No fim de semana de 1 a Novembro fui a Copenhaga pela TAP e passo a relatar o sucedido:
Como é que se define quais os passageiros que ficam em terra em caso de overbooking? Não são os ultimos a fazer o check in?
Já tinha visto uma situação de overbooking quando vim de Praga porque a Lufthansa estava em greve e fomos desviados para outras companhias e efetivamente os ultimos a chegar ao aeroporto foram os que ficaram em terra.
A minha interpretação
O mais grave disto tudo é que fiquei com a impressão que fui eu o "seleccionado" para ficar em terra por ter comprado os bilhetes na promoção. Esta é a unica coisa que me ocorre pensar uma vez que nunca tive oportunidade de efetuar o check in.
A ser verdade esta situação é grave porque significa que a TAP discrimina de alguma forma quem compra os bilhetes nas promoções que ela propria realiza. Se assim for mais vale ir pela EasyJet.
O que vos pedia, sobretudo a quem estiver mais informado das partes operacionais das companhias, é que me esclarecessem o que pode ter acontecido. Estarei eu com teorias de conspiração e terei apenas tido azar?
- No dia 28 Janeiro 2012 comprei os bilhetes de avião por cerca de 100€ numa campanha promocional que a TAP lançou
- 48 horas antes da hora do voo começei a tentar fazer o check in online (eu sei que eles dizem que é 30horas mas muitas vezes abre antes)
- Não consegui porque dava erro e dizia que os passageiros estavam em Stand By para o voo seguinte
- Liguei para a linha de apoio onde a anormal (peço desde já desculpa pelo termo mas mais à frente vão perceber que ainda estou a ser simpatico) que me atendeu disse "não se preocupe que isso é um erro do nosso sistema"
- Entretanto consegui emitir os bilhetes mas com a indicação SBY
- Quando cheguei ao aeroporto para fazer check in sou informado que existe overbooking. Quando contei à senhora do check in o que me disseram ao telefone ela até revirou os olhos.
- Conclusão: Tive de esperar até o voo fechar para saber se tinha lugar, o que felizmente veio a acontecer
Como é que se define quais os passageiros que ficam em terra em caso de overbooking? Não são os ultimos a fazer o check in?
Já tinha visto uma situação de overbooking quando vim de Praga porque a Lufthansa estava em greve e fomos desviados para outras companhias e efetivamente os ultimos a chegar ao aeroporto foram os que ficaram em terra.
A minha interpretação
O mais grave disto tudo é que fiquei com a impressão que fui eu o "seleccionado" para ficar em terra por ter comprado os bilhetes na promoção. Esta é a unica coisa que me ocorre pensar uma vez que nunca tive oportunidade de efetuar o check in.
A ser verdade esta situação é grave porque significa que a TAP discrimina de alguma forma quem compra os bilhetes nas promoções que ela propria realiza. Se assim for mais vale ir pela EasyJet.
O que vos pedia, sobretudo a quem estiver mais informado das partes operacionais das companhias, é que me esclarecessem o que pode ter acontecido. Estarei eu com teorias de conspiração e terei apenas tido azar?