é a melhor forma de viajar para conhecer , excepto por uma questão : o extra que se paga por single.
Senao vejamos , nao tens que esperar por ninguém, logo avanças ao teu propio ritmo , ves o que queres, quando queres e como queres. Como vais sozinho tens sempre maior propensao a iniciar conversa com alguem , logo conhecer novas amizades.
Esse teu limite de gastos é por dia? é que se for para toda a vigaem é muito limitado.
Espanha é o País das tapas , o que quer dizer que podes comer tapas sem ir a um restaurante. Em Madrid tb existem os museus do jamon para comer um presunto. Madrid é cidade nocturna, logo a "movida" é intensa . Aconselho a começares pelo bus tour da cidade. E sempre a melhor forma de conhecer uma cidade .
 

afc

Membro
Respondendo por partes:
- não sei em concreto a que se refere quando fala em "extra" a pagar por single, em termos de alojamento como disse marquei num hostel onde havia vagas disponíveis num quarto misto se bem percebi com 6 camas. Paguei apenas a minha parte, lógico. Espero conhecer pessoas novas e agradáveis nessa estadia, mas também quero sair de lá inteiro com as minhas coisas! :)

- em relaçao a gastos, uma vez que ainda não comecei a trabalhar, é natural que não queira gastar muitas economias, até porque no fundo tenho apenas um dia inteiro e outros dois dias "às metades". Sei que há visitas grátis a museus/palácios a determinadas horas, creio que em toda a 4ª feira num deles, e também queria aproveitar aí da melhor forma. Falei em 50-100€ como objectivo para a viagem toda, tendo noçao que a maior parte será gasto no 2º dia da viagem, que é o tal "dia inteiro". Eu pessoalmente gostava de gastar só isso, não sei é se consigo! :p

- Já li aqui sobre o museu do jamon, e até parece ter preços bem razoáveis. Em relação às tapas, confesso, ouço falar, mas ainda nem sei bem o que é, mas algo me diz que será para provar só 1 ou 2 vezes. :p

- Ainda nao fiz o meu "roteiro", mas se puder, conto em passar por/visitar o Palacio Real, os "grandes museus" (não sei se poderei ir a 1, 2 ou aos 3, leia-se, Reina Sofia, Prado e outro que não me recordo agora o nome), Cibeles (nem q seja só o miradouro), para além das principais praças e monumentos que se vêm ao longo do percurso, e se der para perder um bocadinho de tempo e de dinheiro, ir ao museu de cera e ao Bernabeu! Ainda nao me informei, mas creio que vou apanhar tambem o Atletico em jogo da Liga Europa, mas aí seria só passar por fora. :)
 

Bee

Membro Conhecido
Olá,

Estive em Madrid em Maio deste ano pelo que poderás ver o Report (link na assinatura) e tirar algumas dicas.
No total estive 1 dia e meio em Madrid e vi o essencial.

Quanto a gastos... é realmente muito limitado... esse valor é apenas para alimentação? Se sim é possível, agora se pretendes incluir alguma entrada em museus... :unsure:

Vê os vários reports que existem no portal e estabelece prioridades, depois é mais fácil planear onde ir e os custos envolvidos. Qualquer dúvida dispõe!
 

mokas

Membro Conhecido
Olá :)

Como já escrevi na tua apresentação, Madrid é um óptimo destino para a tua primeira aventura a viajar sozinho.

Em primeiro lugar ao ficares num hostel, num quarto partilhado, é uma óptima oportunidade para conviveres com os restantes hóspedes. Normalmente é sempre "malta nova" e bem disposta, com espírito de aventura.

Em segundo, Madrid fica perto e só por isso é uma vantagem.

Terceiro, é uma cidade com imensa vida e por isso se tiveres à vontade e espírito de convívio com certeza irás ter uma experiência fantástica.


Para poupares um pouco de dinheiro, em termos de comida tens sempre aquelas megas cadeias de "fast food", que para poucos dias dá para desenrascar. Tens também as tapas, mas estas ficam sempre um pouco mais caras. No entanto é imprescindível qd se vai a terras de nuestros hermanos tapear um bocadito. Tens também casas/ restaurantes com os famosos bocadillos, que são bocadinhos de pão com tudo e mais alguma coisa. Delicioso!!!

