Novidades

Todos deviam ver este video!

sealight

Membro
Antes de tudo vejam este vídeo:

Está na altura de abandonar tradições retrógradas, contrárias a um sentido humanista de cultura, que só humilha Portugal conferindo-nos uma imagem de um país com pessoas e práticas bárbaras.

Vamos assinar esta petição e recuperar alguma dignidade: http://www.peticaopublica.com/?pi=010BASTA

Até a Catalunha já aboliu a realização de touradas no seu território. Do que estamos nós à espera?!

Se querem "brincar" à tortura de collants e lantejoulas, a espetar ferros em animais e muito pior, que o façam entre eles e deixem os animais (touros e cavalos) descansados.

Por favor divulguem.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Aos que acham que o touro não sofre.. e que a tradição justifica tudo... A solução era muito simples... umas bandarilhas espetadas no lombo... umas voltas numa praça atrás dum cavalo... se aguentassem sem chorar ou sem gritar... é porque tinham razão!

E aí até eu passava a ser defensor das touradas no formato que têm hoje (sem almofadas de proeção nas costas do touro)

Nota: não coloco em causa as touradas mas sim o modo como os animais são tratados sem necessidade...

No mesmo saco meto os circos em que os animais são mantidos em condições deploráveis...
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá...

Não vi o filme, nem quero ver... :D
Apesar de ser de uma terra com uma forte tradição tauromática, sou completamente contra as touradas... já assinei a petição e já divulguei esta a todos os meus amigos e conhecidos, que tenho a certeza absoluta que também vão assinar.:)

Obrigada por divulgares a petição!
 

saitam

Membro
boas

axo que isto é 1 forum sobre viagens e nao sobre touradas

eu sou a favor das touradas! sempre vi sempre assisti e vou continuar a assistir!
respeito as ideias de quem é contra, por isso como membro deste portal agradecia que respeitassem as ideias de quem é a favor

ja agora, se acabar as touradas, acaba o touro bravo, o cavalo de toureio, etc......

tanta gente a passar fosse, 1 pais a cair de podre, e esta malta anda se a preocupar com os touros?

o touro nao chora!!! se reparar o touro ta cansado e quandos os touros tao cansados tem esta caracteristica de deitar liquido ocular(lagrimas)

por favor nao comparem 1 touro a 1 humano! o touro reage por instintos
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Tiago...

O portal é de facto um portal de viagens mas este quadro é um quadro de discussão geral, em que o tema não tem de ser viagens (desde anedotas a receitas de cozinha podes encontrar aqui de tudo...)

Desde que a discussão se mantenha com respeito pelas regras e pelos membros não tem de ser questionada.. para quem é a favor ou é contra. É um tema polémico sem dúvida mas é um tema como qualquer outro.

______________ ________________ ____________ _____________

Pessoalmente sou contra as touradas no formato que têm. é um espectaculo de sangue gratuito. Uma almofada nas costas do touro evitava o sofrimento e aí não tinha nada a opor. Acho que o espectaculo ganhava com isso...ou pelo menos não perdia.

Revolta-me que se questione o sofrimento do touro... nessa perspectiva podemos mandar pontapés a cães e gatos.. permitir a luta de cães... qual é o problema? se os animais não sofrem... (os cães de luta são criados para os combates e não é por isso que legitimamos o espectáculo...)

É só aqui que estou contra... quanto às touradas em si.. desde que sejam respeitados os animais, não tenho nada a opôr... não gosto de balet e não critico que exista.. é opção minha ver ou não ver... o mesmo com as touradas eu sei. Só que no balet sei que não se espetam lâminas com 10 cm nas costas de um animal. E porque sei não posso ignorar.

Cresci no ribatejo, estou farto de ver touros nos campos (a 5 km de casa tenho touros a pastar) e não me digam que os touros não sofrem... até quando são picados pelos campinos com um espigão muito mais curto que o das farpas... se os ouvires, percebes logo se estão ou não a sofrer...
 

Bee

Membro Conhecido
Para começar, sou contra as touradas e ponto final.
É simplesmente ridículo!

