Novidades

Turismo Verde ou Ecológico

cafeina

Membro Novo
Caríssimos Viajantes,

Venho pedir a vossa ajuda e opiniões sobre um tema cada vez mais actual e necessário: Turismo Verde.
Cada vez se fala mais na pegada ecológica e em sustentabilidade ecológica em todas as áreas de negócio ou na vida pessoal de cada um de nós. E também no turismo acredito ser essa a nova tendência. Por isso deixo-vos algumas perguntas...

1. Os viajantes que formam a comunidade do Portal das Viagens preocupam-se com a pegada ecológica que deixam nos países que visitam?
1.1. Se sim, que acções concretas tomam?
2. Procuram opções e destinos ecológicamente sustentáveis?

3. Acham que o mercado português tem já ofertas neste sentido?
3.1. Se sim, quais os destinos e se não, quais as vossas sugestões?

Aguardo as vossas respostas com muita curiosidade.

Obrigada e até breve!

;)

Boas Viagens!
 

JoãoM

Membro
Olá cafeina


Ora aqui temos um tema extremamente importante !

Embora tentemos não nos preocuparmos e mantenhamos uma certa distância desta questão, o facto é que o turismo é responsável por cerca de 5% da poluição global do nosso planeta.

Se não forem tomadas medidas concretas para diminuir este impacto, dentro de algumas décadas já não será possível viajar, ver culturas diferentes, lugares maravilhosos, etc.

Estes dados foram compilados na Conferência Mundial de Davos sobre as Alterações Ambientais e o Turismo de 2007 e fazem-nos reflectir.

O relatório pode ser consultado AQUI, em pdf


Talvez muitos de vós tenham tido a oportunidade de assistir nos cinemas, ou mesmo nos canais 1 e 2 da RTP, a um excelente filme realizado pelo presidente da Good Planet Foundation, Yann Arthus-Bertrand.

Podem ver aqui o site principal: HOME - a film by Yann Arthus-Bertrand

E aqui o filme:


Pode ver-se em alta definição, clicando no botão HD e em ecrã total, no rectângulo vermelho.
Deliciem-se com as belas imagens...

Que sugestões têm então os colaboradores do fórum?

Não esqueçam que as vossas ideias poderão ser a base de algumas mudanças na concepção de viagens.

Vamos dar uma ajudinha ao nosso lindo planeta?


Abraços e...

Boas viagens !!
 
Última edição por um moderador:

bnuno

Membro
cafeina disse:
1. Os viajantes que formam a comunidade do Portal das Viagens preocupam-se com a pegada ecológica que deixam nos países que visitam?
Preocupo-me tanto la como cá....

cafeina disse:
2. Procuram opções e destinos ecológicamente sustentáveis?
Não...procuro destinos que pessoalmente me agradem e estejam dentro das minhas possibilidades


cafeina disse:
3. Acham que o mercado português tem já ofertas neste sentido?
não me parece....mas admito não estar informado nesse sentido


Cumps,

Nuno

 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Este é um dos tópicos mais importantes, não só para partilhar ideias e vivências, mas também para despertar consciências no sentido de alertar para os mais graves problemas do mundo, com manifesta incidência quer na qualidade de vida de todos quantos partilham o gosto de conhecer o mundo e dele aproveitar os maravilhosas riquezas a nível de paisagens, culturas, etc... mas, principalmente, das gerações vindouras para que também elas possam usufruir da oportunidade de conhecer este mundo e praticarem o denominado Turismo verde.

Confesso que ainda não me apercebi, pelos locais que tenho passado, nenhumas acções muito marcantes quanto a preocupações ecológicas. Basicamente, o que se nota é que: a economia depende do turismo e o turismo faz de tudo para satisfazer os turistas.... enfim! nem sempre será a melhor opção .... essa é uma política que nem sempre revela preocupações ambientais e ecológicas.

Concretamente, confesso que a acção mais marcante que me recordo, como manifestação de alguma preocupação ecológica, e que já testemunhei em Portugal Continental, no Arquipélago da Madeira e também em Itália e no Brasil, prende-se com os recursos hídricos, pela atitude de "alerta" que alguns hóteis já adoptam, solicitando que as pessoas apenas coloquem para lavar, de forma evidenciada, as toalhas que utilizam. É um passo positivo e, particularmente, tenho sempre essa preocupação em todos os destinos e em todas as unidades hoteleiras.

Mas, por exemplo, ainda não testemunhei em muitos dos locais por onde já passei, muita preocupação ao nível dos resíduos sólidos e da selecção/reciclagem dos mesmos.... sendo este um factor a melhorar, até mesmo em Portugal, apesar de ser de louvar todas as iniciativas adoptadas e já se notar forte motivação cívica nesse sentido.