Quanto a museus, tens alguns dias com entradas gratuitas. é uma questão de pesquisares para os dias da semana em que irás lá estar. ;)

Entretanto, como a Deb já referiu, espreita o que por aqui já foi "falado" sobre Madrid, assim como os report's.


Espero ter ajudado e boa viagem!
 

tania p.

Membro Ativo
Estive em Madrid no feriado de novembro (4 dias/3noites) e o que fiz foi comprar o madrid card 72h através da net (mandaram para casa): na altura ficou 42€ por pessoa e entramos gratuitamente em tudo que é sítio, sem ter de esperar nas filas. Entre outros, visitamos: museu do estadio do real de madrid, museu do prado, museu rainha sofia, museu da cera, palácio real, jardim botânico, museu geológico e mineiro, etc... Ou seja, se tivessemos pago estas entradas todas seria mais que 42 euros; além disso, evitamos filas que nalguns casos seriam de 1 hora (e quem tem pouco tempo para visitar a cidade acaba por desperdiçar tempo precioso nas filas).

O meu marido levou roteiros planeados do que visitar cada dia, por zonas da cidade, pois há sítios que fecham mais cedo que outros, e a maioria dos museus fecha ao domingo.

No palácio de Cibeles, a entrada e a subida ao miradouro são gratuitas para o público em geral, apesar de ser necessário tirar bilhete para a subida (apenas para controlar o número de pessoas que sobem em cada grupo); o parque do retiro também é gratuito.

Em termos de alimentação, se ficares por cadeias de fast-food pagas praticamente o mesmo que em Portugal, e há restaurantes de tapas muito em conta (8 euros, a refeição completa).

Para te deslocares, muitos dos locais são próximos uns dos outros, pelo que podes ir a pé. Não acho que o autocarro turístico compense: é 20 euros, um dia; nós acabamos por comprar bilhete no último dia, mais como uma oportunidade de dar uma volta pela cidade toda ao fim da tarde e à noite, apesar de já termos percorrido todas as paragens a pé (enfim, um capricho...). Utilizamos sobretudo o metro, mas principalmente para deslocações entre o hotel e os 1º sitio a visitar no dia, e para voltar novamente ao hotel. A rede de metro é muito prática, barata e eficaz!

Vais adorar Madrid! A mim, superou todas as expectativas!
 

afc

Membro
Bom dia.

(In)felizmente nestes últimos dias ainda não tenho tido muito tempo para preparar mais a sério a viagem.

Gostava que me dissessem quanto tempo é necessário para visitar os vários sítios, seja o Palácio Real, sejam os vários museus, o Bernabeu, etc etc.

Já agora, alguém sabe como funcionam os descontos para estudantes? Serve cartão caixa ISIC (cartão internacional de estudantes)? Cartão Jovem?