Respeitando quem gosta, não posso de modo algum concordar com a afirmação do Tiago, e dos apoiantes de touradas em geral, de que o touro não sofre que a sua reacção é por causa dos instintos.

Sim os animais reagem às situações por instinto. Os humanos, ao contrário, têm capacidade de raciocínio/ consciência / sentimentos. Mas isto em nada se relaciona com a dor.
A dor é um estímulo neurológico sentida por animais e humanos. Acham que não? Pisem o rabo de um gato. Já viram um cão atropelado sem “se queixar”? Ele gane, queixa-se e chora sim.
Se os animais não sentem dor porque levam eles anestesia quando tem de ser submetidos a pequenas cirurgias?
Se os animais não sofrem porque é que quando estão nos matadouros são devidamente “atordoados/anestesiados” antes de serem mortos? Na típica matança do porco, porque são precisos tantos homens para segurar no porco enquanto este é morto? Se os animais não sentissem dor não era precisa tanta coisa porque eles simplesmente não fugiriam, já que não sentiam nada. Mas infelizmente não é assim. Por muito que custe a muitos aceitar, pois querem se desculpar, e fazer com que os seus actos pareçam menos cruéis, os animais sentem dor sim.

Não sou hipócrita. Eu como carne! Mas existe uma diferença enorme entre matar animais para alimentação poupando-os ao máximo ao sofrimento, e divertir-me com a tortura de um animal.

Não querendo me alongar muito mais, digo só que a desculpa de que “é tradição” é a desculpa mais triste que pode haver. Na Roma antiga também era tradição os espectáculos de Gladiadores, era tradição os espectáculos onde os cristãos eram dilacerados por animais selváticos… sim eu sei que são casos mais graves mas não deixavam de ser tradições… a tradição não desculpa tudo.

Não quero desrespeitar ninguém, não é de todo a minha intenção mas como também tenho direito a opinar, fi-lo. Respeito qualquer opinião contrária à minha.
 

CMarques

Membro
Sem me alongar muito neste tema tão controverso,só queria dizer que já assinei a petição e que se fosse possivel assinava o comentário do moderador jfreitas porque concordo totalmente com ele... Cláudia Marques
 

bnuno

Membro
Por mais petições que assinem isto nunca vai acabar. querem maior petição do que ser proibido por lei e continuarem-se a matar touros em frente à passividade das autoridades. Isto acabava quando o criminoso, sim porque é um criminoso fosse imediatamente abatido quando matasse um touro. Mas esqueçam la isso, isso nunca vai acontecer.

Matem para ai touros, e cães e gatos e tudo o que mexer.....afinal parece que eles não sofrem.....

Nuno
 

Bé O.

Membro Ativo
Tendo eu nascido em Vila Franca de Xira, terra de fortes tradições tauromáticas, com familiares que já fizeram partes dos forcados amadores, posso perfeitamente avaliar o "espectáculo".

Não sou contra as touradas, gosto da arte do toureio a cavalo, da luta entre forcados e touro. Mas sou mesmo contra as farpas, e demais intrumentos de tortura com que sacrificam o animal que na minha opinião sofre e muito! E nem quero falar da morte na arena, ou cortes de orelhas.

Creio que a arte das touradas ganhava muito mais admiradores se fosse feita sem estas partes de pura tortura, que em nada honram a tradição.

Por isso não vejo touradas, até que esta "arte" passe a ser "digna" de ser classificada como tal.
 

jfreitas

Membro Conhecido
bnuno disse:
Por mais petições que assinem isto nunca vai acabar. querem maior petição do que ser proibido por lei e continuarem-se a matar touros em frente à passividade das autoridades. Isto acabava quando o criminoso, sim porque é um criminoso fosse imediatamente abatido quando matasse um touro. Mas esqueçam la isso, isso nunca vai acontecer.

Matem para ai touros, e cães e gatos e tudo o que mexer.....afinal parece que eles não sofrem.....

