Novidades

Viagem à Finlândia

Pernelhas

Membro Novo
Estou a planear ir à Finlândia e como os meus amigos não querem ou não podem ir, não vou cá ficar apenas porque eles não querem ir.
À partida estou a planear as coisas sozinho mas seria melhor ir com alguém e por isso aqui fica a proposta:

- de 20 a 27 de julho 2011;
- voo directo ida e volta: Lisboa - Helsínquia e vice-versa;
- alojamento em hostels;
- estadia/visita a Helsínquia, Turku, Lahti e Tampere (sujeito a confirmação consoante alguém queira ir, claro);
- deslocação entre cidades por transportes públicos.

Estive a fazer uma estimativa em termos de preços. Voo, estadias e transportes deverão ficar por volta dos 450€/máximo.

Possuo alguma documentação relativa ás cidades, regiões, transportes da Finlândia cedidas através do turismo finlandês.

A minha intenção de ir à Finlândia é de ir conhecer um país escandinavo e algumas das suas principais cidades.
Vou em Julho por ser pleno Verão, não apanhar frio nem gelo. Podemos conhecer algumas das milhares de ilhas e lagos que por lá abundam.
Ideal para quem gosta de contacto com a Natureza, conhecer um pouco da cultura, sociedade e gastronomia finlandesa.

Nota: A Finlândia tem o Euro como moeda, logo não existe o problema dos câmbios.
 

babo

Membro Novo
Olá,

Já tens mais alguma informação sobre esta viagem?

É um pais que gostava de conhecer e os meus amigos ou já foram ou não estão interessados em ir.

Eu alinho na viagem.


Cumprimentos
 

PatVC

Membro
Olá,

Parece-me uma boa opção; já fui à Suécia e Dinamarca e adorei!!
Vou ver as opções de vôos do Porto e logo decido (seria um bom presente de aniversário já que faço anos a 29 de Julho)
 

Pernelhas

Membro Novo
Olá,

tenho vários "roteiros" possíveis mas nenhum é definitivo. Gostaria de visitar as principais cidades como Tampere, Turku e Helsinquia (claro).
Mas também queria ir a Lahti visitar o parque desportivo ou a Espoo visitar o lago Bodom. Além disso ainda não sei sei vou ao Festival Tuska no dia 23 em Helsínquia. E são estas curiosidades que me levam a fazer vários "roteiros".

Como vou deslocar-me em transportes públicos e ficar alojado em hostels nos centros das cidades tenho de ter também em conta horários dos mesmos, distâncias entre estações, hostels e locais a visitar para que possa "rentabilizar o tempo" caso queria ir a visitar um museu (por ex) com horários específicos.

Estou a planear passar 2 noites na capital, 2 em Turku e 1 em Tampere. Sei que este ano Turku será a capital europeia da cultura e já tem programação divulgada. Tampere é descrita como uma cidade com uma arquitectura moderna por ter várias universidades de design e arquitectura, deve ser interessante. Helsínquia por ter inúmeros pontos de interesse.

Eu tenho vários folhetos e brochuras sobre estas cidades e regiões que nos dão toda a informação sobre os locais de interesse, horários, preços, acessibilidades, alojamento, restaurantes e mapas. São guias turísticos mas em inglês. Por ex, tenho um livro sobre Turku que nos informa sobre acontecimentos e iniciativas promovidas pela cidade no âmbito da capital europeia da Cultura 2011.

Há muita coisa que gostaria de ver mas não terei tempo de ver tudo (nem perto disso). Além disso também há locais que tenho alguma curiosidade em visitar e que não aparecem nos guias que tenho mas são coisas que tenho visto (na net e tv) que gostaria de ver in loco. Não sei se será possível. Terei de fazer opções e é por isso que tenho alguns "roteiros" traçados. Mas isso é uma questão de combinar com quem quiser ir comigo.

Para já deixo o 1º roteiro do itinerário que fiz. Atenção que não será o definitivo, é apenas um esboço.

Dia 20 jul (tarde) Aeorporto-Porvoo
Dia 21 jul Porvoo-Lahti
Dia 22 jul Lahti-Tampere
Dia 23 jul Tampere-Turku
Dia 24 jul Turku
Dia 25 jul Turku-Helsínquia
Dia 26 jul Helsínquia
Dia 27 jul Helsínquia (manhã)-Aeroporto


Em relação aos voos escolhi Lisboa por ficar mais perto de Leiria, onde resido. A tap não tem voo desde o Porto. A partir de Faro é muito mais caro.
Mas se encontrarem outras opções/alternativas, é uma questão de se combinar.
As datas têm de ser dentro da 2ª quinzena de Julho.

Cumprimentos
 

JAlban

Membro
Boas,

No ano passado tive a oportunidade de fazer um passeio por Helsínquia. Foram 6 dias com um dia de visita a Tallin (Estónia) e uma ida a Porvoo e uma ida também a Espoo (capital tecnológica do país - onde está a sede da multinacional Nokia). Helsínquia é uma cidade relativamente pequena com bastante boas acessibilidades, não sei como é as relações em transporte público entre cidades, mas deduzo sendo um país nórdico que as ligações serão eficientes.

Em Helsínquia não posso deixar de sugerir uma visita às ilhas Suomenlinna/Seaborg - património da humanidade e uma das maiores fortalezas marítimas do mundo - local onde os finlandeses vão passar os seus tempos livres.

Uma visita à cidade medieval de Tallin, capital da Estónia também, em meu entender seria de equacionar, o ferry demora cerca de 2 horas e os preços não são muito caros e é uma cidade realmente a merecer uma visita.

Porvoo uma das maiores cidades da Finlândia não pode ser comparada a qualquer cidade portuguesa, capital de distrito, é relativamente pequena e somente apelativa pela beleza natural e pelo pequeno bairro secular com típicas casas de madeira (das mais antigas da Finlândia). Só por curiosidade, o edifício mais antigo de Helsínquia é do século XVIII.

Relativamente ao orçamento aproveito esta oportunidade somente para avisar que os preços praticados são relativamente caros comparando com os verificados em Portugal (almoço nunca inferior a 10 euros e em cadeias de fast food/shuarmas), até os supermercados têm preços muito elevados.

Sugeria uma vista de olhos ao meu report sobre esta viagem e qualquer duvida ou esclarecimento que eu possa responder estarei à vossa disposição
 
Top