Novidades

Trocar dinheiro, Propinas, Rent-a-car, Coletivo

brunomnr

Membro Novo
Boas,

Vou ao mexico e vou ficar no Bahia Príncipe precisava da vossa ajuda para o seguinte:

1) Qual a forma mais económica de trocar dinheiro, ou seja, no hotel e aeroporto tipicamente são os sítios mais caros, mas vale a pena deslocarmo-nos a tulum por exemplo para fazer o cambio? Ou vale a pena recorrer às ATM? Existem ATM no hotel?

2) Como funcionam as gorjetas? é obrigatório? vem na factura ou nem sequer há facturas? Li que as gorjetas são cerca de 10% do valor do serviço, é verdade ou é opcional?

3.1) Sei que existem 3 rent a car no bahia príncipe, uma delas é a europcar, sabem quais são as outras? vale a pena reservar on-line? Vale a pena ir a uma rent a car exterior? É necessário cartão de credito? Tem franquia?.

3.2) Há depois as burlas, nas gasolineiras, e a polícia. Alguém sabe como nos defendemos das multas fictícias de radar? ou das multas que eles inventam para sacar dinheiro aos turistas? é legal a polícia apreender a matricula ou peças do carro como caução até pagamento da multa? Nas gasolineiras, todas têm os preços da gasolina afixado? qual o preço da gasolina actual? Pelo que sei, duas regras, garantir o mostrador a 0 litros e saber o preço da gasolina, mas mais não sei!

4) O colectivo funciona em que espaço horário? Atendendo que não conheço os locais, se ao entrar no colectivo pedirmos para parar em tal sítio, eles param, ou só quando passarmos pelos sitios é que falamos? qual o preço actual por viagem/pessoa? e o preço de xcaret para o bahia de taxi? Consegue-se chegar o hotel a partir do xcaret, depois do espectáculo, a tempo do jantar, apanhando o colectivo ou apenas dá de taxi?

Obrigado desde já por qualquer ajuda que possam dar, e espero que a informação seja útil para os restantes membros.

Experiencias Mayas

Membro Conhecido
Profissionais
Boas
Estive no Bahia principe em dezembro passado , em relaçao ao dinheiro levei daqui alguns euros ,que aconselho a levares pelo menos para as taxas de saida 55 euros por pessoa , as compras podes fazer em euros tambem como fiz , mas aconselho alguns dolares ou pesos , pois eles fazem o troco em pesos , e depois levantei pesos no atm do hotel (hacienda) e outros cambiou o Sr, Espinoza á taxa que fazem na playa del carmen , que sempre tens essa opçao ou mesmo em tulum . Em relaçao as gorjetas nao dei uma unica no hotel apesar de ter essa intençao com um empregado do restaurante mas depois passou , nesse campo vai mesmo á vontade , tambem tinha lido antes de ir que pediam e tudo mais , mas nao tive qualquer razao de queixa . Mas se deres tipo 1 ou 2 euros de gorja algum empregado nao ficamos mais pobres e eles satisfeitos. Em questao ao rent a car nao tomei isso em atençao nao te posso ajudar , mas no que viagem fora do hotel encontra se bastante policia nas estradas , com postos de controlo , que disseram que seria por causa da droga e armas . Gasolina o Espinoza meteu e ate falamos nisso mas nao me recordo do valor mas é bem mais barata que a nossa. Os coletivos andei so uma vez de tulum para o hotel e nao me recordo pois pagamos junto mas é barato , e estao sempre a passar na estrada principal junto ai resort e em tulum e na playa del carmen sao inumeros , quanto ao resto nao te posso ajudar . qualquer coisa dispoe.
Em junho vou voltar mas para outro hotel , boas ferias e diverte -te.

Kufrua

Membro Conhecido
Também estive no GBP no ano passdo (à um ano estava lá de molho).

1) Eu levantei dinheiro na ATM do hotel, sinceramente se fica mais caro ou não que ir a Playa del Carmo não sei, mas foi a forma mais simples, pelo menos para mim, até porque não sei se me sentiria propriamente segura a ir a Playa del Carmen levantar dinheiro, tendo em conta que levantei algum porque paguei umas excursões em pesos.

2) Gorjetas apenas se dá se queremos, eles fazem-se as gorjetas, resta ter o bom senso de dar ou não. Eu apenas dava quando o serviço era realmente excepcional, de inicio ainda me enganaram, mas depressa percebemos que infelizmente não podemos dar a todos. Facturas? O único sitio onde me deram factura, que nem sequer era factura, foi quando fui nadar com o tubarão baleia e pagamos as fotografias com o multibanco e nos deram o papelinho.

