Novidades

Validade de um passaporte para efeitos de viagem

jvidia

Membro
Bom dia.

Tenho uma dúvida relativamente à validade do passaporte ... quando se diz que um passaporte tem de ter 6 meses de validade para uma viagem por exemplo para a Republica Dominicana, é desde a data de partida de cá ou data de chegada cá? Ou não tem a ver com os dias em concreto e apenas tem a ver com o mês?

Alguém me sabe explicar?

Muito Obrigado,
Jorge
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Atualmente a RD está com uma medida excecional que não obriga o passaporte a ter os tais 6 meses de validade.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE EU PRECISO LEVAR PARA ENTRAR NA REPÚBLICA DOMINICANA?

A maioria dos visitantes que chegam à República Dominicana via área, incluindo turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, União Europeia, México, muitos países da América do Sul, América Central, Japão, Israel, etc. não precisam de visto para entrar no país. Todo cidadão estrangeiro que ingressa na República Dominicana, exclusivamente para fins turísticos, deve ter passaporte válido durante sua estada e saída do território nacional. Essa medida excecional
é válida até 31 de julho de 2022.

Fonte
 
Última edição:

jvidia

Membro
Eu devo ir em Setembro mas de qualquer forma excelente medida essa da Républica Dominicana. Era bom que continuassem com ela.
Isto dos 6 meses para mim é uma parvoíce. Não sei qual o intuito desta regra a nível mundial.
A 5 meses do fim do passaporte uma pessoa deixa de estar legal porquê? Passa a ser alien? 😁😁😁
 

ploferreira

Administrador
Staff
Esta regra dos 6 Meses (na verdade em alguns países é 3) existe porque os estados não querem arriscar situações imprevistas onde a validade poderia ser ultrapassada.
No nosso caso significa que na pratica o passaporte tem uma validade de 4 anos e meio,
 

rum

Membro Conhecido
@jvidia pode numa hipótese muito remota, não me acredito que alguma vez aconteça, apareça um virus qualquer que se torne pandémico e obrigue a um lockdown do planeta... Isto dramatizando muito a coisa porque acho impensável. Se acontecer, podes ficar impedido de viajar por algum tempo e se o documento caducar tornas-te ilegal e sem possibilidade de usar esse documento para viajar. Quem diz pandemias, diz conflitos armados ou até um vulcão qualquer ou uma catástrofe natural podem impedir a realização de viagens.
 

ploferreira

Administrador
Staff
@rum nem é uma hipótese muito remota, recentemente houve muita gente que ficou retida ao testar positivo ao Covid na data de regresso....
 

rum

Membro Conhecido
@ploferreira eu sei. Estava a parodiar... O que eu queria dizer com hipótese muito remota era uma pandemia parar o mundo... (há 3 anos se me colocassem essa hipótese eu diria que era impossível...)
 
Top