Cumprimentos
 

afc

Membro
Estive em Madrid no feriado de novembro (4 dias/3noites) e o que fiz foi comprar o madrid card 72h através da net (mandaram para casa): na altura ficou 42€ por pessoa e entramos gratuitamente em tudo que é sítio, sem ter de esperar nas filas. Entre outros, visitamos: museu do estadio do real de madrid, museu do prado, museu rainha sofia, museu da cera, palácio real, jardim botânico, museu geológico e mineiro, etc... Ou seja, se tivessemos pago estas entradas todas seria mais que 42 euros; além disso, evitamos filas que nalguns casos seriam de 1 hora (e quem tem pouco tempo para visitar a cidade acaba por desperdiçar tempo precioso nas filas). O meu marido levou roteiros planeados do que visitar cada dia, por zonas da cidade, pois há sítios que fecham mais cedo que outros, e a maioria dos museus fecha ao domingo. No palácio de Cibeles, a entrada e a subida ao miradouro são gratuitas para o público em geral, apesar de ser necessário tirar bilhete para a subida (apenas para controlar o número de pessoas que sobem em cada grupo); o parque do retiro também é gratuito. Em termos de alimentação, se ficares por cadeias de fast-food pagas praticamente o mesmo que em Portugal, e há restaurantes de tapas muito em conta (8 euros, a refeição completa). Para te deslocares, muitos dos locais são próximos uns dos outros, pelo que podes ir a pé. Não acho que o autocarro turístico compense: é 20 euros, um dia; nós acabamos por comprar bilhete no último dia, mais como uma oportunidade de dar uma volta pela cidade toda ao fim da tarde e à noite, apesar de já termos percorrido todas as paragens a pé (enfim, um capricho...). Utilizamos sobretudo o metro, mas principalmente para deslocações entre o hotel e os 1º sitio a visitar no dia, e para voltar novamente ao hotel. A rede de metro é muito prática, barata e eficaz! Vais adorar Madrid! A mim, superou todas as expectativas!
Olá de novo.
A entrada com MadridCard para todos esses locais, como o palácio real, são gratuitas ou fazem desconto? Digo isto porque no que diz respeito ao Palácio Real, fiquei algo confuso com a informação que está no site do "patrimonionacional", onde diz "Tarifa Reducida
  • Tarjetas Madrid-Card (Palacio Real de Madrid, Convento de la Encarnación, Palacio Real de El Pardo)."
Quanto ao resto, o tempo de validade do MadridCard corresponde mesmo ao nº de horas? Isto é, se começar a usar um cartão de 24h, por ex, às 16h de um dia, é válido até às 16h do dia seguinte? E começa a contar esse tempo quando? No momento da compra? Na 1ª utilização?

Isto de tentar aproveitar bem a viagem (sobretudo no 1º "meio"dia) não está nada fácil!
(ah, e se puderem responder à questão de desconto para estudante que coloquei neste post, agradecia)

Cumprimentos
 

tania p.

Membro Ativo
Nós não pagamos mesmo nada no palácio real. Além disso, o tempo de validade do Madrid Card corresponde mesmo ao número de horas. Nós utlizamos pela 1ª vez por volta das 11h da manhã do dia 29 de outubro e conseguimos usá-lo durante os dois dias seguintes. O cartão tem um chip e é lá que é gravada a informação da sua utilização.

O tempo que demoras a visitar cada local depende muito da forma como quiseres ver as coisas. No palácio real, nas calmas, deves demorar cerca de hora e meia (que também era o tempo estimado da fila na qual não tivemos de permanecer já que tínhamos o madrid card).

Uma boa compra é o guia "TOP 10 Madrid" da American Express, pois lá tem mapas da cidade, do metro e locais a visitar agrupados por zonas, com os seus principais pontos de interesse... Nos museus, por exemplo, ajuda a encontramos as salas com os quadros mais conhecidos...
 

afc

Membro
Obrigado tania p. pelas dicas.

Para já, vamos ver se este plano é (ou se pelo menos parece) exequível.

Para 1º dia, chegando a Barajas pela hora (tardia) de almoço, penso em parar a meio do percurso para o Hostel no Santiago Bernabeu de modo a aproveitar melhor o tempo e o trajecto. Ou faria isto nesse dia, ou na manhã de regresso para o aeroporto, mas como não conheço o aeroporto e corro risco de apanhar greve de handling no meu dia de regresso, prefiro não arriscar.

Depois então vinha pro hostel a sul da puerta del sol, presumo que já a horas de anoitecer, onde aproveitaria para passear um pouco pelos mercados natalicios da Plaza Mayor, talvez pelo Mercado de San Miguel se estiver aberto, ou entao um dos museus (como o Reina Sofia que fecha mais tarde), ou até dar uma espreitadela na estação de Atocha.

Se vou aproveitar a noite de Madrid nesse dia? Fica em aberto, depende de como estiver o tempo, os locais que visitar, se conhecer entretanto alguem, e que venha fazer percurso em comum.

Para 2º dia, faria um percurso parecido com o 1º dia de um report q já aqui li (Madrid 2010), isto é, da Puerta del Sol, de manhazinha cedo (se conseguir acordar :p), indo de metro ou entao a pé pela Gran Via e Plaza de España, até ao Templo de Debod, Palacio Real e se der a Catedral de Almudena. Após almoço, ainda não fiz bem o plano, mas passaria em ir até à Puerta de Alcalá, Cibeles (passar por lá ou algo mais se der tempo), Parque do Retiro, e mais algum museu ou outro dos locais que falei no dia anterior a que não tenha ido.

