Novidades

Transportes em Cuba

NunoGomes81

Membro Novo
Olá,

A minha estreia em Cuba está cada vez mais próxima (dia 2/9). :D Depois de escolhido o hotel (Paradisus Princesa del Mar), a minha preocupação é agora saber o máximo possível sobre os transportes em Cuba de modo a poder sair de Varadero para conhecer Havana e, sobretudo, Viñales.
As excursões programadas dos operadores turísticos estão fora de questão e os táxi c/ guia (Boris ou Yoander) são de momento o plano B. O Plano A é chegar aos locais por conta própria e depois ou conhecer por conta própria (em Havana) ou contratar um guia no local (em Viñales).
Por isso aqui vão uma série de questões: :)
1º - por quanto se consegue um táxi de Varadero para Havana (sei que os preços de tabela sao 80CUC, mas também já li que isso é para quem chega, paga e não regateia)? Qual foi o melhor preço que conseguiram viajar entre Varadero e Havana? Por exemplo, já li que na porta da Viazul, no centro de Varadero, há muitos taxistas por lá a angariar clientes a preços bem mais convidativos. Alguém me confirma?
2º - O site da Viazul (omnibus) apresenta horários Havana-Varadero a partir das 6h da manhã, mas de Varadero para Havana o primeiro é ás 12h. :/ estará correto?? Não há Varadero-Havana durante a manhã?
3º - Quem já foi a Viñales? Foram em excursão ou "por conta própria"? Que dicas me podem dar para o fazer sem pagar os "loucos" 250CUC que me pedem os guia c/ taxi?

Obrigado e espero que me possam ajudar.
 

dércio

Membro
O que existe em Vinales tão especial Nuno?
Chego a Havana dia 5. :)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Pelo aquilo que vi e em conversa com funcionários do hotel não me parece boa solução os transportes em Cuba, nesse aspecto são muito deficitários.
Eu optei pelo seguro, com um guia, no meu caso o Boris.
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
@dércio fizeste a pergunta ao @NunoGomes81 e não a mim. lol
Temos os mesmo nome. ;)
Mas em Viñales podes ver as plantações de tabaco, dizem que tem uns vales fantásticos, ou seja, natureza, eu não fui ver por isso não consigo dizer ao certo o que por lá se pode ver.
 

dércio

Membro
Ui desculpa lol :S
Obrigado na mesma pela resposta.
 
Última edição por um moderador:

NunoGomes81

Membro Novo
Ui desculpa lol :S
Obrigado na mesma pela resposta.
Olá,

Dércio em Viñales podes ver isto: Viñales
"Viñales foi sem duvida a zona de Cuba que mais gostei. Viñales designado Património Mundial pela UNESCO, é o local ideal para os viajantes que procuram a autentica Cuba. Dizem que aqui se fabrica o melhor tabaco do mundo. Cercada por colinas singulares com cúpulas redondas e formas raras chamadas de Mogotes, a cidade de Vinales é quase como uma pequena vila cujas casas, todas com um alpendre, se enchem de famílias cubanas e turistas numa alegria contagiante"

Basicamente vês uma Cuba num estado mais puro, mais genuíno, menos turístico... E é esse contacto com a natureza e com os cubanos menos formatados para o turismo que me fascina. O grande problema foi que cometi o pecado de comprar a minha viagem sem fazer pesquisa e, como muitos, pensava que Cuba era Havana e Varadero. Errei e por isso sai-me mais caro ir ao encontro daquilo que quero conhecer.

Nuno, foste com o Boris onde? E se não for indiscrição quanto pagaste? Tenho-lhe apresentado várias alternativas para realizar a(s) excursão/ões e ele tem-se mostrado inflexível quanto aos valores. E se há coisa que tenho noção é que os valores são sempre inflacionadíssimos. Portanto, estou muito inclinado a abdicar da excursão com ele. :/
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Bom dia,

Fui a Habana, paguei 140 euros, táxi mais o serviço de guia para 4 pessoas.
Atendendo às alternativas, continua a ser a solução mais económica e prática, contratando aos operadores é um roubo e não se anda à vontade.
Se acha que em Cuba os valores são inflacionados, não vá ao México... lol
 

NunoGomes81

Membro Novo
Bom dia,

Fui a Habana, paguei 140 euros, táxi mais o serviço de guia para 4 pessoas.
Atendendo às alternativas, continua a ser a solução mais económica e prática, contratando aos operadores é um roubo e não se anda à vontade.
Se acha que em Cuba os valores são inflacionados, não vá ao México... lol
Bom dia Nuno,

Já estive no México, e foram 21 dias na Riviera Maya, e paguei um décimo para conhecer comparativamente com o que pedem em Cuba. E a justificação é simples: há alternativas!! Em Cuba ou faz excursão ou paga a um guia + taxi. No México há transportes públicos com frequência e ainda uns minibus que são umas Hiace que passam constantemente na rodoviária principal e que são utilizadas por mexicanos e muitos turistas "mochileiros". Super cool...
Em Cuba parece que "montaram um esquema" para não haver alternativas... e assim quer quer, paga! ;)

Por isso é que digo que os valores em Cuba são inflacionados. Claro que o que pagou não é caro, precisamente porque partilhou o taxi. Eles fazem 100CUC pelo taxi e 25 por casal. Aceita-se... Agora uma loucura é o que pedem para ir a Viñales, onde cobram 250 pelo taxi!! Esta é que me deixa claramente à procura de uma alternativa de transporte... :/

2003 - Açores
2004 - Punta Cana
2006 - Punta Cana
2007 - Jamaica
2009 - Cruzeiro - Aruba, Curaçao, Antilhas, Barbádos, Isla Margarita, Sta, Lucia...
2010 - Tunísia
2010 - Açores
2011 - Punta Cana
2011 - Menorca
2011 - Veneza
2012 - México
2013 - Menorca
2014 - Ibiza
2015 - Cabo Verde
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Quanto fica um táxi do Porto a Lisboa?
O mal é que de Varadero a Havana são cerca de 150km e até Viñales são mais 150km.
Em conversa com os Cubanos eles dizem que o estado importa viaturas e peças e depois vende com um preço absurdo, desde motores para os Lada, por 5 mil dólares, e não falamos de motores novos.
Comprei recordações de Cuba bem mais baratas que as do México.
 
Top