3.1) Se existem mais rent a car no Bahia não sei, aluguei na Europcar, tem uma franquia de 400 euros ou 600 euros (já não tenho a certeza do valor), nós alugamos lá mesmo, até porque na altura conhecemos lá pessoal e acabamos por dividir o carro, o que ficou bem mais em conta e foi bem mais divertido. Precisamos do cartão de credito por causa da franquia do carro.

3.2) Não duvido que existam abusos da parte da policia, andei 2 dias e meio de carro, de Tulum a Cancun, e não tive nenhum problema com a policia, cheguei a parar o carro no meio da estrada para fazer perguntas a um policia e foi impecável, mas este foi o meu caso claro. Cada bomba de gasolina tem um preço (era como o tabaco e cada bomba tinha um preço completamente diferente).

4) Relativamente ao colectivo, andei (bastante até) preço penso que entre os 30 e 40 pesos (mas já não tenho bem a certeza), não tenho a certeza dos horários do colectivo. Relativamente a Xcaret não fui, nem sei a que horas acaba o espectáculo, mas o buffet se a memoria não me falha fecha as 23h, mas depois existem sempre os 24h, em que a comida é sempre feita na hora, pizzas, hambúrgueres, cachorros, panados, e coisas desse género.

Espero ter ajudado

loftarasa

Membro Novo
Kufrua disse:
4) Relativamente ao colectivo, andei (bastante até) preço penso que entre os 30 e 40 pesos (mas já não tenho bem a certeza), não tenho a certeza dos horários do colectivo. Relativamente a Xcaret não fui, nem sei a que horas acaba o espectáculo, mas o buffet se a memoria não me falha fecha as 23h, mas depois existem sempre os 24h, em que a comida é sempre feita na hora, pizzas, hambúrgueres, cachorros, panados, e coisas desse género.
Colectivo é 30 pesos. Também recomendo vivamente.

TREPADOR

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Em relação ao dinheiro eu não troquei. Paguei sempre em Euros e não vi qualquer necessidade de usar outra moeda, nem vantagens tão pouco, mas podes sempre levar de cá ou levantar no ATM do hotel (vê quanto é que o teu banco te cobra por utilização)[/SIZE]

[SIZE=medium]Gorjetas, dei apenas ao homem que carrega as malas e nunca me senti pressionado a faze-lo. [/SIZE]

[SIZE=medium]Rent a car julgo que é só europcar, apesar de ter balcões nos vários lobies. [/SIZE]

[SIZE=medium]A gasolina o preço era ligeiramente inferior ao praticado por cá e o preço está afixado e visível para quem passa na estrada, se não me falha a memória o litro ficava à volta de 1 euro a 1 euro e pouco. [/SIZE]

[SIZE=medium]Existem vários pontos de controlo policial nas estradas, mas do que pude observar os carros controlados eram de locais e não carros alugados (diferenciam-se pela cor da matricula). Pelo que sei o espirito que impera é não chatear muito os turistas, pois este é o sustento de toda aquela região, não quer isto dizer que estamos isentos de ser controlados. [/SIZE]

[SIZE=medium]Os coletivos julgo que circulam pelo menos até às 22h. As refeições no bahia como já foi dito, se não for no restaurante, pode ser sempre no 24h[/SIZE]

Boas férias.

Kufrua

Membro Conhecido
Eu aluguei sem cc. Apenas tive de fazer o seguro contra todos os riscos, e já levava o carro alugado de portugal

Kufrua

Membro Conhecido
brunomnr disse:
Onde e que alugaste o carro?
Desculpa confundi este post com outro, aluguei carro sem cc mas não foi no México, no México teve de ser com cc, não sei se existe a possibilidade de o fazer sem cc, mas duvido muito. Mas com a facilidade de diversidade de cc's que existem, dá perfeitamente para fazer apenas um cc para a viagem, no meu caso até fiz dois, um visa e american express, para o caso de um não dar nas maquinas de lá. Cheguei cá e foram ambos cancelados, apesar de ter um cc que uso exclusivamente para comprar viagens na internet, que não tem qualquer custo desde que ao dia em que me retiram o dinheiro da compra eu tenha esse valor.