Nuno
Nuno.. tal como disseste.. perante a lei é de criminosos que estamos a falar... e de um crime publico onde não há desculpa para a não intervenção... faz-se uma lei que se aplica numa parte do território (a maior aberração do sistema jurídico português) e nas aldeias ao lado continua a fechar-se os olhos como se a impossibilidade de actuar estivesse no facto de esconder o crime com um lençol...

Em monsaraz a situação ainda é mais irónica e revoltante... a GNR que faz a protecção das touradas sai no momento em que o touro é morto... no relatório nada consta porque não foi presenciado... e a organização paga a multa que já está instituida como um custo fixo da realização da tourada.


Se isto pega aos ladrões de carros vai ser bonito... temos a vantagem de passar a detectar os ladrões pelos lençois que trazem na mão...:D:D
 

LIGIA

Membro
Peço imensa desculpa mas é muito difícil respeitar quem apoia tamanha atrocidade!!! E digo o mesmo de tudo o que possa provocar sofrimento gratuíto a animais (racionais ou não). As tradições também mudam ao longo dos tempos!!!!
 

sealight

Membro
Por alguma razão que desconheço o vídeo foi removido do youtube (pressões?). Felizmente há cópias que continuam a circular.
Se é indiscutível que o touro sofre numa tourada, e se esse sofrimento é perfeitamente evitável, em nome do quê se provoca esse sofrimento desnecessário? Até vou mais longe: que valores levam seres “humanos” (?!) a tirar prazer desse sofrimento ao ponto de o aplaudirem? Há uma palavra para isso: sadismo!
 

Magda_Costa

Membro Novo
Sou 500% contra qualquer desrespeito para com os animais. é das coisas que mais me revoltam.
E parem de usar "as crianças com fome", "pessoas a viver na rua", etc para desvalorizar os animais como se a culpa da crise mundial fosse dos desgraçado.
Os animais são seres indefesos, tal como as crianças, os idosos, os deficientes, e por isso tem que ser protegidos.
Engraçado que muitos dos que atacam os defensores dos animais, não mexem uma palha para ajudar os humanos desprotegidos.
É o "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
 

Migma

Membro
Sinceramente, "gosto" quando dizem que é uma arte!!!

Aos que dizem isso, deveriam ir la para arena, levarem com os espetos no lombo, e não chorarem... afinal de contas, também seria uma arte... animal por animal, não sei qual dos dois é mais animal.
E como alguém aqui já disse o touro não chora...
Enfim... é triste
 

TeK

Membro Conhecido
Gostava de ver um espectáculo destes ao contrário...

Queria ver um Campo Pequeno repleto de touros na bancada a baterem palmas, tocarem cornetas e irem pra lá passear as peles e as rugas fazendo caretas, enquanto na arena se pavoneava outro Touro montado num cavalo e durante 2h "toureava" a malta do Jet Set português e os que se intitulam de aficionados...

a1.bp.blogspot.com__Pia7GshKNzA_Sj_Y4if5HsI_AAAAAAAASx4_p6YSsR8edebe671c562785e1250a0f894b63d9.jpg
 

Atlântida

Membro Novo
Sou a favor das touradas, sou contra os touros de morte e contra o corte de orelhas.

Confimo as palavras do saitam, de que acabando as touradas, leva-se à extinção do touro bravo, que foi um apuramento de espécie com o objectivo único das touradas. Não servem para mais nada. Enquanto são criados, são tratados como reis, com todo o respeito, continua-se a investir (€€€) no apuramento da linhagem, os donos têm orgulho nos seus animais e vivem melhor que muitas pessoas.

Mas pegando no motivo que vos leva a ser contra (opinião que respeito mas que não sou obrigada a partilhar), deixem-me dizer-vos que todos os mamíferos gritam de dor. Como alguém disse, o gato dá sinal quando lhe pisam o rabo, o cão gane e late quando é atropelado. O touro tem uma espessura enorme de gordura por baixo da pele. Quando as farpas espetam, ele não emite som. Deduzo que não lhe doa; ou que lhe doa tanto como a mim me dói a acunpunctura. Que não considero tortura e para onde me dirijo de livre vontade. A tourada é o fim mais nobre que o touro bravo pode ter; os touros fracos, sem raça, são abatidos.