Nas nossas viagens todos procuramos locais limpos, paraísos terrestres, etc.. etc..., mas, na verdade, depende de todos nós, contribuir para isso...

É também para isto que é muito importante este nosso fórum, em prol da promoção de um melhor turismo mundial e da qualidade de vida de todos os viajantes.

Bem haja!
 

cafeina

Membro Novo
Obrigada João por partilhares o link deste filme belíssimo e por incentivares a discussão sobre este tema!

Obrigada também ao Nuno e à Maria pelos vossos contributos!


Vamos despertar Consciências Verdes!!

:)
 

cafeina

Membro Novo
[FONT=&quot]Quando lancei o tópico para debate, fiquei curiosa com as respostas que por aqui iria ler...

Este é um tema que me apaixona, pois a nossa casa é muito mais que o nosso domicílio... É o planeta Terra e o Homem tem-se afastado desse conceito, esquecendo-se que as suas acções afectam não só a sua comunidade, o seu país, mas o planeta que acolhe e nutre a espécie humana.

Dos países que tive oportunidade de conhecer até ao momento, noto (tal como a Maria) alguma preocupação com os recursos hídricos através da substituição mais "consciente" das toalhas nos hotéis mas, infelizmente, verifico que a preocupação ambiental se resume a isso...


[/FONT]
 

cafeina

Membro Novo
[FONT=&quot]Estive no Egipto há cerca de um mês, em Sharm El-Sheikh e no Cairo.
Chocou-me ver o lixo na zona envolvente aos resorts em Sharm El-Sheikh, chocou-me o número de piscinas existentes no resort onde estive e todas elas serem de água doce tratada, quando têm o Mar Vermelho mesmo ali ao lado, podendo criar piscinas oceânicas... Chocou-me a quantidade de óleo no mar (onde se localiza um dos mais belos locais de snorkelling do mundo), devido ao número de barcos de recreio e de turismo que circulam diáriamente naquela zona, para que os turistas possam apreciar aquele tão frágil habitat... Pena é que desta forma, aquele habitat de equilíbrio tão delicado (e tão apetecível para os turistas) tenha o seu fim anunciado para breve.
Recusei-me a ser mais um turista a contribuir para isso e por isso rejeitei todas as propostas de passeio de barco no Mar Vermelho.

No Cairo, estive nas margens do Nilo e vi o lixo abundante na água. Em conversa, perguntei à guia que nos acompanhava como era feita a distribuição de água doce no país. A resposta que recebi chocou-me, pois o Nilo é a única fonte de água doce de um país de cerca de 80 milhões de habitantes (a água do rio é distribuída pelo país através de condutas)...
Água é vida e no Egipto, o Nilo representa a vida... E que estranha forma de tratar aquela fonte de vida...

[/FONT]
 

cafeina

Membro Novo
[FONT=&quot]Apesar do que referi nos posts anteriores, é com muita satisfação pessoal que vejo exemplos de boas práticas ambientais a seguir e a replicar pelo mundo inteiro. E como gostaria que o nosso país fosse também um pioneiro nesta área! Potencial não nos falta...

Partilho de seguida alguns links para descobrirem destinos, locais e circuitos eco-friendly não menos encantadores e charmosos. Pena é que os preços não sejam acessíveis a todos os cidadãos do mundo...
Pelo menos para já...

[/FONT][FONT=&quot]
[/FONT]
 

cafeina

Membro Novo
Destinos, Locais e Circuitos Eco-Friendly:

Grã-Bretanha
[FONT=&quot] (ver classificação "verde" dos hotéis disponíveis)
Green Business - The GreenTourism Business Scheme


Índia
Incredible India


Quénia
Eco Tourism Kenya - Promoting Responsible and Sustainable Tourism


Laos
Ecotourism Accommodations - Ecotourism Laos


Top Eco Destinations in the World
Top Eco Destinations in the World for 2008 | Eco Travel Logue


Portal do Ecoturismo (pesquisa disponível por país, com parca presença portuguesa)
Ecotourism Portal, Free Resources for Ecotourists and Ecotourism Providers



Links para despertar Consciências Verdes:

European Travel Commission (Turismo Sustentável)
European Travel Commission


The Nature Conservancy
Nature Conservancy Travel and Trips - Travel the world with The Nature Conservancy


Dicas para Viagens Ecologicamente Responsáveis
Tips for responsible travel. World's best responsible & ecotourism holidays



Deixo-vos com um dos meus pensamentos preferidos, na esperança que também vos inspire...

"Sê a mudança que pretendes ver no mundo."
, Mahatma Gandhi


[/FONT]
 
Top