Airpirex

Membro
Perdoem-me a questão, mas qual a vantagem de alugar carro? Eu andei sempre de colectivo ou em carrinhas das excursões e não vi necessidade de alugar carro.. Assim não tive stress nem com CC, nem gasolina, nem policias.. pensem nisso!

brunomnr

Membro Novo
Olá a todos e obrigado pelas respostas, aproveito para relatar a minha experiencia.

1)Levantei no ATM, no hotel o cambio era de 1€=15.90 pesos +- e o cambio na atm penso que ronda 1€=17 pesos, acresce ainda as comissões, dependendo de cada cartao e banco. Uma coisa muito importante, se levantarem por exemplo 100€ em pesos por exemplo, a ATM, vai dar provavelmente notas de 500 pesos, e o que tem de fazer é passar na recepção do hotel e troca-las, porque eu não conseguia pagar nada com elas, nem nas casas de cambio me destrocavam a nota, uma coisa impressionante.

2) O representante da soltour vem com a conversa no autocarro: "Os maleiros do autocarro estão aqui gratuitamente, se quiserem dar alguma coisa, será a unica coisa que eles vão receber". Como eu sou contra o trabalho escravo e como eu já tinha pago bem à soltour, e se todos fizerem como eu, a soltour começa a ter de pagar dignamente ou +- algo parecido com isso.

3.1)Acabei por alugar no hotel (europcar) que é a unica no hotel, mas fui negociar a playa del carmen:) porque no hotel os preços disparam, e apesar de conseguir numa agencia que me aceitassem o cartao de debito, acabei por deixar uma cauçao em dinheiro um pouco mais baixa do que eles pediam. A cobertura pode ser basica ou total, e nem a total é 100% total, não cobre vidros, pneus, chaves etc. Aconselho a fazerem algumas veriricações ao carro antes do vendedor sair de junto de voces.

3.2) A policia, nao tive problemas, e senti-me muito seguro, apenas passei pelos controlos da policia federal, e nunca me mandaram parar. Vi muito poucas vezes a policia municipal, essa sim, é a que é problematica, mas tive que me munir de alguma informação no caso de ser intervistado por eles. Eu levei gps com as coordenadas dos sitios onde queria ir, e fui la ter certinho, apesar de haver placas, estava mais seguro e sabia a que horas ia chegar ao destino. Não fugir das rotas turisticas, evitar conduzir à noite, andar atrás dos mexicanos:) que andam bem depressa, penso que os problemas serão muito reduzidos. Ter atenção às linhas vermelhas de estacionamento, temos de respeitar 15 metros de distancia, assim como das esquinas dos cruzamentos (penso eu). A policia pode levar a placa do carro até pagar a multa. NUNCA pode levar alguem para a esquadra a não ser que esteja sob o efeito de alcool ou drogas. As gasolineiras, tem o preço afixado em cada bomba, sendo a gasolina normal 12 pesos e qualquer coisa e a premium 13 e qualquer coisa, 1€ = 17 pesos +-. Na prorpia bomba tem um aviso vermelho, para a pessoa verificar se o contador está a zeros, e a senhora só pôs gasolina depois de ler em voz alta "ZEROS" e eu ok, e ela pôs:)

3.2) A primeira vez que apanhei o coletivo, nao sabia bem se eram coletivo ou carrinhas de turismo particulares, mas estava à beira da estrava e ele parou, assim que se entra diz se para onde se vai e ele pára lá. O preço por viagem está actuamente em 35 pesos/pessoa mas penso que para os mexicanos o preço é diferente. Apanhei o coletivo tanto para ir como para vir do xcaret, sem bem que na vinda, os coletivos vinham cheios e nao foi facil apanhar um com lugares. O horario é cerca das 6h00 até 22h00, se bem que um senhor do coletivo me disse que era até às 24h. o taxi por exemplo do GBP até ao xcaret é de cerca de 20 a 25 dolares.

Apesar de estar a repetir alguma informação, espero ser util para quem precise.

Nota 1: Ainda nao percebo o valor aburdo das escursões, em playa del carmen há muita oferta de escursões, pelo que os preços serão provavelmente mais interessantes, mas eu passava e nem lhes dava trela, pelo que nao sei os preços.

Muito importante para quem vai alugar carro, eis uma informação preciosa gentilmente cedida por uma rent a car, e que guardei para partilhar convosco:

ai1252.photobucket.com_albums_hh578_brunomnr0_Mexicocar10001_001_zps80ed35ed.jpg

ai1252.photobucket.com_albums_hh578_brunomnr0_Mexicocar10001_002_zps4b7bbaff.jpg