Quanto ao resto, ainda não tenho nada planeado. Talvez noite, acordar e ir pegar aviao; talvez passear mais um pouco durante a manhã nas ruas, e se tiver tempo passar por um edificio que achei curioso e que descobri há pouco: o Palacio de Longoria, creio que fica a meio caminho das estações de Colon e Bilbao, um edifício de Goya... um cheirinho a Barcelona, portanto! :p

(ah, e já desisti à partida de fazer contas às entradas grátis nos museus, à partida a minha ida lá deve coincidir com esse horário, mas também prefiro pagar mais 10 euros por um cartao unico de 2 dias que me deixa entrar em vários sítios e ter prioridade nas filas :))

Só queria perguntar mais uma coisa: no MadridCard já percebi como funciona, e ainda bem que é assim. Mas nos cartões para os transportes (Abono Transportes Turisticos), devo comprar de 3 dias? Suponho que neste caso os 2 dias não correspondam a 48h, o correspondem?
 

tania p.

Membro Ativo
Eu comprei antes um bilhete de metro de 10 viagens, que deu praticamente para todas as viagens que fiz de metro, e que fica ligeiramente mais barato.
 

afc

Membro
Muito obrigado pelas informações.

Entretanto parece que o "meu" hostel até já tem uns tours incluidos e algumas actividades em dias que coincidem com a minha ida, o que me deixa satisfeito.

Quero só perguntar mais uma coisa, porque eu já não ando em aeroportos há uns anos valentes. Aterrando no terminal 1 de Barajas, como faço para comprar os cartoes e abonos turisticos e onde apanho o metro? é que já li que fica no terminal 2, mas convinha saber da experiencia de quem já lá foi para não andar perdido.

Obrigado e boas viagens. ;)
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Vi que perguntavas aqui como é que funcionava o cartão jovem ou o ISIC, para o Museu do Prado com o cartão ISIC a entrada é grátis, embora de terça a sábado das 18 às 20h e ao domingo das 17h às 20h as entradas sejam grátis. A vantagem é que com o cartão ISIC não precisas de estar dependente destes horários!!

A entrada no museu Thyssen-Bornemisza para estudantes tem um custo de 5,50€ (não tenho a certeza, mas muito provavelmente o cartão isic aqui é aceite! para o Prado tenho a certeza que é!).

Um beijinho,
Sarap
 

tania p.

Membro Ativo
É muito fácil encontrares o terminal 2, basta seguires as setas. No aeroporto está tudo bem sinalizado, incluindo o metro. Antes de entrares no metro, tens as bilheteiras.
Não te esqueças que tens de pagar uma taxa de entrada e saída no aeroporto: o bilhete de metro de saída e de entrada para o aeroporto É diferente, um pouco mais caro. À chegada, não há que enganar, pois nem passas nos torniquetes se não tiveres esse bilhete. Muita gente esquece-se É de o comprar À saída, e depois não consegue sair do metro para o aeroporto sem comprar novo bilhete....
 

afc

Membro
Olá! Lá venho eu com as perguntas "estúpidas" outra vez! É que já nem me lembro se em Portugal (Porto) É assim, quanto mais em Madrid! :p

Como funciona a validação das viagens de metro? Digo isto porque, imaginemos a situação de querer mudar de linha numa determinada estação. Isso implica que me seja contabilizada uma nova viagem de metro? É que se assim for, bem que faço umas 5 viagens antes de chegar ao hostel.

(e pronto, acho que não vos chateio mais... a não ser num eventual report que venha a fazer... ah, e num post que pus em Transportes salvo erro sobre a greve em Madrid)

Obrigado e cumprimentos
 

afc

Membro
Sou da área metropolitana, mas não uso o metro há vários anos, daí perguntar. De qq forma, por cá já percebi que mesmo mudando de linha na mesma estação tenho que revalidar o andante (pelo menos foi o que li no site do andante).

Já quanto a Madrid, fico com a ideia pelo que pesquisei que é só à saída das estações, mas gostava de confirmar isso.

De q zona es????




Já agora de ambas, acho que vou precisar! :)
 
Top