Repito: respeito a opinião de quem é contra. Mas faz-me alguma confusão como tanta gente continua a comprar produtos made in China, Vietnam, Índia, etc, onde as pessoas que fabricam as peças vivem em condições sub-humanas, até em condições sub-taurinas. Como tanta gente usa peles de coelho, de gato, de vison, e depois vem dizer que é contra as touradas. Ou que, depois, leva os filhos ao circo!

Respeito! Mas, na minha opinião, o respeito deve ser de parte a parte, e não essa intolerância de "quem gosta não merece respeitado"...

Enfim...
 

jfreitas

Membro Conhecido
Sou a favor das touradas, sou contra os touros de morte e contra o corte de orelhas.

Confimo as palavras do saitam, de que acabando as touradas, leva-se à extinção do touro bravo, que foi um apuramento de espécie com o objectivo único das touradas. Não servem para mais nada. Enquanto são criados, são tratados como reis, com todo o respeito, continua-se a investir (€€€) no apuramento da linhagem, os donos têm orgulho nos seus animais e vivem melhor que muitas pessoas.

Mas pegando no motivo que vos leva a ser contra (opinião que respeito mas que não sou obrigada a partilhar), deixem-me dizer-vos que todos os mamíferos gritam de dor. Como alguém disse, o gato dá sinal quando lhe pisam o rabo, o cão gane e late quando é atropelado. O touro tem uma espessura enorme de gordura por baixo da pele. Quando as farpas espetam, ele não emite som. Deduzo que não lhe doa; ou que lhe doa tanto como a mim me dói a acunpunctura. Que não considero tortura e para onde me dirijo de livre vontade. A tourada é o fim mais nobre que o touro bravo pode ter; os touros fracos, sem raça, são abatidos.

Repito: respeito a opinião de quem é contra. Mas faz-me alguma confusão como tanta gente continua a comprar produtos made in China, Vietnam, Índia, etc, onde as pessoas que fabricam as peças vivem em condições sub-humanas, até em condições sub-taurinas. Como tanta gente usa peles de coelho, de gato, de vison, e depois vem dizer que é contra as touradas. Ou que, depois, leva os filhos ao circo!

Respeito! Mas, na minha opinião, o respeito deve ser de parte a parte, e não essa intolerância de "quem gosta não merece respeitado"...

Enfim...
Olá...
Desculpa não concordar contigo mas algumas coisas que disseste não são propriamente correctas.... Os animais sentem e sofrem com a picada das farpas. Por alguma coisa são "espicaçados" e em espanha existe a figura do picador que espeta o animal para o enfurecer. A capa de gordura é fácilmente atravessada pelo espigão da farpa. A enorme quantidade de sangue que o animal liberta é a prova disso. (nem precisa de provas.. é um facto conhecido de quem já viu animais corridos ou quem já viu retirar farpas a um touro).

Tudo isto seria evitado com uma almofada nas costas do animal. Mas isso não o enfurece porque sem dôr não reage.! alé de que não é tão "macho" espetar fardas numa almofada.

Quanto aos toiros bravos serem criados para as touradas... isso faz-me lembrar a lógica das escravas férteis que tb eram bem tratadas, para produzirem escravos de qualidade...

Nem vou falar do comportamento dos touros bravos no campo... porque nada tem a ver com o comportamento numa praça, stressados, cheios de medo, assustados. É isso que os faz bravos.

Quanto ao último parágrafo... Lutar por uma causa não pode ser errado porque não se luta pelas outras todas. Senão... ninguém podia lutar por causa nenhuma porque nunca conseguiria lutar por todas. Abomino qualquer espectáculo que envolva o sofrimento dos animais. Acho que alguns podiam continuar a existir mas com regras que atenuem esse sofrimento. Os circos estão quase sempre nesta situação. As touradas idem idem...mas existem mais...

Já agora.. se um dia puderes assistir ao treino de cavalos de toureio (ainda a semana passada passei umas horas nisso em valada) simula-se o toureio com um touro que é afastado da manada cedo. O touro corre para o cavalo não com o intuito de o agredir mas sim para brincar e faz "fintas" ao cavalo como um cão a brincar connosco. Apenas quer brincar. Só quero dizer que o conceito de "touro bravo" é algo de muito discutível porque a bravura está mais no stress a que é submetido do que na genética do animal...

Como disse antes, não estou contra as touradas desde que os animais sejam minimamente protegidos do sofrimento desnecessário a que são submetidos...
 

Atlântida

Membro Novo
Olá JFreitas,

Eu também sangro na acunpuntura... e fico com nódoas negras. O meu homem está sempre a dizer que qualquer dia o acusam de violência doméstica. :boxing: Daí a ser tortura...

Além disso, é uma situação em que o touro, um animal de 500kg, está em pé de igualdade com o homem; isto mostra respeito. E, se falarem com quem vive disto, verificam que existe uma paixão por estes animais, e respeito. São postos na arena de igual para igual e matam e ferem.

No último parágrafo, não digo que se deve lutar por todas as causas, mas deve-se ser coerente. Quem defende touros com unhas e dentes, deve ser coerente e ter acções coerentes a favor dos humanos, por exemplo. E isso implica não comprar um monte de trapos no chinês, ou mesmo na Zara, etc, ou ténis nike, etc. Quando fazem peditórios nos hiper para bichesas, dou sempre, mas dou muito mais para pessoas. Ou será, como só posso defender uma coisas, vou defender os animais?

Atenção, sou bióloga, gosto de tudo o que é vida. Mas julgo que os radicalismos são isso mesmo, radicalismos.

Para conhecimento, em todas as touradas é obrigatória, por lei, a presença de um veterinário. Não se descura propriamente algo que possa correr mal e não se quer o bicho a sofrer. A sofrer, não a sentir umas picadelas. Repito que todos os mamíferos gritam de dor (cada um de sua maneira, claro). Confesso que também não sou grande fã dos picadores, mas têm uma razão de ser e é o próprio touro que investe contra a vara; o picador não se mexe.

Nem de propósito encontrei este esclarecimento, para quem quiser saber um pouco mais:

http://pt.scribd.com/doc/59480939/touros-de-morte
 

jfreitas

Membro Conhecido
É a tua opinião e respeito-a como a todas...

Só acho que não serve de argumento dizer que, se não sedefende uma coisa, não se pode defender a outra. Isso é desargumentação porque acabamos por cair na história do " se gostas dos animais, não podes comer peixe, e se gostas da natureza não tens mobílias de madeira, nem gastas papel" Uma coisa são necessidades, que possam ou não ser substituidas, não deixam de ser necessidades. Outra é o prazer, a diversão. . Se levarmos a vida a esse ponto estamos limitados a não fazer nada e mesmo respirar pode pode ser visto como um consumo de oxigénio que faz falta a alguém

Sou contra a caça sem regras. Não me choca que se matem coelhos ou perdizes desde que se mantenham as espécies.Defendo a prisão efectiva para quem mata uma águia só pelo prazer de dar um tiro. é a diferença! laro que nunca compraria nada feito de marfim, ou pele de animais que pudessem facilmente ser substituidas por outras...

É a diferença entre ser radical ou defender conscientemente uma posição (neste caso, incómoda para mim pelos muitos amigos que tenho, ligados aos touros).

Mas... por favor... não compares uma picadela de acumpultura com uma bandarinha ou uma farpa, que têm um arpão na extremidade que pode chegar aos 10 cm... A única forma de ser retirada do animal é rasgando a carne!!! e já vi situações em que só "esburacando" à volta se conseguem tirar...

Os veterinários na praça têm por missão verificar se o animal está em condições sanitárias de ser lidado.. nao está lá para saber se é bem ou mal tratado. No final, compete-lhe verificar o animal para decidir sobre o abate. Mas posso facilmente confirmar o que estou a dizer... que pode não ser 100% correcto!

Não achas que seria mais simples continuar com as touradas sem magoar os animais? no méxico (terceiro mundista na nossa visão arrogante) já se faz isso desde hà muitos anos... e não creio que tenha diminuido a aficion...
 
Top